O "pretuguês" nos log's

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Geocoin
Geocoin

Registado: quarta 06 jun 2012, 14:12

Mensagem Post: #71 a sexta 20 jul 2012, 14:59 

Re: O "pretuguês" nos log's

Ora bem,

Excelente forma de iniciar a escrita, tal como um "Viva" etc etc.
Tento evitar os erros, mas não sou "barra" em Português, ... logo ... dou erros.

Neste momento não tenho o corrector, mas noutro computador tenho e mesmo assim dou erros, apesar de na maioria das vezes reler os textos e por mais que leia não os vejo, daí muitas vezes só depois de publicar algo, ops ... alí está um erro, editar e corrigir.

Nem todos nós temos o mesmo grau académico, uns nem a 4ª classe antiga e outros são doutorados, alguns sabe-se lá em quê ... nem todos temos o mesmo gosto pela leitura, ou melhor ... uns só abrem folhas do Jornal A Bola, já que outros ... O Inferno de Dante ... é maravilhoso, por acaso até é!
Mas ler muito, até não quer dizer que se escreva melhor, ajuda.

Mas ... como podemos ter uma cultura geral acima da média se:

Temas favoritos da população Portuguêsa:

Futebol
Novelas
Tretas ao vivo de preferência com "gajas boas" e descascadas, regado a intrigas da vida privada delas.
Religião

Temos um País aculturado pela imigração e pelas telenovelas brasileiras.

Um acordo ortográfico da treta, que faz Luís Vaz de Camões revolver-se na cova, queria ver ele a escrever Os Lusíadas com este acordo!

Mais poderia dizer-se ... tal como a aberração cultural que é a Morangada (felizmente meu filho de 8 anos detesta).

Registos (log é aculturação, ou estrangeirismo) pequenos? É uma opção das pessoas, eu tento escrever sempre um pouco mais, mas é um direito que têm, senão o registo deveria ter texto minímo e haveria quem se calhar escreve-se tipo "xxxddddgsfdr" só para fazer número de caracteres.

Erros? Todos damos, uns mais outros menos, mas com equivalências a 9º, 12º e Universitários (novas oportunidades?lol) que esperam vocês? Dou erros e não tenho vergonha por isso, tenho vergonha é se vir que errei e por preguiça deixar um registo na cache dessa forma.

Quanto a linguajem com KK XX N S e afins ... santa paciência, sem têm mais de 8 anos, pensem bem, que já têm 2 a 3 anos de cultura escolar!

Registos em Alemão, Checo, Chinamarquês seja lá o que for numa página Portuguêsa é mesmo pouca vontade, façam o registo mais tarde usando mais que não seja o tradutor do google, mas a verdade é que nós "Tugas" se um turista pedir uma informação até chinamaquês tentamos falar para ajudar ... vamos ao País deles e 80% mandam-te para qualquer lado que não entendes e nem olham para ti.

Ops ... já escrevi isto tudo?? Nem vou corrigir, mas deve ter erros enormes :oops: [:D] :twisted:
Aka João Narciso, Geocaching BTT Rio Azul, FB Joao Narciso
Membro fundador dos GOLFINHOS BTT Rio Azul

Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #72 a sexta 20 jul 2012, 15:15 

Joao Narciso Escreveu:...Um acordo ortográfico da treta, que faz Luís Vaz de Camões revolver-se na cova, queria ver ele a escrever Os Lusíadas com este acordo!...

Gostei do teu post e também acho que o novo AO é uma treta, mas o Luís Vaz de Camões escrevia Os Lusiadas à mesma :)

Quem quiser pode descarregar aqui Os Lusíadas ainda com a antiga/actual/atual grafia (o corretor ortográfico do geopt já só gosta de atual [xx(])...
Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Mensagem Post: #73 a sexta 20 jul 2012, 15:31 

Viva,

jasafara,
Simplesmente sou obrigado aprender o AO, pelo simples motivo de ensinar o meu filhote que transitou à 3 classe.
E mesmo assim, já não foram poucas as vezes que devido ao AO que o meu filhote corrigiu-me, comentando que não foi assim que a srª professora o ensinou, obrigando-me a pesquisar antes de voltar a comentar.

Sim, ele diz Srª Professora porque tem um pai que lhe ensinou a respeitar tal como antigamente, os Professores.

Eu simplesmente recuso-me a usar o AO, só quando o corrector o faz por mim e não dou conta da ocorrência.

Imagem Imagem Imagem

TB
TB

Registado: quinta 10 mai 2012, 10:30

Mensagem Post: #74 a sexta 20 jul 2012, 15:40 

Digam o que disserem, façam o que façam... continuarei com o AAO (Antigo Acordo Ortográfico) em detrimento do NAO (Novo Acordo Ortográfico).

Como o Joao Narciso diz, só mesmo se não der pela correcção automática.

Esta do NAO gostei, aprendi ali ao lado num outro tópico em que lhe chamaram isso. :)
Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #75 a sexta 20 jul 2012, 15:41 

Joao Narciso Escreveu:Ops ... já escrevi isto tudo?? Nem vou corrigir, mas deve ter erros enormes :oops: [:D] :twisted:

Nem por isso, o único que detectei foi este:

Registos (log é aculturação, ou estrangeirismo) pequenos? É uma opção das pessoas, eu tento escrever sempre um pouco mais, mas é um direito que têm, senão o registo deveria ter texto minímo e haveria quem se calhar escreve-se tipo "xxxddddgsfdr" só para fazer número de caracteres.
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #76 a sexta 20 jul 2012, 15:42 

Joao Narciso Escreveu:...
Eu simplesmente recuso-me a usar o AO, só quando o corrector o faz por mim e não dou conta da ocorrência.

Bem apanhado ;) Eu a mesma coisa, mas não tenho ideias completamente estruturadas sobre o tema. Será que não é resistência à mudança?
Afinal Os Lvsíadas foram escritos assim [:D]

Imagem

OS LVSIADAS
DE LVIS DE
CAMÕES

Canto primeiro
As armas, & os barões aßinalados,
Que da Occidental praya Luſitana,
Por mares nunca de antes nauegados,
Paſſaram, ainda alem da Taprobana,
Em perigos, & guerras esforçados,
Mais do que prometia a força humana.
E entre gente remota edificarão
Nouo Reino, que tanto ſublimarão.

E tambem as memorias glorioſas
Daquelles Reis, que forão dilatando
A Fee, o Imperio, & as terras vicioſas
De Affrica, & de Aſia, andarão deuaſtando,
E aquelles que por obras valeroſas
Se vão da ley da Morte libertando.
Cantando eſpalharey por toda parte,
Se a tanto me ajudar o engenho & arte.

nota: tenho algumas dúvidas que a grafia fosse mesmo essa, mas que era diferente da que estamos a defender é-o de certeza ;)
Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Mensagem Post: #77 a sexta 20 jul 2012, 15:46 

Hum!

Qual?
A ideia ou dizer que é um estrangeirismo?

A ideia é discutível, a palavra logbook (log) é estrangeirismo, e poderemos dizer que é aculturação porque nos está a ser imposta através de um programa.

Imagem Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Mensagem Post: #78 a sexta 20 jul 2012, 15:55 

Ora bem ...

Chega aí e parou...! [:D]

Resistência à mudança? Qual mudança?
Que eu saiba a nossa lingua Mãe é o Português, e neste caso não é a lingua Portuguêsa a evoluir!

Até a microsoft diz Português do Brasil, que para mim é mais Brasileiro que outra coisa, mas isso é discutível ... !

Uma coisa é certa, não veem os Inglêses com o seu Queen English a fazerem acordos com os USA, South Afrika, ou mesmo Australianos, pois não?

Porque será?

Qualquer dia adoptamos como corrente o termo " E aí galera?" Meu filho se chegar a casa e disser isso pergunto-lhe onde está o barco?

Resistência pelo que temos de melhor, a nossa lingua Mãe ... a nossa cultura! Sabiam que em Goa, Damão e Diu ainda existe muitas pessoas que desejam aprender a nossa lingua e cultura?

Imagem Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quinta 25 mar 2010, 16:44

Mensagem Post: #79 a sexta 20 jul 2012, 17:43 

Novo Acordo Ortográfico

Irrita-me um bocadinho o facilitismo que leva a maioria das pessoas a colocarem-se contra o Novo Acordo Ortográfico. Como o melhor eng lá do departamento de obras que escreve elegantemente na assinatura dos emails "Esta mensagem foi escrita em completo desacordo com o novo acordo ortográfico". Porque é mais fácil estar contra. Porque é mais fácil não mudar. Porque é mais fácil nem sequer fazer um esforço para verificar que as mudanças nem são assim tantas e as que são são muito fáceis (não me venham com aqueles exemplos fáceis que vão por aí encontrar do hífen: cor de laranja e cor-de-rosa) de interiorizar. Somos burros velhos...

Ah e tal, porque a é um abandono à língua mãe e coise e tal. Está bem, então escrevam como o Camões. Vá, a ver se conseguem. Força. Conseguem o caracinhas. A língua está em evolução, sempre esteve, não é agora que tem que parar. Não. O novo acordo ortográfico só aproxima a língua escrita da língua falada, e isto é uma vantagem, pois vai diminuir o que aqui se está a discutir, o "pretuguês" nos logs (que apesar de estar entre aspas, não deixa de ser um título um tanto ou quanto racista).

Ah, porque eu não tenho que ceder perante os brasileiros... Olha, que fique claro que cedem muito mais eles que nós. E não nos podemos esquecer que eles são cerca de uma catrefada de milhões deles a mais que nós, e que se não cedemos aqui e ali, qualquer dia era bem capaz de o Português deixar de ser uma das línguas mais faladas no mundo para ser escrita e falada apenas por... dez milhões... o que são dez milhões? Porque se não houverem cedências e adaptabilidades (olha, escrevi o "p" sem querer, porquê? Porque estava a falar) facilmente o Português desaparece sobre a tormenta do enorme Brasileiro.

Não custa nada, pô. Vái aí gálera, não digam não só porque os outros dizem não. Investiguem, tentem saber mais, analisem e formulem a vossa opinião. Não andem sempre atrelados às opiniões dos outros.
Of all the things I've lost, I miss my mind the most. Let see if I can find it with a GPS.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #80 a sexta 20 jul 2012, 17:50 

vsergio Escreveu:...
Não custa nada, pô. Vái aí gálera, não digam não só porque os outros dizem não. Investiguem, tentem saber mais, analisem e formulem a vossa opinião. Não andem sempre atrelados às opiniões dos outros.

Independentemente do assunto esta é uma regra basilar que todos devemos seguir e que me preocupo muito em incutir no meu filho...
Imagem Imagem
AnteriorPróximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 22 visitantes