Censura do Vosso Amigo Balacha

Desde a cor dos cortinados à discussão sobre o próximo prémio nobel...

Moderadores: ajsa, KimPossible

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: sábado 26 fev 2011, 00:05

Mensagem Post: #1 a terça 22 jun 2010, 17:05 

Reportagens e vídeos do Geocaching Nacional

Ora cá está a 1ª censura dos Moderadores/Administradores deste forum, referentes a este tópico, deixo-vos aqui o email que o vosso estimado colega Bolacha me enviou hoje:

de Bolacha <gcbolacha@gmail.com>
para carlosmferreir@gmail.com
data 22 de Junho de 2010 14:53
assunto Conteudos
enviado por gmail.com
assinada por gmail.com

ocultar detalhes 14:53 (há 1 hora)

Olá Carlytos,

Visitei agora a tua página e vi que nela estão expostos artigos por mim criados sem a devida autorização.

Pelo facto agradecia que os retirasses.

-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-

Boas cachadas

Álvaro Santos (aka Bolacha)

De referir que só após alguns meses é que se lembou disto? Muito triste... venham daí mais censuras....
Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Mensagem Post: #2 a terça 22 jun 2010, 17:06 

Censura do Vosso Amigo Balacha

Ora cá está a 1ª censura dos Moderadores/Administradores deste forum, referentes a este tópico, deixo-vos aqui o email que o vosso estimado colega Bolacha me enviou hoje:

de Bolacha <gcbolacha@gmail.com>
para carlosmferreir@gmail.com
data 22 de Junho de 2010 14:53
assunto Conteudos
enviado por gmail.com
assinada por gmail.com

ocultar detalhes 14:53 (há 1 hora)

Olá Carlytos,

Visitei agora a tua página e vi que nela estão expostos artigos por mim criados sem a devida autorização.

Pelo facto agradecia que os retirasses.

-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-

Boas cachadas

Álvaro Santos (aka Bolacha)

De referir que só após alguns meses é que se lembou disto? Muito triste... venham daí mais censuras....
Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quinta 25 mar 2010, 11:46

Mensagem Post: #3 a terça 22 jun 2010, 17:12 

Re: Censura do Vosso Amigo Balacha

Carlytos Escreveu: venham daí mais censuras....

Desculpa???!!!

Então o senhor usurpa propriedade intelectual de terceiros e quando o autor exige os seus direitos está a censurá-lo??

O que mais virá daí?

Ao menos numa coisa acertou... o Bolacha é mesmo meu amigo... e eu, protejo os amigos, como certamente também o fará.
GEOREFERENCIANDO A AMAZÓNIA... e arredores :)

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Mensagem Post: #4 a terça 22 jun 2010, 17:16 

RKelux Escreveu:
Carlytos Escreveu: venham daí mais censuras....[/b]

Desculpa???!!!

Então o senhor usurpa propriedade intelectual de terceiros e quando o autor exige os seus direitos está a censurá-lo??

O que mais virá daí?

Ao menos numa coisa acertou... o Bolacha é mesmo meu amigo... e eu, protejo os amigos, como certamente também o fará.

Digam-me onde stou a retirar os direitos de autor e eu retiro os referidos artigos! Que eu saiba não estou a cometer nenhuma ilegalidade... e assim vou continuar até que provem o contrario!

Cump, e para acompanhar as bolachas bebam um copinho de leite!
Imagem

Large
Large

Registado: sexta 30 abr 2010, 13:29

Mensagem Post: #5 a terça 22 jun 2010, 17:17 

O Bolacha não é meu amigo mas a verdade é que tem toda a razão,se existem conteúdos dele sem lhe dar os devidos créditos não se pode chamar a isso censura,isso é um direito dele...
ImagemImagemImagem

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:01

Mensagem Post: #6 a terça 22 jun 2010, 17:24 

Vamos por partes:

Eu escrevo um artigo, um tutorial, uma coisa qualquer. Coloco-o onde bem entender ou onde o aceitarem.

Vem alguém de fora, copia o artigo/tutorial/texto, etc, arranja um website pessoal e coloca lá o artigo, sem dar cavaco ao autor.

O autor pede para ser retirado o artigo desse website pessoal, dado que não deu permissão para os conteúdos sejam copiados sem seu conhecimento ou autorização.

Quem copiou tem o descaramento de reclamar e dizer que é "censura". E, diz mais que vai continuar com essa atitude. Que não é ilegal (para não falar de ser deselegante, de mostrar falta da carácter, educação, etc).

É, provavelmente, a situação mais rídicula que vi nos últimos tempos. Estou certo que não se ficará por aqui.

Só peço que se tomem medidas concretas face a este tipo de situações.
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer
Coloque as dúvidas, perguntas e respostas ao revisor
Work with the reviewer, not against him.

Imagem Imagem Imagem
Pecador e Geocacher normal, como quase todos. A esmagadora maioria das minhas participações são realizadas sem o chapéu de reviewer.

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Mensagem Post: #7 a terça 22 jun 2010, 17:28 

SUp3rFM Escreveu:Vamos por partes:

Eu escrevo um artigo, um tutorial, uma coisa qualquer. Coloco-o onde bem entender ou onde o aceitarem.

Vem alguém de fora, copia o artigo/tutorial/texto, etc, arranja um website pessoal e coloca lá o artigo, sem dar cavaco ao autor.

O autor pede para ser retirado o artigo desse website pessoal, dado que não deu permissão para os conteúdos sejam copiados sem seu conhecimento ou autorização.

Quem copiou tem o descaramento de reclamar e dizer que é "censura". E, diz mais que vai continuar com essa atitude. Que não é ilegal (para não falar de ser deselegante, de mostrar falta da carácter, educação, etc).

É, provavelmente, a situação mais rídicula que vi nos últimos tempos. Estou certo que não se ficará por aqui.

Só peço que se tomem medidas concretas face a este tipo de situações.

Todos os referidos artigos estão referenciados com os link´s de onde foram retirados!
Depois, o Bolacha não especificou quais os referidos artigos, e eu não vou retirar tudo o que seja artigo. Que me indique a quais se refere e eu retiro-os se achar que estou a viola-los...

Cump,
Imagem

Geocoin
Geocoin

Registado: sexta 30 abr 2010, 11:37

Mensagem Post: #8 a terça 22 jun 2010, 17:57 

Carlytos, desculpa lá mas estás completamente enganado...

Eu não conheço ninguém, mas mesmo ninguém deste forum... mas tenho que defender um assunto da minha área..

Hoje em dia criar sites é simples, realmente simples, com a quantidade de scripts que abundam por aí... É por isso que cada vez mais existem “empresas de criação de sites”.. e fico por aqui para não sair do tema...
Agora a informação que metes no site, ou é da tua autoria (ou equipe que cria o site), ou tens autorização para a colocar, ou compras... Sejam imagens, textos ou videos...

Para muitos chega o simples colocar a fonte do artigo (mas depois de contactar o autor), mas isto não é regra, não é lei..

Neste caso concreto acho que tens 2 hipoteses
Ou contactar o autor a pedir autorização, ou esperar que o autor te forneça o video para o colocares..

Já agora alerto a quem tem flickr e similares, já ouvi falar de vários casos de agências de viagens que utilizam fotos sem a devida autorização para promoção de viagens.. e outros casos devem haver...

Abraços

Large
Large

Registado: sexta 30 abr 2010, 13:29

Mensagem Post: #9 a terça 22 jun 2010, 18:13 

A lei não conheço mas além disso(e se calhar até mais importante) está o bom senso.
Não custa nada pedir autorização ao dono de uma imagem,ou de um texto,seja o que for.Numa das minhas caches fiz isso,não conseguia tirar uma foto em condições pois existia uma árvore a tapar,pesquisei no google e encontrei um imagem no site Olhares.Enviei um mail ao dono a pedir para utilizar a imagem e expliquei para que era.Desde logo me predispus a colocar o nome do autor na foto.Ele autorizou e a imagem lá está,coloquei-lhe o nome do autor e o site pessoal,e o link para o local onde está alojada.Quando a cache foi aprovada enviei-lhe de novo um agradecimento e o link para a página da cache.Poderia ter utilizado a imagem e o dono até poderia nunca descobrir ou não levar a mal,mas acho que "fica bem" pedir a devida autorização...
ImagemImagemImagem

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: sábado 01 mai 2010, 16:11

Mensagem Post: #10 a terça 22 jun 2010, 18:29 

Muito embora não seja nenhum jurista, possuo os conhecimentos mínimos para interpretar a actual legislação no que respeita à protecção dos direitos intelectuais.

Desta forma, e sendo também eu autor, não consigo ficar indiferente a tamanha barbaridade que mais parece roçar numa ideologia anarca do que propriamente numa sociedade livre e respeitadora pelas obrigações e direitos de cada individuo

Julgo ser bastante importante uma leitura um pouco mais atenta à redacção do Artigo 1º e Artigo 2º do Decreto-Lei nº 63/85 de 14 de Março e ainda em especial o número 2 e número 3 da alínea i do artigo 68 º do mesmo diploma.

Muito embora este diploma tenha sido corrigido pela Lei n.o 50/2004 de 24 de Agosto, as regulamentações supra mencionadas ainda se encontram em vigor até à presente data.
Ao efectuares um donativo, estás a garantir a continuidade e o crescimento do Geopt.
Existem várias formas de contribuir para que isso aconteça e qualquer uma delas é válida e apreciada por nós.
Para mais informações sobre como ajudar o Geopt e porquê, consulta este tópico.
Obrigado pelo teu contributo!
Próximo

Voltar para OFF-TOPIC

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes