E tu o que farias?!

Say "cheese"

Moderadores: hulkman, ajsa, K [AK team], KimPossible

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: sábado 13 mar 2010, 00:08

Mensagem Post: #11 a segunda 20 set 2010, 01:05 

Re: E tu o que farias?!

É fácil julgar sentado num sofá...

O mais certo é que quase de nenhuns de nós estariam lá... ser fotojornalista de guerra não é para todos... e muitos se calhar fotografam o primeiro e nunca mais lá voltam... Resumindo, quem lá vai, há muito que já fez contas internas com a "moral" e a "ética"... (se é que também é fácil definir).

Ser um fotojornalista ávido por prémios, mesmo que seja na "exploração" da desgraça alheia... não é muito diferente de um comercial sedento de objectivos e que entala um cliente...

A verdade é que também o "mercado" assim o pede... o "choque", o "horror" vende... vejam os premiados do world press photo... um hino à reportagem sedenta de morte e destruição... e se calhar, o problema começa mesmo aqui... faz-me lembrar o contrabando... será que este existe porque alguém rouba... ou porque alguém compra o que é roubado...

E uma achega mais pessoal... acho mesmo que nenhum de nós... a não ser os mais velhos... sabem mesmo o que fariam... a geração dos nossos Pais.. viveu uma guerra... fez/viu... coisas indescritíveis aos olhos "actuais"... só que os nossos olhos não tiveram lá naquele dia... todos os dias agradeço por não ter que ter ido como o meu, o teu, os nossos Pais foram para outro continente ficar com uma juventude marcada...

Acerca de Beirute, Luanda... Portugal... tudo são cenários diferentes, com contextos próprios... a única semelhança é a fome das crianças... nuns locais é mais fácil de lutar que outros... mas os números também são diferentes...

Large
Large

Registado: quinta 06 mai 2010, 16:36

Mensagem Post: #12 a segunda 20 set 2010, 17:29 

Re: E tu o que farias?!

Nem sei bem por onde começar...
Fiquei impressionado com o 1º video, pensando de uma forma nua e crua, como o fotojornalismo pode ser assim tão sádico?
Depois revejo-me nas palavras do Insano, acho que pensando desta maneira a fome por prémios pode quase levar a uma falta de escrúpulos comparada a qualquer contrabando que pega no sofrimento dos outros para proveito próprio.

O que faria?
Boa pergunta, mas não posso responder, o contexto, o local, a experiência... nada disso me colocou, ou coloca alguma vez em qualquer cenário parecido..
Ajudava, fugia, enfrentava... não sei, só no momento, aquilo que o pensamento, a vontade e acima de tudo a coragem me pudessem dizer...

Felizmente não conto que a minha vida me coloque numa situação destas

Parabéns
Imagem ImagemImagem
Anterior

Voltar para FOTOGRAFIA

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes