Hints em inglês, please!!

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Geocoin
Geocoin

Registado: quarta 06 jun 2012, 14:12

Mensagem Post: #91 a quarta 26 set 2012, 14:44 

Re: Hints em inglês, please!!

prodrive Escreveu:
Joao Narciso Escreveu:Fazer geocaching ser ler as listings ... pode-se tornar perigoso ... são os mais experientes que o afirmam, ou não?

Exacto, é nessa perspectiva que, quando num país onde não entendo a sua língua, agradeço quando têm essa informação em inglês. Como tal, trato os outros da forma como gostaria de ser tratado: providenciando toda a informação essencial em inglês :)

Acho que tens razão, aprecio o teu esforço, quem se esforça ... sempre alcança ... daqui a uns ... 20 anos ... talvez, se a europa evoluir para uma federação de estados e a lingua oficial seja o Francês ou o Alemão, alcançamos todos o objectivo, até lá nós fazemos e eles népia ... fica o sentimento do dever da nossa parte cumprido!!
Aka João Narciso, Geocaching BTT Rio Azul, FB Joao Narciso
Membro fundador dos GOLFINHOS BTT Rio Azul

Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #92 a quarta 26 set 2012, 15:19 

Joao Narciso Escreveu:...até lá nós fazemos e eles népia ...

Não fiques com essa sensação. Há muitas comunidades e muitos fóruns locais que têm feito um esforço significativo de reciprocidade para que as suas caches providenciem listings e hints também em inglês. Não é assim tão raro ver caches em países com línguas "estranhas" terem as partes mais importantes traduzidas para inglês. Por vezes não é mais que uma linha ou duas de texto com a informação relevante. Acredita que no terreno fazem toda a diferença ;)
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Registado: quarta 06 jun 2012, 14:12

Mensagem Post: #93 a quarta 26 set 2012, 15:35 

prodrive Escreveu:
Joao Narciso Escreveu:...até lá nós fazemos e eles népia ...

Não fiques com essa sensação. Há muitas comunidades e muitos fóruns locais que têm feito um esforço significativo de reciprocidade para que as suas caches providenciem listings e hints também em inglês. Não é assim tão raro ver caches em países com línguas "estranhas" terem as partes mais importantes traduzidas para inglês. Por vezes não é mais que uma linha ou duas de texto com a informação relevante. Acredita que no terreno fazem toda a diferença ;)

Quero ... Português ... tens "carradas" de Portuguêses em toda a Europa ... milhares ...!

Brasil (tuga mas enfim), Mocambique, Angola, Timor, Cabo Verde, Guiné ... enfim ... há milhões a falar Português ... Canadá ... milhares de Portuguêses ... digam-me uma cache feita por um Estrangeiro, não casado/a com tuga que tenha uma hint em Português?!

É disso que falo, para mim a lingua Universal desde MD (1500) ... é o Português! Se calhar há mais a falar tuga que franceses ou mesmo alemães.
Aka João Narciso, Geocaching BTT Rio Azul, FB Joao Narciso
Membro fundador dos GOLFINHOS BTT Rio Azul

Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #94 a quarta 26 set 2012, 15:39 

Joao Narciso Escreveu:É disso que falo, para mim a lingua Universal desde MD (1500) ... é o Português! Se calhar há mais a falar tuga que franceses ou mesmo alemães.

Sem dúvida, ainda assim menos que o inglês :)

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 09:08

Mensagem Post: #95 a quarta 26 set 2012, 15:43 

Português: 249 milhões de nativos + 20 milhões como segunda língua = 269 milhões no total (6.ª língua a nível mundial)

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_l%C3%ADnguas_por_total_de_falantes
It's not always the find that brings the smiley... Imagem
It's not about the number you've found.
It's about the fun you had along the way.

The only numbers that matter are the friends you make!
It's all about the journey, the challenge, and enjoying the outdoors!

TB
TB

Registado: quinta 07 out 2010, 11:31

Mensagem Post: #96 a quarta 26 set 2012, 17:24 

Ah e tal, tratar os outros como gostamos de ser tratados... Ok, perfeitamente aceitável. Ah e tal facilitar a vida aos outros, que vêm para cá e não sabem ler Português... Sim, concordo, sempre que possível.

Eu, sempre que tal é exequivel, faço as listings em Português e Inglês. Não me custa nada e sei que torno a vida mais fácil a quem de tuga não percebe um "boi".

Dito isto, alguém me explica o porquê de um owner Português, para uma cache em Portugal, fazer uma listing totalmente em Inglês? [B)]
E os logs???? Um tuga visita uma cache de outro tuga, no país dos tugas, e loga em Inglês????? :evil: Quando vejo essas coisas fico a pensar: "WTF" (sim em Inglês, que eu a dizer carvalhadas sou muito internacional também)... Ah mas quem não entende Inglês tem o google... Seriously? (é como quem diz... a sério?)

Mas quê? Ah e tal facilitar a vida aos outros e coise... Então e para isso dificulta-se a vida aos nossos? Querem armar-se em internacionais, acho que o mínimo que se pede é que façam um log bilingue. Pronto, assim os camónes já vão entender e o pobre Zé Tuga, com a 3ª classe mal tirada (nas novas oportunidades) também já vai poder ler o log sem recorrer à tradução Inglês - Portunhês do Sr. Google.

Nestes aspectos também não concordo com a néscia subserviencia à lingua inglesa... Pá, tenhamos um pouco de orgulho na nossa cultura (e sim, saber receber os que vêm de fora também faz parte dela).

Fazendo uma breve resenha de todo este bla bla bla wishkas saquetas:
SIM às listings e logs bilingues (desde que metade do "bi" seja tuga) :mrgreen:
NÃO a listings e logs exclusivamente internacionais :evil:

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: terça 27 abr 2010, 13:57

Mensagem Post: #97 a quarta 26 set 2012, 18:37 

Concordo e disconcordo... :)
Não me parece bem uma listing tuga estar só em Inglês. Já fazer o log apenas em Inglês não me aquece nem me arrefece antes pelo contrário. Tenho tantos nas minhas caches... TFTC, smiles e outras coisas que tais... Assim não faz mal mas se for um paragrafo inteiro já faz?

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #98 a quarta 26 set 2012, 19:22 

Compreendo que os logs exclusivamente em inglês por Geocachers portugueses em caches portuguesas possam causar alguma comichão, mas tenho a certeza que são os logs mais apreciados pelos Geocachers estrangeiros ;)

Basicamente quem faz os logs em inglês, são Geocachers com uma perspectiva global do jogo. No início não era raro escrever-se em inglês, mesmo em fóruns portugueses.

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quarta 27 jun 2012, 17:22

Mensagem Post: #99 a quarta 26 set 2012, 20:02 

Joao Narciso Escreveu:Aliás ainda não está provado que Colombo não era Português!!!

Mas que barbaridade monstruosa!

TB
TB

Registado: quinta 07 out 2010, 11:31

Mensagem Post: #100 a quarta 26 set 2012, 20:08 

prodrive Escreveu:Compreendo que os logs exclusivamente em inglês por Geocachers portugueses em caches portuguesas possam causar alguma comichão, mas tenho a certeza que são os logs mais apreciados pelos Geocachers estrangeiros ;)

Basicamente quem faz os logs em inglês, são Geocachers com uma perspectiva global do jogo. No início não era raro escrever-se em inglês, mesmo em fóruns portugueses.

Uma perspectiva, para ser global, deve abarcar toda a gente... Acho que é da mais elementar justiça fazer o log sempre, e em primeiro lugar, na lingua mãe do owner da cache. Caso essa lingua seja desconhecida do geocacher que está a logar, aí sim o Inglês. Pessoalmente, nunca tive o prazer de practicar geocaching no estrangeiro. Mas é minha ideia, quando tal acontecer, fazer os logs em Português e Inglês. Inglês por ser a tal lingua franca e em Português, porque sou-o, tenho orgulho de o ser (por incrivel que possa parecer) e tenho orgulho na minha língua (pré-acordo ortográfico) e na sua história. :roll:

Como owner desagrada-me ver logs exclusivamente em Inglês, por parte de portugueses (menos do que ver TFTCs, OPCs, [:)]s e outros que tais, é verdade).

PS: não me levem a mal, mas essa questão de escrever inglês entre portugueses, em fórums portugueses, parece-me uma óptima maneira de manter o elitismo. Sim, há pessoas que não entendem inglês. E sim, entre essas pessoas também existem geoachers. E sim, essas pessoas têm direito a ter dúvidas e vê-las esclarecidas... penso eu de que.
AnteriorPróximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante