Hardest of them all...

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

TB
TB

Registado: terça 27 abr 2010, 11:02

Mensagem Post: #1 a quinta 20 jan 2011, 14:04 

Hardest of them all...

É claro que a classificação de de dificuldade e terreno é sempre subjectiva, mas convenhamos que para um critério de terreno e dificuldade maior que 4, o resultado não será com certeza pêra doce...

Aqui fica a lista... Já agora, indiquem quais as que já fizeram e se confirmam o ranking:

Açores:
Rainbow Hydrothermal Vents 5/5 by LordBritish - ainda à espera do FTF :mrgreen:
Cascata 4.5/4.5 by CristinaMSilva - Desactiva
Ants In The Sea! 5/5 by K!nder - Earthcache

Beja:
Gruta da Adiça – Caverna [Sobral] 4.5/5 by Xilotom
Climb Spot 4.5/4.5 by geo_Drake

Braga:
Achas que sabes nadar? 5/5 by francisLM
Under The Bridge - Reloaded 5/5 by Migueis, Mikron & Hot_Marmota

Castelo Branco:
PEDRA D'HERA 4.5/4.5 by nmcouto

Coimbra:
"Pena"... se não conseguires... 5/5 by The_GeoGang & gomesclaudio

Faro:
Canhões do Barco dos Piratas 5/5 by TNT_Duck

Leiria:
Berlenga - Vapor do Trigo 4.5/5 by Webxxi - Desactiva
Que verdadeiro 31! [São Martinho do Porto] 4.5/4.5 by Cruz Jr & Tximboto - Mistério - Desactiva

Lisboa:
#400 [Lisboa] 5/5 by afonso_loureiro

Porto:
Lock Picking Skills Needed 4.5/5 by Mafarricos

Santarém
Contos & Lendas do Vale do Cabril 4.5/5 by RodSon & Dio
Sniper Spot 5/5 by ftomar - Desactiva

Viana do Castelo:
O Nome da Rosa 4.5/5 by A_Team - Insano - Patrol_Team - Desactiva
Os Geocachers Devem Estar Loucos 5/5 by MIGUEL BRAGA, Fernando Rei e Pbrandao - Desactiva
Lost ! 5/5 by Portokeil & Starless- Mistério

Vila Real:
PNPG's MasterDegree 5/5 by the_Ateam & Friends - Mistério
FISGAS (TB) HOTEL 5/5 by eterlusitano
Minas de Faruca 5/5 by Mr.Henrique
SUBIDA DO RIO POIO #1 - Moinhos e Levadas 4.5/5 by eterlusitano
SUBIDA DO RIO POIO #4 - Escarpas 4.5/5 by eterlusitano
SUBIDA DO RIO POIO #6 - Cai D'Alto 4.5/5 by eterlusitano
SUBIDA DO RIO POIO #7 - GARGANTA FUNDA!! 5/5 by eterlusitano
SUBIDA DO RIO POIO #8 - AVISTAM-SE UNS CORNOS !!! 5/5 by eterlusitano
SUBIDA DO RIO POIO #9 - "PRADO" INESQUECÍVEL 5/5 by eterlusitano
SUBIDA DO RIO POIO #10 - DESLUMBRAMENTO NA CURVA 5/5 by eterlusitano

Viseu:
Find me, if you can... 5/5 by Napoleão
hArD fInD tO gEt 5/5 by ftomar

Outros dados interessantes sobre estas 31 caches:

1 Earthcache, 3 Mistérios.
6 caches desactivas.
Mais de 30% estão no distrito de Vila Real.
Owners repetentes, eterlusitano (8) e ftomar (2).

Cumps!
Célia & Daniel (MakoShark2 Team)

Imagem

Regular
Regular

Registado: quarta 01 dez 2010, 13:43

Mensagem Post: #2 a quinta 20 jan 2011, 14:49 

Re: Hardest of them all...

Escaparam ai dois distritos.. Apesar de serem mais planos e tal, mas também têm direito a umas caches puxadotas:
Portalegre e Évora...

No primeiro destacaria esta:
http://www.geocaching.com/seek/cache_details.aspx?guid=6ea6c889-16f7-4553-adb6-b8280fac1cd9

E também esta:
http://www.geocaching.com/seek/cache_details.aspx?guid=1045f1dc-3298-4efc-923e-b0dc36efd917

Em Évora estas duas:

http://www.geocaching.com/seek/cache_details.aspx?guid=45bab2f0-9c54-49b6-b26d-309a92548814

http://www.geocaching.com/seek/cache_details.aspx?guid=7f9fc77a-6a02-489f-b325-6765a65d684f

De nada! :?

EDIT: Também falta Setúbal, Guarda e Bragança..

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: sexta 12 mar 2010, 01:58

Mensagem Post: #3 a quinta 20 jan 2011, 14:49 

Dessa lista fiz 9...

A minha opinião é que se inflaciona em demasiado a coisa... o facto de ser preciso por exemplo um clip para abrir uma cache e assim atribuir-lhe 5* de terreno eu acho um perfeito exagero. Assim como encontrar uma cache junto a uma árvore e com uma hint bem explicita não é certamente 5* de dificuldade.

TB
TB

Registado: quinta 29 abr 2010, 19:15

Mensagem Post: #4 a quinta 20 jan 2011, 15:05 

Ora bem, das pouquinhas que fiz...
Porto:
Lock Picking Skills Needed 4.5/5 by Mafarricos
Já na altura da sua publicação criei este tópico sobre o assunto. Se a nível de dificuldade pode ser elevado, o terreno é extremamente acessível.

No porto, uma que ainda tenho "atravessada" (mas tem a ver com o enigma) é a Hacker Skills by Mafarricos (já agora, se alguém se quiser chegar à frente com uma dica, sem estragar a pica... :lol: )

Braga:
Achas que sabes nadar? 5/5 by francisLM - Bem, esta é das tais... Embora não a tenha feito, acompanhei o owner na sua colocação. ;) Sendo assim, e mais uma vez é a minha opinião e vale o que vale... Esta não é nada difícil.
A nível de terreno, qualquer veículo vai até 50m da cache sem dificuldade (no inverno pode complicar um bocadinho...), e até 2m da cache, o nível do terreno poderá ser aí um ** (duas estrelas). O problema é que esta cache "obriga" ao mergulho (e com um pouco de imaginação, nem isso ;) ).
Penso que bem mais difícil será a sua vizinha Private Paradise by FrancisLM, que obriga a um "corta-mato", mas como para isso não é preciso calções (ou biquini, no caso das meninas)...
Espero que o Francis não se zangue com estes comentários (acho que não estraguei nada a ninguém... :lol: )

Under The Bridge - Reloaded 5/5 by Migueis, Mikron & Hot_Marmota - Em relação a esta, não é que seja difícil... mas já é para mais "atrevidotes" ;)
Se for das mais difíceis, é bom sinal. É sinal que poderei fazê-las todas, sem stress. :lol:
Ainda não fiz a Rappel, mas não sei qual das duas será pior.
Dentro das que já fiz, e no distrito de Braga, salta-me à memória uma das minhas favoritas e na minha opinião, bem mais difícil do que a Under the Bridge (and just as scary :D ), O nome da Rosa, uma delícia de cache, mas desde o desafio ao trabalho e ao próprio terreno (principalmente na fase final), penso que pode ser considerada mais difícil que a Under The Bridge
--------
Damn!!! O nome da Rosa pertence a Viana... Sorry!!! [B)] :oops:

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #5 a quinta 20 jan 2011, 15:11 

Óptimo tópico [^]

Das que eu já encontrei:

Faro:
Canhões do Barco dos Piratas 5/5 by TNT_Duck

É uma cache que não é para todos! Tens que mergulhar aí a 3 metros de profundidade na maré baixa. O container é bastante engenhoso e não é fácil de encontrar embora se virem as fotos da Galeria verão que já está bem spoilerizado.

O 5/5 implica que seja um dos maiores desafios do Mundo, o que comparado com a avaliação desta cache, tornaria uma cache debaixo de neve no cume do Everest avaliada aí em 23/76. É tudo muito subjectivo.

Lisboa:
#400 [Lisboa] 5/5 by afonso_loureiro

Envolve duas escaladas mais ou menos fáceis em paredes artificiais e uma entrada numa gruta pequenina. Os dois primeiros containers são realmente muito difíceis de encontrar, sobretudo na situação em que te encontras. Não é bem uma agulha num palheiro, mas quase. Justifica-se uma Dificuldade muito muito elevada.

Santarém:
Sniper Spot 5/5 by ftomar - Desactiva

A subida ao topo não é para toda a gente. Não é tão complicada que um miúdo de 14 anos não a consiga fazer, mas um atleta olímpico no pico da forma poderá não ter leguminosas suficientes para se aventurar. O desafio é mais psicológico do que físico. Aceito o terreno 5 até porque envolve algum perigo de morte. Já a dificuldade de 5 para encontrar o container não se aplica. Não há muito por onde procurar :mrgreen: . Contudo retirá-la do esconderijo, logá-la e devolvê-la ao seu sítio envolve alguma perícia e justifica umas estrelinhas extra.

Vila Real:
SUBIDA DO RIO POIO #1 - Moinhos e Levadas 4.5/5 by eterlusitano
SUBIDA DO RIO POIO #4 - Escarpas 4.5/5 by eterlusitano
SUBIDA DO RIO POIO #6 - Cai D'Alto 4.5/5 by eterlusitano

Estas caches têm o terreno avaliado pela sequência completa. Por exemplo para chegar à primeira cache dar-lhe-ia aí um terreno 3. Se fôr no Inverno, a coisa complica um pouco. Individualmente atribuíria à cache mais difícil da sequência até à #6, umas 4,5 estrelas de terreno. Encontrei-as quase todas em cuecas. A Dificuldade varia aí entre os 2 e os 3,5 porque uma outra tens dificuldade de movimentos para procurares a cache (a #4 - Escarpas, por exemplo, que é eventualmente a mais complicada). Essa encontrei-a sem GPS apenas seguindo o cheiro do plástico e da lógica EterLusitano de onde poderia estar [:P]

Viseu:
hArD fInD tO gEt 5/5 by ftomar

Esta é sem dúvida a cache de terreno mais difícil que já encontrei. Envolve rappel e canyoning e não é para meninos, embora um puto de 14 anos tivesse feito o percurso de forma mais simples que um tipo de 40 em relativamente boa forma física. De todas as que encontrei até à data é aquela que mais plenamente justifica o terreno 5. Já a Dificuldade é chegar, logar e bazar: 2 estrelas no máximo, embora a dificuldade atribuída aqui terá a ver com a dificuldade logística de chegares ao ponto 0 e não de encontrares o container em si. É tudo muito relativo quando avalias uma cache.
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #6 a quinta 20 jan 2011, 15:17 

AppleTeam Escreveu:Escaparam ai dois distritos.. Apesar de serem mais planos e tal, mas também têm direito a umas caches puxadotas:
Portalegre e Évora...

No post inicial, o autor referia-se a caches com Dificuldade também superior a 4, não se resumindo ao Terreno igual ou superior a 4,5 ;)
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #7 a quinta 20 jan 2011, 16:48 

Fiz a de Lisboa (#400) e as duas de Viseu (Rio Teixeira).

A dificuldade como já foi referido é por vezes muito subjectiva. As do Rio Teixeira se não forem feitas em canyoning (e pelo menos uma já o foi...) são capazes de ser muito difíceis. Se forem feitas conforme é suposto (por dentro de água) não são demasiado difíceis desde que se leve o equipamento adequado e se for acompanhado de quem percebe da poda...De qualquer forma até agora foram as mais difíceis que fiz...

Na #400 conforme referi na log, fiz batota e cortei-me à escalada ;) Mas assim consegui fazer a minha #400 na #400 :mrgreen:
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #8 a quinta 20 jan 2011, 17:02 

Temos 420 potenciais opinadores neste tópico :)

Imagem
Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Registado: quarta 05 mai 2010, 12:39

Mensagem Post: #9 a quinta 20 jan 2011, 22:10 

Como a minha opinião se restringe (infelizmente) aos distritos de Vila Real e Braga posso dar opinião das que já fiz.

Em relação ao Poio subscrevo inteiramente o que disse o Prodrive.
Em relação ao Fisgas TB Hotel.
Como já alguns sabem estive lá ainda à pouco tempo e posso vos dizer que a classificação está "overrated".
Fazer com chuva é realmente impossível (ou melhor... completamente "INSANE" :p)
Mas com tempo seco é acessível... 4 ou 4,5 depende do caminho que fizerem.

As Fisgas é um bicho de 7 cabeças. Se escolherem bem o caminho fazem um "drive in", se escolherem mal podem arriscar-se a terreno de 6 estrelas (na altura da colocação do Fisgas TB Hotel, eu, o eter e a minha namorada passamos por partes que talvez hoje, pensando bem no assunto, não passasse).
Chegando ao GZ a localização da cache é quase óbvia.

Acho que a minha cache mais abaixo é mais perigosa. Envolve descer mais escarpas...

Bem de qualquer forma óptimo tópico. É destas caches que eu gosto mais...
Se bem que há uns tempos criei um tópico parecido.

PS: Esqueci-me de falar de uma cache minha aí. As Minas de Faruca. Acho que o listing diz tudo. Aí sim vão se meter numa mina com buracos "sem fundo"...
É uma cache que já pensei em desactivar com medo que algum dia aconteça algo lá...
ImagemImagem Imagem

Large
Large

Registado: domingo 25 abr 2010, 03:03

Mensagem Post: #10 a sexta 21 jan 2011, 00:14 

Ora, daqui só posso opinar relativamente a duas, se não estou em erro.
A Pena... se não conseguires:
Encontrar - Deu alguma dor de cabeça, pois nao levámos o GPS até ao local e acabamos por procurar no sitio errado. Quando vimos que estávamos no sitio errado, até apareceu mais ou menos bem .

Terreno - Depende se for caminhada ou rappel. Nesta ultima é com certeza terreno 5. No caso da caminhada, é uma caminhada que se faz bem, embora maior e mais sinuosa que algumas que já fiz. Quanto ao ter que nadar... Não é necessariamente obrigatório.

Opinião final: 3.5/5 em caso de rappel; 3.5/4 em caso de caminhada.

Snipper Spot:
Encontrar - Não tem muito que saber quando chegado ao local, agora, retira-la, manusea-la, fazer log e repô-la, já é outra coisa.

Terreno - Aqui não tenho muito a dizer. O caminho é só um e é a subir e muito. Fazê-lo pra mim não foi propriamente facil, mais devido ao tamanho dos membros inferiores que teimavam em encalhar em todo o lado. Pra quem tenha problemas com alturas... é realmente um desafio.

Opinião final: 3/5
ImagemImagemImagem

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes