Geocaching no IDP

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Geocoin
Geocoin

Registado: sexta 26 mar 2010, 02:17

Mensagem Post: #21 a terça 11 mai 2010, 00:24 

Re: Geocaching no IDP

Uma associação poderia dar maior credibilidade à nossa actividade.
Por exemplo, conseguindo autorização para andar no gerês para os membros da associação, sendo que quem tivesse comportamentos menos dignos abandonaria a associação e, embora pudesse continuar a fazer geocaching, não teria imunidade diplomática...

Por outro lado a associação poderia permitir uma introdução ao geocaching a sério e não via TV ou Jornal...
Falo por mim, comecei com um anuncio do AXN e no inicio andei meio às aranhas...

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #22 a terça 11 mai 2010, 11:39 

rmatosinhos Escreveu:Falo por mim, comecei com um anuncio do AXN e no inicio andei meio às aranhas...

Conta lá essa! No AXN, canal de televisão?
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Registado: domingo 28 mar 2010, 20:55

Mensagem Post: #23 a terça 11 mai 2010, 11:50 

Isso de associações mete-me confusão...

Para haver uma associação tem que haver estatutos, órgãos ( Assembleia-geral, Conselho Fiscal, Administração ) e depois seria conveniente haver um representante por distrito.... portanto teria que haver eleições para os diferentes cargos... Resumindo uma "carga de trabalhos".

Isto é tudo muito bonito no inicio mas, depois ninguém quer assumir, até porque é baseado em voluntariado... ou será que iremos começar a pagar cotas?! e pagando cotas, mexe-se em dinheiro.. é mais confusão ao barulho...

Desculpem não ser optimista.. mas sou escuteira e a parte mais "chata" do cne é exactamente lidar com os adultos... cargo vs poder... e é tudo voluntário, imaginem se não fosse.
Imagem

Regular
Regular

Registado: sexta 26 mar 2010, 17:42

Mensagem Post: #24 a terça 11 mai 2010, 12:15 

Partilho da opinião de deixar estar como está. Associações já temos que chegue para tudo e mais alguma coisa, e a maioria só existe no papel.
Orgãos Sociais, identidade fiscal... etc etc... acho que está um pouco fora do espírito do geocaching.
Se as coisas como estão funcionam, para quê inventar e desmotivar mais uns quantos?

Geocoin
Geocoin

Registado: sexta 30 abr 2010, 11:37

Mensagem Post: #25 a terça 11 mai 2010, 12:26 

Marú Escreveu:Desculpem não ser optimista.. mas sou escuteira e a parte mais "chata" do cne é exactamente lidar com os adultos... cargo vs poder... e é tudo voluntário, imaginem se não fosse.

Foi um dos factores que me desinteressaram do escutismo, quando cheguei a 4ª secção.. só aí me apercebi desses factos..
Juntamente com a falta de tempo...

Pessoalmente acho que a criação de uma "associação" nos abre certas portas, mas cria alguns problemas..

Micro
Micro

Registado: segunda 26 abr 2010, 21:05

Mensagem Post: #26 a terça 11 mai 2010, 22:58 

Não posso dizer que tenha uma opinião bem fundamentada sobre o assunto, ainda sou iniciado no geocaching e só acompanho atentamente os foruns à pouco tempo!
Ou seja de geocaching não sei muito no entanto de "associações e ajuntamentos" já sei qualquer coisa....
então o que está em causa é uma questão de custo/beneficio como nas obras públicas [:P]

ainda não entendi muito bem os beneficios de nos associarmos além de apresentar uma justificação ao senhor agente da autoridade das florestas ou do municipio! e depois de nos registarmos no IDP? vinha o IGESPAR chatear-nos as caches e depois a Autoridade Florestal e logo depois vinham os municipios... tinha que se pagar uma "renda" a estes todos!!!
Ui e depois assembleias gerais e actividades e relatorios de contas e reuniões e cotas e subsidios e despesas correntes e geocachers socios e geocachers não-socios...e groundspeak, tipo eles não têm alguma goldenshare sobre o geocaching?! [}:)] nem quero pensar!

Passo-vos um ensinamento que me deram à algum tempo:
"Evitem ao máximo entregarem-se ao poder civil"

excelente discussão esta [^] vou acompanhar com atenção!
Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quinta 25 mar 2010, 11:46

Mensagem Post: #27 a terça 11 mai 2010, 23:29 

fontesPT Escreveu:excelente discussão esta [^] vou acompanhar com atenção!

Peço que voltem a ler os posts iniciais.

O debate está um pouco contaminado por pré-conceitos e algumas premissas erradas.
Não é necessário existir uma associação ou algo similar (burocraticamente falando) para se pedir o registo no IDP.

Alguém aqui focou o exemplo do Gerês... o paraíso na terra do geocaching lusitano... a tendência crescente é tornar as visitas o mais limitadas possível e a grupos legalmente constituídos.
GEOREFERENCIANDO A AMAZÓNIA... e arredores :)

Geocoin
Geocoin

Registado: domingo 28 mar 2010, 20:55

Mensagem Post: #28 a terça 11 mai 2010, 23:36 

RKelux Escreveu:Não é necessário existir uma associação ou algo similar (burocraticamente falando) para se pedir o registo no IDP.

para no registo no IDP até pode não ser preciso a associação.. mas, para alguém falar com alguma instituição convém que seja alguém nomeado... até porque pode ir alguém que não sabe do que está a falar, que não está dentro do assunto e ser mais um empecilho do que uma ajuda...

Tenho que ter o direito de escolher quem me representa... E para ser nomeado... tem que haver eleições.. estatutos... blabla...

Se não é preciso nada disso.. fica como está :D onde cada um na sua zona vai falando e fazendo o melhor que pode...
Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #29 a quarta 12 mai 2010, 00:52 

carolangelpaul Escreveu:A interpretação não é minha.
A cache foi escondida naquele local porque pensei que era público.
...

E acho que pensaste muito bem. O IDP é um instituto público
Dos estatutos...
"Artigo 1.º
Natureza
1 - O Instituto do Desporto de Portugal, I. P., abreviadamente designado IDP, I. P., é um instituto público integrado na administração indirecta do Estado, dotado de autonomia administrativa e financeira e património próprio. ..." Assim não me parece que a segurança (essa sim privada...) possa com legitimidade evocar propriedade privada....

Sendo este um assunto off-topic em relação a este "thread" vou transfeir algumas questões que tenho sobre o tema para o fórum próprio Perguntas ao revisor
Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Registado: sexta 26 mar 2010, 02:17

Mensagem Post: #30 a quarta 12 mai 2010, 09:13 

prodrive Escreveu:
rmatosinhos Escreveu:Falo por mim, comecei com um anuncio do AXN e no inicio andei meio às aranhas...

Conta lá essa! No AXN, canal de televisão?

[OFF TOPIC /ON]
Sim. No Canal de televisão. Lembro-me de ver um geo qq coisa mas nem liguei muito. Um dia estava no topo do marão a fazer uma churrascada e lembrei-me "aqui é que deve haver aquela cena do geo...
Chego a casa pesquisei na internet e vi que havia uma cache mesmo mesmo, mas mesmo no sitio onde me sentei para churrascar...
pouco tempo depois adquiri um iphone, experimentei fazer uma cache no parque da cidade (porto), gostei, mandei ver um vista hxc e bora pra serra da estrela :)
AnteriorPróximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes