Fundão -> Bragança

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

TB
TB

Registado: domingo 06 jun 2010, 22:56

Mensagem Post: #1 a terça 07 jun 2011, 13:07 

Fundão -> Bragança

Pessoal, na próxima semana vou fazer mini-tour que começa no Fundão e vai até Bragança.
Dia 1: Fundão -> Bragança
Dia 2: Bragança -> V. N. Foz Côa
Dia 3: V. N. Foz Côa -> Fundão
Bem sei que há os prémios GPS, bem sei que há os favoritanços, etc...mas gostava de ler aqui umas opiniões mais pessoais de umas boas caches a não perder.

Provavelmente do Fundão até à Guarda irei pela A23, fazendo o resto do caminho pelas Nacionais/IPs. Como dá para perceber, não tenho muito tempo para fazer caches que demorem muito, pois o percurso ainda é longo e o tempo escasso, mas preferia perder 1h ou 2h numa boa cache que valha a pena do que fazer apenas aquelas quase drive-in (que também as irei fazer claro).
A área que mais me interessava seria entre IP2/IP4 até à fronteira.

Tenho pena não ter tempo para tentar La Ruta de Los Túneles - Barca d'Alva, tem que ficar para outra altura com mais tempo. Mas tentarei fazer, quando estiver a regressar a Lisboa a dos GreenShades em Vila Velha de Ródão.

Sugestões? [;)]
Imagem

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: segunda 26 abr 2010, 18:49

Mensagem Post: #2 a terça 07 jun 2011, 23:43 

Re: Fundão -> Bragança

Perto de Bragança se puderes não percas a praia fluvial do Azibo, a paisagem é espectacular! Existem ali 4 caches salvo erro, eu só procurei a tradicional "Parque Natureza do Azibo" pois também estava condicionada ao nivel do tempo, mas valeu muito a visita!
Em Bragança gostei muito de visitar o castelo e o belísimo centro histórico, aproveita para procurar a "Torre da Princessa" mesmo ali à mão. Também gostei imenso de Gimonde e das duas caches "Gimonde" e "Gimonde e as suas vistas", e mais a norte um bocadinho mesmo na fronteira "Rio de Onor", a aldeia é bonita e curti muito a cache!

Pelo meio muitas outras caches quase drive in! Bom passeio e leva a máquina fotográfica sempre à mão...
Imagem Imagem Imagem Imagem

Regular
Regular

Registado: domingo 16 mai 2010, 18:33

Mensagem Post: #3 a quarta 08 jun 2011, 00:58 

Deixo uma sugestão para a passagem pelo Fundão, GC177GR PEDRA D'HERA..

Tivemos a oportunidade de visitar a cache em 2008, embora o local já fosse conhecido. É uma caminhada simpática e consoante o cachemobile que tens, pode não ser assim tão grande.. O local é muito agradável e a paisagem :o :o
Acredita que não vai desiludir, embora seja uma cache que não tem muitas visitas.. apenas 10 visitas em 2010 e este ano conta apenas com 3...

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #4 a quarta 08 jun 2011, 11:10 

Esta é uma das zonas do país onde (apesar de conhecer relativamente bem) tenho menos caches encontradas. De qualquer forma não posso deixar de te recomendar:

Alpechim - Foz do Côa - É relativamente fácil. Tens estrada quase até à cache e já te dá um cheirinho bastante concreto daquilo que é a badalada Na Linha Do Douro que no seu percurso passa por esta.

DP 33 - Serra de Bornes - A mais de 1200 metros de altitude, é um dos mais belos miradouros de Trás-os-Montes.

As caches da Barragem do Azibo. Embora não as tenha ainda visitado, a Barragem é um must por si só.

Na cidade de Bragança destacaria a Torre da Princesa no castelo, embora toda a cidade em si, construída com muito granito, seja um deleite aos sentidos.

A partir daqui, a minha sugestão seria continuares até à fronteira (ou mais além), não pelo IP4, mas para norte através do PN Montesinho. Um pequeno paraíso, onte tens estas caches obrigatórias: DP 30 - Montesinho e a DP 31 - Serra Serrada. São quase drive-in e a paisagem é belíssima.

Se te aventurares um pouco mais por Espanha, recomendo o Lago de Sanabria que tem vistas e caches de cortar a respiração. Aqui tem um pouco de atenção, porque apesar das distâncias serem curtas, as estradas são bastante sinuosas e a viagem um pouco demorada.

Creio que dentro dos teus requisitos, estas serão boas recomendações que não te obrigam a grandes desvios nem caminhadas.

Micro
Micro

Registado: sábado 25 set 2010, 18:04

Mensagem Post: #5 a quarta 08 jun 2011, 11:52 

Caríssimo Geocacher Diez10
Viva
Se tiver oportunidade dê um saltinho à aldeia do Alcaide, muito bonita e com gentes bastantes [:D] simpáticas. É uma aldeia onde o Geocaching tem vindo a conhecer um forte desenvolvimento, havendo caches para todos os gostos: a do Miradouro de S. Macário dos Hermínios é uma das minhas preferidas, mas se tiver tempo para uma boa caminhada e gosta de apreciar umas boas vistas não deixe de cachar a AlÔ!Alô Geocaching.
Boa viagem e boas cachadas.
Saudações.

TB
TB

Mensagem Post: #6 a quinta 09 jun 2011, 01:06 

Desde já quero agradecer a todos os que "palpitaram" [^]

Lusitana Paixão Escreveu:Também gostei imenso de Gimonde e das duas caches "Gimonde" e "Gimonde e as suas vistas", e mais a norte um bocadinho mesmo na fronteira "Rio de Onor", a aldeia é bonita e curti muito a cache!

Pelo meio muitas outras caches quase drive in! Bom passeio e leva a máquina fotográfica sempre à mão...

É mesmo em Gimonde que vamos ficar alojamos [:D]
Obrigado pelas dicas. A máquina fotográfica ficará na sempre na mão (na outra está o GPS) [;)]

try_me Escreveu:Deixo uma sugestão para a passagem pelo Fundão, GC177GR PEDRA D'HERA..

Tivemos a oportunidade de visitar a cache em 2008, embora o local já fosse conhecido. É uma caminhada simpática e consoante o cachemobile que tens, pode não ser assim tão grande.. O local é muito agradável e a paisagem :o :o
Acredita que não vai desiludir, embora seja uma cache que não tem muitas visitas.. apenas 10 visitas em 2010 e este ano conta apenas com 3..

Já tivemos a oportunidade de fazer essa cache em 2009. Foi em Novembro pelo que as cores predominantes à nossa volta eram o amarelo/laranja...lindo! Recomendo esta cache a todos.
Quanto ao terreno achei exagerado, talvez devido ao local escolhido para estacionar o Punto, não sei...

Obrigado pelas dicas Prodrive, já estão destacadas essas caches. Tentaremos segui-las, só as de Espanha é que temo não conseguir-mos ir até lá. É uma visita curta demais para a zona que é, mas é o que temos :| Numa próxima oportunidade tentaremos ir com mais tempo para outro tipo de explorações.

Carlos Cruz Escreveu:Caríssimo Geocacher Diez10
Viva
Se tiver oportunidade dê um saltinho à aldeia do Alcaide, muito bonita e com gentes bastantes [:D] simpáticas. É uma aldeia onde o Geocaching tem vindo a conhecer um forte desenvolvimento, havendo caches para todos os gostos: a do Miradouro de S. Macário dos Hermínios é uma das minhas preferidas, mas se tiver tempo para uma boa caminhada e gosta de apreciar umas boas vistas não deixe de cachar a AlÔ!Alô Geocaching.
Boa viagem e boas cachadas.
Saudações.

Já estivemos nessa bonita aldeia a 14 de Novembro de 2009. Foi muito bom, principalmente porque sem sabermos fomos parar ao meio da festa dos Míscaros. Foi uma sorte e adorámos :D. Quanto a caches fizemos a Memórias do Alcaide e essa que aconselhas (S. Macário) feita completamente às escuras e com o owner mais uma outra team no local. Vamos ver se temos tempo para re-visitá-la. Merece mesmo [;)] Obrigado pela dica.
Imagem

TB
TB

Mensagem Post: #7 a sexta 17 jun 2011, 01:35 

Apesar de ainda não ter feito os logs, quero deixar aqui um pequeno resumo das caches que nos aconselharam.

Como já esperávamos não deu para ir a Espanha (quer dizer...deu mas não deu). Tivemos na fronteira em Rio de Onor, apesar de ter sido DNF adorámos a(s) aldeia(s) e o momento mais alto foi quando vimos um corso no seu habitat natural que se atravessou no nosso caminho. Foi realmente daqueles DNF's muito melhores e mais ricos que muitos founds.

Gimonde tal como já tinha referido, foi onde ficámos alojados. Também achámos a aldeia muito bonita e cuidada. Belas fotos que tirámos e as caches são à medida da aldeia, muito bom.

Também andámos pelo PN Montesinho, onde fizemos algumas caches, entre as quais as DP. Aí a vista é mesmo uma delícia. Apesar de gostarmos mais das paisagems mais a Sul, principalmente nas Serras da Estrela e Gardunha.

Bragança: A Torre é engraçada, mas o que adorámos mesmo foi a "Estação", está um mimo aquele espaço, fomos lá já de noite o que nos pareceu aquele espaço ainda mais interessante. Ah! E deu para apanharmos uns geocachers em acção [:D]

Passámos também na Barragem do Azibo e na Serra de Bornes, com mais umas caches de grande qualidade, founds e excelentes paisagens e vistas registadas na máquina fotografica :)

Vila Nova de Foz Côa: Alpechim...GRANDE cache ADORÁMOS! Uma pequeníssima mas GRANDE aventura. Esta cache apenas foi batida pela última da tour: Far away, so close ... é demais esta. Está no topo, sem dúvida! Que sensação estar naquele espaço...

Quero agradecer a todos os que contribuiram para que esta viagem tenha sido tão boa com os excelentes conselhos de locais e não perder.

Muito Obrigado. [;)]
Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #8 a sexta 17 jun 2011, 10:30 

Excelente ;)

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: quarta 05 jan 2011, 16:31

Mensagem Post: #9 a sexta 17 jun 2011, 11:02 

grande resumo!!! Adora dá vontade de ler esses logs... quando o fizerem, será pedir muito que coloquem aqui os links??? 8-) 8-)

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: segunda 26 abr 2010, 18:49

Mensagem Post: #10 a sexta 17 jun 2011, 15:24 

Deve ter sido uma viagem fabulosa! Também vou querer ler esses logs!

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes