ZPT

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Micro
Micro

Registado: segunda 26 dez 2011, 21:51

Mensagem Post: #1 a quarta 21 mar 2012, 18:56 

ZPT

Amigos,

Estamos todo de acordo que os geocachers são dos grupos que mais fazem por mostrar e preservar o que temos de bom, como é o caso dos Parques Naturais. Sabemos respeitar a Natureza, fazemos por isso e partilhamos aquilo que merece ser partilhado. Estamos certos que existem excepções, mas não são, quer em significância quer em número, relevantes para este balanço.

A legislação sobre estas áreas (em particular sobre as ZPT - Zonas de Protecção Total) parece ter vindo a ser cada mais exercida pelas entidades competentes, nomeadamente pela GNR - GIPS e pelo ICN-B. Recentemente soubemos de relatos deste tipo de acções na Arrábida, mas também no Gerês começam a ser comuns desde algum tempo a esta parte.

Na altura da publicação destas caches, não havia qualquer informação clara sobre estas zonas e como eram delimitadas e o facto de haver alguém no Parque a controlar estes acessos ou áreas eram hipóteses muito remotas. Foram publicadas de forma responsável até porque todos estamos conscientes do marasmo criado pelas autoridades competentes. A discussão, entre avanços e recuos, do regulamento do Parque foi um processo trágico e irracional.

A informação oficial sobre o Parque Natural da Peneda Gerês está em http://portal.icnb.pt/ICNPortal/vPT2007-AP-Geres . Para além da legislação disponível no site, há uma planta que nos dá a informação geográfica de como o PN está dividido - http://portal.icnb.pt/NR/rdonlyres/C4C82238-3BEA-4583-AEF5-132F4D2EDE91/0/PlantaSintPOPNPG.pdf . Mais uma vez, estamos a debruçar-nos sobre as ZPT.
Criámos um mapa destas zonas em formato .kmz para abrirem no Google Earth disponível em: http://db.tt/bUpDhH3g Estão ainda disponíveis no Google Maps para poderem consultar e partilhar mais facilmente: http://g.co/maps/nmu3f (As áreas preenchidas a verde escuro são as ZPT)

No seguimento destes factos e informações, é necessário tomar algumas medidas, sendo que devem contar com a equipa de revisores para vos ajudar a escolher a opção com menor impacto. Mais uma vez reforçamos que estamos plenamente convictos que o que fazemos é pela preservação e usufruto do que temos de melhor. A primeira opção é a de mover a vossa cache que está dentro da ZPT para outro local fora dessas áreas, sendo esse um movimento excepcional apoiado pelos revisores; A segunda opção é arquivar a cache e remover o contentor físico dos locais.

Para já, cremos que a melhor acção a tomar é desactivar as caches temporariamente e mencionar na nota que não as devem procurar até ser encontrada uma solução.

Se optarem pelo arquivamento, as páginas das caches serão trancadas para evitar que se tornem em fóruns de discussão. Há locais próprios para esse tipo de debates.

Agradecemos a vossa compreensão e celeridade nesta situação.
Obrigado pelo vosso contributo,

btreviewer - http://www.geocaching.com/profile/?u=btreviewer
SerafimSaudade - http://www.geocaching.com/profile/?u=serafimsaudade
SUp3rFM - http://www.geocaching.com/profile/?u=sup3rfm

[:-(] ...

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:01

Mensagem Post: #2 a quarta 21 mar 2012, 19:36 

Re: ZPT

Só para contextualizar. O super que escreveu esta mensagem não fui eu, é outro user genuíno.

O post é uma transcrição da mensagem enviada por mail para 7 owners de caches no Gerês com caches que aparentam estar dentro das Zonas de Protecção Total do Parque Nacional Peneda Gerês. Foi escrita pelos três revisores nacionais. Não tem nada de secreto. É o nosso esforço por tentar encontrar uma solução que possa agradar a todos, na medida do possível claro.

Uma mensagem muito semelhante foi enviada para os owners de caches no PN Arrábida que se situavam dentro das ZPT assinaladas. Como podem ver, grande parte do texto está escrito neste post no Fórum de Portugal na Groundspeak.

Quanto às soluções, podem contar connosco.
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer
Coloque as dúvidas, perguntas e respostas ao revisor
Work with the reviewer, not against him.

Imagem Imagem Imagem
Pecador e Geocacher normal, como quase todos. A esmagadora maioria das minhas participações são realizadas sem o chapéu de reviewer.

Geocoin
Geocoin

Registado: sexta 30 abr 2010, 11:37

Mensagem Post: #3 a quinta 22 mar 2012, 13:42 

Para abrir a "discussão" ao forum podem dizer quais as caches em ZPT, quer no Gerês quer na Arrábida..

Espero que se consiga chegar a uma solução que não passe pelo desaparecimento das caches...

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:01

Mensagem Post: #4 a quinta 22 mar 2012, 14:14 

Como indiquei, gostaríamos primeiro que todos os owners contactados respondessem à nossa mensagem. Não acharíamos correcto que os principais interessados soubessem primeiro desta situação através de um fórum público quando lhe foi enviada a mensagem.
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer
Coloque as dúvidas, perguntas e respostas ao revisor
Work with the reviewer, not against him.

Imagem Imagem Imagem
Pecador e Geocacher normal, como quase todos. A esmagadora maioria das minhas participações são realizadas sem o chapéu de reviewer.

Micro
Micro

Registado: segunda 26 dez 2011, 21:51

Mensagem Post: #5 a quinta 22 mar 2012, 20:42 

Na miña opinón, penso que non hay nada que contestar, o mail é ben claro, e non dá moitas opcións, archivar ou mover ..... isto sempre que sexa posible

Saudos

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #6 a quinta 22 mar 2012, 21:02 

super Escreveu:Na miña opinón, penso que non hay nada que contestar, o mail é ben claro, e non dá moitas opcións, archivar ou mover ..... isto sempre que sexa posible

Saudos

Sí, por supuesto, peró es mejor mover el cache, que hacer a sus visitantes pagar una multa :)
Imagem Imagem Imagem Imagem

Regular
Regular

Registado: quarta 15 set 2010, 12:31

Mensagem Post: #7 a segunda 26 mar 2012, 01:16 

Neste momento sinto-me um priviligiado por ainda ter conseguido ir ao Marco das Minas e à Temple of Darkness. Esta última até fiz parte do último found.

É uma pena esta situação. Sem desprimor pelas outras caches do Gerês, as que se encontram na ZPT são aquelas que nos garantem que estivemos MESMO no Gerês.
Um dos meus grandes objectivos está neste momento em risco de poder não ser cumprido. É certo que os locais não são passíveis de "arquivamento", mas não é a mesma coisa. Eram estes pedaços de plástico que nos indicavam que ali valia a pena ir. Muitas vezes o assinar do logbook era uma mera formalidade. Confesso que muitas das caches já nem sei onde se encontram, porque o que mais prendia o olhar eram as paisagens, e não o "tupperware". Mas o que é certo é que se ele não estivesse lá, nem saberia da existência daqueles locais.

Quem me acompanhou até agora nas idas ao Gerês sabe o gosto e carinho que tenho por essa zona. Só não estou lá todos os fins de semana porque não posso.
Não sei como é que a "coisa" se vai desenrolar, mas vai custar muito habituar-me à ideia que se acabaram as idas ao Gerês. Não que as caches fora da ZPT não sejam merecedoras de visita, mas... não é a mesma coisa. É quase o semelhante a ir na A1 e dizer "estou a passar em Coimbra". Estou nada, eu estou é a passar ao lado...

Geocoin
Geocoin

Registado: sexta 30 abr 2010, 11:37

Mensagem Post: #8 a segunda 26 mar 2012, 11:24 

Assino por baixo o que escreve o xukuru, apesar de ainda não ter visitado nenhuma destas caches... :cry:
Talvez por saber de antemão da sua situação tracei planos sempre para outros lados, aqui bem perto..

Deixo aqui 2 mapas cartográficos do local, obtidos no portal do ICNB.

Na Temple of Darkness, como já disse ainda não a visitei, mas penso que o ponto final será no Pé de Medela.. Que fica dentro da ZPT.. folha4

Já nos Carris, vê-se claramente na carta, que o VG é atravessado pelo limite (o triângulo símbolo do VG está em baixo e no centro da palavra "CARRIS"- folha5).
Tendo este VG sido utilizado precisamente como referência de limites..
Por isso penso que esse VG/cache está fora do ZPT.. Os acessos ao VG estão fora da ZPT, para fazer o found desta cache ninguém entra em ZPT..

Deixo carta da outra ZPT zona das caches dos bicos- folha2

Espero com estes mapas, mais detalhados que só o sombreado, ajudar os owners a descobrir um novo local para as caches, e não o seu arquivamento.

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: sábado 20 nov 2010, 12:40

Mensagem Post: #9 a segunda 26 mar 2012, 13:32 

Será que estes alargamentos de ZPT esta relacionado ao aumento de praticantes do Geocaching e a frequência de visitas terem deteriorado mais o meio envolvente na busca das cachinhas ?????
Imagem Imagem
Imagem Imagem
«Devido às quedas de bancos, queda nas bolsas, cortes no orçamento, à crise
nos combustíveis e pelo racionamento mundial de energia, informamos que a
famosa "luz ao fundo do túnel", está temporariamente desligada».

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #10 a segunda 26 mar 2012, 13:42 

P@v@r0tti Escreveu:Será que estes alargamentos de ZPT esta relacionado ao aumento de praticantes do Geocaching e a frequência de visitas terem deteriorado mais o meio envolvente na busca das cachinhas ?????

Segundo entendi, não houve qualquer alargamento das ZPT recentemente, apenas uma tomada de posição por parte dos revisores, face a acontecimentos recentes, nomeadamente o facto de alguns Geocachers terem sido interpelados por vigilantes do ICN-B na Serra da Arrábida.
Imagem Imagem Imagem Imagem
Próximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes