Faz hoje...

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #141 a sexta 12 nov 2010, 02:00 

Re: Faz hoje...

Nota prévia: Este post foi revisto cuidadosamente para estar de acordo com novas regras de legibilidade a que me obrigarei a partir de agora. Tem três links, cuja abertura é completamente dispensável para a compreensão do mesmo. Aconselha-se no entanto vivamente que sejam aberto o primeiro e o último que darão acesso às paginas das duas caches que serão referidas.

...faz hoje um ano que foi publicada a (tradicional-) Carapinha [Alenquer].

Triana é uma freguesia portuguesa do concelho de Alenquer, com 32,28 km² de área e 3 532 habitantes (2001). Densidade: 109,4 h/km².

Desta freguesia faz parte a Carapinha vindo o seu nome de em 1588, Inês de Cobelos, ser proprietária de uma quinta ou casal no termo da vila de Alenquer “que chama a Carapinha”.

Desta Geocache podem observar o trabalho de pedreira, bem com desfrutar da vista sobre Alenquer e não só.

Imagem

Imagem

Não tem muitos founds, mas a maioria destaca as vistas e a originalidade do container.

FTF pelo MikeTeam e pelo cdpires. Esta parte do log resume tudo

...tem uma espectacular paisagem sobre a parte Sul e Este
a cache está muito bem camuflada, um pouco mais difícil do que estavamos à espera, ainda demoramos algum tempo para a encontrar
e foi assim que fizemos o FTF
parabéns ao owner pelo container e pelo esconderijo...

No entanto o btrodrigues olhando par a parte Norte e Oeste teve uma opinião ligeiramente diferente (mas como está em inglês nem parece mal...)

Sincerely, this is not the kind of landscape that fills my eye. The view to the "other" side is painful and gruesome. We had a hell of a good time climbing it with the car, but hey... not my cup of tea. Regarding the cache, it seems that given its state right now, it might need some maintenance. The coordinates are incredibly accurate and the whole idea for the camo is brilliant, but it failed a little and lead us to searching a little longer than expected. Great job nevertheless.

mas fez o que muitos não fazem. Estava a precisar de manutenção e pediu-a de forma elegante

Da maneira como está agora, está contra as guidelines. Para meio entendedor, boa palavra basta ;)

De elogiar também a pronta resposta e manutenção do owner.

O Imagem (o geocacher de quem o Imagemestá farto de ver o profile. [desculpem, não resisti :mrgreen:]) também só só olhou mais para o lado Sul e Este e fez um log em que não se limitou a falar do tempo.

Esta foi incontornavelmente a melhor cache do dia. Fez-me mesmo lembrar a mítica Half a Mountain, embora em formato muito reduzido.
Aproveitando a dica do RCarmo que encontrei duas caches antes, (por ser domingo e a pedreira não estar a laborar) trouxe o jipe até 60 metros da cache, ficando no entanto uma barreira considerável entre mim e a cache.
Descobrir o caminho possível até ao container foi um pouco trabalhoso mas com alguma observação a coisa fez-se sem dramas.
Já no Ground Zero a cache revelou-se rapidamente, unica e exclusivamente graças às coordenadas milimétricas que me fizeram acreditar que só poderia ser ali. Mas de facto está um magnífico trabalho que dará algumas dores de cabeça a Geocachers mais incautos.

Nota: O jipe referido é parecido com o icon que representa o geocacher de quem todos sabem o nome, mas em verde.

Para terminar um link para o último log, uma note do SmileTeam, só para avisar que em princípio a cache tem lá um trackabe à espera do próximo visitante

Imagem

[off-topic]
A primeira imagem da cache é o brasão da freguesia de Triana

Imagem

Fiquei curioso com o cão e a história é muito interessante e eu por exemplo desconhecia completamente a lenda por detrás do nome de Alenquer...

Alenquer de "Alen Ker" significa "A vontade de Alão". O Cão alano, uma raça conhecida pelas suas qualidades na caça e combate, continua a proteger a vila de Alenquer no seu brasão. Alenquer foi fundada por muçulmanos e conquistada por D. Afonso Henriques. Recebeu foral em 1212 da infanta D. Sancha, filha de Sancho I de Portugal.

A Lenda do Alão Quer

Existem duas versões distintas acerca da derivação do nome da vila de Alenquer.

Uma das versões conta que D. Afonso Henriques se deparou com uma cidade fortemente defendida pelos mouros e decidiu conquistá-la. Diz-se que na manhã em que o rei decidiu tomar o castelo, indo ele com o seu séquito tomar banho no rio e fazer as suas correrias, viram que um cão grande e pardo, que vigiava as muralhas do castelo e se chamava Alão, calou-se e lhes fez muitas festas. El rei, tomando isso por bom presságio, decidiu começar o ataque ao castelo dizendo o "Alão QUER". Estas palavras teriam servido para o futuro apelido da vila.

A outra versão conta que o cão chamado Alão levava as chaves na boca, todas as noites, pela muralha fora até à Casa do Governador, e que os cristãos, aproveitando-se dos instintos do animal, prenderam então uma cadela debaixo duma oliveira á vista do cão, que galgou o muro, entregando as chaves aos portugueses.

Estas lendas não têm até hoje nenhum fundamento comprovado, mas o que é certo é que o brasão da vila tem um cão, o que de algum modo dá crédito à lenda.
fonte Wikipédia.
[/off-topic]

[Nota: A pesquisa aos logs acessíveis pelo link abaixo constitui spoiler para a geo-adivinha que lhe estará associada]

...cinco anos que foi publicada a With Eyes Wide Open [Azoia-Cabo Espichel]. Destaco-a pela antiguidade, pelo nome, e pela curiosidade deste trecho de um log

...Foi a primeira vez que nos cruzámos com Geocachers em plena acção. A princípio todos disfarçámos como se tivéssemos avistado muggles, mas logo nos apercebemos que era pouco provável que o fossem: ali no meio do nada, ainda por cima de GPS em punho...

Claro que isto já aconteceu à maioria dos geocachers em determinada altura. Assim em jeito de Geo-Adivinha deixo aqui o desafio à memória do geocacher em causa, para ver se se lembra deste episódio...Afinal já ocorreu há algum tempo...
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #142 a sexta 12 nov 2010, 12:56 

A primeira vez nunca se esquece. Foi onde me cruzei com o Miguel rk, a Lena, o João e a Inês. Para quem não estiver muito familiarizado com o nick, eles são os owners da mítica cache A FENDA (Bombarral)
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #143 a sexta 12 nov 2010, 13:06 

prodrive Escreveu:A primeira vez nunca se esquece. Foi onde me cruzei com o Miguel rk, a Lena, o João e a Inês. Para quem não estiver muito familiarizado com o nick, eles são os owners da mítica cache A FENDA (Bombarral)

Mais uma para um milestone, Ou não ;) Um milestone é sempre que um geocacher quiser :)
Imagem Imagem

Regular
Regular

Registado: segunda 26 abr 2010, 15:36

Mensagem Post: #144 a sexta 12 nov 2010, 13:30 

Com um relativo atraso mas cá vai a resposta a um post atrasado do Jasafara.
Sobre a Arca de Água do ilustre Truta que tão boas caches tem gerado no distrito:
"Um FTF pelo Strangedays. Perguntam vocês "mas que diabo aconteceu em Setúbal no dia 22 de Novembro de 2007!" Eu esclareço. Não há só maluquinhos em fóruns de geocaching. Há uns que participam em fóruns de Metereologia... :mrgreen:"

Esse foi o dia fatídico, para um prédio em Setúbal, que sofreu uma violenta explosão devido a uma fuga de gás.
O som de sirenes e o trânsito eram visíveis da encosta da serra onde a cache se localiza.
Setúbal estava virada do avesso.
Curiosamente há um geocacher residente no edíficio, acho que é o Bendix qualquer coisa.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #145 a sexta 12 nov 2010, 13:39 

Strangedays Escreveu:Com um relativo atraso mas cá vai a resposta a um post atrasado do Jasafara.
Sobre a Arca de Água do ilustre Truta que tão boas caches tem gerado no distrito:
"Um FTF pelo Strangedays. Perguntam vocês "mas que diabo aconteceu em Setúbal no dia 22 de Novembro de 2007!" Eu esclareço. Não há só maluquinhos em fóruns de geocaching. Há uns que participam em fóruns de Metereologia... :mrgreen:"

Esse foi o dia fatídico, para um prédio em Setúbal, que sofreu uma violenta explosão devido a uma fuga de gás.
O som de sirenes e o trânsito eram visíveis da encosta da serra onde a cache se localiza.
Setúbal estava virada do avesso.
Curiosamente há um geocacher residente no edíficio, acho que é o Bendix qualquer coisa.

É verdade! Lembro-me perfeitamente do acontecido, até porque tenho um colega meu que mora em Setúbal, embora longe do prédio em causa...
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #146 a sábado 13 nov 2010, 02:05 

...cinco anos que foi publicada a Cabreia Paradise (Sever do Vouga)

The Cabreia fall is 25 meters high and was used to shot a TV serial called “Senhora das Aguas” by portuguese Television, and defined like a “magical paradise” by the producer, hope you agree.

Imagem

O lugar parece paradisíaco...

A cascata da Cabreia é um agradável lugar muito arborizado, com condições adequadas para pic-nics. Com algumas pequenas pontes de madeira que unem as duas margens do pequeno rio. O verde da vegetação, os moinhos de água e a presença constante da água, formam um quadro perfeito. Do alto de quase 25 metros, o rio Mau, que até aqui se chamava rio Bom, despenha-se num espectáculo de grande beleza.

Neste sítio foi filmada a telenovela portuguesa "A Senhora das Águas"

Imagem

Começa com uma nota de elogio do Daniel Oliveira

Parabéns pela foto. Está 5*!

No meio de logs apologéticos e altamente adjectivados, escolho o do Hulkman em cachade de fim do ano e que ainda pensou em comprar lá casa... uma note do cache.a.lot com belas fotos e para acabar o do busca polos o log mais desenvolvido e também com bastantes fotos.

Imagem Imagem Imagem

Imagem Imagem Imagem
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #147 a domingo 14 nov 2010, 03:02 

...um ano de registo o LAGROT detentor de momento de vários records.

>Mais rápidas 2000 caches
>Mais caches no 1º ano de registo (se fez todos os logs fez 2.172)
>Daqui a 7 dias ficará com o maior número de caches feitas num ano após o 1º log
>E para já deve comandar o ranking de founds em 2010

Claro que como o José Ribeiro, a Portokeil e outros geocachers registados em 2009 beneficiou do grande aumento de caches nos últimos anos, mas mesmo assim não deixa de ser um feito digno de registo. Tem ainda como característica correr sempre que pode para os FTF, embora em relação a outros seja prejudicado por não ter um emprego que pode abandonar a qualquer hora :) e mesmo que já não vá a tempo do FTF, procura fazer as caches de Lisboa e arredores no próprio dia. Hoje eventualmente sem ter disso consciência (e supondo que não fez mais ainda não logadas), teve o bom gosto de completar o 1º ano com uma boa cache já aqui referida a (multi-) Navarone's Fortress [Trafaria].

Hoje num dia com muitas caches publicadas as escolhas poderão não ser as melhores. Estejam à vontade para propor outras...

...OITO anos que um sueco , o Leemax foi passar férias aos Açores e publicou uma virtual em S.MIguel, a (virtual-) Miradouro. Assim mais não seja por ser antiga e ter concerteza uma bela vista fica o destaque.

Imagem
Miradouro - The view from the cache

O primeiro português a lá ir tem nick grego Arquimedes. O último foi o Team Bisnaga.

On our first day stay on the island and after we made FTF and our one thousandth cache, we see the sights of this viewpoint since the beginning of the night. Like a lot

TFTC

No dia 1 de Maio de 2009 um grupo de geocachers passou por lá e tirou bastantes fotografias, mas para não fazer muitos links sugiro que vão lá ver :D

...seis anos que foi publicada a (multi-) Estrela do Sicó [Pombal] que só pelas duas fotos da listing já merecia ser destacada....

Imagem
Imagem

Vou destacar apenas um dos melhores logs de DNF que já encontrei, e depois o geocacher em questão que se pronuncie ;)

[Nota: Nome do geocacher em questão encriptado com uma cifra de césar muito simples (a mesma do computador HAL no filme 2001 Odisseia no Espaço)]

Imagem June 1, 2008 by Zicz (1120 found)

Dia Mundial da Criança 2008

Este local é bastante conhecido do ZICZ, afinal a mãe nasceu na pacata aldeia dos Poios e esta aldeia foi o local predilecto para passar grandes temporadas durante as férias escolares.

Desde a Sr.ª da Estrela até ao Poio, dos Poios à Redinha e dos Bernardos até Anços nada lhe escapou nas suas aventuras d juventude.
“Bom velhos e felizes tempos” – comentou ele enquanto deu um profundo suspiro e contemplava a paisagem desde a Sr.ª da Estrela.

“Olha, estão a ver aquela vinha junto aquela charca!” – perguntava ele – “Ali havia um pessegueiro que dava uns pêssegos que eram uma delícia, GRANDES…”

“Quando vinha de férias da escola, tinha talvez 14 anos” – contava ele com alguma emoção – “Saíamos no autocarro junto à fonte que mostrei na Redinha, depois era sempre a pé até aos Poios. Eu sei lá quanto tempo demorávamos a chegar. Mas foi muito divertido”

Chega de nostalgia! Não encontramos o primeiro contentor. O dia estava cinzento e o TOM TOM queria folga (nunca mais chega o GPSr).

Não faz mal, o ZICZ recordou outros tempos, e todos adoramos o passeio e ainda conseguimos observar a rapaziada a fazer escalada. No final fizemos o pic-nic na Sr.ª da Estrela.

Voltaremos sim senhor para fazer esta cache, voltaremos as vezes que forem necessárias.

Muito obrigados pela cache! Imagem

Eu, ZICZ, agradeço ainda muito mais pelo regresso a passado feliz que vi nesta região, gostaria de voltar atrás. Imagem

Eventualmente a (tradicional-) CASTRO DO MONTE PADRÃO (Santo Tirso) que faz 3 anos também seria merecedora de destaque, assim como a (tradicional-) Querias mais Ruínas, não querias? [Torres Vedras] que faz dois anos, com um grande nome e uma óptima listing, que não resisto a deixar aqui... (sem link para não dificultar a compreensão :D)

Querias mais Ruínas, não querias?

Há uns anos encontrei no meio das coisas do avô do almeidara uns manuscritos antigos sobre um convento enterrado e escondido na areia. Restavam apenas Ruínas. Um monte de Ruínas emparelhadas em consequência de constantes reconstruções. Li Penafirme. Eu conhecia Penafirme, fiquei curioso e não me contive: surripiei uma série de folhas e fui investigar.

Devem-me ter, no entanto, faltado uma série de folhas. Os registos históricos eram vagos e confusos. O tempo saltava de construção em construção, de reconstrução em reconstrução e, principalmente, a origem do que em tempos teria sido o Convento era dúbia.

Estava a tornar-se giro isto. E antes mesmo de tentar perceber onde mais exactamente seriam as ruínas, reuní algumas linhas que me pareceram mais dignas de registo a ver se entendia quantas ruínas existiam afinal.

Aqui vão:

As Ruínas do Convento de Penafirme
Se bem que algumas fontes afirmassem que o mosteiro tinha sido construído neste local ermo de Penafirme devido aos constantes ataques que os monges sofriam dos muçulmanos da vila de Torres Vedras e que havia sido edificado em honra de Santa Rita (derivando talvez daí o nome da actual praia), parece ser mais certo confiar na tradição fomentada a partir da Chronica da Ordem dos Eremitas de Santo Agostinho que aponta a data de 840 para a fundação do mosteiro de Penafirme, feito atribuído a Ancirado, um eremita alemão, que pondo-se em fuga de Santarém, devido aos ataques dos muçulmanos, ali teria vindo parar.

Durante o séc XII, XIII e XIV houve espaço para algumas reconstruções, doações da Camara de Torres Vedras e do Rei D. Dinis, até que em meados do século XVI, apesar da comunidade não ultrapassar as sete unidades, muito provavelmente em 1547, iniciava-se a construção do novo mosteiro, junto do antigo. Todavia, os trabalhos prolongar-se-iam por quase um século, uma vez que em 1642, ainda decorriam as obras do edifício, apesar da nova igreja ter sido sagrada a 15 de Agosto de 1638. Por esta altura o mosteiro era um reflexo da pobreza em que viviam os religiosos: era mais pequeno que um mosteiro de padres capuchos com celas muito pequenas e tectos muito baixos, o claustro tinha um só andar, a igreja era pequena, e somente esta e a sacristia tinham cobertura. É então que em 1735 se dá a fundação da 3ª edificação, sob o impulso do provincial frei António de Sousa, da Casa de Távora.

Depois de 1755, após o terramoto, e com o avanço das águas provocado pelo mesmo, o convento acaba por sucumbir e torna-se inabitável. É transferido para 2.5 Km para o interior. O convento que passou a ser um seminário utilizou na sua construção pedras do antigo convento. Em 1834, depois da extinção das ordens religiosas, é comprado em hasta pública em Lisboa por José Avelino Nunes de Carvalho, negociante da vila.

Dumas construções para outras foram sendo umas destruidas para aproveitamento dos materiais de construção para as próximas. Delapidações mais recentes, aliadas à utilização nem sempre respeitosa deste espaço, à erosão e ao depósito de entulho nas suas imediações, vieram deteriorar ainda mais o já pouco que resta do antigo convento. Isto apesar de, desde 1990, este conjunto ter sido classificado como Imóvel de Interesse Público.

Bem, grande confusão. Restava-me confirmar afinal quantas ruínas haviam... fui lá. Mas perdi-me. É fácil nos perdermos, há muita areia. Olha, deixei lá uma caixa com um livro de registos para quem queira ir visitar e pouco mais.

Tivesse eu deixado isto nas mãos do avô do almeidara e com certeza hoje as coisas estavam mais esclarecidas. E muito provavelmente já o nosso Indiana Jones teria explorado as ruínas em condições e descoberto quantos conventos e mosteiros ali houveram e porquê e para quê e como e de quem.... como tão bem já nos tem habituado.

Entretanto, peguei em todos os manuscritos que havia surrupiado e entreguei-os ao IHRU (Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana) onde acho que fizeram um estudo um bocadinho mais aprofundado que o meu.

É uma questão de procurar aqui o monumento com o n.º de IPA PT031113010019.
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #148 a segunda 15 nov 2010, 02:11 

...cinco anos de registo os Imagem. Occupation: Toys, isn't it obvious?... 1.260 founds e owners de oito, seis das quais activas, muitas delas adoptadas do Bargão Henriques e uma aqui já referida do Pedro Regalla. Das duas originais deles, resta a Santa Eufémia da Serra [Sintra] que merece destaque.

...das quatro caches que o ajsa colocou há três anos destaco a (tradicional-) Ermida Santo António dos Açores [Vila de Frades].

Mesmo que não houvessem mais razões, bastariam estas fotografias do Torgut

Imagem Imagem Imagem

O prodrive
...Devido à chuva que se fazia sentir e à falta de aderência da Audi neste tipo de terra batida, o troço de ascenção à Ermida foi feito em modo rallye [:P] ...
fez-me lembrar a minha aventura de hoje. É só substituir Audi por Citroen e a ermida pelo forte da Navarone's Fortress [Trafaria] [:D]

De destacar também as fotografias do viperunderground.

...três anos que foi colocada a (multi-) Cache do Tritão [Mafra] que conto fazer em breve...

Imagem

O log não chegou a aparecer, mas a reportagem fotográfica do Xicanita está muito boa.

Imagem ImagemImagem

Que cache mais boa! não digo quem disse isso, para obrigar a que abram o log numa outra janela, mas vale a pena... :mrgreen:

E ainda (e tendo hoje feito uma grande cache aqui já referida dos mesmos owners) quatro anos da (unknown-) Imagem com enigma musical.
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #149 a segunda 15 nov 2010, 12:47 

Tudo óptimos destaques!

Tenho saudades dos logs divertidíssimos, e sempre com belíssimas fotos destes meninos:

Imagem

Sei que continuam a praticar Geocaching, pois já me cruzei com o mítico carimbo deles em algumas caches, cujos logs nunca chegaram a aparecer on-line.

Também tenho algumas saudades de visitar estas paisagens:

Imagem

Ainda no sábado comentava com o João do Team Hulkman, a vontade que tinha de um passeio pelo baixo-alentejo até Mértola. Se não podia antes ír ao Elefante Azul? Poder, podia, mas não era a mesma coisa...

Imagem

Este foi um dos poucos enigmas que realmente tive muito prazer em desvendar!
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #150 a terça 16 nov 2010, 02:00 

X-Files song (abrir num novo separador enquanto lêem o resto...)

A cache de hoje poderia estar nas História(s) do Geocaching Nacional porque faz efectivamente parte da História do Geocaching Nacional ou nos Geo Arquivos como exemplo de cache insubstituível e infelizmente arquivada.

...três anos que foi publicada a (letter-) Imagem uma mítica letterbox do Imagem.

Não quero que percam muito tempo a ler este post. A quem não teve o prazer de a fazer (eu incluído) recomendo vivamente que leiam atentamente a fantástica listing, passando pelos apologéticos logs. A quem a fez convido a que aqui relembrem o que vos levou a fazer tão elogiosos logs.

Imagem

Teve sete vidas (literalmente) como os gatos. Depois em 24 de Maio desta ano os "Os Aliens partiram. Que façam boa viagem! [^]", despediu-se o owner com uma [^] que desfarça mal a [:-(] com que o owner que tanto investiu numa cache fantástica, não podia deixar de sentir...

Como o próprio owner o referiu na sua log de Imagem fica aqui um pouco desvendada a organização da letterbox

A cache consistia num percurso assinalado na floresta por meio de firetracks - pequenas piramides extremamente reflectoras e praticamente invisíveis a olho nu ou de dia. No primeiro ponto existia um pequeno comando e uma caixa redonda com um cadeado com código de 3 digitos. Ao premir o comando, era activada por controlo remoto uma pequena aurora boreal - Um dispositivo preso numa árvore que emitia luzes de várias cores e deixava ver durante esse tempo três símbolos que correspondem a números e ao código do cadeado. Os símbolos são os da página e por isso a aurora boreal continha a "mensagem" secreta dos aliens, tal como vem na história. Acedendo ao papel, tinhamos indicações das coordenadas onde começava o percurso final - assinalado com firetracks vermelhos, até à cache final em forma de uma nave redonda.

Embora seja de longe a letterbox portuguesa com mais founds teve concerteza muito menos do que mereceria.
Imagem Imagem
AnteriorPróximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes