Deve o Geocaching evoluir naturalmente ou não?

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Geocoin
Geocoin

Registado: domingo 31 jul 2011, 19:54

Mensagem Post: #1 a quinta 06 out 2011, 16:46 

Deve o Geocaching evoluir naturalmente ou não?

Viva,

Estando eu ligado profissionalmente ao sector do turismo, vejo no geocaching um enorme potencial para divulgação e promoção de uma determinada zona (cidade, Vila, Aldeia etc). Da mesma maneira, por exemplo, que em determinados Postos de Turismo existem roteiros para passeios pedestres, montanhismo ou bicicletas, poderiam também existir, de forma dinâmica e actualizada informações acerca das caches num determinado perímetro dessa mesma zona, ou simplesmente, uma informação que referisse: ZONA DE GEOCACHING.
Estou a falar disto embora não tenha conhecimento se isso já existe ou não. Contudo...e ao pensar no assunto, surge-me não sei porquê o lado oposto da questão: Deverá o Geocaching ser divulgado a tal ponto de fazer parte de rotas turísticas? Não sei se por ser relactivamente novo nisto e não estar ainda muito bem integrado na comunidade mas, vejo a família do Geocaching como uma comunidade especial, de gostos requintados [:D] , sem limites de idades e num ambiente totalmente saudável e de partilha, como se de uma pequena grande família de tratasse. Quase que me atreveria a dizer que parece um grupo fechado, embora saiba que não é...e que está em boa expansão, pelo menos em PT.
A minha questão é: Será a divulgação da modalidade prejudicial à própria modalidade? O Geocaching deverá ser um desporto/entretenimento de massas? Devido a atitudes menos correctas na procura de uma cache, poderão os geocachers passarem a ser vistos como uns destruidores do património natural?
Isto faz-me alguma confusão...o facto de não saber se estarei a pensar bem ou mal. A minha vontade de divulgar o Geocaching na zona da Bairrada é grande, mas o receio é maior e obviamente e sendo o mais importante....não sei se o posso fazer. Provavelmente o melhor será deixar o Geocaching evoluir naturalmente, o que tb vai acontecendo.

Se alguém quiser deixar as suas idéais, ficaria agradecido, quanto mais não fosse para me tirar as dúvidas.

Um abraço a todos!
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:01

Mensagem Post: #2 a quinta 06 out 2011, 16:49 

Re: Deve o Geocaching evoluir naturalmente ou não?

Essas questões que colocas são "novas" por cá. O certo é que nos países onde o Geocaching está bem mais evoluído há um grande envolvimento pelas autoridades locais ligadas ao turismo que se servem dele para mostrar os pontos de interesse. Fazem-no de forma aberta.
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer
Coloque as dúvidas, perguntas e respostas ao revisor
Work with the reviewer, not against him.

Imagem Imagem Imagem
Pecador e Geocacher normal, como quase todos. A esmagadora maioria das minhas participações são realizadas sem o chapéu de reviewer.

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: terça 27 abr 2010, 13:57

Mensagem Post: #3 a quinta 06 out 2011, 16:57 

Por acaso... quase todos os dias passo junto do posto de turismo do Aeroporto de Lisboa e já pensei muitas vezes em falar sobre isso...
Até criar uma cache lá, com eles no Posto mas nunca se proporcionou a conversa...

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quinta 25 mar 2010, 11:46

Mensagem Post: #4 a quinta 06 out 2011, 17:02 

Como já terás lido, houve uma ação do Turismo dos Açores há uns anos, que passou por colaborações com a Rádio Comercial e organização de eventos no Parque das Nações (basicamente uma caça a uma multi-cache colocada só para o efeito), para VIPs e público em geral... mas na altura os geocachers inscritos, não deram qualquer abébia e ganharam as três viagens em disputa.
Posteriormente eu próprio estive em Ponta Delgada num workshop de divulgação do jogo, junto dos agentes turísticos locais... que adoraram encontrar algumas caches na zona da marina.

Tens depois outros exemplos a nível autárquico, como as caches colocadas pela própria Câmara Municipal de Águeda e algumas colaborações da Geocacherzone/WebXXI com as câmaras de Torres Vedras, Lourinhã, Oeiras, etc.

Tem vantagens e desvantagens... para uns e para outros.
Precisas avaliar a situação específica local.
Estou a imaginar que encontrar uma cache com um leitão assado ainda fumegante lá dentro, levaria qualquer geocacher à loucura.
Sempre era uma evolução natural aos croquetes e rissóis. ;)
GEOREFERENCIANDO A AMAZÓNIA... e arredores :)

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: sábado 01 mai 2010, 16:11

Mensagem Post: #5 a quinta 06 out 2011, 17:09 

Recordo-me dum projecto da C.M. Àgueda para a divulgação de alguns locais.
Estive a procurar as caches mas não as consegui localizar. Não sei se o projecto terá sido encerrado ou terá acontecido qualquer outra coisa.

De qualquer forma volta e meia lá aparecem algumas iniciativas.

Estando ligado à cultura, já fui algumas vez "consultado para viabilizar" alguns projectos (Fado, Geira...) mas nunca foram para a frente.
Ao efectuares um donativo, estás a garantir a continuidade e o crescimento do Geopt.
Existem várias formas de contribuir para que isso aconteça e qualquer uma delas é válida e apreciada por nós.
Para mais informações sobre como ajudar o Geopt e porquê, consulta este tópico.
Obrigado pelo teu contributo!

Geocoin
Geocoin

Mensagem Post: #6 a quinta 06 out 2011, 17:12 

RKelux Escreveu:Estou a imaginar que encontrar uma cache com um leitão assado ainda fumegante lá dentro, levaria qualquer geocacher à loucura.
Sempre era uma evolução natural aos croquetes e rissóis. ;)

[:D] [:D] [:D]

Há umas caches na Mealhada que estás a fazê-las...e estás a sentir o cheirinho dos fornos no ar ;)
A minha ideia é apanhar mais "calo" no geocaching para também ter mais argumentação num Posto de Turismo.
Poderia eu mesmo criar 2 ou 3 caches mais técnicas para justificar a vinda do geocacher até cá. Honestamente, a minha vontade está mais em divulgar o jogo do que a zona, pois essa está bem divulgada, pelas Termas...e pelo Leitão.
Podendo aliar os 2, seria bom para todos (penso eu).

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quinta 25 mar 2010, 11:46

Mensagem Post: #7 a quinta 06 out 2011, 17:18 

ajsa Escreveu:Estive a procurar as caches mas não as consegui localizar. Não sei se o projecto terá sido encerrado ou terá acontecido qualquer outra coisa.

Olha aqui uma delas... http://www.geocaching.com/seek/cache_details.aspx?guid=3785f8db-10da-40e6-8068-1f5e121cce6e

E o perfil da CMA http://www.geocaching.com/seek/nearest.aspx?u=CMAgueda
GEOREFERENCIANDO A AMAZÓNIA... e arredores :)

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: quinta 09 dez 2010, 13:38

Mensagem Post: #8 a quinta 06 out 2011, 17:29 

hautamaki Escreveu:Deve o Geocaching evoluir naturalmente ou não?

A resposta é Sim.
A partir do momento que alguém está empenhado em promover ou explicar a quem não demonstrou interesse previamente deixa de ser "naturalmente".
Por muito bem que se explique e demonstre ninguém irá conseguir perceber completamente do que se trata, e o que se vai conseguir são várias coisas: pessoas que percebem a coisa ao contrário, pessoas que são contra tudo e contra todos (estas vão ganhar logo aversão e estragar o quanto puderem) e pessoas que não têm o mínimo interesse nisto mas se sentiram "pressionadas" a experimentar ( e estas só vão abandalhar porque não têm vocação nem interesse), claro há que como em tudo haverá uma pequena percentagem que percebeu e realmente se irá interessar pela coisa....mas será uma percentagem tão pequena...ainda para mais comparada com o mal que tudo o resto irá causar...
Imagem Imagem Imagem

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: sábado 01 mai 2010, 16:11

Mensagem Post: #9 a quinta 06 out 2011, 17:45 

RKelux Escreveu:
ajsa Escreveu:Estive a procurar as caches mas não as consegui localizar. Não sei se o projecto terá sido encerrado ou terá acontecido qualquer outra coisa.

Olha aqui uma delas... http://www.geocaching.com/seek/cache_details.aspx?guid=3785f8db-10da-40e6-8068-1f5e121cce6e

E o perfil da CMA http://www.geocaching.com/seek/nearest.aspx?u=CMAgueda

Ok, está confirmado!
Hoje definitivamente estou lerdo. :)

Não imaginas o que procurei e nada, até andei a catar pelo mapas em águeda e nada. hehehehe
Ao efectuares um donativo, estás a garantir a continuidade e o crescimento do Geopt.
Existem várias formas de contribuir para que isso aconteça e qualquer uma delas é válida e apreciada por nós.
Para mais informações sobre como ajudar o Geopt e porquê, consulta este tópico.
Obrigado pelo teu contributo!

Geocoin
Geocoin

Mensagem Post: #10 a quinta 06 out 2011, 17:46 

IDILIO49,

São exactamente esses os meus receios. É que a coisa se abandalhe por se dar conhecimento dela.
É que quem descobriu sozinho...sentiu o "bichinho" a morder e partiu "naturalmente" à descoberta. E quem passa por isso...fica no jogo, com todo aquele sentimento que conhecemos e temos.
Isto pode ter o seu lado MUITO BOM e o seu lado PÉSSIMO.
Próximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes