Favoritos

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

TB
TB

Registado: sábado 21 jan 2012, 01:03

Mensagem Post: #1 a sexta 09 ago 2013, 10:52 

Favoritos

Qual os critérios que usam para deixar um favorito numa cache?
Eu deixo favoritos pelas seguintes razões
-Um bom Container
-Uma boa Localização
-Um excelente desafio

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #2 a sexta 09 ago 2013, 11:00 

Re: Favoritos

hugopita Escreveu:Qual os critérios que usam para deixar um favorito numa cache?
Eu deixo favoritos pelas seguintes razões
-Um bom Container
-Uma boa Localização
-Um excelente desafio

Se a ordem indicia uma prioritização as minhas razões são as mesmas do que as tuas mas pela ordem
-Uma boa Localização
-Um excelente desafio
-Um bom Container

Aliás espero que já tenha votado nos prémios GPS. As categorias a votação suplementar são precisamente essas ;)

Adicionalmente a essas razões mais objectivas, por vezes o contexto em que a cache é feita (companhia, disposição, etc.) também pode influenciar...Pessoalmente também valorizo a antiguidade da cache e o facto de ser pouco visitada ou ser demorada a fazer (razão porque estou a propor badges referentes a estas "caracteristicas").
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #3 a sexta 09 ago 2013, 11:53 

jasafara Escreveu:Se a ordem indicia uma prioritização as minhas razões são as mesmas do que as tuas mas pela ordem
-Uma boa Localização
-Um excelente desafio
-Um bom Container

Revejo-me bastante nesta sequência de prioridades, mas esta questão dos Favoritos não é tão racional assim. Para além dos desafios que nos trazem uma enorme sensação de conquista, e dos locais de cortar a respiração, há ainda a questão emocional que nos faz atribuír favoritos por impulso, seja porque nos traz às memória excelentes recordações de infância, ou porque chegámos ao local mesmo ao pôr ou ao nascer do sol, seja porque foi naquela cache em que descobrimos que nos saíu o Euromilhões, seja porque foi FTF, seja porque foi uma caçada nocturna com um grupo de malucos, seja porque embora a cache esteja ali na praia tenhamos feito a travessia a nado desde os Açores, etc., etc..
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: segunda 26 abr 2010, 18:49

Mensagem Post: #4 a sexta 09 ago 2013, 15:29 

Os critérios que levo em conta para atribuir um favorito, de forma geral já foram acima referidos:

- A localização: as vistas, o cenário natural, são incontestavelmente o critério de maior peso para mim

- A Antiguidade da cache: caches míticas, que perduram, que me fizeram sonhar anos a fio, cujo simples pronunciar do nome me arrepia... sim, dou favorito pela longevidade

- A Aventura / desafio: aqui englobo o desafio físico, a longa caminhada, a escalada ou o rappel, o espírito de equipa eventualmente, a entre-ajuda necessária, o efeito surpresa, a "produção" global da cache, o enredo, etc

- Por fim, dou favorito a uma cache que me foi especial de alguma forma, pela situação / companhia / disposição ou qualquer outro critério que intimamente a tornou diferente e única, naquele momento e naquele dia, para mim. São circunstâncias muito excecionais e é pouco frequente, mas já atribuí um ou outro favorito dentro desta linha.

Bons containers por si só não me levam favorito, mas já atribuí favoritos a caches com excelentes containers, normalmente porque simultaneamente apresentavam pelo menos uma das situações acima referidas!

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: terça 27 abr 2010, 13:57

Mensagem Post: #5 a sexta 09 ago 2013, 15:54 

Lusitana Paixão Escreveu:- A Antiguidade da cache: caches míticas, que perduram, que me fizeram sonhar anos a fio, cujo simples pronunciar do nome me arrepia... sim, dou favorito pela longevidade

Bons containers por si só não me levam favorito, mas já atribuí favoritos a caches com excelentes containers, normalmente porque simultaneamente apresentavam pelo menos uma das situações acima referidas!

Duas questões com as quais me identifico!
Na primeira a 100%, na segundo é isto e o inverso, dou um favorito sem problemas a um container de treta, pois é a coisa que menos me "importa". O que me fará confusão é um rolo fotográfico no meio do mato... se for um balde de pipocas em vez de uma engenhoca qualquer será igual ao litro.

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quinta 25 mar 2010, 22:11

Mensagem Post: #6 a sexta 09 ago 2013, 16:18 

Um estado de espírito no momento da caçada.
Geosomething or other
Imagem
Imagem
Imagem

Junta-te ao EarthCachers Anonymous

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quinta 25 mar 2010, 22:11

Mensagem Post: #7 a sexta 09 ago 2013, 16:20 

Lusitana Paixão Escreveu:.......caches míticas, que perduram, ......

Não acho que hajam caches míticas mas sim locais míticos.
Geosomething or other
Imagem
Imagem
Imagem

Junta-te ao EarthCachers Anonymous

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #8 a sexta 09 ago 2013, 16:31 

danieloliveira Escreveu:
Lusitana Paixão Escreveu:.......caches míticas, que perduram, ......

Não acho que hajam caches míticas mas sim locais míticos.

Realmente para as (earth-) as duas coisas confundem-se bastante [:D]
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #9 a sexta 09 ago 2013, 16:33 

danieloliveira Escreveu:Um estado de espírito no momento da caçada.

Já agora uma pergunta atrevida. Tu sentes-te a fazer uma caçada quando fazes uma (earth-)? ;)

edit: Se sentes recomendo que a arquives ou mandes arquivar!

2. Acceptable Sciences

EarthCaches focus on the solid earth and the processes that shape it.

Acceptable:

Geological materials - Rocks, minerals, fossils, sands, soils, etc.
Geological processes - erosion, weathering, deposition, volcanic activity, glacial action, etc.
Geological land form evolution - glacial valleys, reverse topography due to rock properties, waterfalls with geological explanations, use of geological materials - building stones, etc.
Geological phenomena (not included above) - impact craters, geysers, mineral springs, etc.
Tools used by geologists - index fossils, rocks, historical geology sites.
Not Acceptable:

Biology, Botany, Zoology, Ecology, Atmospheric observations, Oceanographic observations, Geodesy (unless specifically linked to the location), Archeology, History (unless it has a geological theme), a building (unless it has a geological lesson), Engineering (unless it has a geological theme).
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #10 a sexta 09 ago 2013, 16:47 

E a propósito! Já fizeram as primeiras e míticas (earth-) de 2005?

Código:
waypoint   cacheName   CacheOwner   Dif   Terr   Tipo   Tamanho   Distrito   Date Hidden
GCNJ7E   S. Domingos Mine Earthcache - DP/PT/EC1   danieloliveira   1   1,5   Earthcache   Unknown   Beja   2005-04-19
GCPRKF   Penedo do Lexim Earthcache   lynx pardinus   1   1   Earthcache   Unknown   Lisboa   2005-07-18
GCPZC9   Dykes and Sills Earthcache - DP/EC2   danieloliveira   1   1,5   Earthcache   Unknown   Lisboa   2005-08-01

E o créme de la créme das (earth-)? (com pelo menos 5 favoritos e >=25% rácio)

Código:
waypoint   cacheName   CacheOwner   Dif   Terr   Tipo   Tamanho   Distrito   Date Hidden
GCNJ7E   S. Domingos Mine Earthcache - DP/PT/EC1   danieloliveira   1   1,5   Earthcache   Unknown   Beja   2005-04-19
GC124NG   Iron (Fe) - DP/EC10   danieloliveira   1   2   Earthcache   Unknown   Bragança   2007-04-12
GC13D90   Cruziana [Penha Garcia]   Bargao_Henriques   1,5   2   Earthcache   Unknown   Castelo Branco   2007-06-04
GC1A65W   CALDEIRÃO VERDE EARTHCACHE   signyred   2,5   3   Earthcache   Unknown   Arquipélago da Madeira   2008-03-14
GC1H6GX   X - DP/EC31   danieloliveira   2,5   3   Earthcache   Unknown   Lisboa   2008-10-13
GC1HFRT   Alchemy 101 - DP/EC32   danieloliveira   2,5   2,5   Earthcache   Unknown   Beja   2008-10-23
GC1HVEE   The Secret of Limestone   road_runner   1,5   4   Earthcache   Unknown   Faro   2008-11-03
GC1KGR1   Pedra Broa [Geoparque Arouca]   daraopedal   1,5   3,5   Earthcache   Unknown   Aveiro   2009-01-05
GC1W9MB   Leixão Earthcache   TNT_Duck   3,5   5   Earthcache   Unknown   Faro   2009-07-23
GC1Y1R9   A Perda    GoStefen & Mickimi   3   3   Earthcache   Unknown   Santarém   2009-08-31
GC23TNA   Labyrinth of Rocks   razalas   2,5   3,5   Earthcache   Unknown   Braga   2010-02-09
GC2D1Q2   Gruta das Torres [Pico]   global trekkers   3   3   Earthcache   Unknown   Arquipélago dos Açores   2010-08-10
GC2KM46   Buracas do Casmilo   Lado-a-Lado Team   1,5   1,5   Earthcache   Unknown   Coimbra   2010-12-25
GC2WWJ4   Pico's   isioux   1,5   5   Earthcache   Unknown   Arquipélago dos Açores   2011-05-20
GC336A9   Lagoa das 25 Fontes   2flower   1,5   3,5   Earthcache   Unknown   Arquipélago da Madeira   2011-08-22
GC2YYQ5   Lagoa Ácida - Mina do Lousal   MightyReek   3   1,5   Earthcache   Other   Setúbal   2011-09-19
GC35DK2   Furnas meat stew [São Miguel - Açores]   netuseraz   1,5   1,5   Earthcache   Other   Arquipélago dos Açores   2011-10-05
GC3509G   ATLANTERRA - Trilho Geológico (Beja)   ATLANTERRA_PT   1,5   1   Earthcache   Unknown   Beja   2011-09-27
GC36MKW   GRUTA FURADA [São Miguel - Açores]   netuseraz   2,5   4   Earthcache   Other   Arquipélago dos Açores   2011-10-26
GC3WJK7   Underwater Fumarole [Sao Miguel - Azores]   netuseraz   1,5   1,5   Earthcache   Other   Arquipélago dos Açores   2012-09-11
GC40X1Y   Lapa das Cerejeiras   Capitães da Areia   4   2,5   Earthcache   Unknown   Santarém   2012-12-02
GC3WB4P   Pumice rocks density [Sao Miguel - Azores]   netuseraz   3   3   Earthcache   Other   Arquipélago dos Açores   2012-09-07
Imagem Imagem
Próximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes