ICNB e Geocaching

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Small
Small

Registado: terça 17 jan 2012, 01:44

Mensagem Post: #1 a terça 20 mar 2012, 22:22 

ICNB e Geocaching

Cara comunidade Geocacher,

Ainda na sequência do que se está a passar no Parque Natural da Arrábida, em que várias caches foram arquivadas por se encontrarem em áreas de Protecção Integral, gostaria de saber a vossa experiência na relacção com o ICNB.
Para muitos de nós, o geocaching é mais uma actividade que praticamos priveligiadamente em espaços naturais: muitos deles, áreas protegidas de algum modo, com vista à preservação dos seus recursos naturais, geológicos e culturais. Logo em áreas cuja gestão cabe ao ICNB.

Nos meus passeios pela internet, encontrei já vários exemplos de áreas naturais que fazem do geocaching uma das suas "atracções", revelando claramente que há uma colaboração entre várias entidades que têm interesse no geocaching.

E em Portugal? Por exemplo no Gerês, que é uma zona altamente visitada, como é a relação com o ICNB? Inexistente? Tensa? Eles reconhecem que o geocaching lhes pode trazer mais valias a nível da educação ambiental e turismo?

Acham que faria sentido haver algum tipo de colaboração com esta ou outras entidades, ou na vossa opinião, desde que não haja caches em zonas onde não pode haver, não há que envolver mais ninguém?

Estou curiosa para ouvir essas experiências e opiniões [:)]
Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #2 a terça 20 mar 2012, 22:48 

Re: ICNB e Geocaching

Acho que haveria todo o interesse em trabalhar com o ICNB para que as caches estejam colocadas legalmente e que os proprios funcionários de campo do ICNB tenham conhecimento das caches e que há pessoas que as procuram.
Quanto às Zonas de Protecção Integral não há nada a fazer, são interditas mesmo...
Não sei qual é a posição do ICNB relativamente às caches no terreno mas gostava de ver a coisa esclarecida, embora reconheça que isso possa levar a muitos arquivamentos caso a posição não seja favorável ao geocaching...
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: sábado 01 mai 2010, 16:11

Mensagem Post: #3 a terça 20 mar 2012, 23:56 

A posição do ICNB, na minha opinião, está orientada no sentido de preservar a natureza e biodiversidade tomando especial atenção aos custos que esta preservação poderá acarretar e eventual canalização de fundos para os mesmos penalizando o salários dos vastos técnicos superiores, administradores e directores.

É mais fácil e barato fechar que, por exemplo, limpar e consciencializar.
É mais fácil e barato, e não coloca os vencimentos dos directores em risco, fechar que promover acções de educação.

Quem passa junto a um parque vê os painéis informativos sem informação porque a mesma já foi degradada pelo agentes naturais.

Mas dizem estes senhores o seguinte acerca das áreas protegidas:

A ESTRATÉGIA

Tendo em conta as diferenças existentes entre as áreas protegidas, as prioridades estratégicas e os programas de acção deverão ser determinados localmente entre a área protegida e os parceiros, no entanto os seguintes oito pontos deverão ser sempre desenvolvidos na estratégia a adoptar.

1. Proteger e valorizar o património natural e cultural da área protegida:

· Monitorização dos impactos na flora e na fauna e controlo do fluxo de visitantes nas áreas mais sensíveis
· Desenvolvimento de actividades que suportem a manutenção do património histórico, cultural e as tradições locais
· Redução de actividades que afectem a qualidade das paisagens, da água e do ar
· Estimulando os visitantes e a indústria turística a contribuir através de boas práticas para a conservação do património

2. Providenciar aos visitantes uma experiência de qualidade durante a sua visita:

· Pesquisando quais são as expectativas dos visitantes (actuais e potenciais)
· Ir ao encontro das necessidades específicas de determinados visitantes (portadores de deficiências, idosos, crianças)

3. Proporcionar ao visitantes informação sobre as qualidades específicas da área protegida:

· Providenciar, prontamente, ao visitante uma informação de qualidade dentro e fora da área protegida com a ajuda dos parceiros turísticos
· Criação uma rede de facilidades educacionais assente em serviços que visem a interpretação do património natural e cultural da área protegida destinadas não só aos visitantes como também para os habitantes locais, nomeadamente, grupos e escolas.

4. Estimular a oferta de produtos turísticos específicos que permitam a descoberta e a compreensão do meio natural e cultural da área protegida:

· Criação e apoio a actividades, eventos e pacotes turísticos que visem a interpretação da natureza e do património.

5. Assegurar que o turismo suporta e não reduz a qualidade de vida dos habitantes locais:

· Envolvimento das comunidades locais no planeamento do turismo na região
· Assegurar um bom diálogo entre a área protegida, os habitantes locais e os visitantes
· Identificação e redução de quaisquer conflitos que surjam.

6. Aumentar o conhecimento sobre a área protegida e sobre os assuntos da sustentabilidade entre todos aqueles que estão envolvidos no turismo:

· Criação e apoio a programas de formação para os funcionários da área protegida e para as empresas do sector turístico.

7. Aumentar os benefícios do turismo na economia local:

· Promoção da compra de produtos locais (gastronomia, artesanato, serviços e actividades locais) pelos visitantes e pelo comércio turístico
· Estimular o emprego dos habitantes locais na área do turismo

8. Monitorizar os fluxos de visitantes para reduzir os impactos negativos:

· Efectuar um registo contínuo do número de visitantes, no tempo e no espaço
· Criação e implementação de um plano de gestão dos visitantes
· Promover o uso de transportes públicos, da bicicleta, a pé como alternativa à viatura particular

Desculpem mas, por mim, colaboração com o ICNB já a faço diariamente com os meus impostos.
Agora é altura de eles mostrarem algo mais e, efectivamente, executarem o que propõem e não transformarem a CARTA EUROPEIA DE TURISMO SUSTENTÁVEL numa anedota.

Encerre-se, ou melhor, arquive-se mas protagonismo à custa do meu trabalho.... NÃO!
Ao efectuares um donativo, estás a garantir a continuidade e o crescimento do Geopt.
Existem várias formas de contribuir para que isso aconteça e qualquer uma delas é válida e apreciada por nós.
Para mais informações sobre como ajudar o Geopt e porquê, consulta este tópico.
Obrigado pelo teu contributo!

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Mensagem Post: #4 a quarta 21 mar 2012, 00:02 

Peço desculpa, esqueci-me dum pensamento:

Se o ICNB existe para encerrar ao público espaços naturais, então a sua existência não faz qualquer sentido.
É altura de extinguir esta casa, que passa a ser anedótica, e colocar estas decisões junto das autarquias que, aliás em +parte já o são, e controlar o espeço pelas autoridades locais como actualmente já fazem no controlo de podas em espécies protegidas ou o controlo da caça e pesca, entre outras.

Acho que chega mesmo a altura deste instituto provar que faz muito mais que simplesmente fechar espaços e isso a população não sabe!
Ao efectuares um donativo, estás a garantir a continuidade e o crescimento do Geopt.
Existem várias formas de contribuir para que isso aconteça e qualquer uma delas é válida e apreciada por nós.

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Mensagem Post: #5 a quarta 21 mar 2012, 00:27 

E porque quando penso no ICNB me sobem umas comixões pela coluna, deixo alguns links interessantes que falam por mim e explicam porque diabo o ICNB dá uma imagem extremamente negativa:

ICNB, a concepção de conservação e a liberdade de informação
Unanimidade no parlamento contra taxas do ICNB em áreas protegidas
Setúbal: iniciado abate de sobreiros, Quercus inconformada
Governo autoriza abate de milhares de sobreiros e azinheiras para viabilizar a barragem da Foz do Tua

e aqui bem perto:
Construção do IP8 obriga ao abate de quase 1300 sobreiros e azinheiras no Alentejo
em contraste com a anedota Obras do IP8 e IP2 paradas por falta de verba

Há mais, muito mais, mas...
...o exposto é suficiente para obter um excelente cartão de visita.

Digam ao ICNB que o geocaching cultiva e educa os espaços protegidos e a resposta é "ah e tal, mas a presença humana e coiso..."
E digam ao ICNB que o geocaching quer fazer um CITO numa zona protegida e hoje mesmo sai no Público uma noticia de última hora dizendo que um grupo de pessoas sensibilizadas e orientadas pelo ICNB irá limpar uma zona protegida.

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:01

Mensagem Post: #6 a quarta 21 mar 2012, 01:34 

Para além da discussão válida sobre o papel do nosso ICNB, sobre o que faz ou o que deixa por fazer, convém destacar que todos os países cuja política ambiental está minimamente organizada, tem zonas de protecção total onde é interdita a presença do homem. Não somos um país do "terceiro mundo" por ter zonas destas, pelo contrário, é ver áreas assim espalhadas por todos os países mais avançados.
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer
Coloque as dúvidas, perguntas e respostas ao revisor
Work with the reviewer, not against him.

Imagem Imagem Imagem
Pecador e Geocacher normal, como quase todos. A esmagadora maioria das minhas participações são realizadas sem o chapéu de reviewer.

Geocoin
Geocoin

Registado: sexta 30 abr 2010, 11:37

Mensagem Post: #7 a quarta 21 mar 2012, 01:36 

SUp3rFM Escreveu:...tem zonas de protecção total onde é interdita a presença do homem...

No nosso segundo "as leis" um homem a pé não pode entrar, mas se for de carro e pagar 2,50€ já pode...

ASJA já nem sei se me apetece escrever sobre isto na earth... :)

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:01

Mensagem Post: #8 a quarta 21 mar 2012, 02:46 

No México paguei 40USD/pax para entrar no Parque Sian Kaan, uma Reserva da Biosfera da Unesco... a conduzir um jeep durante 4 horas sendo que era proibido sair do carro. E há muitos mais exemplos. Não somos peregrinos neste tipo de coisas.
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer
Coloque as dúvidas, perguntas e respostas ao revisor
Work with the reviewer, not against him.

Imagem Imagem Imagem
Pecador e Geocacher normal, como quase todos. A esmagadora maioria das minhas participações são realizadas sem o chapéu de reviewer.

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: terça 27 abr 2010, 20:30

Mensagem Post: #9 a quarta 21 mar 2012, 02:55 

O "haver muitos" não quer dizer que esteja correcto, apenas que não somos os únicos errados. Mas, nos países, de facto, desenvolvidos, as zonas são demarcadas com pés e cabeça, além de preverem possibilidades e condições para presença humana. E não, marcando "uma bola" no mapa e proibir a entrada e ponto.
Imagem Imagem Imagem

Small
Small

Registado: terça 17 jan 2012, 01:44

Mensagem Post: #10 a quarta 21 mar 2012, 04:28 

ajsa Escreveu:E porque quando penso no ICNB me sobem umas comixões pela colun

Estou a ver que sim e compreendo. São muitas as situações em que me interrogo sobre a sua forma de actuação :?

Mas não vejo nos comentários qualquer referência a situações em que o ICNB tenha interferido mais directamente - de forma negativa ou positiva - no geocaching em Portugal (excepto a situação que neste momento está a passar-se na Arrábida). Nas outras zonas do país não há conflitos, histórias de geocachers abordados, caches retiradas...? Ou talvez um exemplo positivo de colaboração com o ICNB? Com o número crescente de pessoas a fazer geocaching e a colocar caches, é de esperar que mais cedo ou mais tarde tenha que haver algum tipo de comunicação com esta entidade... ou então não! A minha questão é essa [?]
Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem
Próximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 29 visitantes