founds em caches inactivas

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: quinta 05 mai 2011, 10:44

Mensagem Post: #21 a segunda 25 ago 2014, 01:52 

Re: founds em caches inactivas

Pintelho Escreveu:Eu também já encontrei uma cache arquivada - geolitter e, portanto, irresponsabilidade do owner. Não retirei o container para.a reciclagem, mas se fosse hoje era o que consideraria certo fazer. Se está arquivada não está em jogo. Logo, é lixo.

Sent from my iPhone using Tapatalk

e quem te diz a ti que o que está la não pertence a outro jogo e está activa nesse jogo, como o opencaching por exemplo, ou outra coisa qualquer?

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: terça 27 abr 2010, 10:52

Mensagem Post: #22 a segunda 25 ago 2014, 02:12 

Retirar uma cache, mesmo que arquivada, é uma falta de respeito para com o owner. Ele pode querer recolhê-la mais tarde.
Hoje em dia parece que querem viver tudo à pressa: querem ser os primeiros nas stats a correr, querem que as caches sejam publicadas para ontem, se uma cache está uns tempos sem ter manutenção é logo para arquivar. Quem sabe se o owner não pondera ainda recolher a cache? Será que não está com um problema de saúde e não pode nos próximos meses? A pressa é inimiga da perfeição, deixem as coisas seguirem o seu rumo natural, não se ponham no caminho. Se fazem mesmo questão de o recolher por ser certo que o owner a abandonou, então limitem-se a recolhê-la para não ser mais um pedaço de lixo e perguntem ao owner através de e-mail se quer que lha enviem, por exemplo. É o minimo que podem e devem fazer. Boa educação e boas práticas.

Para além disto, há no logbook que ainda se deve encontrar no seu interior registos e história do geocaching em Portugal. Isso merece ser preservado. Povo que não guarda nem respeita a sua história não merece fazer parte dela.
Imagem
Imagem Imagem Imagem

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: segunda 22 ago 2011, 13:58

Mensagem Post: #23 a segunda 25 ago 2014, 08:30 

clcortez Escreveu:Retirar uma cache, mesmo que arquivada, é uma falta de respeito para com o owner. Ele pode querer recolhê-la mais tarde.
Hoje em dia parece que querem viver tudo à pressa: querem ser os primeiros nas stats a correr, querem que as caches sejam publicadas para ontem, se uma cache está uns tempos sem ter manutenção é logo para arquivar. Quem sabe se o owner não pondera ainda recolher a cache? Será que não está com um problema de saúde e não pode nos próximos meses? A pressa é inimiga da perfeição, deixem as coisas seguirem o seu rumo natural, não se ponham no caminho. Se fazem mesmo questão de o recolher por ser certo que o owner a abandonou, então limitem-se a recolhê-la para não ser mais um pedaço de lixo e perguntem ao owner através de e-mail se quer que lha enviem, por exemplo. É o minimo que podem e devem fazer. Boa educação e boas práticas.

Para além disto, há no logbook que ainda se deve encontrar no seu interior registos e história do geocaching em Portugal. Isso merece ser preservado. Povo que não guarda nem respeita a sua história não merece fazer parte dela.

Retirar, avisar o owner e entregar pessoalmente. É o que eu faço ;) ;) ;)
Imagem.....Imagem.....Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quinta 02 set 2010, 13:09

Mensagem Post: #24 a segunda 25 ago 2014, 10:16 

David Santos 87 Escreveu:
Pintelho Escreveu:Eu também já encontrei uma cache arquivada - geolitter e, portanto, irresponsabilidade do owner. Não retirei o container para.a reciclagem, mas se fosse hoje era o que consideraria certo fazer. Se está arquivada não está em jogo. Logo, é lixo.

e quem te diz a ti que o que está la não pertence a outro jogo e está activa nesse jogo, como o opencaching por exemplo, ou outra coisa qualquer?

Há-de ter essa informação, David.

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Mensagem Post: #25 a segunda 25 ago 2014, 10:23 

clcortez Escreveu:Retirar uma cache, mesmo que arquivada, é uma falta de respeito para com o owner. Ele pode querer recolhê-la mais tarde.

Cláudio,
Se deixar as coisas seguir o rumo normal é deixar que um PT publicado para um evento e posteriormente arquivado ficar só porque "it's not my business" é como enfiar a cabeça na areia para o CITO. Há milhares de caches arquivadas mundo fora que não são retiradas, porque retirar dá trabalho. É uma questão de escala até ser um problema de cidadania.
Há caches arquivadas e caches arquivadas. Algumas delas estão arquivadas e são pedaços de história. Continuam a receber visitas e continuarão a recebê-las. Faz sentido retirar? Diria que não. Outras são pedaços de lixo que o owner simplesmente não quis limpar. Não seria tão radical na forma como abordo o assunto quanto tu. E, se um dia me cruzar com uma cache arquivada que interpreto como sendo lixo (o critério será sempre pessoal e não me faz qualquer confusão que o seja), retirá-la-ei. Se posso estar a cometer um erro? Posso. Mas será mais provável cometer erro se a deixar ficar. Nada como estudar a história da cache e decidir com base na casuística. Aliás, felizmente, caches arquivadaas no terreno ainda caem no mundo da casuística.

Large
Large

Registado: terça 01 jul 2014, 20:08

Mensagem Post: #26 a segunda 25 ago 2014, 10:52 

Pintelho Escreveu:
AlexCatarina Escreveu:Eu nunca vou procurar caches inactivas. Se estão inactivas é por alguma razão. Mas acho que ainda à situações piores. Como pessoal a logar caches arquivadas à mais de um ano e até à quem loggue as suas próprias caches. Isso sim devia ser proibido. Acho uma estupidez.

E quando não sabes que a cache está inativa, porque estás offline? Como fazes?
Em relação aos founds em caches próprias está a surgir um debate interessante aqui. Espreita!

Já me aconteceu sim, tê-la no C:geo e ir à procura dela e encontrar e depois quando chego a casa para logar vejo que está inactiva. Mas ai antes de logar mando um mail ao owner a explicar a situação e espero a autorização para a poder logar ou não. Acho que devia ser este procedimento.

Ao logar caches arquivadas, acho que sim deveriam ser removidas pelo owner o mais rápido possivel, pois no fim de arquivadas já sao consideradas lixo. No entanto existem caches arquivadas que ainda merecem existir, como por exemplo do helderjust, nomeadas e vencedoras dos prémios gps. Estão arquivadas á mais de um ano e continuam a ser logadas constantemente. Acho que fica ao critério de cada um. Eu até estou a pensar em ir fazê-las, mas provavelmente não as irei logar online, ou posso apenas deixar uma write note como lá estive.

O que mais me irrita mesmo é aqueles que logam as suas próprias caches, ai sim, passo-me. Mas pronto isto é um jogo e cada um joga à sua maneira. Se quisesse sentava-me uma tarde no sofá e punha-me a logar todas as caches que me aparecessem do mapa. Aposto que nem 10% delas teriam os meus loggs apagados e ai ficava logo nos tops em tudo.
ImagemImagem

TB
TB

Registado: segunda 10 dez 2012, 15:24

Mensagem Post: #27 a segunda 25 ago 2014, 12:15 

Relativamente às arquivadas, às vezes sucede o mesmo que nas desativadas. Quando me iniciei, fui à procura de um par de caches na zona da Carregueira que percebi, quando ia fazer o registo, estavam arquivadas. Mas ainda lá estavam e tinha dado com elas. Enviei email ao owner a perguntar se podia registar o found e se, posteriormente, era do seu interesse que por lá passasse e recolhesse o container. Pediu-me que o deitasse no caixote do lixo mais próximo, e foi o que fiz. Mais tarde encontrei inadvertidamente outras caches em situação semelhante (arquivadas, mas ainda lá, curiosamente também do mesmo owner), perguntei se podia registar e acabei por fazê-lo com autorização. Como não costumo procurar inativas, e muito menos arquivadas, a situação não me ocorre com frequência. Mas creio que cada caso é um caso, e que o que deve ser sempre transversal a tudo é o bom senso. ;)

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #28 a segunda 25 ago 2014, 12:44 

Houve uma fase do meu Geocaching em que dedicava bastante atenção ao arquivamento das caches, e se houvesse caches que por alguma razão tivessem sido arquivadas e o container mantido no local, seria um objectivo importante ir procurá-las.

Cheguei inclusivamente a fazer roteiros de Geocaching especialmente focados nessas caches.

Via essas visitas como a última oportunidade de as visitar, uma espécie de FTF mas ao contrário (LTF = Last To Find), e também de retirar o lixo do local, ou de resgatar o container caso fosse um pedaço de história.

Toda a gente ficava a ganhar.

Uma dessas caches que recolhi, era do Paulo Salvador pivot da TVI. Recolhi-a no Alentejo e para lha entregar fui escondê-la, a seu pedido, num sítio na Ericeira, junto ao Forte de Milréus. Enviei-lhe as coordenadas e uma hint e nunca mais me lembrei do assunto. Passado uns meses recebo um mail dele a dizer que as coordenadas estavam certinhas e tinha encontrado a cache resgatada.

Eu sei, é estúpido, mas isso também faz parte da história do meu Geocaching e recordo-a com bastante carinho :)
Imagem Imagem Imagem Imagem

Regular
Regular

Registado: segunda 19 nov 2012, 14:07

Mensagem Post: #29 a segunda 25 ago 2014, 12:49 

Hoje em dia parece que querem viver tudo à pressa: querem ser os primeiros nas stats a correr, querem que as caches sejam publicadas para ontem, se uma cache está uns tempos sem ter manutenção é logo para arquivar. Quem sabe se o owner não pondera ainda recolher a cache? Será que não está com um problema de saúde e não pode nos próximos meses?* A pressa é inimiga da perfeição, deixem as coisas seguirem o seu rumo natural, não se ponham no caminho. Se fazem mesmo questão de o recolher por ser certo que o owner a abandonou, então limitem-se a recolhê-la para não ser mais um pedaço de lixo e perguntem ao owner através de e-mail se quer que lha enviem, por exemplo. É o minimo que podem e devem fazer. Boa educação e boas práticas.

*O Bold é meu

Concordo com o clcortez, aqui está uma questão pertinente que quero realçar.
No início do ano fui operado ao menisco. Por coincidência, tinha feito manutenção a uma das minhas caches dias antes de ser operado e, todos os founds que foram feitos depois dessa manutenção foram did not founds.. Ora, como eu estava no hospital, e quando vim para casa estava tudo menos com vontade de ir ao computador, apenas 15 dias depois lá fui (uuuui, tanto tempo). Pois já lá tinha um "need archived" depois de 9 DNF's. Quero com isto sublinhar o que o clcortez disse. Não tenham pressa nas coisas. A maior parte das vezes existe razões para as demoras, tal como me aconteceu a mim.

Resumindo: quando voltei a fazer manutenção à cache, ainda com uma muleta, ela ainda estava lá, precisamente no mesmo sítio onde a deixei, muito bem escondida. Nada que umas fotos spoilers não resolvessem (talvez falha minha não as ter colocado logo) :D

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Mensagem Post: #30 a segunda 25 ago 2014, 13:04 

hunterb_8 Escreveu:
Hoje em dia parece que querem viver tudo à pressa: querem ser os primeiros nas stats a correr, querem que as caches sejam publicadas para ontem, se uma cache está uns tempos sem ter manutenção é logo para arquivar. Quem sabe se o owner não pondera ainda recolher a cache? Será que não está com um problema de saúde e não pode nos próximos meses?* A pressa é inimiga da perfeição, deixem as coisas seguirem o seu rumo natural, não se ponham no caminho. Se fazem mesmo questão de o recolher por ser certo que o owner a abandonou, então limitem-se a recolhê-la para não ser mais um pedaço de lixo e perguntem ao owner através de e-mail se quer que lha enviem, por exemplo. É o minimo que podem e devem fazer. Boa educação e boas práticas.

*O Bold é meu

Concordo com o clcortez, aqui está uma questão pertinente que quero realçar.
No início do ano fui operado ao menisco. Por coincidência, tinha feito manutenção a uma das minhas caches dias antes de ser operado e, todos os founds que foram feitos depois dessa manutenção foram did not founds.. Ora, como eu estava no hospital, e quando vim para casa estava tudo menos com vontade de ir ao computador, apenas 15 dias depois lá fui (uuuui, tanto tempo). Pois já lá tinha um "need archived" depois de 9 DNF's. Quero com isto sublinhar o que o clcortez disse. Não tenham pressa nas coisas. A maior parte das vezes existe razões para as demoras, tal como me aconteceu a mim.

Resumindo: quando voltei a fazer manutenção à cache, ainda com uma muleta, ela ainda estava lá, precisamente no mesmo sítio onde a deixei, muito bem escondida. Nada que umas fotos spoilers não resolvessem (talvez falha minha não as ter colocado logo) :D

Creio que estás a confundir "a maior parte das vezes" com as situações excecionais. O teu motivo não é, diria que felizmente, o que motiva a maior parte dos arquivamentos. Nem de perto, nem de longe.
Reforço que, no caso, sou apologista da casuística.
AnteriorPróximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot] e 2 visitantes