[Mata do Buçaco] De interesse público - IMPORTANTE

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Geocoin
Geocoin

Registado: domingo 31 jul 2011, 19:54

Mensagem Post: #11 a domingo 11 nov 2012, 13:16 

Re: [Mata do Buçaco] De interesse público - IMPORTANTE

prodrive Escreveu:Editado o título.

Quanto às normas constantes no documento de trabalho:

4. Dos Praticantes
a. É obrigatório o registo prévio de todos os praticantes interessados na
localização de “caches” na Mata do Buçaco.

LOL
a. A “cache” é sempre retirada com acompanhamento presencial de pessoal
afeto à Fundação Mata do Buçaco.

Muito bom [8D]
c. Independentemente do tipo de entrada (a pé, motociclo, automóvel…),
os praticantes estão sujeitos à cobrança de um valor de Y €, acumuláveis
com os valores cobrados na entrada da Mata, inclusive entrada pedonal.

Acho que poderiam resumir todo o documento a esta alínea. Tudo o resto é apenas para encher chouriços e justificar a cobrança da Taxa de Geocaching.

Por mim podem ficar com a mata só para eles, que eu tenho mais sítios para visitar e para promover.

Este documento vem de encontro à opinião que já tinha sobre as Fundações: mama

Apenas para finalizar. Tenho dúvidas que alguma cache submetida na Mata do Buçaco venha a ser publicada, por uma única e simples razão: caches comerciais!!!

Sabes como me sinto? Um delinquente e possível destruidor da Mata. Pura discriminação. Assim que dou a minha identificação estou sujeito a que danos feitos por visitantes "normais" sejam imputados a mim. Isto é grave.

Sent from my bq Edison using Tapatalk 2
Imagem Imagem Imagem Imagem

TB
TB

Registado: quinta 29 dez 2011, 01:40

Mensagem Post: #12 a domingo 11 nov 2012, 13:19 

O meu contributo à "consulta pública", já enviado aos senhores da Fundação.

Ex.mos Senhores,

Após ter tomado conhecimento da criação de um documento regulador à prática do Geocaching na Mata Nacional do Buçaco e uma vez que o mesmo foi por vós colocado à discussão pública, decidi contactar.

Como Geocacher, desde sempre fui extremamente crítico em relação à colocação e caches na Mata, participando ativamente em alertas e pedidos de “arquivamento” (termo especifico da atividade para eliminação das caches) das caches existentes no seu interior, uma vez que zelo pela salvaguarda do património aí existente. Como bem deverão saber, existem 4 caches atualmente dentro do perímetro da Mata do Buçaco.

Como antes de geocacher sou um profundo amante e defensor da Mata, não posso deixar de saudar a criação de um documento deste tipo, essencial para controlar e regulamentar uma atividade que saudável e benéfica, deve ser praticada responsavelmente e mediante as normas estabelecidas primeiramente pela Groundspeak, entidade responsável pela atividade.

Respeito a posição soberana da fundação e reforço a minha posição face a pertinência deste tipo de documento, mas considero o seu conteúdo bastante despropositado em algum dos pontos, servindo este meu contacto para vos fazer chegar a opinião de alguém com alguma experiência de “Geocaching”, fazendo votos que a mesma contribua para a melhoria do mesmo.

Em primeiro lugar, e referindo-me diretamente ao ponto que solicitam, devo referir que umas das principais características desta atividade é a sua gratuitidade e livre acesso a todas as pessoas interessadas. Creio ser incorreto cobrar valores monetários para permitir a colocação de caches, sendo que tal não dispensa o controlo e aprovação da vossa parte.
Cobrar taxas extraordinárias para a procura de caches é um ato de descriminação, para além de que um geocacher tem, como toda e qualquer pessoa, direito ao anonimato. Ser identificado à entrada só se justificaria se tal fosse exigido a todos os vossos visitantes. Alerto também para que atos de vandalismo em caches, acontecem por pessoas mal intencionadas e não por geocachers. Assim incorrem no risco de responsabilizar e culpabilizar pessoas inocentemente, só porque estas deixaram a sua identificação à entrada

Devidamente regulamentado e controlado, o Geocaching pode ser muito útil à Mata Nacional do Buçaco, aumentando a sua visibilidade e atraindo mais visitantes, nomeadamente a nível internacional, uma vez que esta é uma atividade com muita visibilidade e expansão. Como Geocacher encaro este vosso documento como forma de regulamentar uma oportunidade, embora após a sua leitura tenha ficado com a clara impressão que estariam a tentar regulamentar uma ameaça. Lamento que assim encarem o Geocaching, mas quando falam em cobrar valores para pratica desta atividade, não se pode retirar outra conclusão.

Questiono-me como fazem para controlar os acessos atuais noturnos ou diurnos pelas Portas da Cruz Alta, Luso ou Sula, por exemplo. E se não existem atualmente ameaças maiores que uma atividade como o geocaching

Por fim, diria ainda que o perfil típico de um Geocacher é o de alguém com profunda sensibilidade para os valores e questões ambientais e patrimoniais, como se pode ver pela realização de eventos CITO (Cash In Trash Out), e não de vândalos que precisam de ser vigiados em proximidade.
Serve este email apenas para manifestar a minha opinião, espero que tenha utilidade, deixando votos para continuidade do bom trabalho que a Fundação tem vido a desenvolver.

Respeitosos cumprimentos,
António Sérgio Dias

Imagem

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: segunda 22 ago 2011, 13:58

Mensagem Post: #13 a domingo 11 nov 2012, 13:20 

prodrive Escreveu:Apenas para finalizar. Tenho dúvidas que alguma cache submetida na Mata do Buçaco venha a ser publicada, por uma única e simples razão: caches comerciais!!!

A ver vamos...
Imagem.....Imagem.....Imagem

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: segunda 22 ago 2011, 13:58

Mensagem Post: #14 a domingo 11 nov 2012, 13:23 

sergiomdias Escreveu:O meu contributo à "consulta pública", já enviado aos senhores da Fundação.

Bom e-mail Sérgio. Pesa embora pense que não terá grande efeito, sempre terá mais do que nada fazer. Parabéns!
Imagem.....Imagem.....Imagem

Geocoin
Geocoin

Registado: domingo 31 jul 2011, 19:54

Mensagem Post: #15 a domingo 11 nov 2012, 13:27 

Bom email Sérgio.
Pode ser que alguém da fundação se dê ao trabalho de ver o que é o Geocaching.

Sent from my bq Edison using Tapatalk 2

Nano
Nano

Registado: domingo 05 ago 2012, 15:00

Mensagem Post: #16 a segunda 12 nov 2012, 03:22 

estes gajos sao um chulos ja se paga para visitar e teria que pagar para fazer geocaching grande treta na tapada nacional de mafra se diceres que vais fazer geocaching tens un desconto agora estes gajos por ser no geres querem logo que um gajo pague e pague bem ja chaega os impostos que eu pago

Geocoin
Geocoin

Registado: quinta 20 out 2011, 00:04

Mensagem Post: #17 a segunda 12 nov 2012, 04:13 

Acho que está na altura de fazer algumas perguntas do lado da GS:

O geocaching como empresa compactua com este tipo de exigências?

d. Após aprovação da colocação da “cache”, é cobrada uma taxa de X €
por cada período de 12 meses de permanência da “cache” na Mata Nacional.

a. É obrigatório o registo prévio de todos os praticantes interessados na
localização de “caches” na Mata do Buçaco.

Independentemente do tipo de entrada (a pé, motociclo, automóvel…),
os praticantes estão sujeitos à cobrança de um valor de Y €, acumuláveis
com os valores cobrados na entrada da Mata, inclusive entrada pedonal.
d. Após o registo na entrada, é entregue pelo colaborador de serviço, um
comprovativo de autorização de procura dos dispositivos.

Gostava de saber qual a posição da GS, sabendo que é obrigatório pagar para meter lá uma cache, sabendo que para encontrar uma cache paga-se um extra, estas caches podem ser publicadas, são comerciais. A GS vai compactuar com esta decisão de descriminação por parte desta entidade? É que a questão não é proibir ou evitar o impacto, é extorquir os geocachers. No meu ponto de vista a GS deveria proibir e arquivar já as caches que se encontrem nesta zona.

Geocoin
Geocoin

Mensagem Post: #18 a segunda 12 nov 2012, 04:20 

Já agora, sempre gostava de perceber se entrar na mata, disser que vou caminhar, e fizer um found onde é que os artigos (danos) se aplicam. Ora se pagar não há dano, se não pagar já há... Vou gostar da próxima vez que for a Viseu... E vou gostar ainda mais de ser multado... LOL

Geocoin
Geocoin

Registado: segunda 16 mai 2011, 22:09

Mensagem Post: #19 a segunda 12 nov 2012, 10:19 

Era pôr um PT a toda a volta da mata no muro do lado de fora para eles verem o que era bom para a tosse! Acabava-se logo o problema das entradas.

Fiquei com uma dúvida: Team paga só um bilhete ou é um por cabeça? Se é por cabeça vamos ter de pagar por todos mesmo que as outras partes da Team estejam a fazer founds a 300kms?
Se se paga só uma vez não podemos inscrever-nos todos numa Team Todos Juntos ou qualquer coisa do género e fica já tratado?

Edit: podem saltar este post e continuar a discussão séria que aqui justifica-se.

Sent from my V9 using Tapatalk 2
Imagem Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Mensagem Post: #20 a segunda 12 nov 2012, 11:20 

Alem de um PT também se pode pensar em meter EarthCaches LOLOLOLOLOLOL
AnteriorPróximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes