Finalmente, na sexta-feira passada, pude dedicar-me ao desafio. Para a tarde planeei 4 caches do Napoleão tendo apenas encontrado uma delas, pelo que, neste momento, concluí o desafio pelos requisitos mínimos. Isto é, encontrar pelo menos uma cache sem founds há mais de 2 anos, até um máximo de 5 caches contabilizáveis.
Aqui fica um resumo:
1 -
# 21 Wtshnn - A fecha dos moinhos - Como sabia que o ponto inicial da multi está totalmente inacessível por causa da vegetação, graças ao waypoint de acesso indicado na listing, fui directo à fecha e ao caixote. Vislumbrada a ponte e percorrido o trilho rasgado por um mar de silva, facilmente cheguei ao objectivo onde me esperava uma fantástica cascata perdida no meio da floresta. Mal aí cheguei, rapidamente percebi que, ainda que não encontrasse a cache, o dia estava ganho. No entanto, mesmo sem as coordenadas finais, à semelhança dos anteriores visitantes, apenas com a ajuda da dica e da foto spoiler, dei início às buscas. No entanto, ao contrário do que inicialmente pensava, atenta a possibilidade de esconderijos, a pista relativamente vaga e a alteração da vegestação, não foi nada fácil encontrar a cache. Assim, durante mais de meia hora andei perdido no meio da vegetação arriscando desnecessariamente no terreno. Felizmente, mais tarde, consegui aceder às fotos dos últimos registos que rapidamente me fizeram perceber que estava a complicar em demasia... Depois, bastou-me observar melhor uma zona que ainda não tinha revistado, compará-la com o spoiler e, para meu grande gáudio, encontrar a cache em perfeito estado de saúde!

A satisfação foi imensa não só por ter superado o desafio mas, principalmente, pelo prazer de assinalar a minha passagem neste fantástico local! Sem dúvida, um dos mais bonitos que o Napoleão me deu a conhecer!

2 -
Ponte de arame - Por muito tempo, por pensar que esta cache apenas seria acessível pela ribeira na busca do exigente conjunto de caches vizinhas das Águas do Barroco (também elas elegíveis para o desafio) tinha vindo a ignorar por completo este caixote. Porém, após um estudo mais aprofundado das caches elegíveis, descobri que, afinal, o local também era acessível a partir de um trilho de pouco mais de 500 metros. Porém, mal cheguei ao estacionamento de imediato fiquei apreensivo, pois no mesmo local encontrava-se estacionada outra viatura. No entanto, ainda que apreensivo fiz-me ao caminho e passados poucos minutos estava junto à ribeira de olho na ponte de arame. Porém, se antes estava com algum receio pior fiquei quando me prepava para abordar o GZ, pois, mesmo ao lado das coordendas estava montada uma tenda! Ainda assim não desisti e avancei! Comecei por dizer "bom tarde" na esperança de receber alguma resposta e tolerância à minha presença e desci as escadas. Não obtive qualquer resposta nem vi ninguém mas não me senti totalmente à vontade para procurar a cache como era devido. Assim, limitei-me a tirar algumas fotografias e procurar a cache nos locais mais evidentes. O certo é que nada encontrei mas descobri um local deveras insólito rodeado de um belíssimo enquandramento natural. Um recanto ao qual será um prazer regressar mas sem a eventual presença de terceiros a atrapalhar as buscas.
3 -
O Silencio do Choro ! - Natura, a fiel confidente - Esta foi a minha terceira tentativa nesta cache. No entanto, mais uma vez, o nível do rio impediu-me de chegar a bom porto. Fiquei a cerca de 40 metros do GZ, sendo que a partir de aí, neste momento, a cache apenas é acessível via caminhada aquática para a qual não vinha preparado. Desta vez a luxuriante vegetação também apresentou dificuldades acrescidas. De qualquer modo, foi uma bela caminhada. Aliás, estou convencido que estes 300 metros de caminhada são uns dos mais belos da região!

4 -
Santa Cruz Da Trapa - Já tinha tentado encontrar esta cache numa anterior ocasião. No entanto, um erro no cálculo das coordenadas finais, deixou-me a poucos metros do GZ. Desta vez, após uns contactos anteriores com o owner, já sabia até onde me dirigir. Todavia, chegado ao GZ e consultada a esclarecedora dica, nada encontrei. Neste caso a cache permanece há mais de 2 anos sem founds porque efectivamente encontra-se desaparecida. Ainda assim, a visita foi recompensadora. A vista para Santa Cruz da Trapa e arredores é soberba!

No final, só encontrei uma cache mas tive uma tarde, no mínimo, épica!

Assim, neste momento, passamos a ter menos uma
cache eligível, número que espero reduzir até ao final do mês, esforçando-me por encontrar pelo menos mais 4 caches que preencham os requisitos, tendo como derradeiro objectivo encontrar a
cache recordista nesta matéria, ainda que esteja convicto que se encontre inacessível...

Já que é para desafiar que seja em grande!!!
Finalmente, aproveito para pedir ao Jasafara para fazer um report deste último fim-de-semana pela Beira Alta que ao que parece foi muito produtivo a este respeito!

Aos demais, boa sorte e bom desafio!