Caches interessantes arquivadas

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #1 a segunda 29 nov 2010, 14:04 

Caches interessantes arquivadas

Com o raid de hoje do SUp3rFM, colocando a necessária e desejada ordem na casa, algumas caches, não digo míticas, mas interessantes foram também arquivadas.

Não abro este tópico com a intenção que alguém as vá lá recolocar, substituíndo-se ao owner nas suas "obrigações", nem tão pouco, como um banco de dados de locais interessantes que agora ficam disponíveis (embora também possa ser usado com esse objectivo, a quem lhe falte ideias e esteja mesmo aflitinho para ír ali esconder mais uma), apenas como um memorial às caches que de alguma forma nos marcaram e que se diferenciaram da maioria.

Começo com os destaques de entre as que foram arquivadas hoje:

Templo e Jardim de Diana- Évora

Praia dos Beijinhos

Palácio da Pena [Sintra]

VERADO 1

PROJECTO VG - CORTEGAÇA [Sintra]

Rota do Carvão [Porto de Mós]

Palácio de Estoi

moínhos de santana

Marrocos

Fortaleza de Armação de Pera

Frágil [Negrais]

Escadas Camufladas [Setúbal]

Eureka [Setúbal]

Can you see me

e embora nunca tivesse tido oportunidade de a procurar, apenas pelos logs e o que me contaram dela:

Irmandade do Ponto Z

Bem, isto hoje foi uma bela razia [B)]
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #2 a segunda 29 nov 2010, 14:19 

Re: Caches interessantes arquivadas

prodrive Escreveu:...Marrocos...

No que diz respeito à Marrocos, tenho esperança de ainda a conseguir desarquivar. Tem sido puro desleixo da minha parte e a razão para ainda não ter colocado mais caches. AInda não me mentalizei completamente das obrigações de Owner...
Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quinta 25 mar 2010, 11:46

Mensagem Post: #3 a segunda 29 nov 2010, 14:20 

Moinhos de Santana?!... ou a vizinha?

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: sexta 12 mar 2010, 01:58

Mensagem Post: #4 a segunda 29 nov 2010, 14:26 

Sim, foi uma razia... mas é uma das caracteristicas que gosto especialmente neste revisor, mesmo tendo sido um dos visados :)

No que respeita a "Irmandade" tive imensa pena de não conseguir resolver o problema de autorização com o homem da "fruta". Há muita burocracia neste país e para chegar a um dono, e quando esse dono é um comendador, é preciso virar o mundo... enfim.

No entanto, fica a memória de uns dos melhores dias de geocaching... e sem encontrar qualquer cache, simplesmente colocando esta! Foi uma experiência a 13, fantástica, onde parecíamos putos outra vez à descoberta de sitios secretos. Foi também uma desculpa para uma das mais loucas milestones que tive oportunidade de acompanhar com os camaradas de luta... e a baba de ver tantos e bons comentários?? Vale a pena, claro que sim...

O espaço fica agora livre, eventualmente algum "local" possa ter mais disponibilidade para desenterrar o machado de guerra com o homem da "fruta" e haver acordo! Teria todo o gosto em lá regressar novamente.

Geocoin
Geocoin

Registado: quinta 15 abr 2010, 10:54

Mensagem Post: #5 a segunda 29 nov 2010, 14:30 

prodrive Escreveu:Escadas Camufladas [Setúbal]

Eureka [Setúbal]

:( :( :( :(

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #6 a segunda 29 nov 2010, 14:35 

RKelux Escreveu:Moinhos de Santana?!... ou a vizinha?

Gosto de ambas pelo local. A vizinha tem a complexidade de ser uma IMC, que é um verdadeiro entrave a quem só domina o português e quer fazer as coisas by the book. Esta é Tradicional e directa. O objectivo de conhecer o local e poder desfrutá-lo em toda a sua plenitude faz-se de forma descomplicada, como eu acho que o Geocaching deveria ser.

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:01

Mensagem Post: #7 a segunda 29 nov 2010, 15:02 

prodrive Escreveu:Com o raid de hoje do SUp3rFM, colocando a necessária e desejada ordem na casa, algumas caches, não digo míticas, mas interessantes foram também arquivadas.

Não abro este tópico com a intenção que alguém as vá lá recolocar, substituíndo-se ao owner nas suas "obrigações", nem tão pouco, como um banco de dados de locais interessantes que agora ficam disponíveis (embora também possa ser usado com esse objectivo, a quem lhe falte ideias e esteja mesmo aflitinho para ír ali esconder mais uma), apenas como um memorial às caches que de alguma forma nos marcaram e que se diferenciaram da maioria.

Começo com os destaques de entre as que foram arquivadas hoje:

(...)

Deixem-me só fazer algumas considerações sobre esta "razia" e todas as que faço. A minha forma de agir perante caches inactivas/arquivadas é a que descrevo na thread de dúvidas e questões ao revisor, no fórum da Groundspeak.

Posso, a dado momento, ser mais ou menos flexível quanto às datas. Isso está relacionado com a minha disponibilidade (embora saiba que para alguns não é razão suficiente :)). É, naturalmente, a tarefa que menos me motiva. Em jeito de piada, costumo dizer que é tipicamente o dia em que arranjo mais amigos. Não espero que todos compreendam, lido com isso da maneira possível. De qualquer modo, nenhuma das caches arquivadas está condenada à morte eterna. Tal como é explicado, qualquer cache - desde que respeite a legalidade (nomeadamente questões de permissão) - pode ser desarquivada. O processo de desarquivamento é exactamente igual ao de submeter uma nova cache. Será sempre necessário ver se na posição onde a cache arquivada se encontra, se foi outra colocada por perto, etc, etc.

Sobre a "razia" de hoje, foram arquivadas 63 caches. Arquivadas, não confundir com pena de morte eterna. Estas caches foram arquivadas após a nota que deixei a 26 de Outubro. Mais de um mês depois, incidi sobre as mesmas. Das 182 caches em que deixei a nota, a 26 de Outubro, 63 foram arquivadas. Isto porque após esse mês, depois da nota, não tive feedback dos owners sobre a condição das mesmas ou se estavam na mira de alguma manutenção, num razoável espaço de tempo - algo que não aconteceu nos quase 4 meses em que as caches estiveram inactivas.

Como referi, não gosto desta tarefa, mas tenho que a fazer. Não a faço de modo pessoal, nem podia. No entanto, sei que ao fazê-lo, estou a resolver um problema a alguns. Alguns não querem arquivar uma cache, mas também não mostram disponibilidade para as manter. Logo, o "papão" arquiva a cache e sempre é mais fácil ter um bode expiatório, do que propriamente enfrentar a questão. Por outro lado, a regeneração dos locais é tão grande que daqui por uns tempos, haverá uma cache nos mesmos locais. Isso é um dado perfeitamente seguro.

Sabem que me podem contactar para esclarecer dúvidas ou colocar questões. No entanto, se preferirem, podem contactar directamente a Groundspeak, para o appeals@geocaching.com, reportando as minhas acções.
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer
Coloque as dúvidas, perguntas e respostas ao revisor
Work with the reviewer, not against him.

Imagem Imagem Imagem
Pecador e Geocacher normal, como quase todos. A esmagadora maioria das minhas participações são realizadas sem o chapéu de reviewer.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #8 a segunda 29 nov 2010, 15:24 

prodrive Escreveu:Com o raid de hoje do SUp3rFM, colocando a necessária e desejada ordem na casa, algumas caches, não digo míticas, mas interessantes foram também arquivadas.

Em relação ao meu post de abertura apenas gostaria de sublinhar a necessária e desejada ordem na casa. Aqui felizmente não temos similies com aplausos, porque temos temos capacidade de articular alguns vocábulos que exprimam esses sentimentos, mas estes arquivamentos são obviamente atitudes que aplaudo.

Não faz sentido existirem listings de cache a poluír o site do Geocaching, estando as caches indefinidamente desactivadas. Tenho pena que algumas das caches boas sejam também arquivadas, mas isso é um cenário que ultrapassa o próprio revisor. Creio mesmo que este arquivamento compulsivo é um estímulo para os owners que realmente tinham intenção de as reactivar, o façam num tempo útil razoável.

As minhas duas grandes expectativas, é que os locais voltem a ter caches activas (sendo estas desarquivadas, ou mesmo novos listings) e que o SUp3rFM mantenha a mesma determinação no futuro para que o Geocaching em Portugal mantenha o nível de organização actual.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #9 a segunda 29 nov 2010, 15:30 

Perfeitamente de acordo e contra mim falo. O SUp3rFM faz o que tem de ser feito. As caches arquivadas estão sem manutenção há bastantes meses e não existe nenhuma razão atendível para que isso acontece. Ninguém é obrigado a criar caches (embora devesse ser uma "obrigação" moral para quem retira prazer de descobrir as caches dos outros...). No entanto quem o faz tem direitos (sobretudo morais...) e deveres...
Imagem Imagem

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:01

Mensagem Post: #10 a segunda 29 nov 2010, 15:39 

Gustavo, creio que não preciso de te esclarecer, face à excelente relação que temos, mas não entendi de modo algum que fosse uma afronta ou reclamação - no entanto, podes e deves fazê-las! :)

É também fácil de perceber porque é que arranjo "amigos" nestes dias. Efectivamente, ao colocar uma cache, estamos a dar um pouco de nós. É o nosso tempo, dinheiro, etc. É tudo em prol dos outros, dos Geocachers e do Geocaching.com. Acaba por ser isso. No entanto, ninguém parte para colocar uma cache sem saber o que o rodeia, ou sem saber qual o compromisso que está a firmar. Nesse compromisso assumido, há efectivamente uma preocupação sobre a manutenção dos projectos. Em rigor, até acho a minha postura relaxada face ao que é, mais ou menos, padrão noutros países com os nossos números.

Venha de lá o primeiro owner ofendido/magoado com o facto de eu lhe ter arquivado uma cache por falta de manutenção que NUNCA tenha dito "Então aquele tipo da cache X nunca mais a reactiva? Mais vale arquivar! Está ali há tanto tempo sem novidades".

Eu espero.
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer
Coloque as dúvidas, perguntas e respostas ao revisor
Work with the reviewer, not against him.

Imagem Imagem Imagem
Pecador e Geocacher normal, como quase todos. A esmagadora maioria das minhas participações são realizadas sem o chapéu de reviewer.
Próximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes