Qualidade... JPEG... RAW... Estou maluco

Say "cheese"

Moderadores: hulkman, ajsa, K [AK team], KimPossible

TB
TB

Registado: sexta 16 mar 2012, 23:00

Mensagem Post: #31 a segunda 14 mai 2012, 08:55 

Re: Qualidade... JPEG... RAW... Estou maluco

ajsa Escreveu:
Insano Escreveu:Haja discos para os TiFF....
De qualquer forma... já se começa a utilizar até o PDF (para fotos) para impressão.

Sem dúvida alguma. Por essas e por outras é que o LightRoom é uma grande ferramenta.
Continuo com os originais e poupo espaço que até chateia. Não é o photoshop mas tem o básico e se for necessário algo mais complexo então recorro ao Photoshop e respectivo PSD. :P

Gonncalo Escreveu:Já tenho o LightRoom.
Vá como adiciono fotos ao facebook?

Consulta aqui este blog. Tem lá tudo.

Ando aqui a explorar de tudo um pouco... A ver vídeos...
Tentei mexer nos brilhos e nos tons, redimensionei a imagem para a do facebook, e mesmo assim a qualidade ficou baaah (fiz o upload pelo facebook e não pelo lightroom).
Agora com os testes está dificil de tentar explorar... 3º Período: O derradeiro.
O objectivo é manter e alcançar tudo para cinco! :lol: :lol:

Small
Small

Registado: segunda 22 ago 2011, 22:41

Mensagem Post: #32 a quinta 17 mai 2012, 22:42 

Saindo um pouco do tema.
Tenho o Photoshop CS5 no pc mas não consigo abrir ficheiros RAW. Ja tentei instalar dodos os codecs que consegui encontrar na net e não consigo abrir nem no Photoshop, nem no visualisador do windows.
Alguma sugestão?
Mt Obrigado

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #33 a quinta 17 mai 2012, 22:56 

Bubble Team Escreveu:Saindo um pouco do tema.
Tenho o Photoshop CS5 no pc mas não consigo abrir ficheiros RAW. Ja tentei instalar dodos os codecs que consegui encontrar na net e não consigo abrir nem no Photoshop, nem no visualisador do windows.
Alguma sugestão?
Mt Obrigado

Não percebo nada de Photoshop, mas sei pesquisar no google :)
http://www.dicasdefotografia.com.br/como-abrir-arquivos-em-raw-no-photoshop
Imagem Imagem

TB
TB

Registado: sexta 16 mar 2012, 23:00

Mensagem Post: #34 a quinta 17 mai 2012, 23:01 

jasafara Escreveu:
Bubble Team Escreveu:Saindo um pouco do tema.
Alguma sugestão?
Mt Obrigado

Não percebo nada de Photoshop, mas sei pesquisar no google :)
http://www.dicasdefotografia.com.br/como-abrir-arquivos-em-raw-no-photoshop

Pesquisa é uma coisa que não lhe falta sr. Jasafara!! :lol: :lol:

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: sábado 01 mai 2010, 16:11

Mensagem Post: #35 a quinta 17 mai 2012, 23:52 

Bubble Team Escreveu:
Tenho o Photoshop CS5 [removido por denúncia de utilizador]

Esta parte é completamente desnecessária, e não vale a pena argumentar. :!:

Bubble Team Escreveu: não consigo abrir ficheiros RAW. Ja tentei instalar dodos os codecs que consegui encontrar na net e não consigo abrir nem no Photoshop, nem no visualisador do windows.
Alguma sugestão?
Mt Obrigado

Cada fabricante de equipamentos disponibiliza ferramentas para ler os seus ficheiros (que diferem entre marcas).
Terás de ir ao site do fabricante da máquina verificar que leitores disponibilizam e em que produtos são compatíveis.
Ao efectuares um donativo, estás a garantir a continuidade e o crescimento do Geopt.
Existem várias formas de contribuir para que isso aconteça e qualquer uma delas é válida e apreciada por nós.
Para mais informações sobre como ajudar o Geopt e porquê, consulta este tópico.
Obrigado pelo teu contributo!

Small
Small

Registado: segunda 22 ago 2011, 22:41

Mensagem Post: #36 a sexta 18 mai 2012, 01:23 

Desde já mt obrigado pelo vosso contributo.
Eu também sei pesquisar no google e só vim para aqui expor a minha duvida porque tudo o que o google me disse não funcionou até agora.
Tens razão ajsa. Lendo novamente o comentário podia ter disfarçado a coisa, mas começo a pensar que o problema seja mesmo esse.
A maquina em questão é uma 600D da Canon e curiosamente é o único modelo que não tem um codec disponível no site da marca.
Após instalar o codec é necessário fazer algo mais para que ele comece a funcionar?
Mt obrigado

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: sábado 01 mai 2010, 16:11

Mensagem Post: #37 a sexta 18 mai 2012, 11:32 

No site da Adobe, tens disponível a última versão - 06/05/2012, Camera Raw 6.7 - do plugin para o Photoshop (entre outras aplicações)
O Camera Raw para a Canon 600D foi incluído na versão 6.4.1 em 24/05/2011, pelo que à partida não deverias ter qualquer problema na sua leitura.

Tudo aponta para uma instalação deficiente ou incompleta do PhotoShop.
Ao efectuares um donativo, estás a garantir a continuidade e o crescimento do Geopt.
Existem várias formas de contribuir para que isso aconteça e qualquer uma delas é válida e apreciada por nós.
Para mais informações sobre como ajudar o Geopt e porquê, consulta este tópico.
Obrigado pelo teu contributo!

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:04

Mensagem Post: #38 a sexta 18 mai 2012, 12:10 

Gonncalo Escreveu:Bem, ontem houve o "Dia da Marinha" na base do Alfeite e eu peguei na minha Canon 60D e fui tirar lá umas fotos aos navios.

Quando voltei todo feliz, fui ver as fotos no computador, estavam excepcionais e tal, muita qualidade...
Mas quando vou a colocar no facebook, elas acabam por perder muita muita muita qualidade...
Penso que a dimensão das fotografias está um pouco grande: 5184x3456px
Alem disso ando a tirar fotos em .JPG, e penso que o JPG não presta. ):
Já ouvi falar dos .raw ou uma coisa assim...

Pronto, agora como é que eu faço para a qualidade das fotos ficarem dignas de ser de uma canon?
A que parte do menu é que vou??

Já agora, que programas utilizam vocês para editar fotos?

Curiosidade: Sabiam que 2 das minhas fotos foram partilhadas pelo Vereador da Câmara de Almada? Estou famoso (just kidding) :lol: :lol: :lol:

Já agora quem quiser dar dicas, aceito tudo! ((((:

Imagens partilhadas pelo Facebook do Sr. Matos:

Imagem

Imagem

Aqui podem reparar a qualidade que ficou as imagens! :? :?

Primeiro que tudo li esta thread na diagonal. Por isso o risco de dizer "baboseiras" é grande!! :lol:

Antes de colocares fotos na net a primeira coisa que deves fazer é redimensioná-las para um tamanho decente!
Se tentaste fazer o upload de uma foto 5184x3456 além de demorar uma eternidade a carregar (se o site permitir) ela irá ser redimensionada automaticamente ao tamanho definido no site onde o estás a fazer (facebook, foruns, etc) ficando toda pixelizada.
Se tens uma Canon, elas costumam trazer uns CDs que têm umas ferramentas giras.
Pessoalmente, e porque o único tratamento que costumo dar às fotos é redimensionar, "tapar" matricular e "tapar" containers. :mrgreen: costumo usar a ferramenta de edição de imagens que vem com o Office!

A nível de RAW e JPG.
O RAW é mais utilizado pelos profissionais da fotografia.
Tal como o nome diz a foto é RAW (Crua). Ou seja, a foto contém toda informação (cores e suas tonalidades, etc)!
Eu costumo dizer que "guardou tudo o que estavas a ver"! Por isso é que os ficheiros têm um tamanho gigantesco.

Quando dizes que o JPG não tem qualidade, isso é mentira!! Tem!!
A diferença é que o JPG "comprime" a informação retirada da imagem! Por exemplo, há tons e cores que o olho humano não detecta!! Então porquê essas cores e tons estarem presentes na imagem se nós não a vemos?? (semelhante ao mp3 na musica).
Simples o JPG elimina da imagem todas a informação que não precisamos! [:)]

Estava a olhar para a imagem que tem a vela do navio e tens aí um bom exemplo onde poderás ver as diferenças entre RAW e JPG.
Se contares o nº de cordas e cabos que seguram o mastro irás encontrar muito mais na foto RAW do que na foto JPG.
Imagem Imagem Imagem Imagem

Imagem

Garmin Oregon 450 / Magellan Triton 200 / Magellan Sportrak Pro / Magellan Explorist 100 / Garmin Etrex Vista / NDrive G250 / Asus P320 / Garmin Nuvi 250w / Bluebelt / Kingman GPS KM11 / Navigon 3310 max / Garmin Nuvi 1410 / ZTE Vodafone 945 / Iphone 3GS

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: sábado 13 mar 2010, 00:08

Mensagem Post: #39 a sábado 19 mai 2012, 10:29 

A nível de RAW e JPG.
O RAW é mais utilizado pelos profissionais da fotografia.
Tal como o nome diz a foto é RAW (Crua). Ou seja, a foto contém toda informação (cores e suas tonalidades, etc)!
Eu costumo dizer que "guardou tudo o que estavas a ver"! Por isso é que os ficheiros têm um tamanho gigantesco.

A diferença é que o JPG "comprime" a informação retirada da imagem! Por exemplo, há tons e cores que o olho humano não detecta!! Então porquê essas cores e tons estarem presentes na imagem se nós não a vemos?? (semelhante ao mp3 na musica).
Simples o JPG elimina da imagem todas a informação que não precisamos!

Isso é uma visão muito redutiva do RAW... e uma visão muito bonita do JPG...

Regular
Regular

Registado: segunda 06 ago 2012, 00:56

Mensagem Post: #40 a quinta 04 out 2012, 15:15 

viperunderground Escreveu:
Simples o JPG elimina da imagem todas a informação que não precisamos! [:)]

Boa tarde!
Desculpem meter-me na conversa mas o JPG elimina informação que, talvez, possamos precisar menos. Não se pode afirmar que não precisamos dela.
Tal como o MP3, utilizam algoritmos de compressão destrutivos, isto é, depois de ser eliminada, a informação nunca mais é recuperável. A verdade é que, no caso do JPG, se tiverem um degradée suave notar-se-ão as transições entre os tons. Por vezes parecem aparecer "às postas".
Também no caso dos MP3, a primeira coisa a desaparecer logo é a definição de agudos e é audível essa perda... pelo menos por algumas pessoas :lol:
Tudo isto para dizer que aconselho a utilizar sempre formatos de compressão sem perdas, Tiff ou Raw para imagens (para além, claro, da cópia em JPG) e Flac ou Apple Lossles para aúdio (Para além da cópia em MP3. No meu caso para o cd do carro) :roll:

Em relação a algo que li neste tópico, a Canon não actualizou os codecs para RAW, salvo erro, de máquinas como a 400D no Windows 7 x64. Por essa razão pode não ser possível vê-los. Neste momento não o posso confirmar pelo que peço desculpa. Como alternativa, o Picasa lê o formato!
Cumprimentos! [^]
ImagemImagem
AnteriorPróximo

Voltar para FOTOGRAFIA

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes