Founds Duplicados

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

TB
TB

Registado: segunda 10 dez 2012, 15:24

Mensagem Post: #251 a segunda 25 ago 2014, 13:59 

Re: Founds Duplicados

POLgeo Escreveu:
Cacheight Escreveu:Adoptar uma postura ou posição que promova as boas práticas e aqueles que jogam de acordo com a "etiqueta" está mais de acordo com a filosofia do geopt do que enterrar a cabeça na areia e transparecer que nada se passa e que estão todos a ser malta porreira e indiferentes ou alheios à batota.Será mais isto o estilo do regime Norte Coreano. Se não vivemos ou jogamos isolados e temos de lidar com todo o tipo de batotas e chico-espertice, sinalizar e expor (no mínimo) casos propositados e reincidentes deveria ser o caminho a seguir.

O erro começa quando se começa a falar em batota.
Ou melhor, quando alguém tenta interferir numa relação biunívoca entre um owner e um geocacher.

Se o geocacher não cumpre ou quebra aspetos generalizadamente aceites como boas práticas e que devem servir para balizar a ação dos geocachers, para mim é um aspeto relevante. Não é o relacionamento entre owner e founder que define o que é correto ou menos correto. Até porque há owners que apagam os founds duplicados e outros que não se preocupam com isso por 1001 motivos válidos.

Regular
Regular

Registado: terça 26 jun 2012, 23:09

Mensagem Post: #252 a segunda 25 ago 2014, 14:48 

Pintelho Escreveu:
hulkman Escreveu:para essa solução, tenho que dedicar mais tempo de desenvolvimento, para além de mais processamento no servidor que sinceramente não quero dispensar.

a meu ver, a fazer alguma coisa é excluir alguns geocachers das stats com um disclaimer bem presente de quais as regras para exclusão. algo diferente disto não me faz sentido. ter lá uma bolinha porque geocacher A ou B faz founds nas próprias caches é só adicionar confusão ao layout, peso no servidor e mais tempo meu gasto.

Venha daí o DISCLAIMER bem escrito, e as alterações fáceis! Considerando um aviso por email e um período razoável - um mês? - para correção de situações que não são mais do que lapsos, na maior parte dos casos (eu já corrigi o meu, creio :)).

E isto vai bem de encontro às palavras do Lopesco: este ranking joga-se assim, com estas regras, que são consideradas boas-práticas pela comunidade. Quem não concorda, tem muitas outras ferramentas disponiveis noutros locais.
Fica a dúvida - por motibvos pedagógicos, não deverá ficar visivel a lista dos excluídos?

Isto é, o Geopt, utilizando o geocaching, cria uma competição a que adere quem quiser e seja considerado como cumprindo as regras que o Geopt considera que sejam as corretas.
Não há listas de excluidos. Esses são os que não aderiram ao jogo.
Aliás, deveria ser considerada seriamente a hipótese, de nunca serem mostradas estatísticas de quem não aderiu ao site Geopt.

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quinta 02 set 2010, 13:09

Mensagem Post: #253 a segunda 25 ago 2014, 15:04 

POLgeo Escreveu:
Pintelho Escreveu:
hulkman Escreveu:para essa solução, tenho que dedicar mais tempo de desenvolvimento, para além de mais processamento no servidor que sinceramente não quero dispensar.

a meu ver, a fazer alguma coisa é excluir alguns geocachers das stats com um disclaimer bem presente de quais as regras para exclusão. algo diferente disto não me faz sentido. ter lá uma bolinha porque geocacher A ou B faz founds nas próprias caches é só adicionar confusão ao layout, peso no servidor e mais tempo meu gasto.

Venha daí o DISCLAIMER bem escrito, e as alterações fáceis! Considerando um aviso por email e um período razoável - um mês? - para correção de situações que não são mais do que lapsos, na maior parte dos casos (eu já corrigi o meu, creio :)).

E isto vai bem de encontro às palavras do Lopesco: este ranking joga-se assim, com estas regras, que são consideradas boas-práticas pela comunidade. Quem não concorda, tem muitas outras ferramentas disponiveis noutros locais.
Fica a dúvida - por motibvos pedagógicos, não deverá ficar visivel a lista dos excluídos?

Isto é, o Geopt, utilizando o geocaching, cria uma competição a que adere quem quiser e seja considerado como cumprindo as regras que o Geopt considera que sejam as corretas.
Não há listas de excluidos. Esses são os que não aderiram ao jogo.
Aliás, deveria ser considerada seriamente a hipótese, de nunca serem mostradas estatísticas de quem não aderiu ao site Geopt.

Aí lá se ia a principal vantagem que estamos a discutir: a componente pedagógica.

Regular
Regular

Registado: terça 26 jun 2012, 23:09

Mensagem Post: #254 a segunda 25 ago 2014, 15:07 

O que estamos a discutir não é pedagogia, é ditadura, é tentar impor conceitos.
Ninguém ensina nada a quem não quer aprender.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #255 a segunda 25 ago 2014, 15:14 

POLgeo Escreveu:O que estamos a discutir não é pedagogia, é ditadura, é tentar impor conceitos.

O Geopt não pode contrariar a máxima defendida por alguns de "cada um faz como quer" mas pode ter uma linha de gestão das ferramentas que disponibiliza para só mostrar o que considera que a maioria considera serem boas prácticas. Não estou a ver como isso pode ser confundido com ditadura...
Só consultam os rankings do IAAN (que tu consideras) prejudiciais quem quer. Existem outras boas fontes disponíveis para os consultar sem filtros.

edit: Aliás uma alternativa intermédia entre retirar os geocachers e pintar as linhas, poderia ser (embora isso desse mais trabalho ao João do que a exclusão) de os rankings apresentarem mais uma possibilidade de filtro (Excepto geocachers que não cumprem as regras anunciadas no disclamer/Todos os geocachers). Em que claro a primeira versão seria o default ;)
Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quinta 02 set 2010, 13:09

Mensagem Post: #256 a segunda 25 ago 2014, 15:17 

POLgeo Escreveu:O que estamos a discutir não é pedagogia, é ditadura, é tentar impor conceitos.

Não me parece, de todo, que se esteja a falar de ditadura.
Talvez não tenhas lido todo o tópico, mas estamos a falar de exemplos a quem se junta ao geocaching que poderá, muito livremente, decidir que exemplos quer seguir. A minha posição nesta discussão sempre se baseou nas premissas da pedagogia, e sempre estive a discutir pedagogia. Se estamos a debater patamares diferentes, então estou fora. Nem por um momento vi as opções colocadas em cima da mesa como formas de ditadura, e continuo a não o ver.
Suponhamos: tu és dono de uma marca, e tens determinada estratégia. Por exemplo, da Fiat. Se decides que agora os teus carros todos vão passar a ter limitador de velocidade, porque em Portugal não podes andar a mais de 120 km/h, os potenciais compradores podem decidir comprar os teus carros ou não. Mas tu não estás a ser ditador.
O (geopt-) , não sendo dono da comunidade, tem uma posição em que deve servir de referência para os novos praticantes. E não há qualquer ditadura no facto de apetrechar as ferramentas que disponibiliza com determinados conceitos.

Não tenho dúvidas que haverá sempre aqueles que vão manter a sua forma de jogar. Mas não são esses que me interessam para os efeitos desta discussão. A ideia é passar a mensagem: Há estes números, estas estatísticas, e há os gajos que seguem as boas-práticas de conduta - o que nos leva a uns posts anteriores, e aqueles que não as seguem. Informação de qualidade vs. estatísticas "adulteradas".

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #257 a segunda 25 ago 2014, 15:21 

Como ficou como um edit a um post acima e este tópico está com muita dinâmica deixo aqui mais uma hipótese.

Aliá há uma alternativa intermédia entre retirar os geocachers e pintar as linhas, poderia ser (embora isso desse mais trabalho ao João do que a exclusão) de os rankings apresentarem mais uma possibilidade de filtro (Excepto geocachers que não cumprem as regras anunciadas no disclamer/Todos os geocachers). Em que claro a primeira versão seria o default ;)
Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Registado: domingo 25 abr 2010, 16:43

Mensagem Post: #258 a segunda 25 ago 2014, 15:52 

Eu também acho mal chamar ladrão a quem rouba só porque tem uma ideia de vida diferente da minha...
Cada um rouba como quer e pode... parece-me bem.
Já dá para ver que tudo vai ficar como dantes...
Ou quase...
Quase porque, depois de ter "levado na cabeça até dizer chega" por não concordar com "cada um joga como quer", finalmente parece que já nao estou sozinho... não é que isso seja importante... mas, vamos lá saber porquê, de repente (ou talvez não) algumas consciências despertaram!
Na minha opinião o Geopt é, ou deveria ser, a referência do geocaching português! O Geopt nao é o geocaching português e o geocaching portugues não é o Geopt! Pois não! Mas deveria ser a sua referência... Os seus IAAN deveriam ser um espelho das boas práticas! Para exemplo e norteio de gerações de novos geocachers!
Querer ser a referência do geocaching em Portugal implica coragem e soltar as amarras do "amiguismo"... ou será uma subsidiária da GS?
Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #259 a segunda 25 ago 2014, 16:12 

elpombero Escreveu:... ou será uma subsidiária da GS?

Não é, mas assinou um contrato com a GS para poder usar a API que fornece os dados para gerar o IAAN :)
Sinceramente, não sei se esse contrato permite "adulterar" os valores devolvidos pela API, mas admito que sim, é uma questão de verificar.
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #260 a segunda 25 ago 2014, 16:13 

elpombero Escreveu:...Quase porque, depois de ter "levado na cabeça até dizer chega" por não concordar com "cada um joga como quer", finalmente parece que já nao estou sozinho... não é que isso seja importante... mas, vamos lá saber porquê, de repente (ou talvez não) algumas consciências despertaram!
Na minha opinião o Geopt é, ou deveria ser, a referência do geocaching português!

Olha que nunca estiveste sózinho ;)
E concordo perfeitamente com a última frase que destaquei.
Para isso não pode ser neutro e não é suficiente desenvolver tools, promover acções pela positiva (tipo prémios GPS) ou promover bons logs e boas fotos (apenas exemplo do muito que tem feito de bom) mas também lutar activamente para que os maus exemplos não sejam exemplos...Para isso é preciso chamar batoteiro a quem é batoteiro (sempre imbirrei com o políticamente correcto...)

PS: Claro que algumas coisas que eu considero que o Geopt fez bem IAAN, Prémios GPS há alguns que consideram negativo. É a vida...
Imagem Imagem
AnteriorPróximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante