Mega-Eventos: O que são?

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Geocoin
Geocoin

Registado: domingo 25 abr 2010, 16:43

Mensagem Post: #21 a terça 10 set 2013, 20:08 

Re: Mega-Eventos: O que são?

Jasafara:
Desculpa lá, mas importaste de explicar melhor essa do: "embora seja mais conveniente não fazeres uma coisa tão descarada"?
Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #22 a terça 10 set 2013, 20:12 

elpombero Escreveu:Jasafara:
Desculpa lá, mas importaste de explicar melhor essa do: "embora seja mais conveniente não fazeres uma coisa tão descarada"?

Sim. Acredito que uma coisa tão descarada fosse reportada pela equipa de revisão á GS que não permitiria que o evento fosse classificado como mega.

E atenção que eu não estou a criticar os eventos portugueses classificados como Megas que foram grandes eventos para a nossa dimensão. Apenas a formulação que a GS faz sobre os mesmos ;)
Imagem Imagem

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: sexta 02 jul 2010, 12:35

Mensagem Post: #23 a terça 10 set 2013, 20:17 

Tudo isto foi muito esclarecedor: desde a forma canina como os do costume suportam o insuportável até ao mecanismo como de facto um mega-evento se transforma em tal, passando pela subtileza da aquisição do estatuto pela passagem das edições. Palavra que ainda ontem não fazia a mais pálida ideia sobre esta segunda parte. Obrigado aos que esclareceram pelos esclarecimentos :-)
O meu blog geocachiano: http://papacaches.wordpress.com

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #24 a terça 10 set 2013, 20:20 

Acho muito mais lógico que os megaeventos fossem contabilizados apenas pelos Attends e sendo considerados como tal quando atingissem um número de attend's que ultrapassasse uma determinada percentagem sobre a média dos eventos realizada no país. isso permitiria que um evento fosse mega em Portugal se calhar com 150 attends e na Alemanha apenas com 1.000. Isto embora a partir dos 500 pudessem ser sempre considerados Mega. Permitiria é uma "descriminação positiva" para países mais pequenos ou com menos penetração de geocachers (embora também pudesse ser considerado um número mínimo).

Mas claro que a GS prefere sempre ter regras que podem ser interpretadas "caso a caso" com algum ou elevado grau de discricionariedade...
Imagem Imagem

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: quinta 09 dez 2010, 13:38

Mensagem Post: #25 a terça 10 set 2013, 21:10 

jasafara Escreveu:Acho muito mais lógico que os megaeventos fossem contabilizados apenas pelos Attends e sendo considerados como tal quando atingissem um número de attend's que ultrapassasse uma determinada percentagem sobre a média dos eventos realizada no país. isso permitiria que um evento fosse mega em Portugal se calhar com 150 attends e na Alemanha apenas com 1.000. Isto embora a partir dos 500 pudessem ser sempre considerados Mega. Permitiria é uma "descriminação positiva" para países mais pequenos ou com menos penetração de geocachers (embora também pudesse ser considerado um número mínimo).

Mas claro que a GS prefere sempre ter regras que podem ser interpretadas "caso a caso" com algum ou elevado grau de discricionariedade...

Porque é que um evento tem de ser uma coisa com Fronteiras fechadas?
Excluías os logs de estrangeiros?
E os dos team casqueiros?
Imagem Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Registado: domingo 25 abr 2010, 16:43

Mensagem Post: #26 a terça 10 set 2013, 21:46 

Creio que o jasafara não propõe fronteiras fechadas nos eventos. Tem mais a ver com a proporcionalidade em função do número de habitantes de cada país versus o número suficiente de attends para que seja considerado um mega.
E não me parece que o número de logs de estrangeíros possa fazer a diferença.
Quanto aos logs de casqueiros, zés e cascais e outros que tais é pararem de fingir que isso não existe e abertamente criticarem (se, de facto, não estão de acordo com essa forma de agir) essa forma de actuação.
Imagem Imagem Imagem

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: quinta 09 dez 2010, 13:38

Mensagem Post: #27 a terça 10 set 2013, 21:57 

elpombero Escreveu:Creio que o jasafara não propõe fronteiras fechadas nos eventos. Tem mais a ver com a proporcionalidade em função do número de habitantes de cada país versus o número suficiente de attends para que seja considerado um mega.

Quando estão a comparar por exemplo o número de habitantes na Alemanha com o número de habitantes em Portugal é o quê? A distância que vai do Sul da Alemanha ao Norte pode ser superior à distância que vai de França a Portugal, portanto não vejo porque considerar como alvo dos eventos esses "universos" limitados...
Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #28 a terça 10 set 2013, 22:35 

IDILIO49 Escreveu:
elpombero Escreveu:Creio que o jasafara não propõe fronteiras fechadas nos eventos. Tem mais a ver com a proporcionalidade em função do número de habitantes de cada país versus o número suficiente de attends para que seja considerado um mega.

Quando estão a comparar por exemplo o número de habitantes na Alemanha com o número de habitantes em Portugal é o quê? A distância que vai do Sul da Alemanha ao Norte pode ser superior à distância que vai de França a Portugal, portanto não vejo porque considerar como alvo dos eventos esses "universos" limitados...

Eu não estava óbviamente a limitar a contagem dos attends aos nacionais dos países em que se realizam os eventos. E concordo que a capacidade de criar um megaevento está mais ligada á densidade de geocachers do que à dimensão do país ou ao número de habitantes (se não a China, Russia ou Nigéria eram as maiores candidatas a Mega-Mega-Eventos). Por isso é que disse que o critério para mim preponderante seria o desvio em relação ao valor médio de attends que os eventos de um determinado país tem.

Exemplo. Até à data do nosso primeiro "mega" (1 de Maio de 2010) a média dos 231 eventos e CITO que se tinham realizados era de menos de 23. Assim não me choca nada que com os 159 attends conseguidos (~ 7x a média) fosse considerado mega. Mas muito menos me chocaria que a GeoChurrascada realizada em 19 de Set de 2009 e com 198 attends contra uma média de pouco mais de 22 em 174 eventos anteriores (~ 9x mais...) também o tivesse sido...
E assim sucessivamente...

Claro que por maioria de razão o nosso maior Mega com 402 attends e que ultrapassa em 17x a média de pouco menos de 24 attends dos 772 eventos anteriores também está muito bem definido como mega. E claro que estas foram umas contas feitas muito á pressa. Possivelmente seria mais correcto considerar não a média de todos os eventos anteriores que pelos vistos não tem variado assim tanto...mas sim a média dos N maiores eventos anteriores...
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #29 a terça 10 set 2013, 22:36 

Já agora a média de attends para a totalidade dos eventos/megas/cito realizados até hoje é de 22,5 o que quer dizer que pelo menos desde 2009 tem-se mantido estável...
Imagem Imagem

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: sexta 02 jul 2010, 12:35

Mensagem Post: #30 a terça 10 set 2013, 22:37 

Como é evidente, não tem nada a ver com habitantes de cada país, senão nos EUA seriam precisos 10.000 attended e na Finlândia, 10. Tem a ver com a penetração do Geocaching nos países, logo, com a proporcionalidade entre um evento regular e um mega-evento. Não que eu concorde com isso, só estou a traduzir Jasafarês.
O meu blog geocachiano: http://papacaches.wordpress.com
AnteriorPróximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes