Porque damos favoritos?

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #1 a quinta 17 jan 2013, 18:53 

Porque damos favoritos?

EDIT : Excel com as 100 caches mais favoritizadas IAAN à data deste post
https://docs.google.com/spreadsheet/ccc?key=0AiSNGggIgtNodGxQekxuRGExVFBfZ2VMN1FMZG1PSUE

Muita gente diz que os containers sofisticados estão a monopolizar os favoritos. Será?
Nada como tentarmos fazer uma análise o mais objectiva possível...

Peguemos nas 50 caches com mais favoritos de Portugal e vamos ver porque é que receberam os favoritos.
A grelha está pré-preenchida com a minha avaliação rápida. Não fiz um número significativo pelo que algumas poderão não estar correctas.
O facto de não ter algum item picado não quer dizer que não seja também razoável ou bom, mas sim que não é isso que se destaca.

Digam da vossa justiça para se corrigir a grelha. Depois de estabilizada é só fazer contas :)

O debate servirá também para afinar a proposta avançada aqui de votação em categorias. Relembrando as três categorias seriam

:arrow: Local (Natura, Monumento, Urbex, Turístico, etc.)
:arrow: Aventura e/ou Adrenalina e/ou Enredo
:arrow: Container (engenhosidade, mimosidade, etc, etc.)

Imagem

edit: Só precisar o olhar que eu gostaria que tivessem sobre as categorias...

Local - distingue-se se para a pessoa que pica aqui, o faz independentemente de o "Container" poder ser um simples rolo fotográfico e independentente de não ser nenhuma "Aventura" lá chegar

Aventura - distingue-se se para a pessoa que pica aqui, o faz independentemente de o "Container" poder ser um simples rolo fotográfico e mesmo que o "Local" não seja grande coisa.

Container - distingue-se se para a pessoa que pica aqui, o faz independentente de não ser nenhuma "Aventura" lá chegar e mesmo que o "Local" não seja grande coisa.

Depois claro que podem coexistir vários factores e como é óbvio a apreciação global da cache pode ser devida a muitos mais factores do que a soma simples destes factores.
Editado pela última vez por jasafara em sexta 18 jan 2013, 02:47, num total de 1 vez.
Razão: acrescentado lonk para excel
Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Registado: sábado 14 ago 2010, 12:39

Mensagem Post: #2 a quinta 17 jan 2013, 18:56 

Re: Porque damos favoritos?

Aventura parece que não liga bem com Enredo

:?
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #3 a quinta 17 jan 2013, 19:01 

pika7 Escreveu:Aventura parece que não liga bem com Enredo

A ideia é não criar mais categorias. Alguém no outro tópico já tinha feito esta associação que não me choca.
Achas que fica melhor junto ao Container? É que eu quero mesmo individualizar só mesmo o containar / engenhosidade.
Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Mensagem Post: #4 a quinta 17 jan 2013, 19:05 

jasafara Escreveu:

A ideia é não criar mais categorias. Alguém no outro tópico já tinha feito esta associação que não me choca.
Achas que fica melhor junto ao Container? É que eu quero mesmo individualizar só mesmo o containar / engenhosidade.

Não Joaquim, com container também não! Não tou é a ver muitas caches que toquem nos 2 aspectos(aventura/enredo)
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #5 a quinta 17 jan 2013, 19:09 

pika7 Escreveu:
jasafara Escreveu:

Não Joaquim, com container também não! Não tou é a ver muitas caches que toquem nos 2 aspectos(aventura/enredo)

Mas não têm de tocar nos dois aspectos. Se se distinguir por uma coisa ou pela outra ou pelas duas é ali que se pica.
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #6 a quinta 17 jan 2013, 19:15 

Vou tirar o Local da H5N1 e incluir a Aventura na Monsanto Subterrâneo.
Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Mensagem Post: #7 a quinta 17 jan 2013, 19:19 

jasafara Escreveu:
pika7 Escreveu:
jasafara Escreveu:

Mas não têm de tocar nos dois aspectos. Se se distinguir por uma coisa ou pela outra ou pelas duas é ali que se pica.

Então e se o geocacher tiver dúvidas onde inserir a cache num desses "tópicos". Ou a divisão é feita por alguém antecipadamente?
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #8 a quinta 17 jan 2013, 19:25 

pika7 Escreveu:
jasafara Escreveu:
pika7 Escreveu:
jasafara Escreveu:

Então e se o geocacher tiver dúvidas onde inserir a cache num desses "tópicos". Ou a divisão é feita por alguém antecipadamente?

Cada cabeça sua sentença. Para efeitos de votação cada um pica onde acha que deve picar.
Neste top de favoritos gostaria de ter a opinião de quem a quiser dar para ver se realmente são caches que se possam encaixar claramente nas categorias picadas.
Assim a ideia é mesmo cada um dar a sua opinião. De preferência sobre as caches que fez que não foi bem o meu caso :)
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #9 a quinta 17 jan 2013, 19:30 

Local não joga bem com Urbex, e muito menos com monumento. Dar um Favorito à Monsanto Subterrâneo ou à Belém Time Portal pelo local, é um bocado... redutor.
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #10 a quinta 17 jan 2013, 19:31 

E concretizando @pika7. Das que fizestes que ajustes farias?
Eu sei que se tivesse esperado mais umas semanas, já aparecias na lista,, mas pronto [:D]
Imagem Imagem
Próximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot] e 2 visitantes