França - Proibição do Véu Completo

Desde a cor dos cortinados à discussão sobre o próximo prémio nobel...

Moderadores: ajsa, KimPossible

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: sábado 13 mar 2010, 00:08

Mensagem Post: #11 a quinta 15 jul 2010, 02:21 

Re: França - Proibição do Véu Completo

Eu por exemplo fico muito mais preocupado com a livre circulação na Europa do que própriamente com o véu islâmico e creio que acarreta maiores problemas de segurança.

Hmm... por alguma razão em especial? Não tem havido problemas de grande dimensão e tem facilitado a vida a muitos... preferias barreiras?

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quinta 25 mar 2010, 12:14

Mensagem Post: #12 a quinta 15 jul 2010, 02:48 

Acho que as pessoas devem ser livres de usar o que querem e o que lhes dá na cabeça. Neste caso, mulheres e véus. Não é particularmente ofensivo. É uma tradição, um costume, uma regra social aliada à cultura e à sua origem. Existe uma obrigatoriedade no seu país de origem e uma proibição no país que as acolhe. É só a mim que ambas as coisas me parecem essencialmente a mesma coisa? Atentados à liberdade individual?

(aqui aceito a contraresposta que será duvidoso que em frança matem alguém à pedrada se andar de véu - se bem que no médio oriente o oposto pode perfeitamente ser válido)

O preconceito existe, independentemente do véu que tapa o rosto. Existe sobre a tonalidade da pele. Existe sobre outras marcas de origem islâmica que estas pessoas afectadas não deixarão de usar e ostentar, mesmo involuntariamente.

Segurança? Que anedota.
--
BR

Geocoin
Geocoin

Registado: sexta 26 mar 2010, 02:17

Mensagem Post: #13 a quinta 15 jul 2010, 02:52 

Insano Escreveu:Ok... brincar é fixe... e depois da piada... algo construtivo?

Mexer com o mundo islâmico é mexer num barril de pólvora...

Não me admirava nada que o próximo ataque fosse no metro de paris...

Eles são como são... o ocidente é como é!

Em roma sê romano. O Lema é bom mas na prática há lá mais do que romanos...

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: sábado 13 mar 2010, 00:08

Mensagem Post: #14 a quinta 15 jul 2010, 09:28 

rmatosinhos Escreveu:
Insano Escreveu:Ok... brincar é fixe... e depois da piada... algo construtivo?

Mexer com o mundo islâmico é mexer num barril de pólvora...

Eles são como são... o ocidente é como é!

Em roma sê romano. O Lema é bom mas na prática há lá mais do que romanos...

É este fraccionamento ocidente vs oriente que leva ao estado das coisas como estão acutalmente....

Para mim, há vários orientes... e vários ocidentes... A título de exemplo, nos EUA existe pena de morte... este não é o "meu" Ocidente.

E tens razões para acreditar no ataque a Paris...? Recordo-te que os 3 ataques foram perpetrados em Países que têm tropas "ocupantes" em Estados Islâmicos... (não, não estou a defender os ataques, tal como não defendo os moldes de intervenção do "Ocidente").

TB
TB

Registado: segunda 26 abr 2010, 14:45

Mensagem Post: #15 a quinta 15 jul 2010, 11:37 

Insano Escreveu:
Eu por exemplo fico muito mais preocupado com a livre circulação na Europa do que própriamente com o véu islâmico e creio que acarreta maiores problemas de segurança.

Hmm... por alguma razão em especial? Não tem havido problemas de grande dimensão e tem facilitado a vida a muitos... preferias barreiras?

Não. Prefiro a abertura de fronteiras obviamente, mas em comparação com o véu representaria potencialmente maior preocupação pois permitiria por exemplo a livre circulação de material utilizado em atentados.
A questão do véu parece-me mais um finca pé da França do que própriiamente uma medida anti-terrorismo pois até agora também não tiveram problemas.

Eduardo

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:04

Mensagem Post: #16 a quinta 15 jul 2010, 18:36 

Eu tenho opinião ambígua em relação a este tema.
Não sou contra a burka, mas sim ao que ela representa!

Em Portugal não há grande problema acerca disso: na rua e em casa usam o que quiserem, mas em lugares públicos (fechados: bancos, cafés, etc) tal como não se pode usar capacetes, máscaras, etc,.. não se pode usar a burka com a cara tapada.
Imagem Imagem Imagem Imagem

Imagem

Garmin Oregon 450 / Magellan Triton 200 / Magellan Sportrak Pro / Magellan Explorist 100 / Garmin Etrex Vista / NDrive G250 / Asus P320 / Garmin Nuvi 250w / Bluebelt / Kingman GPS KM11 / Navigon 3310 max / Garmin Nuvi 1410 / ZTE Vodafone 945 / Iphone 3GS

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: sexta 02 jul 2010, 12:35

Mensagem Post: #17 a sexta 16 jul 2010, 03:03 

btrodrigues Escreveu:Acho que as pessoas devem ser livres de usar o que querem e o que lhes dá na cabeça. Neste caso, mulheres e véus. Não é particularmente ofensivo. É uma tradição, um costume, uma regra social aliada à cultura e à sua origem. Existe uma obrigatoriedade no seu país de origem e uma proibição no país que as acolhe. É só a mim que ambas as coisas me parecem essencialmente a mesma coisa? Atentados à liberdade individual?

Eu gosto do principio de reciprocidade. Do pagar na mesma moeda. Se um ocidental vai a tantos países islâmicos, nomeadamente aqueles em que o uso do véu completo é regra comum, e é proibido de tudo e mais alguma coisa em nome da cultura local, está na altura que no ocidente os naturais desses países islâmicos sejam submetidos aos mesmos critérios, ou seja, à proibição do que lá é comum em nome da cultura local... a nossa. A questão da segurança? O que eu sei é que não posso andar pela rua de cara tapada. Isto muito antes do chamado "terrorismo" moderno ser inventado. Se eu não posso, ninguém pode, que as leis quando nascem são para todos os cidadãos. Elementar, não?

E não, não há muitos países no mundo onde exista a obrigatoriedade que mencionas.
O meu blog geocachiano: http://papacaches.wordpress.com

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Mensagem Post: #18 a sexta 16 jul 2010, 03:15 

Papaleguas Escreveu:A minha questão prende-se sempre com: será algo tão simples assim tão importante que se crie daí um cavalo de batalha?
Na questão da rigidez das "regras" consordo contigo Hugo, mas em termos de direitos humanos... Existem países mais "avançados" como por exemplo a América que acaba por borrar o pé todo no que tem a ver com direitos humanos com experimentações em pessoas, guerras por territórios pejados de riquezas e incompreensão de diferentes visões sociais.

Em primeiro lugar, não existe nenhum país chamado América. Suponho que estejas a falar dos EUA... e nesse caso é uma piada, certo, daí as aspas no "avançados"?

Em segundo... livre circulação é uma ameaça? Ainda custa a muitas pessoas compreenderem o conceito de uma Europa federação, de uma Europa caminhando - mal ou bem, depressa ou devagar - para um estado de país único. Então onde é que deverá parar a livre circulação para deixar de ser uma ameaça? Sendo assim, talvez devamos proibir os alentejanos de ir ao Douro sem passaporte, e para Trás-os-Montes, passaporte e visto?? A circulação de pessoas na Europa pressepõe que os Estados constituintes do Espaço Schengen reúnem as condições para instituir nas suas fronteiras critérios de fiscalização uniformes. Tal como no antigamente o estrangeiro que entrasse em Portugal vindo da Galiza era submetido ao mesmo controle do que o que vinha da Andaluzia. E depois de ter entrado, circulava, claro, como desejasse. Nem mais nem menos do que se passa agora a uma escala maior. Porque a ideia é mesmo essa, aumentar a escala dos países individuais da Europa para um conceito novo de nação, a nação Europa.

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Mensagem Post: #19 a sexta 16 jul 2010, 03:21 

rmatosinhos Escreveu:Mexer com o mundo islâmico é mexer num barril de pólvora...

1º - Onde é que foste buscar esse paralelo entre o mundo islâmico e um barril de pólvora, e, antes disso, o que é o mundo islâmico? É assim como aquele mundo cristão que faz o Chile de Pinochet tão próximo com a Suécia de Olaf Palme? Porque a mim o Chile de Pinochet não me parece assim tão próxima da Suécia de Olaf Palme, e tirando o facto que nos templos de ambos os países há para lá umas cruzes, as diferenças entre o Chile de Pinochet e os Emiratos Árabes Unidos me parecem tão ou mais profundas do que as diferenças entre o Chile de Pinochet e a Suécia de Olaf Palme.

2º - A mim não me admirava nada que o próximo ataque fosse no metro de Paris, ou em mais um campo de refugiados na Cisjordânia, ou mesmo noutro casamento algures no Afeganistão. Isto, porque te esqueceste de referir de que tipo de terroristas estavas a falar, e eles andam por ai tantos, e trabalhar em tanto lado, que nunca se sabe onde será o próximo ataque.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 09:08

Mensagem Post: #20 a sexta 16 jul 2010, 06:00 

Já senti na pele o que é andar num país islâmico perto de 30 km a pé com uma temperatura de 40ºC e, não poder beber água nem usar calções porque estava no Ramadão e sujeitava-me a ser linchado ou lapidado publicamente...
O que valeu foram os locais onde as caches estavam escondidas, eram isolados e permitiam-me beber água sem ser visto...
It's not always the find that brings the smiley... Imagem
It's not about the number you've found.
It's about the fun you had along the way.

The only numbers that matter are the friends you make!
It's all about the journey, the challenge, and enjoying the outdoors!
AnteriorPróximo

Voltar para OFF-TOPIC

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante