HDR...

Say "cheese"

Moderadores: hulkman, ajsa, K [AK team], KimPossible

TB
TB

Registado: terça 27 abr 2010, 11:02

Mensagem Post: #1 a quinta 28 abr 2011, 10:30 

HDR...

Uma técnica que há já algum tempo tenho vindo a utilizar e aprofundar.

Para quem não conhece: http://en.wikipedia.org/wiki/High_dynamic_range_imaging

Comecei há algum tempo por fazer HDR com uma imagem só (sim é possível, no entanto a amplitude de luz é muito mais limitada que em composições de 3 exposições), mas ultimamente recorro sempre à mistura de 3 fotos.

Se é verdade que pode tornar as fotos muito artificiais, também permite dar aso à veia artística, e convenhamos um quadro para ser bonito não precisa necessariamente de representar fielmente uma imagem.

Cada foto é trabalhada de maneira diferente, consoante aquilo que vai na alma e com o efeito que pretendo fazer.

Alguns exemplos recentes:

Rio Batuecas em Espanha
Imagem

Douro visto de Almendra
Imagem

Balões em Cuidad Rodrigo
Imagem

Ponte romana de Malpartida
Imagem

E a galeria completa das minhas últimas composições aqui: http://cobra.photoswarm.com/album/true_hdr#ps-gal

Cumps!

Daniel.
Célia & Daniel (MakoShark2 Team)

Imagem

Geocoin
Geocoin

Registado: quarta 17 nov 2010, 13:35

Mensagem Post: #2 a quinta 28 abr 2011, 11:27 

Re: HDR...

Normalmente não gosto do efeito do HDR quando é demasiado óbvio, mas gosto das tuas fotografias - as duas primeiras e a última são as preferidas, embora também ache piada à terceira ;)
Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #3 a quinta 28 abr 2011, 12:49 

Brutais! Algumas transmitem a sensação de movimento da água a correr!
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quinta 25 mar 2010, 11:42

Mensagem Post: #4 a sábado 09 jul 2011, 16:10 

Daniel e um mini-tutorial para o pessoal? ;)
Quanto às tuas fotos são sempre fantásticas, e os teus logs andam debaixo de olho! :mrgreen:
Manuais: GSAK - Logs de caches, trackables, etc...
Todos falam em deixar um planeta melhor para os nossos filhos... Quando é que pensam em deixar melhores filhos para o nosso planeta?"
NÃO RESPONDO A PMs, qualquer duvida deve ser colocada aqui no fórum, outros assuntos através de e-mail.

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quinta 25 mar 2010, 22:11

Mensagem Post: #5 a domingo 17 jul 2011, 08:55 

A minha K7 faz HDR na máquina sem recorrer a programas posteriormente. tenho que dizer que é uma técnica que salva algumas fotos mas oq ue gosto particularmente de fazer é fazer HDR sem usar o tripé e assim fico com uma imagem tipo fantasma. se soubesse meter aqui um aimagem, mostrava-te como fica.
Geosomething or other
Imagem
Imagem
Imagem

Junta-te ao EarthCachers Anonymous

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quinta 25 mar 2010, 11:42

Mensagem Post: #6 a domingo 17 jul 2011, 09:44 

danieloliveira Escreveu:A minha K7 faz HDR na máquina sem recorrer a programas posteriormente. tenho que dizer que é uma técnica que salva algumas fotos mas oq ue gosto particularmente de fazer é fazer HDR sem usar o tripé e assim fico com uma imagem tipo fantasma. se soubesse meter aqui um aimagem, mostrava-te como fica.

HEHE
Daniel, não seja por isso, dá uma vista de olho aqui
Manuais: GSAK - Logs de caches, trackables, etc...
Todos falam em deixar um planeta melhor para os nossos filhos... Quando é que pensam em deixar melhores filhos para o nosso planeta?"
NÃO RESPONDO A PMs, qualquer duvida deve ser colocada aqui no fórum, outros assuntos através de e-mail.

TB
TB

Registado: quinta 29 abr 2010, 19:15

Mensagem Post: #7 a domingo 17 jul 2011, 12:19 

O HDR é uma técnica que divide muita gente em muitos aspectos.
A mim já não divide. Já estou na fotografia como no geocaching: cada um faz como quer.

No entanto gosto de HDR's, mas não de todos. Nem sequer vou dizer que gosto dos HDR's que ficam "naturais" ou dos que ficam "twilight". A verdade é que cada um é cada um e de uns gosto e de outros não.
Uma das questões que divide os fotógrafos é precisamente a questão de HDR com uma única foto (ainda que seja RAW). E eu aqui concordo com os que dizem que "não dá". Eu percebo como se faz, mas considero que é uma "falsificação", pois o que estás a retirar do fotograma é a informação que lá está e não a aumentar o "range" da coisa. Então, embora fique com um aspecto semelhante a algumas fotos HDR, na realidade não se está a acrescentar nada ao fotograma, então o "range" não é "high" mas sim "normal". ;)

Outra das questões é como deve parecer um HDR.
Há quem diga que se deve usar a informação de vários fotogramas para obter uma exposição correcta em todos os pontos da fotografia (nas sombras, tons médios e highlights). Há quem ache que se deve usar para fazer fotos "sobrenaturais" com tons extremamente garridos e halos.
Aqui já concordo com as duas vertentes, já vi fotos a funcionar das duas maneiras e a não funcionar das duas maneiras. Como disse em cima, cada foto é uma foto e ou resulta ou não resulta em função de muitos factores.

É uma técnica poderosa e com muito potencial, mas não é uma técnica fácil.

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: sábado 13 mar 2010, 00:08

Mensagem Post: #8 a domingo 17 jul 2011, 12:25 

É uma técnica que continua a não me seduzir.... meh...

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quinta 25 mar 2010, 22:11

Mensagem Post: #9 a domingo 17 jul 2011, 23:01 

Bolacha Escreveu:
danieloliveira Escreveu:A minha K7 faz HDR na máquina sem recorrer a programas posteriormente. tenho que dizer que é uma técnica que salva algumas fotos mas oq ue gosto particularmente de fazer é fazer HDR sem usar o tripé e assim fico com uma imagem tipo fantasma. se soubesse meter aqui um aimagem, mostrava-te como fica.

HEHE
Daniel, não seja por isso, dá uma vista de olho aqui

Obrigado Álvaro. Vamos lá ver se consigo sem estragar alguma coisa.
Imagem

Hmmm! Funciona!
Geosomething or other
Imagem
Imagem
Imagem

Junta-te ao EarthCachers Anonymous

TB
TB

Registado: terça 27 abr 2010, 11:02

Mensagem Post: #10 a sábado 23 jul 2011, 00:28 

Para os que gostam do HDR, deixo aqui a minha galeria variada, aqui.

E também uma barrigada de HDR (cento e muitas fotos) de uma road trip recente que fiz pela Europa, aqui.

Espero que gostem!

Cumps!
Célia & Daniel (MakoShark2 Team)

Imagem
Próximo

Voltar para FOTOGRAFIA

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes