Tradução de caches

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Geocoin
Geocoin

Registado: terça 27 ago 2013, 19:23

Mensagem Post: #1 a quarta 30 out 2013, 20:28 

Tradução de caches

Saudações a todos.
Recentemente, fiz duas caches em solo nacional que não tinham parte ou a totalidade da descrição da cache em português...
Isto é permitido? Não deveria haver uma regra que impedisse que tal acontecesse?
Não faz muito sentido eu ir para a Moldávia e andar a criar caches com a descrição em português... :|

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #2 a quarta 30 out 2013, 20:32 

Re: Tradução de caches

Só as (earth-) obrigam a texto na língua nativa... Para grande desgosto do Prof.Daniel [:D]

7. The EarthCache text and logging tasks must be submitted in the local language. Additional languages are encouraged, but the local language must be listed first. You may be requested to provide text in a language understandable to your reviewer to assist with the reviewing process.

in Earthcaches Guidelines
Imagem Imagem

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: terça 27 abr 2010, 13:57

Mensagem Post: #3 a quarta 30 out 2013, 20:51 

Bem, podes ter listings sem nada escrito.
Podes ter listings só com fotos.
Como é que identificavas, na Moldávia, se a foto tinha sido tirada por um Italiano? :P
Imagem Imagem Imagem Imagem

Micro
Micro

Registado: segunda 21 out 2013, 19:43

Mensagem Post: #4 a quarta 30 out 2013, 23:06 

Isso é pedir mais trabalho de casa.... :) [8D]
**Sashin**

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #5 a quinta 31 out 2013, 20:02 

Na minha opinião seria de bom tom e de bom senso que todos os listings das caches tivessem o essencial na língua nativa e também em inglês. Mas contra mim falo... tenho uma cache escondida em Sarajevo na Bósnia, apenas com o listing em inglês.

Na realidade, em 337 visitas que teve até agora, apenas um par delas foram feitas por Geocachers locais. Tudo o resto são visitantes maioritariamente europeus (checos, alemães, italianos, etc.).

Se fosse obrigatório a ter o listing em Bósnio, provavelmente a cache não existiria, ou então teria uma tradução manhosa do Google.

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: quarta 05 jan 2011, 16:31

Mensagem Post: #6 a quinta 31 out 2013, 21:47 

jasafara Escreveu:Só as (earth-) obrigam a texto na língua nativa... Para grande desgosto do Prof.Daniel [:D]

7. The EarthCache text and logging tasks must be submitted in the local language. Additional languages are encouraged, but the local language must be listed first. You may be requested to provide text in a language understandable to your reviewer to assist with the reviewing process.

Há EC publicadas em PT só em inglês... :(

Geocoin
Geocoin

Registado: terça 27 ago 2013, 19:23

Mensagem Post: #7 a sexta 01 nov 2013, 16:20 

Felinos Escreveu:
jasafara Escreveu:Só as (earth-) obrigam a texto na língua nativa... Para grande desgosto do Prof.Daniel [:D]

Exatamente. Recentemente, encontrei duas apenas em inglês e outras em português e com as perguntas em inglês...
E eu continuo a achar que todas as caches devem ter uma descrição na língua nativa. Nem toda a gente sabe inglês e esta falha inibe outras pessoas de procurarem ou encontrarem as caches. Não se esqueçam que nem toda a gente sabe usar a Internet ou tem acesso a ela para usar o google translator outra ferramenta de tradução desenrascada... É uma questão de bom senso e de respeito pelas pessoas desse país.

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: quinta 09 dez 2010, 13:38

Mensagem Post: #8 a sexta 01 nov 2013, 16:27 

AntMadeira Escreveu:
Felinos Escreveu:

Exatamente. Recentemente, encontrei duas apenas em inglês e outras em português e com as perguntas em inglês...
E eu continuo a achar que todas as caches devem ter uma descrição na língua nativa. Nem toda a gente sabe inglês e esta falha inibe outras pessoas de procurarem ou encontrarem as caches. Não se esqueçam que nem toda a gente sabe usar a Internet ou tem acesso a ela para usar o google translator outra ferramenta de tradução desenrascada... É uma questão de bom senso e de respeito pelas pessoas desse país.

Se essas existem, a culpa é vossa: Sabem quais são e ainda não pediram o arquivamento das mesmas.
Imagem Imagem Imagem

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: terça 27 abr 2010, 13:57

Mensagem Post: #9 a sexta 01 nov 2013, 17:20 

Duas coisinhas... essa guideline pode ser posterior à publicação das caches, ou não?
E as coordenadas não são sujeitas a tradução... ou são?
Argumentos como "Nem toda a gente sabe inglês" e "esta falha inibe outras pessoas de procurarem ou encontrarem as caches" ""nem toda a gente sabe usar a Internet ou tem acesso a ela para usar o google translator outra ferramenta de tradução desenrascada" são coisas perfeitamente descabidas.
Não leste acima que não é obrigatório uma listing ter texto?!?!? Ou queres que passe a ser obrigatório? Ou que, caso exista texto, tenha de estar em Português?!
Se não se sabe utilizar a internet como é que se lêem as listings?
Uma questão de bom senso é encontrares uma listing que não consigas ler/perceber e pedires ajuda ao owner. Coisa que já me aconteceu a mim, quando estrangeiros que querem fazer uma cache minha em particular, me contactam para ajudar.

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: quinta 09 dez 2010, 13:38

Mensagem Post: #10 a sexta 01 nov 2013, 18:19 

RuiJSDuarte Escreveu:Duas coisinhas... essa guideline pode ser posterior à publicação das caches, ou não?
E as coordenadas não são sujeitas a tradução... ou são?
Argumentos como "Nem toda a gente sabe inglês" e "esta falha inibe outras pessoas de procurarem ou encontrarem as caches" ""nem toda a gente sabe usar a Internet ou tem acesso a ela para usar o google translator outra ferramenta de tradução desenrascada" são coisas perfeitamente descabidas.
Não leste acima que não é obrigatório uma listing ter texto?!?!? Ou queres que passe a ser obrigatório? Ou que, caso exista texto, tenha de estar em Português?!
Se não se sabe utilizar a internet como é que se lêem as listings?
Uma questão de bom senso é encontrares uma listing que não consigas ler/perceber e pedires ajuda ao owner. Coisa que já me aconteceu a mim, quando estrangeiros que querem fazer uma cache minha em particular, me contactam para ajudar.

Não estávamos a falar de EC's? :?
Imagem Imagem Imagem
Próximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Bing [Bot] e 1 visitante