É muito boa, não era?

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #11 a terça 11 jun 2013, 15:26 

Re: É muito boa, não era?

IDILIO49 Escreveu:
jasafara Escreveu:
IDILIO49 Escreveu:
jasafara Escreveu:
IDILIO49 Escreveu:Enquanto não perceberem que geocaching não é isto estamos no mau caminho...

Não vem grande mal ao mundo e para quem as visita nos primeiros tempos são experiências sensorias fortes [:D]

lá está! Não percebes! [B)]

Explica-me... [8)]

II 5. Geocache Permanence
Geocaches are placed for the long term.
Cachers will expect your cache to remain in place for a realistic and extended period of time. Therefore, caches that have the goal to move (traveling caches), or temporary caches (caches hidden for less than 3 months or for one-time events) will not be published.

Fraquinho...Então para ti Geocaching = Guidelines...Olha que o lugar de revisor por Setúbal já está preenchido [:|]
Ainda por cima essa "Geocache Permanence" sofre da mesma deficiente redacção de muitas das guidelines. O que é que se entende por "realistic and extended period of time"? Cada um terá o seu entendimento e socialmente como o Torgut referiu é um conceito que terá evoluido muito nos últimos anos com a emergência das redes sociais e do "viver em directo"...
Pela formulação da Groundspeak o que se consegue inferir é que é superior a 3 meses...Não devia ser nesse "extended period od time" que tu estavas a pensar ;)

Acho que se consegue defender a coisa com princípios mais filosóficos e de respeito pela comunidade e etc...
Imagem Imagem

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: quinta 09 dez 2010, 13:38

Mensagem Post: #12 a terça 11 jun 2013, 16:04 

é óbvio que os parêntesis são exemplos.
Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #13 a terça 11 jun 2013, 16:10 

IDILIO49 Escreveu:é óbvio que os parêntesis são exemplos.

É óbvio que são exemplos. E também é óbvio que só os exemplos têm alguma concretização. Assim o corpo da guideline não é aplicável e quanto muito os revisores podem validar os "exemplos"...

edit:e não é assim tão óbvio, parece-me uma clarificação do que a GS entende por "temporary caches". Entre uma cache pré-concebida como temporary cache e uma que pós-publicação o acaba por ser a nuance é muito pequena.
Imagem Imagem

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Mensagem Post: #14 a terça 11 jun 2013, 17:51 

jasafara Escreveu:
IDILIO49 Escreveu:é óbvio que os parêntesis são exemplos.

É óbvio que são exemplos. E também é óbvio que só os exemplos têm alguma concretização. Assim o corpo da guideline não é aplicável e quanto muito os revisores podem validar os "exemplos"...

edit:e não é assim tão óbvio, parece-me uma clarificação do que a GS entende por "temporary caches". Entre uma cache pré-concebida como temporary cache e uma que pós-publicação o acaba por ser a nuance é muito pequena.

Nem dá para comparar...quanto mais nuances.
A ideia é pores uma cache "eterna" e não time limited (portanto não faz sentido estar a discutir prazos, se é 3 dias, 3 meses, 3 anos, 3 séculos).
Se depois acontecem imprevistos que não o permitem é outra história...
Imagem Imagem Imagem

TB
TB

Registado: domingo 25 abr 2010, 12:58

Mensagem Post: #15 a terça 11 jun 2013, 19:06 

Isto é o efeito das letter's muito elaboradas que servem ou para promoção dos owners (sim, ganhar fama) ou para serem nomeadas e candidatas aos prémios GPS. ( falo em letter's mas podem ser qualquer outro tipo de cache)
O tempo de vida é apenas até essa fama aparecer ou até o efeito prémios gps passar.
ImagemImagem ImagemImagem

TB
TB

Registado: domingo 25 abr 2010, 12:58

Mensagem Post: #16 a terça 11 jun 2013, 19:25 

ImagemImagem ImagemImagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #17 a terça 11 jun 2013, 19:42 

Para mim, ""realistic and extended period of time"" está muito longe de ser "eterna".

De qualquer forma para mim, respeito as guidelines apenas na prespectiva que comncordo que o jogo deve ser regulado e que os revisores devem ter uma orientação. Mas posso não concordar com elas ou então e pelo menos não as achar muito relevantes.

Nestes casos de as caches durarem muito ou pouco, o que acho importante é todos irmos dando a nosa opinião de quais são os factores que facilitam que uma cache dure muito com uma mínimo de manutenção ou antes pelo contrário...
Não me choca muito perceber que existem caches que pela complexidade ou condicionantes não irão durante muito. Aqui o que gostaria é que assim que o owner ache que ela já não oferece as condições que a tornam falada e candidata a GPS a arquive rápidamente, para que eu não vá ao engano. O que realmente me chateia é que as caches fiquem ao abandono e sem as características que a tornaram famosa.
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #18 a terça 11 jun 2013, 19:50 

pimigas Escreveu:Isto é o efeito das letter's muito elaboradas que servem ou para promoção dos owners (sim, ganhar fama) ou para serem nomeadas e candidatas aos prémios GPS. ( falo em letter's mas podem ser qualquer outro tipo de cache)
O tempo de vida é apenas até essa fama aparecer ou até o efeito prémios gps passar.

Não sei se será apenas isso. Existem owners com muita imaginação e pouca paciência. Dá-lhes gosto a concepção de caches XPTO mas depois não têm a resiliência necessária para as manterem, principalmente se por algumas "inveja" ou outra causa as suas fantásticas caches são vandalizadas...
Obviamente a visibilidade que os prémios GPS veio dar sobre as caches XPTO estimula estes criadores geniais...
Imagem Imagem

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Mensagem Post: #19 a terça 11 jun 2013, 19:52 

jasafara Escreveu:...ou antes pelo contrário...

pois é esta forma de pensar que leva ao estado que chegámos... [xx(]
jasafara Escreveu:Não me choca muito perceber que existem caches que pela complexidade ou condicionantes não irão durante muito.

Choca completamente! Se já é previsível que assim será nem deviam ser pensadas...quanto mais publicadas... [V]
Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #20 a terça 11 jun 2013, 20:00 

IDILIO49 Escreveu:
jasafara Escreveu:...ou antes pelo contrário...

pois é esta forma de pensar que leva ao estado que chegámos... [xx(]

O "...ou antes pelo contrário..." da minha frase, dificilmente pode ser respondido como o fizeste ;)
O que digo é que se deve alertar que uma cache com um container muito complexo e frágil ou uma aventura muito trabalhosa dificilmente terá condições de durar muito tempo sem um trabalho enorme e que por isso o owner só a deverá publicar se estiver consciente disso...

IDILIO49 Escreveu:
jasafara Escreveu:Não me choca muito perceber que existem caches que pela complexidade ou condicionantes não irão durante muito.

Choca completamente! Se já é previsível que assim será nem deviam ser pensadas...quanto mais publicadas... [V]

Mas mesmo tendo em conta o que disse acima, não me choca. Para mim não é nenhum dogma que as caches t~em de durar muito tempo...
Como disse para mim o importante é que as caches que em determinado momento me aparecem como disponíveis propicionem uma experiência equivalente à que propiciou aos geocachers que a tornaram famosa.

Por exemplo a House of Diamonds [Lisboa] nunca deveria ter sobrevivido à Mark I (e já vai na Mark V)...É um caso que não deveria ter sobrevivido à genealidade inicial...
Imagem Imagem
AnteriorPróximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 15 visitantes