IDILIO49 Escreveu:ArqueoLobo Escreveu: Não é evidente qual é o trilho certo, esta é daquelas caches que merecia uns waypoints a indicar o caminho a seguir, dois já ajudavam bastante (no meu GPS já tenho 4 pontos para não me perder da próxima vez que passar por lá
![Big Smile [:D]](./images/smilies/icon_smile_big.gif)
).
Aqui esta uma resposta, que julgo sem querer, dá uma boa resposta ao tópico!
Hoje em dia a maioria dos geocachers querem é facilidades, se possível que lhe fossem levar a cache numa bandeja a casa melhor!
Fazer o trabalho de casa, ler listing, analisar mapas, estudar acessos, procurar outros recursos, ter a situação bem controlada para quando for para o terreno tomar as decisões corretas e conscientes quando se deparar com as "surpresas" incontornáveis é uma coisa que praticamente já não existe.
E sim, isso também é geocaching! Aliás uma parte com grande peso....
Realmente antes de ir para o terreno deve ler-se a listing da cache, hábito que tenho desde sempre. No entanto é diferente uma listing que pouco ou nada revela, de uma listing como a da
Alto da Pena [Loures] por exemplo, em que o owner refere existirem vários caminhos e convida à descoberta do melhor (como é um dos melhores locais da zona já por lá passei 3 vezes e cada uma por um caminho diferente e hei-de continuar a descobrir o local).
Estudar o caminho para cada cache pelo google earth é algo que costumo fazer para caches a maior distância, as mais perto vou à aventura e se não encontrar caminho para a cache passo por lá noutra ocasião. Cada um pensa de forma diferente e para mim algumas surpresas fazem parte da aventura.
Isto não é querer tudo de bandeja e a cache entregue em casa, é uma questão de alguns owners revelarem que encontrar o caminho é parte do objectivo e outros não se preocuparem em escrever grande coisa.
IDILIO49 Escreveu:Uma das fortes razões para as visitas a caches mais isoladas/melhores diminuir tem também a ver com o facto dos geocachers mais antigos (na zona) já as terem visitado, e os mais novos quando chegaram depararam-se com um panorama de onde a "manada" apenas visita caches drive-ins e pt's fáceis e soma mais um, ora encontrar uma "vaca" isolada da manada é complicado com tantas ali à volta a ter um comportamento único, portanto o mais fácil é seguir a "manada", muitas vezes ignorando que existem "vacas" que nem estão ali na "manada".... Quem não sabe é como quem não vê... e se só viu sempre aquilo nem sabe que existe o resto....
Ora aqui está uma questão interessante, e que se fala muito, a meu ver uma questão discutível.
Em primeiro lugar maus exemplos vejo todos os dias, e (por exemplo) não é por ver lixo no chão que me sinto tentado em atirar também lixo para o chão. É uma questão de consciência individual, quem não a tem é natural que queira seguir alguma manada.
A outra questão que se fala muito por aqui tem a ver com os novos geocachers seguirem os exemplos que vêm. Mas onde se podem ver esses maus exemplos?
Na má língua dos fóruns e FB?
Nos eventos onde vão procurar caches?
Não será certamente através da meia dúzia de geocachers que encontram no terreno por 5 minutos ou menos...