por sergiomdias
O meu contributo à "consulta pública", já enviado aos senhores da Fundação.
Ex.mos Senhores,
Após ter tomado conhecimento da criação de um documento regulador à prática do Geocaching na Mata Nacional do Buçaco e uma vez que o mesmo foi por vós colocado à discussão pública, decidi contactar.
Como Geocacher, desde sempre fui extremamente crítico em relação à colocação e caches na Mata, participando ativamente em alertas e pedidos de “arquivamento” (termo especifico da atividade para eliminação das caches) das caches existentes no seu interior, uma vez que zelo pela salvaguarda do património aí existente. Como bem deverão saber, existem 4 caches atualmente dentro do perímetro da Mata do Buçaco.
Como antes de geocacher sou um profundo amante e defensor da Mata, não posso deixar de saudar a criação de um documento deste tipo, essencial para controlar e regulamentar uma atividade que saudável e benéfica, deve ser praticada responsavelmente e mediante as normas estabelecidas primeiramente pela Groundspeak, entidade responsável pela atividade.
Respeito a posição soberana da fundação e reforço a minha posição face a pertinência deste tipo de documento, mas considero o seu conteúdo bastante despropositado em algum dos pontos, servindo este meu contacto para vos fazer chegar a opinião de alguém com alguma experiência de “Geocaching”, fazendo votos que a mesma contribua para a melhoria do mesmo.
Em primeiro lugar, e referindo-me diretamente ao ponto que solicitam, devo referir que umas das principais características desta atividade é a sua gratuitidade e livre acesso a todas as pessoas interessadas. Creio ser incorreto cobrar valores monetários para permitir a colocação de caches, sendo que tal não dispensa o controlo e aprovação da vossa parte.
Cobrar taxas extraordinárias para a procura de caches é um ato de descriminação, para além de que um geocacher tem, como toda e qualquer pessoa, direito ao anonimato. Ser identificado à entrada só se justificaria se tal fosse exigido a todos os vossos visitantes. Alerto também para que atos de vandalismo em caches, acontecem por pessoas mal intencionadas e não por geocachers. Assim incorrem no risco de responsabilizar e culpabilizar pessoas inocentemente, só porque estas deixaram a sua identificação à entrada
Devidamente regulamentado e controlado, o Geocaching pode ser muito útil à Mata Nacional do Buçaco, aumentando a sua visibilidade e atraindo mais visitantes, nomeadamente a nível internacional, uma vez que esta é uma atividade com muita visibilidade e expansão. Como Geocacher encaro este vosso documento como forma de regulamentar uma oportunidade, embora após a sua leitura tenha ficado com a clara impressão que estariam a tentar regulamentar uma ameaça. Lamento que assim encarem o Geocaching, mas quando falam em cobrar valores para pratica desta atividade, não se pode retirar outra conclusão.
Questiono-me como fazem para controlar os acessos atuais noturnos ou diurnos pelas Portas da Cruz Alta, Luso ou Sula, por exemplo. E se não existem atualmente ameaças maiores que uma atividade como o geocaching
Por fim, diria ainda que o perfil típico de um Geocacher é o de alguém com profunda sensibilidade para os valores e questões ambientais e patrimoniais, como se pode ver pela realização de eventos CITO (Cash In Trash Out), e não de vândalos que precisam de ser vigiados em proximidade.
Serve este email apenas para manifestar a minha opinião, espero que tenha utilidade, deixando votos para continuidade do bom trabalho que a Fundação tem vido a desenvolver.
Respeitosos cumprimentos,
António Sérgio Dias