Caches: from Me to You

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 09:08

Mensagem Post: #31 a segunda 02 fev 2015, 16:46 

Re: Caches: from Me to You

clcortez Escreveu:Eu gostava bastante dos atributos que eram usados a partir de um site complementar e que o PH usou bastante (penso já ter abordado essr tema aqui em tempos) pois para além da imagem tinham um texto complementar. Sinto a falta disso, e de que os atributos sejam mais completos. Na verdade alguns nem se adequam à nossa realidade e outros estão em falta, como por exemplo um que indique que para chegar à cache e necessário passar por um portão de aparcamento de gado, isso avisaria o geocacher que o portão em causa deverá ser mantido fechado. É apenas um exemplo.

Ainda existem e podem ser utilizados: http://www.9key.com/selector.asp [;)]
It's not always the find that brings the smiley... Imagem
It's not about the number you've found.
It's about the fun you had along the way.

The only numbers that matter are the friends you make!
It's all about the journey, the challenge, and enjoying the outdoors!

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: terça 27 abr 2010, 10:52

Mensagem Post: #32 a segunda 02 fev 2015, 21:48 

jasafara Escreveu:
clcortez Escreveu:
jasafara Escreveu:Julgo também que o atributo Imagem torna desnecessário o Imagem. Não há nenhuma razão porque trepar a uma torre metálica não esteja disponível no inverno...Se estiver frio vai-se mais agasalhado. Se estiver a chover, é aplicar as precauções normais. O vento é capaz de estar mais forte, mas o próprio owner recomenda que aquilo sem vento tem menos piada :) Assim o único obstáculo parece ser a dificuldade no acesso à torre que já está perfeitamente coberto pelo outro atributo.

E o Cláudio não deve querer esperar pela Primavera para que a cache tenha visitas [:D]

Sim, compreendo a incoerência, mas mais uma vez serve de aviso. Penso que a maioria das pessoas prefere esperar pela primavera ou verão para fazer a cache do que ir para lá agora chafurdar na lama ao mesmo tempo que se tenta livrar dos picos. No entanto, se alguém a quiser fazer agora então sim, entra o atributo de cima, e ou se molha (bastante) ou usa equipamento adequado.

Eu gostava bastante dos atributos que eram usados a partir de um site complementar e que o PH usou bastante (penso já ter abordado essr tema aqui em tempos) pois para além da imagem tinham um texto complementar. Sinto a falta disso, e de que os atributos sejam mais completos. Na verdade alguns nem se adequam à nossa realidade e outros estão em falta, como por exemplo um que indique que para chegar à cache e necessário passar por um portão de aparcamento de gado, isso avisaria o geocacher que o portão em causa deverá ser mantido fechado. É apenas um exemplo.

Percebe que tenho estado a brincar. Os atributos desde que minimamante aplicáveis são sempre informativos ;)

Nota : A cache parece ter ainda mais piada no inverno :)

Penso que esta nota na página da cache vem reforçar a escolha dos Atributos. [:D]

Fico contente que alguém tenha só pela curiosidade feito 50km de bicicleta para fazer o "trabalho de casa". É o chamado "dois em um": por um lado faz uma visita de preparação da caçada para quando for ir prevenido e ainda faz um belo de um exercício físico! [8D]
Imagem
Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #33 a terça 03 fev 2015, 00:35 

clcortez Escreveu:
jasafara Escreveu:
clcortez Escreveu:
jasafara Escreveu:Julgo também que o atributo Imagem torna desnecessário o Imagem. Não há nenhuma razão porque trepar a uma torre metálica não esteja disponível no inverno...Se estiver frio vai-se mais agasalhado. Se estiver a chover, é aplicar as precauções normais. O vento é capaz de estar mais forte, mas o próprio owner recomenda que aquilo sem vento tem menos piada :) Assim o único obstáculo parece ser a dificuldade no acesso à torre que já está perfeitamente coberto pelo outro atributo.

E o Cláudio não deve querer esperar pela Primavera para que a cache tenha visitas [:D]

Sim, compreendo a incoerência, mas mais uma vez serve de aviso. Penso que a maioria das pessoas prefere esperar pela primavera ou verão para fazer a cache do que ir para lá agora chafurdar na lama ao mesmo tempo que se tenta livrar dos picos. No entanto, se alguém a quiser fazer agora então sim, entra o atributo de cima, e ou se molha (bastante) ou usa equipamento adequado.

Eu gostava bastante dos atributos que eram usados a partir de um site complementar e que o PH usou bastante (penso já ter abordado essr tema aqui em tempos) pois para além da imagem tinham um texto complementar. Sinto a falta disso, e de que os atributos sejam mais completos. Na verdade alguns nem se adequam à nossa realidade e outros estão em falta, como por exemplo um que indique que para chegar à cache e necessário passar por um portão de aparcamento de gado, isso avisaria o geocacher que o portão em causa deverá ser mantido fechado. É apenas um exemplo.

Percebe que tenho estado a brincar. Os atributos desde que minimamante aplicáveis são sempre informativos ;)

Nota : A cache parece ter ainda mais piada no inverno :)

Penso que esta nota na página da cache vem reforçar a escolha dos Atributos. [:D]

Fico contente que alguém tenha só pela curiosidade feito 50km de bicicleta para fazer o "trabalho de casa". É o chamado "dois em um": por um lado faz uma visita de preparação da caçada para quando for ir prevenido e ainda faz um belo de um exercício físico! [8D]

A parte do "levar fato de mergulho" é mais compatível com o Imagem ou Imagem ou ainda Imagem do que com o simples molhar o pézinho Imagem [:D]
Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Mensagem Post: #34 a quinta 05 fev 2015, 01:56 

Ora, e enquanto a Upgraded Windmill Insanity (GC41A0X) não tem o FTF (vai ser noticiado aqui o log respectivo, muitos estão curiosos... [:D] ), avançamos para outra cache, esta publicada a 15/01/2014 mas escondida uns meses antes, e que até ao momento tem apenas 9 Founds sendo que destes correspondem a 5 visitas distintas, com uma média destas só podemos estar a falar de uma cache remota, pois claro. Falamos da Mal Pica do Tejo(GC4DAR2), uma cache que é remota para a maioria de nós, portugueses, mas está a dois passos de uma localidade espanhola, aliás a mais perto da cache.

Imagem

Uma cache de froteira, da raia. Quem me conhece sabe que priveligio a colocação de caches em locais remotos, pouco conhecidos, distantes, pouco habitados, é o caso aqui. Uma cache que foi escondida num local que conheci um pouco por acaso que tal como em muitos dos locais que conhecemos por acaso e que não têm cache acabamos por dar a conhecer através da colocação de uma cache. Neste caso um misto de pesquisa prévia, curiosidade e uma pouco de ligação a um determinado local (à aldeia de Malpica do Tejo) trouxeram-me aqui há alguns anos atrás. Na altura não pensei logo na cache, até porque só depois descobri o potencial do local. Descobri que poderia ali juntar a realidade com a imaginação, criando uma história que teria a sua quota parte de verdade e de ficção, cabe a cada geocacher que a visite descobrir qual é qual! ;)

Imagem
Está na foto a maior razão para a parte da ficção...ou será realidade? [^]

Não é à toa que digo que estamos mais perto de Espanha que de Portugal...vindos de cá, por exemplo de Lisboa, partimos pela A1, depois pela A23 até Castelo Branco. Aí seguimos pela EN18-8, em direcção a Monforte da Beira (onde há uma outra cache que vai ser destacada aqui em breve) e viramos uns quilómetros depois para a direita em direcção a Malpica, já depois de passar o Rio Pônsul e 20km depois de Castelo Branco chegamos a Malpica do Tejo, uma remota aldeia nas faldas da Beira Baixa, num pedaço de Portugal que mais pisca o olho aos vizinhos espanhóis que a nós. Esta é uma típica aldeia beirã, com as suas casas em pedra, uma pedra mais sedimentar que os granitos que encontramos em Castelo Branco e em toda a Beira. Merece uma visita detalhada, mas não fiquemos por aí, chegados a centro viramos à direita tomando o caminho que nos leva ao Tejo, um caminho que ainda terá vários quilómetros de terra batida. Recentemente foi recuperado, pelo que hoje é possível levar qualquer carro até perto do rio, mesmo em pleno inverno.

Imagem
Centro de Malpica do Tejo

É impressionante como estamos mesmo mesmo a chegar ao fim da linha....para quem vive em Lisboa, Castelo Branco já fica lá longe, lá para o interior....chegando a Castelo branco, Malpica fica lá para o fundo, uma aldeia sem saída...e chegado a Malpica, ainda temos mais uns quilómetros pela frente, até ao fim...ao fim do mundo. Não do mundo literalmente, mas o fim do nosso país, o fundo das Beiras, na fronteira média do nosso Portugal, onde o Norte separa o Sul, onde acabam as Beiras e começa o Alentejo. E aqui sentimos o que sentiram as tropas de D. Afonso Henriques quando chegaram aqui e tiveram que rumar a um lugar de mais fácil travessia a jusante do Tejo, lá para os lados das nossas conhecidas Portas de Ródão.

E quando chegamos ao fim do caminho...o que vemos?

Imagem

Isto. Vemos isto que aqui está em cima! Uau! Tudo à nossa frente é Espanha, do outro lado da albufeira da barragem de Cedillo. Ao fundo, Herrera de Alcântara, a localidade mais perto da cache. Em baixo, o cais do lado espanhol.
Mas...e a cache? Ainda não é aqui...seria fácil demais, não era? Pois bem, aqui ficam os carros. Daqui para a frente só a pé!
Descemos as ultimas centenas de metros num caminho de grande inclinação em direcção ao Tejo...rapidamente lá chegamos mas a pensar que vamos ter que subir tudo outra vez [:O] mas a paisagem merece todo este esforço, um paraíso perdido que só mesmo uma cache para nos dar a conhecer! [:)]

Imagem

Aqui se encerram com certeza muitas histórias para contar nas ruínas que podemos encontrar agora afogadas nas águas do Tejo, mas como não as podemos ouvir vamos imaginá-las enquanto desfrutamos desta paisagem, desta tranquilidade, deste refúgio!

Curioso(a) por também partilhar estas sensações? Aqui está uma "ajuda" para partir à descoberta, mas não percam os próximos episódios, que para além deste local te levarão a conhecer outros nesta Beira Baixa. Em breve deixarei aqui uma sugestão de Roteiro para conehcer esta região que integra o primeiro Geopark português, o Naturtejo.

Não percas! [:)]
Imagem
Imagem Imagem Imagem

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: terça 27 abr 2010, 13:57

Mensagem Post: #35 a quinta 05 fev 2015, 10:21 

:) Bela apresentação!

Não queres alterar a data de colocação para mais perto da de publicação? Ainda foi meio ano de diferença e em anos diferentes... podias colocar uma note a informar que a cache estava desde junho no local "em testes".
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: domingo 11 set 2011, 09:32

Mensagem Post: #36 a quinta 05 fev 2015, 11:40 

Muito bem.

Um dia, quem sabe...
Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Mensagem Post: #37 a quinta 05 fev 2015, 12:11 

Caro rui, penso que há três datas distintas que assinalam a pré história de uma cache: a data de hidden, a data de criação do gccode e a data de publish. As duas primeiras até podem coincidir, especialmente no caso das caches colocadas sem preparação, mas se for uma cache com trabalho de campo e preparação anterior o mais provável é a data de criação do gccode ser anterior à data de hidden.
Agora que poes essa questão vou rectificar as datas de hidden nas minhas caches para a data em efectivamente o container foi colocado, até porque costumo deixar um log de boas vindas no logbook com data.

Joaquim, é possível saber a data de criação de um gccode através do próprio código, uma vez que é sequencial?
Imagem
Imagem Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Mensagem Post: #38 a quinta 05 fev 2015, 12:12 

Faltou dizer que no caso desta a data do hidden é aproximada à data que consta na página.
Imagem
Imagem Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: sábado 04 set 2010, 02:01

Mensagem Post: #39 a quinta 05 fev 2015, 12:15 

clcortez Escreveu:Faltou dizer que no caso desta a data do hidden é aproximada à data que consta na página.

E é mesmo assim que deve ser, a data de hidden deve corresponder à data em que a cache foi escondida, independentemente da data da publicação.

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: terça 27 abr 2010, 13:57

Mensagem Post: #40 a quinta 05 fev 2015, 12:15 

Claro, e faz todo o sentido! Estava mesmo era a pensar naqueles locais super elegíveis (onde colocas algumas caches) para os Prémios e que assim inviabilizas que possam entrar na corrida.
A nomeação é por data de colocação, certo? Não é por data de Publish, ou é?
Imagem Imagem Imagem Imagem
AnteriorPróximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes