desigualdade de criterios

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Regular
Regular

Registado: sexta 11 mar 2011, 11:12

Mensagem Post: #151 a segunda 05 set 2011, 23:39 

Re: desigualdade de criterios

Depois desta interessantíssima discussão, gostaria de saber qual a percentagem de caches portuguesas que cumprem as guidelines, nomeadamente quanto:
1. Não desfigurar ou destruir propriedade pública ou privada;
2. Obtenção da permissão do proprietário do terremo ou autoridade gestora do espaço público.

Geocoin
Geocoin

Registado: domingo 23 jan 2011, 13:05

Mensagem Post: #152 a terça 06 set 2011, 00:21 

Da discussão nasce a luz.

Se calhar este assunto, que vou colocar, até meria um novo tópico....

Ainda bem que se discutem aqui estes assuntos, para todos para podermos ver os problemas pelos vários prismas possíveis e assim tirar as nossas conclusões. Eu já tirei.
Que me lembre não tenho nenhuma cache em muros e tambem não prevejo colocar no futuro.
Pena que se tenha gastado aqui tanta "tinta" com pormenores acessórios que não levavam a lado nenhum e fujam ao verdadeiro problema: - é proíbido ou não colocar caches em muros e devemos ou não colocar caches em muros.
Já aqui foram emitidas opiniões contra e a favor, por isso acho que o assunto ficou bem discutido, para cada um reflectir.

Tambem se aflorou aqui um assunto que eu gostava de ver dicutido, por já ter tido uma situação com o SUp3rFM em que não fiquei convencido e gostava de a colocar a discussão para esclarecimento.

Trata-se do problema das caches enterradas.

Coloquei uma cache embutida na extremidade de um tronco de madeira, cuja outra extremedidade enterrei, sem usar nenhum instrumento (pá) para o fazer. Não está aqui em causa o sítio onde enterrei mas o método usado para a esconder.
Na altura tambem fui enviado para as GL da GS e lá não tambem não fiquei esclarecido, porque a única coisa que eu li foi que não se podem usar instrumentos para enterrar as caches. A cache não estava enterrada, só o tronco, e sem uasr instrumentos para o fazer.
Não era preciso escavar para encontrar a cache.

Era esse o problema que eu gostava de ver debatido, para ações futuras.

Esclareçam-me por favor .
Posso ou não esconder uma cache nessas condições?
ImagemImagemImagem

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:01

Mensagem Post: #153 a terça 06 set 2011, 00:26 

Acho que a Groundspeak, directamente, te esclareceu sobre esse tipo de esconderijo. Certo?

Geocaches are never buried. É o que diz, taxativamente. Portanto, não, não é possível. Acho que vamos outra vez discutir tons de cinzento e não olhar para o que é branco ou preto. Acho que grande parte do tempo se discute a forma de dar a volta às guidelines e não nos focarmos sobre o que de uma forma geral elas dizem. Vamos acabar por discutir o enterradas vs ENTERRADAS. Vou é pedir já ao SawCastro para escrever algo que sintetize tudo. :)
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer
Coloque as dúvidas, perguntas e respostas ao revisor
Work with the reviewer, not against him.

Imagem Imagem Imagem
Pecador e Geocacher normal, como quase todos. A esmagadora maioria das minhas participações são realizadas sem o chapéu de reviewer.

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: quinta 09 dez 2010, 13:38

Mensagem Post: #154 a terça 06 set 2011, 00:42 

Enquanto houver alguém que lê mais do que o que está escrito...
Imagem Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Mensagem Post: #155 a terça 06 set 2011, 00:43 

SUp3rFM Escreveu:Acho que a Groundspeak, directamente, te esclareceu sobre esse tipo de esconderijo. Certo?

Não isso não me esclareceu. Sugeriu que a mudasse de lugar, mas nunca fiquei esclarecido.
A cache não estava "buried" só o tronco.

Como exemplo: arranjo uma estrutura tipo sinal de transito, encaixo lá uma cache no topo, enfio o tubo do sinal num buraco do passeio, isso é enterrar uma cache?

è isso que eu pretendo esclarecer.

Eu gostava era de ver aqui a opinião da comunidade . A opinião do SUp3rFM, eu já a conheço bem...
ImagemImagemImagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quinta 25 mar 2010, 16:44

Mensagem Post: #156 a terça 06 set 2011, 00:48 

"Eu gostava era de ver aqui a opinião da comunidade . A opinião do SUp3rFM, eu já a conheço bem..."

Podemos ter várias opiniões sobre o assunto, mas para além do que está escrito nas guidelines, e se já conheces a do Sup3r (que obviamente segue as guidelines), onde é que queres chegar?
Of all the things I've lost, I miss my mind the most. Let see if I can find it with a GPS.

Geocoin
Geocoin

Mensagem Post: #157 a terça 06 set 2011, 01:01 

vsergio Escreveu:"Eu gostava era de ver aqui a opinião da comunidade . A opinião do SUp3rFM, eu já a conheço bem..."

Podemos ter várias opiniões sobre o assunto, mas para além do que está escrito nas guidelines, e se já conheces a do Sup3r (que obviamente segue as guidelines), onde é que queres chegar?

O SUp3rFM referiu-se a um problema passado, que levou a uma reclamação à GS. Não é isso que eu quero discutir aqui. O que quero discutir é o exemplo que dei para saber se posso ou não esconder uma cache de forma idêntica ao exemplo que dei.
ImagemImagemImagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: quinta 25 mar 2010, 05:07

Mensagem Post: #158 a terça 06 set 2011, 01:05 

SawCastro Escreveu:Li tudo, horizontal, vertical e diagonal, tendo concluído que talvez tenha ideias importantes a acrescentar, por isso, cá vai:

MUROS e muros
Sim, há uns e os outros, mas não me parece exequível estabelecer uma fronteira que defina claramente onde terminam uns e começam os outros. Ou seja, se exigirmos isso, estamos a pedir trabalho ciclópico aos revisores e hiper-honestidade a cada owner no momento de submeter e tentar ver aprovada a sua cache.
Se mantivermos a discussão/decisões centradas neste tema, e mesmo que se venha a estabelecer uma improvável “definição consensual”, a aplicação desta definição no quotidiano será sempre controversa e voltaremos inevitavelmente ao ponto em que estamos.
Parece-me por isso fundamental, que evitemos a utilização deste argumento!

Proximidade de Muros
Ah e tal, então se no muro é perigoso, então a menos de 30m do muro também é porque o GPSr tem erro e pode haver nuvens no céu e o sinal ali é péssimo e alguns geocachers são pouco experientes, etc.
Sim! É verdade! Mas porquê?
Porque passa pela cabeça do geocacher que a cache possa estar num muro!
E porquê?
Porque por vezes as caches estão em muros! Muros dos bons que não caem claro, previamente analisados pela “comissão de resistência de muros” e reconhecidos como dignos resistentes a ímpetos geocachianos.

RAIO de ACÇÃO do PERIGO
Deduz-se portanto que, admitir a possibilidade de uma cache ser colocada num muro, ainda que sujeito a uma avaliação criteriosa, vai impedir-nos de, em consciência, colocar caches a menos de muitos metros de outros muros, uma vez que todos os geocachers que forem conduzidos ao muro na sua busca, irão inevitavelmente procurá-la lá!

Portanto, meus caríssimos companheiros de cachada…
Há muros bons para esconder caches?
Claro que há! Mas, as caches escondidas nesses muros “ideais para esconder caches” são as principais responsáveis por andar-mos todos a procurar caches em muros que são “potenciais montes de pedras”.
Parece confuso? Não, é isso mesmo! Só procuramos caches em muros (dos bons e dos maus) porque há caches em muros! E por vezes a cache que procuramos nem está no muro… mas procuramos na mesma porque até pode ser que lá esteja…

Imaginem, todos os povos do mundo a viver em paz e harmonia!
Ok, reconheço que essa é difícil! Mas imaginem então algo mais simples.
Imaginem que não havia caches em muros! E que todos sabíamos disso! Nesse caso até já podíamos esconder uma cache a 30cm de um muro frágil sem que isso constituísse perigo para ele! Certo!

Somos amigos dos muros?
Não queremos que a nossa comunidade contribua para a destruição de muros?
Então, não podemos neste caso andar a divagar pelas nuances de cinzento que não existem. O que faz mal a um qualquer muro frágil, não é a cache no muro… ela até pode nem estar no muro… o que faz mal ao muro é existir a possibilidade de ela lá estar!!!
E eliminar essa possibilidade, sim, está nas nossas mãos!

É só abolir as caches em muros e dizê-lo bem alto a toda a gente:
- Nós não escondemos caches em muros! Escusam de procurá-las lá! Porque nós, Geocachers de Portugal, além de ambientalmente conscientes, somos também suficientemente criativos para encontrar outro local ou outra forma de esconder as nossas caches!

Como é que se sugere este homem para geocacher do mês?
Life would be so much easier if we just had the source code.
Imagem

Regular
Regular

Registado: sexta 11 mar 2011, 11:12

Mensagem Post: #159 a terça 06 set 2011, 01:10 

RuiJSDuarte Escreveu:
Agora, quem tem caches nos muros e leu este tópico? Vá, vamos a mudar as coisas para se mudarem realmente as coisas.

Eu diria mais: todo aquele que alguma vez cometeu o pecado de registar um "found" numa dessas caches, deveria correr a apagá-lo.
Aos primeiros 100 é concedida a absolvição.
Amen

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quinta 25 mar 2010, 11:42

Mensagem Post: #160 a terça 06 set 2011, 02:20 

prodrive Escreveu:
SawCastro Escreveu:Li tudo, horizontal, vertical e diagonal, tendo concluído que talvez tenha ideias importantes a acrescentar, por isso, cá vai:

MUROS e muros
Sim, há uns e os outros, mas não me parece exequível estabelecer uma fronteira que defina claramente onde terminam uns e começam os outros. Ou seja, se exigirmos isso, estamos a pedir trabalho ciclópico aos revisores e hiper-honestidade a cada owner no momento de submeter e tentar ver aprovada a sua cache.
Se mantivermos a discussão/decisões centradas neste tema, e mesmo que se venha a estabelecer uma improvável “definição consensual”, a aplicação desta definição no quotidiano será sempre controversa e voltaremos inevitavelmente ao ponto em que estamos.
Parece-me por isso fundamental, que evitemos a utilização deste argumento!

Proximidade de Muros
Ah e tal, então se no muro é perigoso, então a menos de 30m do muro também é porque o GPSr tem erro e pode haver nuvens no céu e o sinal ali é péssimo e alguns geocachers são pouco experientes, etc.
Sim! É verdade! Mas porquê?
Porque passa pela cabeça do geocacher que a cache possa estar num muro!
E porquê?
Porque por vezes as caches estão em muros! Muros dos bons que não caem claro, previamente analisados pela “comissão de resistência de muros” e reconhecidos como dignos resistentes a ímpetos geocachianos.

RAIO de ACÇÃO do PERIGO
Deduz-se portanto que, admitir a possibilidade de uma cache ser colocada num muro, ainda que sujeito a uma avaliação criteriosa, vai impedir-nos de, em consciência, colocar caches a menos de muitos metros de outros muros, uma vez que todos os geocachers que forem conduzidos ao muro na sua busca, irão inevitavelmente procurá-la lá!

Portanto, meus caríssimos companheiros de cachada…
Há muros bons para esconder caches?
Claro que há! Mas, as caches escondidas nesses muros “ideais para esconder caches” são as principais responsáveis por andar-mos todos a procurar caches em muros que são “potenciais montes de pedras”.
Parece confuso? Não, é isso mesmo! Só procuramos caches em muros (dos bons e dos maus) porque há caches em muros! E por vezes a cache que procuramos nem está no muro… mas procuramos na mesma porque até pode ser que lá esteja…

Imaginem, todos os povos do mundo a viver em paz e harmonia!
Ok, reconheço que essa é difícil! Mas imaginem então algo mais simples.
Imaginem que não havia caches em muros! E que todos sabíamos disso! Nesse caso até já podíamos esconder uma cache a 30cm de um muro frágil sem que isso constituísse perigo para ele! Certo!

Somos amigos dos muros?
Não queremos que a nossa comunidade contribua para a destruição de muros?
Então, não podemos neste caso andar a divagar pelas nuances de cinzento que não existem. O que faz mal a um qualquer muro frágil, não é a cache no muro… ela até pode nem estar no muro… o que faz mal ao muro é existir a possibilidade de ela lá estar!!!
E eliminar essa possibilidade, sim, está nas nossas mãos!

É só abolir as caches em muros e dizê-lo bem alto a toda a gente:
- Nós não escondemos caches em muros! Escusam de procurá-las lá! Porque nós, Geocachers de Portugal, além de ambientalmente conscientes, somos também suficientemente criativos para encontrar outro local ou outra forma de esconder as nossas caches!

WINNER POST!

Ora nem mais... nem antes de onte-ontem! Está tudo dito! ;)

Vês Super? O Saw iscraveu tudo certinho e direitinho, é o que dá ter istudadú. Não é como a gente que só fizemos a 2ª classe! :mrgreen:
Manuais: GSAK - Logs de caches, trackables, etc...
Todos falam em deixar um planeta melhor para os nossos filhos... Quando é que pensam em deixar melhores filhos para o nosso planeta?"
NÃO RESPONDO A PMs, qualquer duvida deve ser colocada aqui no fórum, outros assuntos através de e-mail.
AnteriorPróximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 11 visitantes