França - Proibição do Véu Completo

Desde a cor dos cortinados à discussão sobre o próximo prémio nobel...

Moderadores: ajsa, KimPossible

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: sábado 13 mar 2010, 00:08

Mensagem Post: #1 a terça 13 jul 2010, 23:47 

França - Proibição do Véu Completo

Tenho "mixed feelings"...

Se por um lado é uma proibição a um direito individual... verdade que também infringe algumas regras (ex: identificação facial)...

E os vossos feelings?

TB
TB

Registado: segunda 26 abr 2010, 14:45

Mensagem Post: #2 a quarta 14 jul 2010, 01:39 

Re: França - Proibição dp Véu Completo

Já há algum tempo se tinha discutido este assunto e na altura fiquei também com algumas dúvidas.
Vale a opinião de um "não islâmico"

O respeito pela diversidade cultural é uma das matérias que mais se discute actualmente e a utilização do véu é algo intrinseco de um nicho cultural. Não me refiro a nicho por ser de desvalorizar, mas porque realmente é o termo que me ocorre quando estamos perante a situação que os Franceses decidiram face aos seus cidadãos islâmicos, que representam uma minoria, apesar de tudo bastante significativa.
Por um lado encaro como uma forma de retirar a liberdade a quem o utiliza, obrigando a pessoa a "aculturar-se".

Por outro lado existe a questão da segurança, que neste século serve de pretexto para várias medidas que podem ser encaradas até como ofensivas. Porém se pensarmos um pouco sobre o assunto; os "homem-bomba" (ou mulheres) não utilizam obrigatóriamente o véu e são capazes de atentar contra terceiros.

O problema levantado nesta tread pode transportar-se para as nossas escolas (as Portuguesas) tomando em conta que há zonas onde a diversidade cultural e religiosa é tão grande que não se acautelam actividades direccionadas para estes alunos. Dou como exemplo as festividades de Natal, Páscoa, etc etc. Na qual os alunos por vezes não têm alternativas em actividades que vão de encontro aos seus costumes e não aos "mais aceites" pelo país onde se encontram.

Em suma: eu sou contra, especialmente por ser uma cultura que não percebo, mas que terá as suas razões para defender o uso do véu. A liberdade deve ser respeitada, criando mecanismos de segurança que permitam detectar por exemplo a presença de armas por baixo do véu. A tecnologia actual tem meios para isso sem ser necessário retirar a liberdade de cada uma.

Mas a minha opinião é mais uma vez a de alguém que não percebe a cultura em causa.

Eduardo

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:01

Mensagem Post: #3 a quarta 14 jul 2010, 02:07 

Concordo em absoluto. A mulher, no seu todo, sem excepções, não merece, mesmo que seja destinado por tradição. Aliás, o facto de se dar crédito apenas por ser tradição é uma completa idiotice, para tudo.

Olho para esta questão por esse prisma, o do respeito pela mulher. Estou certo que algumas, mesmo em silêncio, concordam em absoluto com esta medida. Depois, vem tudo o resto com o qual também concordo, a segurança, etc.
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer
Coloque as dúvidas, perguntas e respostas ao revisor
Work with the reviewer, not against him.

Imagem Imagem Imagem
Pecador e Geocacher normal, como quase todos. A esmagadora maioria das minhas participações são realizadas sem o chapéu de reviewer.

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Mensagem Post: #4 a quarta 14 jul 2010, 02:27 

SUp3rFM Escreveu:Concordo em absoluto. A mulher, no seu todo, sem excepções, não merece, mesmo que seja destinado por tradição. Aliás, o facto de se dar crédito apenas por ser tradição é uma completa idiotice, para tudo.

Olho para esta questão por esse prisma, o do respeito pela mulher. Estou certo que algumas, mesmo em silêncio, concordam em absoluto com esta medida. Depois, vem tudo o resto com o qual também concordo, a segurança, etc.

E aquelas que querem usar... cientes de tudo isso...

TB
TB

Mensagem Post: #5 a quarta 14 jul 2010, 02:39 

Pelo prisma que apresentas, concordo com a não utilização, no entanto, por um lado não foi nisso que foi fundamentada a proibição e por outro existem os valores culturais que nós podemos nem perceber, mas algumas mulheres insistem em preservar.

É complicado tomar uma opinião de algo que é tão distante do que estamos habituados. As "sociedades modernas" tendem a aproximar costumes, mas continuam a defender a "preservação da diversidade cultural nos seus melhores aspectos". O problemas está em perceber quais são esses melhores aspectos e a relatividade que representam de povo para povo.

A divisão de opiniões será certamente nesta materia inevitável.

Bom tópico :)

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:01

Mensagem Post: #6 a quarta 14 jul 2010, 08:40 

Insano Escreveu:

Usam no país de origem, dado que é dos únicos cuja sociedade funciona bem, e sem receios, da utilização do véu. Um país ocidental, como a França, é bem capaz de não estar preparado para lidar com este tipo de situações, daí a necessidade de regulamentar.

Não me consigo contolar e rir, ao ler as acusações de intolerância por parte de alguns afectados por esta medida... Como se os seus países (de origem) fossem um bastião de tolerância e de respeito dos direitos humanos! :D
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer
Coloque as dúvidas, perguntas e respostas ao revisor
Work with the reviewer, not against him.

Imagem Imagem Imagem
Pecador e Geocacher normal, como quase todos. A esmagadora maioria das minhas participações são realizadas sem o chapéu de reviewer.

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Mensagem Post: #7 a quarta 14 jul 2010, 09:58 

SUp3rFM Escreveu:
Insano Escreveu:

Usam no país de origem, dado que é dos únicos cuja sociedade funciona bem, e sem receios, da utilização do véu. Um país ocidental, como a França, é bem capaz de não estar preparado para lidar com este tipo de situações, daí a necessidade de regulamentar.

Não me consigo contolar e rir, ao ler as acusações de intolerância por parte de alguns afectados por esta medida... Como se os seus países (de origem) fossem um bastião de tolerância e de respeito dos direitos humanos! :D

Hugo,

Mas a questão é mesmo essa... quando o Ocidente reclama a sua tolerância e respeito pelos direitos humanos... e por vezes anda atrás de coisas tão simples...

Geocoin
Geocoin

Registado: sexta 26 mar 2010, 02:17

Mensagem Post: #8 a quarta 14 jul 2010, 10:42 

Re: França - Proibição do Véu Completo

Mas então e o famoso amor à pátria? já não vai ser possível colocar-lhes a bandeira nacional na cabeça? :lol:

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Mensagem Post: #9 a quarta 14 jul 2010, 20:50 

rmatosinhos Escreveu:Mas então e o famoso amor à pátria? já não vai ser possível colocar-lhes a bandeira nacional na cabeça? :lol:

Ok... brincar é fixe... e depois da piada... algo construtivo?

TB
TB

Mensagem Post: #10 a quinta 15 jul 2010, 01:39 

A questão que se coloca é o porquê de só agora proibirem tomando em conta que a frança, na europa, é o país com a mair comunidade muçulmana...desde sempre :)

A minha questão prende-se sempre com: será algo tão simples assim tão importante que se crie daí um cavalo de batalha?
Na questão da rigidez das "regras" consordo contigo Hugo, mas em termos de direitos humanos... Existem países mais "avançados" como por exemplo a América que acaba por borrar o pé todo no que tem a ver com direitos humanos com experimentações em pessoas, guerras por territórios pejados de riquezas e incompreensão de diferentes visões sociais. Compreendo a vastidão de opiniões que daqui podem surgir, mas não seria mais simples focarem-se em algo mais importante?

Eu por exemplo fico muito mais preocupado com a livre circulação na Europa do que própriamente com o véu islâmico e creio que acarreta maiores problemas de segurança.

No que concerne às mulheres... ou homens, concordo contigo quando referes que o facto de não terem escolha e a abrigação de seguir aquela linha retira direitos individuais.
Próximo

Voltar para OFF-TOPIC

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes