mas anda tudo maluco?

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Nano
Nano

Registado: domingo 16 mar 2014, 00:26

Mensagem Post: #101 a terça 06 mai 2014, 11:49 

Re: mas anda tudo maluco?

Ola novamente!
É óbvio que não podemos entrar em locais que dizem particular assim sem mais nem menos. Se esse é o problema claro que é uma boa questão a desenvolver mas é simples. Se não conheces ou sabes de antemão que ali podes entrar não entramos e ponto. Claro que se a cache se encontrar em terreno privado irá dizer na listing da cache o que não é este o caso.

Que eu saiba não há lista nenhuma sobre essa situação das cercas mas podes procurar e tentar desvendar o segredo das cercas eheh Relativamente a colocar nas listings essa informação vai depender de owner para owner como em tudo o que existe por ai no mundo do geocaching.

Para fazeres esta cache e como o owner já mencionou no site da cache existe um waypoint de parque de estacionamento onde podes aceder a esta cache fantástica que aconselho vivamente.O owner só poderá escrever alguma coisa na listing a partir do momento que sabe. Neste caso, a cerca foi lá colocada à muito pouco tempo.

Espero que faças a cache em breve e aprecies esta bonita floresta.
Assim me despeço e boas cachadas
Ana Barrocas

Geocoin
Geocoin

Registado: quarta 06 jun 2012, 14:12

Mensagem Post: #102 a terça 06 mai 2014, 11:53 

A velha questão do privado e do Particular. :twisted:

Só quando alguém for de cana ou levar uns bagos de chumbo ou Sal ... começam a ter mais cuidado com o que colocam e o que aprovam, se bem que quem aprova não tem de conhecer os locais todos, por isso mesmo é preciso concordar com as regras e só depois deixa submeteres a cache ;)

Nos states uma cache mal colocada em caso de azar, daria se calhar uma indemnização choruda, cá será caso para um bom advogado.

Cada qual assume os niveis de uma cache por conta e risco, mas levar alguém a entrar numa propriedade privada ou particular, militar ... o que seja, porque essa cache nunca deveria ter sido submetida sem certezas de estar em local apropriado, daí adevir danos ao geocacher porque entrou em local que deveria aberto a todos, e afinal não ... é caso para processo por danos ou não será ?

Imagine-se um geocaher menor a invadir um propriedade privada ou outra, pensarem ser um vandalo, ladrão etc ... e levar no minimo umas mocadas?

Não será imputável ao Owner um crime no mínimo por negligência ? Para mim ... sim! [:(!]

Não podem alegar desconhecimento das regras do jogo e muito menos das leis do país!!!
Aka João Narciso, Geocaching BTT Rio Azul, FB Joao Narciso
Membro fundador dos GOLFINHOS BTT Rio Azul

Imagem Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: sábado 04 set 2010, 02:01

Mensagem Post: #103 a terça 06 mai 2014, 13:07 

Joao Narciso Escreveu:Cada qual assume os niveis de uma cache por conta e risco, mas levar alguém a entrar numa propriedade privada ou particular, militar ... o que seja, porque essa cache nunca deveria ter sido submetida sem certezas de estar em local apropriado, daí adevir danos ao geocacher porque entrou em local que deveria aberto a todos, e afinal não ... é caso para processo por danos ou não será ?

Há poucas semanas foi publicada uma cache no concelho de Sintra, dentro do centro de treinos do Grupo de Operações Especiais. Foi um erro de coordenadas pois a cache encontra-se fora do recinto (que está completamente vedado). No entanto não me parece que o owner devesse ser punido no caso de algum geocacher saltar a vedação e o arame farpado para seguir até às coordenadas indicadas inicialmente.

Joao Narciso Escreveu:Imagine-se um geocaher menor a invadir um propriedade privada ou outra, pensarem ser um vandalo, ladrão etc ... e levar no minimo umas mocadas?

Não será imputável ao Owner um crime no mínimo por negligência ? Para mim ... sim! [:(!]

Nisso as regras são explícitas, um menor não se pode inscrever no site.

Joao Narciso Escreveu:Não podem alegar desconhecimento das regras do jogo e muito menos das leis do país!!!

Isso é válido tanto para owners como para founders. É uma questão de bom senso de ambas as partes. No entanto temos de contar com a mudança de condições. Quando o owner colocou a cache o panorama podia ser diferente do actual.

Geocoin
Geocoin

Mensagem Post: #104 a terça 06 mai 2014, 14:22 

ArqueoLobo Escreveu:Isso é válido tanto para owners como para founders. É uma questão de bom senso de ambas as partes. No entanto temos de contar com a mudança de condições. Quando o owner colocou a cache o panorama podia ser diferente do actual.

Não me referia à cache em questão, falava no ambito geral, o caso descrito abaixo não conheço pessoalmente.
Mas a ser (não faço ideia), não será caso unico, muito pelo contrário.

Já li algures ... "ninguém denuncia não fazemos nada", acho uma atitude permissiva, se sabem devem actuar, ter uma atitude mais pro-activa assim como de toda a comunidade, seja a cache fixe ou não, de amigos ou não.
Está errada, deve ser arquivada.

Eu lançei uma (a primeira) e uma das dicas é: Não é necessário entrar em propriedade privada.
Alertei, aí a responsabilidade é mesmo das pessoas, darem a volta ou atalharem por conta e risco ...!

Quanto a menores ... acreditas mesmo que não há menores de idade com acesso e registados? Se até cães e gatos e outros animais de estimação estão registados [:D]

Todos sabemos que há menores no geocaching, acompanhados ou a sós, achas que uma "criança" de 17 anos para o fazer leva o paizinho atrás? Isso tem de ser salvaguardado, é como crianças de 5 e 6 anos a pedalar na estrada a sós ou acompanhados, haja prevenção!

Os "Founders" ... senão tiveram vedação, tiver caída ou afins, não sejam da região, estão a ser levados a fazer algo que eles desconhecem mas que o owner deveria saber e ter tido cuidado antes de a lançar.
Quando vão para uma região diferente do vosso "habitat" natural por acaso vão consultar as entides legais necessárias para saber onde vão pisar ou acreditam que está tudo certo e se foi publicada é porque está bem!? Pois aí está a resposta!

SIM, o owner é responsável, directa ou indirectamente é responsável por um crime seja involuntário ou não!

Imagem Imagem Imagem

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: quinta 09 dez 2010, 13:38

Mensagem Post: #105 a terça 06 mai 2014, 15:01 

E as guidelines?
É que convém ler para saberes aquilo com que concordaste, mesmo que não te tenhas apercebido concordaste...
Imagem Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Mensagem Post: #106 a terça 06 mai 2014, 15:29 

IDILIO49 Escreveu:E as guidelines?
É que convém ler para saberes aquilo com que concordaste, mesmo que não te tenhas apercebido concordaste...

Claro que sim.
A que situação concreta te referes?
As guidelines tanto é para Owners, como para Founders, até mesmo para quando te registas neste nosso hobbie.

Não sei ao que te referes concretamente, mas nada se pode sobrepôr às leis de um País, nem retirar direitos civícos ou quais quer outros ... :)

Senão já faz lembrar os estacionamentos fechados em que pagas, mas que não se responabilizam por danos (escrito por vezes em letras minusculas e não é legal).

Imagem Imagem Imagem

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: terça 27 abr 2010, 13:57

Mensagem Post: #107 a terça 06 mai 2014, 18:05 

Ei! :) Estão a dispersar-se! :)
Em relação a este caso em particular, se eu tivesse achado que "a culpa" era do Owner, tinha pedido para arquivar, na listing e na hora, como espero que toda a gente faça nas minhas caches se a isso chegarmos.
O que fiz foi chamar a atenção para algo que me parece (e é, obviamente) muito imprudente, que foi "violarem" o perímetro de um lugar que tem não só uma cerca, como tem dois sinais informativos.
O facto de saberem que tal (aparentemente) não será realmente proibido, não altera o facto que refiro aqui.
Para mim, pessoalmente, se o Owner garantir e informar na listing que o acesso se faz pela nacional e que o caminho não tem constrangimentos, está tudo bem.
Imagem Imagem Imagem Imagem

Large
Large

Registado: quinta 06 set 2012, 11:23

Mensagem Post: #108 a terça 06 mai 2014, 19:18 

Joao Narciso Escreveu:As guidelines tanto é para Owners, como para Founders, até mesmo para quando te registas neste nosso hobbie.

Por favor dizer me onde poder ler as guidelines para os founders. Thanks.

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: terça 27 abr 2010, 13:57

Mensagem Post: #109 a terça 06 mai 2014, 19:40 

Aparentemente o local estava presentemente inacessível (de forma legal, claro) pois o Owner acabou por arquivar a cache.
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #110 a terça 06 mai 2014, 19:48 

RuiJSDuarte Escreveu:Aparentemente o local estava presentemente inacessível (de forma legal, claro) pois o Owner acabou por arquivar a cache.

Achas? A linguagem é poética mas não sei se foi isso que o Ferbikes disse :?
Imagem Imagem
AnteriorPróximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes