Classificação dos logs pelos owners

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quarta 28 abr 2010, 08:32

Mensagem Post: #41 a sexta 17 ago 2012, 17:16 

Re: Classificação dos logs pelos owners

prodrive Escreveu:Estive aqui a fazer uma simulação mental do Ranking negativo e em 1º lugar vão ficar ex-equo 5.000 tipos que apenas usam smiles, pontos ou ponto e virgulas nos logs. As 5.000 posições subsequentes vão ficar os tipos que usam as iniciais OPC e TFTC. Só a partir dessa posição é que vão aparecer os gajos que escrevem nos logs: "Feita! Incha mais uma". :|

Já pensei nisso também mas em 1º lugar deviam ficar os que escrevem logs generalistas e iguais em 300 mil caches visitadas numa actividade, tipo tour, peregrinação ou evento, mas que já têm algumas caches (bastantes e para não correr o risco de personalização indesejada). Acho que estão ao mesmo nível do que um smile de quem anda nisto no início e a ver como funciona.

É a mesma forma de dizer "incha mais uma" mas com várias quantidades de palavras usadas e nem sempre com a grafia correcta.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #42 a sexta 17 ago 2012, 17:18 

prodrive Escreveu:Estive aqui a fazer uma simulação mental do Ranking negativo e em 1º lugar vão ficar ex-equo 5.000 tipos que apenas usam smiles, pontos ou ponto e virgulas nos logs. As 5.000 posições subsequentes vão ficar os tipos que usam as iniciais OPC e TFTC. Só a partir dessa posição é que vão aparecer os gajos que escrevem nos logs: "Feita! Incha mais uma". :|

Olha que também não é tanto assim. Mesmo que seja eles apenas ficariam equiparados dos rankings por média. Em valores absolutos logo se destinguem os mais perniciosos dos outros...

E pelo que eu leio por aqui escrito, não ficávamos todos muito mais contentes, se conseguíssemos expulsar do geocaching esses 5.000 + N tipos?
Até parece que estou a ser muito antipático, mas não estou pois não?
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #43 a sexta 17 ago 2012, 17:19 

joom Escreveu:

Já pensei nisso também mas em 1º lugar deviam ficar os que escrevem logs generalistas e iguais em 300 mil caches visitadas numa actividade, tipo tour, peregrinação ou evento, mas que já têm algumas caches (bastantes e para não correr o risco de personalização indesejada). Acho que estão ao mesmo nível do que um smile de quem anda nisto no início e a ver como funciona.

É a mesma forma de dizer "incha mais uma" mas com várias quantidades de palavras usadas e nem sempre com a grafia correcta.

É isso mesmo! Um ranking absoluto prioritiza-os perfeitamente.
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #44 a sexta 17 ago 2012, 17:26 

jasafara Escreveu:E pelo que eu leio por aqui escrito, não ficávamos todos muito mais contentes, se conseguíssemos expulsar do geocaching esses 5.000 + N tipos?

Sinceramente gosto da ideia, mas estou a tentar visualizar a aplicação prática da mesma e o resultado não me parece muito animador.
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #45 a sexta 17 ago 2012, 18:00 

prodrive Escreveu:
jasafara Escreveu:E pelo que eu leio por aqui escrito, não ficávamos todos muito mais contentes, se conseguíssemos expulsar do geocaching esses 5.000 + N tipos?

Sinceramente gosto da ideia, mas estou a tentar visualizar a aplicação prática da mesma e o resultado não me parece muito animador.

Pensa assim. No pior dos casos consegue-se apanhar de forma sistemática os logs bons e muito bons e criar uma premiação simbólica para os mesmos, além de ser criar um canal automático para tentar incutir nos novos geoacachers, boas práticas (pode-se por exemplo também premiar os geocachers recentes mais bem classificados). No melhor dos casos (que será tanto mais provável quanto maior envolvimento dos owners houver e quanto mais pressão se conseguir incutir sobre os "maus") consegue-se diminuir os logs de treta.

Se queres que te diga se o Geopt e a comunidade de bons owners portugueses, não tiver receio de alienar fregueses, que aqui pouco ou nada participam e que mais a uns que a outros só desmotivam e se se empenharem a fundo tanto nas componentes de Premiação como de Condenação, estou muito mais optimista do que tu.

E para todos os efeitos o principio base parece-me consensual. Se os founders podem classificar as caches (e isso fui um sucesso para separar o trigo do joio), os owners têm todo o direito de classificar os logs. A Groundspeak não o permite. Não faz mal. O Geopt conseguirá fazê-lo bem.
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #46 a sexta 17 ago 2012, 18:15 

Uma pergunta. O geopt não tem acesso aos mails dos geocachers pois não?
Mesmo que tivesse mails automáticos poderiam ser vistos como spam e envio sem autorização de informação residente no Geoaching.com.

Os mails terão de ser enviados pelos owners, mas com um look coorporativo que lhes retire a carga personalizada e que sejam o mais simples e completo possível. O objectivo dos mails seria enviar apenas dois ou três a cada geocacher mais recente (e essa informação deverá ficar registada para que os diferentes mail possam ter conteúdo diferente). A partir daí ninguém poderá alegar desconhecimento e o processo pode continuar de forma completamente automática. Sei que já houve tentativas anteriores (e basta ver que alguns owners persistem nos contactos personalizados) mas não enquadradas num movimento organizado como estou a propor.
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #47 a sexta 17 ago 2012, 18:16 

jasafara Escreveu:Pensa assim. No pior dos casos consegue-se apanhar de forma sistemática os logs bons e muito bons e criar uma premiação simbólica para os mesmos, além de ser criar um canal automático para tentar incutir nos novos geoacachers, boas práticas (pode-se por exemplo também premiar os geocachers recentes mais bem classificados). No melhor dos casos (que será tanto mais provável quanto maior envolvimento dos owners houver e quanto mais pressão se conseguir incutir sobre os "maus") consegue-se diminuir os logs de treta.

É exactamente o que penso! Como poderás ver alguns posts atrás, vislumbrei algum sucesso na iniciativa, abordando-a pelo lado positivo, distinguindo a qualidade dos logs. Dando pontos negativos e destacando Geocachers pela negativa, não vais conseguir nada mais do que filtrar os milhares de tipos que escrevem logs minimalistas... todos no mesmo saco... impossível de discernir qual o pior entre os piores :)
jasafara Escreveu:Se queres que te diga se o Geopt e a comunidade de bons owners portugueses, não tiver receio de alienar fregueses, que aqui pouco ou nada participam e que mais a uns que a outros só desmotivam e se se empenharem a fundo tanto nas componentes de Premiação como de Condenação, estou muito mais optimista do que tu.

O Geopt por si não tem capacidade para alienar ninguém. Tem à disposição dos "fregueses", inúmeras ferramentas e funcionalidades que vão satisfazendo a necessidade da comunidade. Cada um usa as que quiser da forma que entender, a fim de melhorar o seu Geocaching. Se forem sugeridas novas ferramentas e funcionalidades que sejam uma mais-valia para a comunidade e que complementem as já existentes, estamos cá para as implementar, se estiverem dentro das nossas capacidades técnicas ;)
jasafara Escreveu:E para todos os efeitos o principio base parece-me consensual. Se os founders podem classificar as caches (e isso fui um sucesso para separar o trigo do joio), os owners têm todo o direito de classificar os logs. A Groundspeak não o permite. Não faz mal. O Geopt conseguirá fazê-lo bem.

100% de acordo :)

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:01

Mensagem Post: #48 a sexta 17 ago 2012, 18:18 

Já tive a oportunidade de passar esta ideia há algum tempo directamente à GS. A ideia foi bem acolhida, passei o conceito de haver uns "Featured Logs", votados pelos owners e/ou outros utilizadores. Não faço ideia do ponto de maturação da ideia, posso tentar saber.
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer
Coloque as dúvidas, perguntas e respostas ao revisor
Work with the reviewer, not against him.

Imagem Imagem Imagem
Pecador e Geocacher normal, como quase todos. A esmagadora maioria das minhas participações são realizadas sem o chapéu de reviewer.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #49 a sexta 17 ago 2012, 18:23 

Dentro do mesmo espírito, houve esta sugestão do Jotapesantos no fórum Feedback, que nunca chegou a ver a luz do dia :(

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #50 a sexta 17 ago 2012, 18:29 

Ok. Só estamos com uma divergência sobre a força da "Pressão do Grupo" e da "Crítica Social".
Não é por elogiar os melhores que os piores se sentirão motivados para passarem a ser melhores. É mesmo pela crítica sistemática e pela acusação pública.

Mas se concordarem em ir para a frente, pode-se por à consideração personalizada dos 198 owners principais (eu próprio envio os mails um a um se for necessário) se preferem uma escala de 0 a 5 ou -2 a +2 ou mesmo se estão de acordo com a iniciativa.

Não são necessários muitos owners de referência a aderir à iniciativa para lhe dar um impulso inicial, mas quantos mais forem, melhor.
E pelo menos os que não aderirem também passam a poder ser criticados com fundamento, quando vierem aqui dizer que "ah e tal, isto agora está uma desgraça, antigamente é que era bom só com logs do tamanho dos posts do jasafara" (o que é uma rotunda mentira ;) [:D])
Imagem Imagem
AnteriorPróximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes