Como limpar sensor de uma Nikon D80???

Say "cheese"

Moderadores: hulkman, ajsa, K [AK team], KimPossible

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 29 mar 2010, 17:23

Mensagem Post: #1 a segunda 30 abr 2012, 00:35 

Como limpar sensor de uma Nikon D80???

Pois é, já há algum tempo que vou notando alguns pontinhos nas fotos com a D80 e sempre fui adiando esta limpeza...

Como nunca fiz nada disto, já li algumas coisas na net, mas gostaria de saber opiniões de alguém experiente nestas andanças! O que recomendam? Acham que dá para fazer em casa? Se sim, que produtos usar? Que método? Ar comprimido, ou as swabs?
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 09:08

Mensagem Post: #2 a segunda 30 abr 2012, 00:46 

Re: Como limpar sensor de uma Nikon D80???

Recomendo o PhotoShop ou outro software do mesmo género. :lol:
Nas fotos das modelos costuma fazer milagres da natureza, não fica nem um pontinho negro... ;)
It's not always the find that brings the smiley... Imagem
It's not about the number you've found.
It's about the fun you had along the way.

The only numbers that matter are the friends you make!
It's all about the journey, the challenge, and enjoying the outdoors!

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: sábado 01 mai 2010, 16:11

Mensagem Post: #3 a segunda 30 abr 2012, 10:57 

hulkman Escreveu:Pois é, já há algum tempo que vou notando alguns pontinhos nas fotos com a D80 e sempre fui adiando esta limpeza...

Como nunca fiz nada disto, já li algumas coisas na net, mas gostaria de saber opiniões de alguém experiente nestas andanças! O que recomendam? Acham que dá para fazer em casa? Se sim, que produtos usar? Que método? Ar comprimido, ou as swabs?

É muito simples e podes perfeitamente fazê-lo em casa sem medos.
A D90 tem a função maravilha que vibra o sensor para largar partículas - já agora aproveito para recomendar que devem fazer esta limpeza com regularidade. No final do dia, limpa-se o equipamento e dá-se uma vibradela, simples.

Antes de ter a D90 limpava o sensor assim que começasse a notar os pontinhos nas fotografias mas antes certificava-me que as lentes estavam limpinhas e que era mesmo lixo no sensor.
Comprei na Pixmania um kit que já trazia tudo. Um soprador, escova e toalhetes especialmente desenvolvido para limpeza do sensor. Não foi muito caro e durou muito tempo.

Ainda assim, e como estás em Lisboa, vais à assistência técnica das Nikon que os tipos são porreiraços e limpam-te o equipamento todo - não sai muito caro e vale bem a pena.
Ficas com a máquina impecável por mais um ou dois anos. É uma espécie de limpeza a fundo do automóvel.

Aquilo fica ali na zona do Campo Grande. Estás na avenida da cache da Torre do Tombo de costas para a universidade. Atravessas o jardim do Campo Grande e continuas em frente pela Av. do Brasil.
Viras na primeira à direita (logo que atravessas a avenida), a assistência técnica é logo ali no inicio do lado direito uma ou duas portas a seguir à farmácia.
Ao efectuares um donativo, estás a garantir a continuidade e o crescimento do Geopt.
Existem várias formas de contribuir para que isso aconteça e qualquer uma delas é válida e apreciada por nós.
Para mais informações sobre como ajudar o Geopt e porquê, consulta este tópico.
Obrigado pelo teu contributo!

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #4 a segunda 30 abr 2012, 12:59 

hmmm ok vou informar-me de preços para me fazerem a limpeza completa... já agora sabes se a pixmania ainda tem esse kit de limpeza? Se sim, tens link ou a marca desse kit?

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Mensagem Post: #5 a segunda 30 abr 2012, 15:07 

hulkman Escreveu:hmmm ok vou informar-me de preços para me fazerem a limpeza completa... já agora sabes se a pixmania ainda tem esse kit de limpeza? Se sim, tens link ou a marca desse kit?

A pixmania já não vende há muito tempo.
Fui agora dar uma olhadela e têm uns que não conheço e são carotes.

Entretanto falei com um amigalhaço muiiiiiiito conhecedor do assunto que me indicou o distribuidor em Portugal da swab.
É uma loja ali no Centro Cultural de Belém, a Potássio Quatro. Eles têm página online.
Se comprares, o tamanho para a tua máquina é o 2.
Se andasses sempre a trocar de lente, este tipo de kits são muito importantes e deverias limpar com frequência, no teu caso, julgo que uma limpeza na Nikon resolve o assunto por um bom par de meses.
De qualquer forma a limpeza rondará os 25,00 €.
Ao efectuares um donativo, estás a garantir a continuidade e o crescimento do Geopt.
Existem várias formas de contribuir para que isso aconteça e qualquer uma delas é válida e apreciada por nós.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #6 a segunda 30 abr 2012, 15:24 

ok obrigado uma vez mais pelo esclarecimento! vou ver se contacto os tipos da Nikon, que assim tenho a garantia que fica bem feito!

Regular
Regular

Registado: sexta 13 ago 2010, 11:27

Mensagem Post: #7 a segunda 30 abr 2012, 17:26 

Eu comprei ha anos na worten um kit da hama com liquido + uma espécie de pec'pads de marca branca, e funciona às mil maravilhas com uma espátula artesal que fiz em casa.
Se bem que, como diz o ajsa, as máquina mais recentes tem a funçao de limpeza por vibraçao do sensor, e mesmo mudando de lente em condiçoes extremas (rallys), ainda nao precisei de fazer a limpeza manual na minha 7D.
Nao sei é se ainda vendem..

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Mensagem Post: #8 a segunda 30 abr 2012, 17:38 

d3vil Escreveu:Eu comprei ha anos na worten um kit da hama com liquido + uma espécie de pec'pads de marca branca, e funciona às mil maravilhas com uma espátula artesal que fiz em casa.

O sistema que falas funciona muitíssimo bem mas é necessário algum cuidado na fabricação da espátula.
Ficam as dicas:
Ver as dimensões do manual - há montes de sites que dão esta indicação - e cortar a espátula à medida.
De seguida limar a espátula até que esta fique bem macia. Pode ser usada uma lixa bastante fina ou até mesmo as limas das unhas. Têm é que ficar macia e sem qualquer aresta.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #9 a segunda 30 abr 2012, 18:40 

ajsa Escreveu:
hulkman Escreveu:hmmm ok vou informar-me de preços para me fazerem a limpeza completa... já agora sabes se a pixmania ainda tem esse kit de limpeza? Se sim, tens link ou a marca desse kit?

Entretanto falei com um amigalhaço muiiiiiiito conhecedor do assunto que me indicou o distribuidor em Portugal da swab.
É uma loja ali no Centro Cultural de Belém, a Potássio Quatro. Eles têm página online.
Se andasses sempre a trocar de lente, este tipo de kits são muito importantes e deverias limpar com frequência, no teu caso, julgo que uma limpeza na Nikon resolve o assunto por um bom par de meses.

já liguei para os tipos e a limpeza tem um preço tabelado de 43€ e qualquer coisa... as swabs que referes custam 30€ e são 12... mas depois precisava de ter uma espátula, e liquido de limpeza certo?

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Mensagem Post: #10 a segunda 30 abr 2012, 19:08 

hulkman Escreveu:
ajsa Escreveu:

já liguei para os tipos e a limpeza tem um preço tabelado de 43€ e qualquer coisa... as swabs que referes custam 30€ e são 12... mas depois precisava de ter uma espátula, e liquido de limpeza certo?

Nim!
Os tais 12 que referes, são 12 saquinho cada um com uma espátula envolta em tecido.
Para limpares o sensor deverás abrir a saquinha só na altura de limpeza e, sim, necessitas colocar 3 ou 4 gotas de liquido de limpeza (o E2, por exemplo) comprado à parte.

A solução mais económica é sem dúvida aquela que o devil refere.
Fazes a espátula à medida do sensor.
Compras um pacotinho de lenços de limpeza e o E2 (ou outro) e está a andar de barco durante muito tempo. :)
Próximo

Voltar para FOTOGRAFIA

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes