Caches de eleição ou não....

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

TB
TB

Registado: terça 27 abr 2010, 15:21

Mensagem Post: #1 a quinta 29 jan 2015, 19:32 

Caches de eleição ou não....

Por norma, a minha selecção de caches rege-se pela antiguidade das caches, pelo nº de favoritos e por critérios mais subjectivos como o estar num local histórico ou de grande beleza paisagistica p.e.

E sendo assim, vou estando atenta a algumas caches que me ficam na retina caso surja a possibilidade de lhes fazer uma visita.
Ora o que me tenho apercebido é que as boas caches antigas tendem a manter-se activas na generalidade.
Já as caches mais recentes e com muitos favoritos, nomeadamente, letters e caches com containers XPTO a mecanismos ultra-sensíveis, vão rapidamente "á vida".
A questão que coloco é a seguinte: Será que estas caches são criadas com prazo de validade? Ou melhor... A tendência é a destruição lenta da cache?
Ou é pela notoriedade a curto prazo e depois arquiva-se a cache quando começa a precisar de manutenção?

Outra coisa curiosa que se observa é a avidez pelo nº de caches colocadas.... IAAN? Infelizmente...
Já não há uma preocupação em procurar locais de interesse ou esperar que estes fiquem disponíveis (eventualmente) para colocar caches.
O que observo é a criação de powertrails com containers pequenos (será que não é sabido que são previsiveis muitas visitas???) e logbooks minusculos a pedirem manutenções a curto-prazo... E regra geral, ao fim de pouco tempo, o powertrail ABCD tem metade das caches com pedido de manutenções, logbooks molhados ou desaparecidos.... E o owner impávido e sereno à espera de um milagre, o da cura do container partido ou esventrado ou ainda ensopado.
Não é suposto pensarem bem se conseguem garantir por si-próprios as manutenções atempadas antes de largar a ninhada?

Com isto, não estou a querer criticar ninguém em concreto. Trata-se apenas de uma tendência de que me tenho apercebido.

E onde entram os favoritos e os prémios GPS nisto?

Ficam aqui estes pontos que creio serem interessantes serem focados num fórum. [;)]

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: terça 27 abr 2010, 13:57

Mensagem Post: #2 a quinta 29 jan 2015, 22:48 

Re: Caches de eleição ou não....

Quanto aos critérios que utilizas para procurar as caches, são mais ou menos os meus, quando vou efectivamente fazer geocaching... quando vou por exemplo fazer uma caminhada, tento fazer uma ou outra, mesmo que não se incluam no acima indicado. Se tiver o trabalho de casa feito, tento orientar as que passo para o GPS por esses critérios e quando encontro um local mesmo interessante lá pelo meio, tenho o costume de usar o 3G para ver se por acaso o local tem cache e tento procurar a dita.

Eu julgo que é um pequeno mix disso tudo... a cache é xpto, atrai mais geocachers e tem mais favoritos, necessitando de muito mais manutenção, num espaço de tempo muito mais curto. E o "custo/beneficio" acaba por pender para o lado negro... acaba a leva de geocachers avidos pela cache e perde o interesse/paciência do owner. Só se a cache ficasse no quintal da casa é que era possível manter em boas condições muitas dessas caches mais elaboradas.

Ainda não consegui mesmo perceber o interesse de um owner em ter 20 caches ao longo de um caminho, sem mais interesse do que o que se esgota na assinatura do logbook... resta-me esperar que as caches vão desaparecendo e sendo arquivadas... o que invariavelmente lá se vai passando. Aqui por Lisboa já aconteceu várias vezes.

Tenho (pelo menos) uma mão cheia de caches que arquivava já hoje se, não tivesse a convicção que lá iriam aparecer outras, piores, daqui a poucos dias. Pelo menos as minhas têm manutenção. Apesar de haver para aí alguns fdp que se tem divertido a estragar/partir/roubar os containers e afins.
Ainda hoje fui trocar a cache à #O Lugar dos Mortos porque houve uma besta que se divertiu a trocar a pedra que tapa a cache por outra... a que lá estava pesa meio quilo e a "nova" pesava alguns 10 ou 15, com o resultado esperada. Há gente muito parvinha, graças a Deus.
Imagem Imagem Imagem Imagem

Regular
Regular

Registado: terça 18 out 2011, 23:38

Mensagem Post: #3 a quinta 29 jan 2015, 23:23 

No fundo essas caches todas XPTO, com alta tecnologia, conteineres altamente elaborados, são como os artistas que aparecem hoje em dia, sejam eles cantores, atores ou sei lá mais o que. Aparecem do nada, de um dia para o outro são famosos e julgam-se donos do mundo. Mas se rapidamente apareceram mais rapidamente ainda desaparencem e passados uns dias ninguem se lembra deles.

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: segunda 26 abr 2010, 18:49

Mensagem Post: #4 a quinta 29 jan 2015, 23:55 

Boa reflexão, Silvana!

Os meus critérios para procurar caches estão muito próximos dos teus; acrescentaria alguns objectivos mais pessoais, como por exemplo, alguns Owners de eleição cujas caches faço questão de visitar sempre que se apresenta a oportunidade (Mantunes, Almeidara, Olharapo, Fernando Rei, Shadowlord, Pcardoso, para citar apenas alguns).
Também costumo orientar o meu geocaching através de algumas badges que me são particularmente queridas, como as Aldeias Típicas, GC6, Cascatas, Finalistas e Vencedoras Prémios GPS.
Por fim, dou prioridade absoluta às Earthcaches por ser um tipo de caches que aprecio especialmente, e às Virtuais pelo objectivo de visitar todas os fantasminhas ainda ativos em Portugal Continental e Ilhas (um objectivo de muito longo prazo, vá!).

Relativamente aos favoritos, admito que não sou particularmente "mãos largas"; mas gosto de olhar para a lista das caches onde deixei uma estrelinha e recordá-las como caches verdadeiramente especiais.
Hoje em dia o número de favoritos numa caches não é critério per si, para me motivar a ir à procura dela.
No que respeita às caches mais recentes, normalmente vou por recomendação de um ou outro amigo que conhecem bem os meus gostos e sabem que vou gostar.

Ninhadas de caches (gostei do termo! :P ) não só não me seduzem, como ainda me afugentam. No entanto tenho usado de vez em quando a secção "Geocaminhadas" aqui no portal, sempre que me apetece combinar geocaching e bons percursos pedestres, e não me tenho arrependido.

Quanto aos Prémios GPS, onde é que entram no meio disto?
Bem, essa é mesmo a parte mais fácil: olho para a lista de caches nomeadas que tive oportunidade de visitar e voto naquelas que efectivamente me encheram as medidas! ;)

TB
TB

Mensagem Post: #5 a segunda 02 fev 2015, 12:32 

As caches nomeadas têm mais mediatismo.
Será por isso que as que têm o tal mecanismo XPTO são as primeiras a sofrerem os efeitos de inúmeras visitas?

Ando há uns tempos com uma questão e embora este não seja o tópico adequado, agradecia resposta de quem souber responder.

Existe a possibilidade de fazer uma pocket só com as caches das badges temáticas que (a mim neste caso) interessam?
Tipo as 6GC, Aldeias típicas, cascatas, etc... As temáticas?
Obrigada pela colaboração. [;)]

Outra questão, seria interessante dar relevância a caches de 7 dígitos GC1XXXX que embora sejam posteriores ás de 6 dígitos dão a conhecer locais fantásticos.
Posso indicar esta: GC1CTPG .

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: terça 27 abr 2010, 13:57

Mensagem Post: #6 a segunda 02 fev 2015, 12:36 

Essa PQ podes tirar directamente da Tool do Geopt. Assinalas as badges que queres e voilá, mesmo à tua medida! :)

TB
TB

Mensagem Post: #7 a segunda 02 fev 2015, 12:47 

RuiJSDuarte Escreveu:Essa PQ podes tirar directamente da Tool do Geopt. Assinalas as badges que queres e voilá, mesmo à tua medida! :)

Dá apenas para visualizar ou permite o download da pocket que contém as caches que te faltam?

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #8 a segunda 02 fev 2015, 12:52 

Silvana Escreveu:...Outra questão, seria interessante dar relevância a caches de 7 dígitos GC1XXXX que embora sejam posteriores ás de 6 dígitos dão a conhecer locais fantásticos.
Posso indicar esta: GC1CTPG .

O problema é que só há caches de 6 e de 7 dígitos (fora a AlfaRomeu Abandonado! que é a única de 5 dígitos). As de 6 dígitos vão mais ou menos até final de 2006.
Claro que há caches de 7 dígitos mais recentes muito boas. Há-de haver outras formas de as apanhar. A que tu referes pode ser apanhada pelas nomeadas, pela badge urbex, além de ter um número elevado de favoritos e especialmende de média de favoritos.
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #9 a segunda 02 fev 2015, 12:53 

Silvana Escreveu:
RuiJSDuarte Escreveu:Essa PQ podes tirar directamente da Tool do Geopt. Assinalas as badges que queres e voilá, mesmo à tua medida! :)

Dá apenas para visualizar ou permite o download da pocket que contém as caches que te faltam?

Instala lá a aplicação que percebes logo ;)
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #10 a segunda 02 fev 2015, 13:17 

Silvana Escreveu:

Sim, permite o download da PQ para os Premium Member ;)
Próximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes