[Consulta] Parque Nacional Peneda Gerês

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: sábado 13 mar 2010, 00:08

Mensagem Post: #1 a sexta 25 fev 2011, 23:32 

[Consulta] Parque Nacional Peneda Gerês

Recentemente o Plano de Ordenamento do PNPG aprovado através da Resolução do Conselho de Ministros n.º 11-A/2011, de 04 de Fevereiro e a respectiva informação pode ser consultada em [url]http://portal.icnb.pt/ICNPortal/vPT2007-AP-Geres/O+Parque/Ordenamento+e+Gestão/[/url].

Devido ao histórico de dúvidas e incertezas, o GeoPT contactou o PNPG para uma entrevista para esclarecimentos e dúvidas. A direcção do PNPG mostrou abertura, apesar de neste momento ainda estar a organização dos procedimentos a tomar e poder dar respostas claras e concisas.

Como tal, acho que esta pode ser uma boa altura para se discutir todas as dúvidas, sugestões ou opiniões sobre assunto, para depois podemos sumarizar e apresentar uma entrevista e um documento sobre as expectativas dos praticantes de Geocaching e outras actividades.

Sendo assim, declaro aberto o "forum" [;)]

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #2 a sexta 25 fev 2011, 23:54 

Re: [Consulta] Parque Nacional Peneda Gerês

Boa iniciativa.

Do que li do Regulamento do plano de ordenamento do PNPG resumi do seguinte modo a necessidade de autorizações para caminhar:
Zona de Protecção total (só em trilhos) -> sempre necessária autorização.
Zona de Protecção parcial tipo I (só em trilhos, estradas ou caminhos existentes) -> necessária autorização se mais de 10 pessoas
Zona de Protecção parcial tipo II (só em trilhos, estradas ou caminhos existentes) -> necessária autorização se mais de 15 pessoas

Além de confirmar isto, penso que seria importante esclarecer precisamente os procedimentos necessários para os pedidos de licença (e eventual custo) assim que estiverem disponíveis, e de ter acesso a mapas claros das várias zonas, tanto para saber que tipo de licença pedir, como para saber até onde se pode ir com a licença obtida...
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quarta 28 abr 2010, 08:32

Mensagem Post: #3 a segunda 14 mar 2011, 13:04 

Olá,

Espero que ainda vá a tempo.

As minhas dúvidas, e dado que a Zona de Protecção Total aumentou, aumentaram também. Isto claro para os não residentes.

O novo plano fala em visitação e em trilhos existentes. Isso quer dizer que se pode andar por trilhos existentes na ZPT sem autorização? Esta é necessária a partir de quantas pessoas? E como, quanto custa, a quem ou onde se pede, e qual a antecedência que se pede?
Posso pedir uma só para o ano inteiro?
E quais são as regras da pernoita?

Para ajudar no esclarecimento e usando o novo mapa http://portal.icnb.pt/NR/rdonlyres/B337 ... PG_4_5.pdf

Posso subir ou descer a Costa da Sabrosa, onde existe um trilho e que pertence a um trilho aconselhado pela ADERE?
Posso tomar banho nas lagoas do rio Homem? Não preciso de autorização de visitação?
Posso ir aos Carris pelo estradão que parte da Portela do Homem e vai junto ao rio? E se for pelo trilho junto à fronteira, o chamado trilho da cumeada?
Posso ir ao posto de vigia florestal que se avista da Portela do Homem? Vai-se pelo estradão que parte perto da fronteira. Posso usar esses estradões de BTT?
Para quando um mapa, legível, das diversas zonas do parque, ou seja o plano de ordenamento, afixado pelo mesmo? Assim seria fácil saber onde era a ZPT e se possível quais os trilhos existentes (permitidos).

E em termos mais práticos, como é que faria se amanhã quisesse ir andar para o parque, em trilhos na ZPT com mais 3 amigos? Era preciso autorização de visitação? A quem peço, por que meios ou levanto no PNPG? E chega a tempo de ir começar a caminhar às 8 da manhã?

Obrigado.

O plano pode ser consultado aqui: http://portal.icnb.pt/ICNPortal/vPT2007 ... PGeres.htm

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: sábado 13 mar 2010, 00:08

Mensagem Post: #4 a quarta 16 mar 2011, 11:09 

Obrigado Joom,

Ainda vai a tempo, que ainda não há uma data definida para eles responderem às nossas perguntas. Obrigado pelo teu contributo, bastante interessante.

Aproveitava para perguntar se existem outros parques ou áreas reservadas, que gostassem que fossem contactados para exprimir dúvidas ou sugestões.

Obrigado,

Geocoin
Geocoin

Registado: sexta 30 abr 2010, 11:37

Mensagem Post: #5 a terça 07 jun 2011, 15:42 

Novidades???

Geocoin
Geocoin

Registado: segunda 26 abr 2010, 01:16

Mensagem Post: #6 a terça 07 jun 2011, 16:04 

Eu posso perguntar ali em Seia sobre o Parque Natural da Serra da Estrela...
Trust me, I´m the Doctor - This message was sent from the relay system of T.A.R.D.I.S.

Imagem Imagem

“There’s something out of place – let’s go and poke it with a stick.” – The Doctor (Amy’s Choice episode)

TB
TB

Registado: quarta 05 out 2011, 13:30

Mensagem Post: #7 a quinta 24 nov 2011, 02:46 

A tal entrevista já não se vai realizar? :?
ImagemImagem ImagemImagem

Geocoin
Geocoin

Registado: sexta 30 abr 2010, 11:37

Mensagem Post: #8 a quinta 24 nov 2011, 12:01 

Bem visto.. Já não me lembrava disto..

Pelo que tenho lido em vários lados o Gerês continua na mesma..

Existem 3 áreas que podem ser visitadas:
Zona de Protecção total (só em trilhos) -> sempre necessária autorização.
Zona de Protecção parcial tipo I (só em trilhos, estradas ou caminhos existentes) -> necessária autorização se mais de 10 pessoas
Zona de Protecção parcial tipo II (só em trilhos, estradas ou caminhos existentes) -> necessária autorização se mais de 15 pessoas

Para ter a autorização tem que se pagar 152€, mas não implica logo a obtenção da autorização. Alias são públicos vários casos que foi pedido e pago e negada a autorização.
Não estão a dar autorizações, pura e simplesmente.

Depois há coisas engraçadas, por exemplo:
5 pessoas para atravessar a pé a Mata de Albergaria da Portela de Leonte até a Portela do Homem, têm que pedir autorização e pagar 152€ e podem não obter a autorização para a caminhada, no entanto se as mesmas 5 pessoas forem de carro pagam 1,5€ (se não me engano) e nem autorização precisam..

Depois é claro, o pessoal arrisca e dizem que apanham multa de 500€, nunca li de ninguém que tenha sido apanhado, ou que tivessem conhecimento de alguém..
E vocês??

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 29 mar 2010, 17:23

Mensagem Post: #9 a quinta 24 nov 2011, 12:24 

pois... entre pagar 152€ por uma autorização que pode não chegar, ou arriscar uma multa de 500€ que nunca ninguém apanhou... estaria inclinado para a segunda opção! É vergonhosa a forma burocrática como as coisas funcionam que fazem com que seja mais vantajoso arriscar do que fazer as coisas legalmente!
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Registado: sábado 19 fev 2011, 16:38

Mensagem Post: #10 a quinta 24 nov 2011, 13:53 

Nós andámos este Verão em peregrinação pelo PNPG e não tivemos qualquer problema.
Inicialmente ainda tivemos algum receio em arriscar certos trilhos, como o do Vale do Homem até às Minas dos carris, até porque, segundo ouvimos dizer, existem de facto pessoas que já foram multadas.
Depois, no local, ao vermos tanta gente a fazer os trilhos, deixámos de nos preocupar (o que não significa que não pudesse, ou possa, haver problemas com as autoridades do parque).

Na subida para o Pé de Cabril aconteceu-nos uma episódio engraçado:
Os GIPS, que estavam na Portela de Leonte, ao verem-nos a começar a subir, vieram atrás e perguntaram onde íamos. Esclarecemos e eles perguntaram se tínhamos falado com alguém (do parque, entenda-se). Nós pensávamos que eles estavam a perguntar se tínhamos falado com algum familiar a informar para onde íamos, caso houvesse algum problema, e respondemos que estava tudo ok. "Então, boa caminhada", responderam. E foi.

É difícil compreender as regras do parque, a sua burocracia e tudo o resto. Por outro lado, ainda no outro dia vi um video, que entretanto já foi retirado, de uns tipos que subiam aos montes, ali para os lados do Vale da Teixeira, e depois andavam a fazer rolar os calhaus pelas encostas como se fosse um desporto olímpico.
Próximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes