desigualdade de criterios

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #11 a domingo 04 set 2011, 01:41 

Re: desigualdade de criterios

Quase sete milhares de caches procuradas chegaram-me e sobraram-me para provar que caches em muros de pedra são péssimos para a saúde dos mesmos. Aliás, um dia em que tenha que derrubar um muro de pedras recorrendo a mão de obra barata, a solução mais eficaz será concerteza esconder lá uma cache. Tenho visto autênticas misérias ao longo dos anos. A receita perfeita é meter lá uma micro, de preferência com 3 camadas de pedras por cima, sem hint nem foto spoiler e com um erro de coordenadas nunca inferior a 15 metros. Resultados garantidos!

Os aspersores são outra praga, e a cache nem precisa ser um deles. Basta estar perto do Ground Zero e não ter hint. Os primeiros 20 visitantes são suficientes para os deixar num pandeiro.

95% dos casos nem são intencionais por parte dos owners e tudo se resume a uma má-avaliação do esconderijo.

O trabalho dos revisores tem sido precioso no sentido de minorar estas situações. Se mesmo depois de alertados os owners continuam a insistir deliberadamente nestas situações, recomendaria que procurassem umas caches nestes cenários para entenderem a genuína preocupação dos revisores.

Creio mesmo que seria moralizador haver um inventário de imagens resultantes destas situações, para servir de exemplo aos novos Geocachers que não estão sensibilizados para elas :)
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #12 a domingo 04 set 2011, 01:41 

Para se poder concretizar...

(multi-) Quinta do Adro (FZZ)
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #13 a domingo 04 set 2011, 01:45 

prodrive Escreveu:...
Creio mesmo que seria moralizador haver um inventário de imagens resultantes destas situações, para servir de exemplo aos novos Geocachers que não estão sensibilizados para elas :)

Assunto sempre recorrente...
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #14 a domingo 04 set 2011, 01:51 

Stig Group Escreveu:...
Bem seguras ou não o que indigna é que já tinha retirado de lá o primeiro ponto e colocado no poste ao lado com a dica ''Não está no muro'' no entanto neste momento temos uma cache ativa no mesmo buraco do muro onde tinha deixado a minha cache inicialmente, o muro é o mesmo o buraco é o mesmo , até o nome da cache é o mesmo, só muda o contentor...Enfim...

Vê pelo aspecto positivo. Assim fizeste um FTF! Até já sabias o esconderijo e tudo...
Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Registado: quarta 28 abr 2010, 15:10

Mensagem Post: #15 a domingo 04 set 2011, 03:07 

Stig Group Escreveu:
manelov Escreveu:há aqui um ponto que me deixa dúvidas:

«...o presidente da junta de freguesia de Ferreira do Zezere que deixou uma pedra solta diferente das outras prepositadamente para este fim, pois as restantes pedras foram ''coladas'' com cimento umas ás outras.»

Parece-me que neste caso não se trata de um muro de pedras soltas, mas sim de uma parede de pedra onde propositadamente foi deixado um buraco.

Tenho uma cache há mais de três anos numa parede de pedra e ainda lá não falta pedra nenhuma, e garanto que se quiserem levar alguma pedra, terão de levar no minimo uma maceta e um ponteiro para a arrancar.

Agora, se as pedras do muro não estiverem bem seguras...

Bem seguras ou não o que indigna é que já tinha retirado de lá o primeiro ponto e colocado no poste ao lado com a dica ''Não está no muro'' no entanto neste momento temos uma cache ativa no mesmo

buraco do muro onde tinha deixado a minha cache inicialmente, o muro é o mesmo o buraco é o mesmo , até o nome da cache é o mesmo, só muda o contentor...Enfim...

Grandes factos que nionguem argumenta. Lindo!
Rock Hard Ride Free!

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: quinta 25 mar 2010, 05:07

Mensagem Post: #16 a domingo 04 set 2011, 04:59 

Tanto quanto percebi, os revisores iam actuar no sentido de confrontar o actual owner da cache.
Caso se mantenha o cenário actual, não tenho a menor dúvida que resulta num arquivamento.
Life would be so much easier if we just had the source code.
Imagem

Regular
Regular

Registado: domingo 25 abr 2010, 12:24

Mensagem Post: #17 a domingo 04 set 2011, 11:54 

A minha dúvida continua sem resposta.
Acho que há algum trauma e muita confusão em relação ao muros de pedra.
Se um muro de "pedra seca" pode ser completamente destruido se lá colocarem uma cache, já quanto a um muro de pedra construido com pedra argamassada a coisa fia mais fino. Um muro de pedra argamassada é muito mais resistente que uma parede de alvenaria e, ainda não vi ninguém criticar a colocação de caches em buracos de paredes.
Imagem
Neste muro, desafio o mais "feroz" dos geocachers a ir lá arrancar pedras sem usar ferramentas. Se algum tentasse, certamente deixaria lá as unhas agarradas às pedras que, continuariam impávidas e serenas no seu lugar.

PS: não tentem usar esta foto como spoiler porque não está cache nenhuma no buraco. :D
Imagem Imagem
Imagem Imagem

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:01

Mensagem Post: #18 a domingo 04 set 2011, 12:06 

manelov Escreveu:A minha dúvida continua sem resposta.

Uma cache escondida num muro/parede de pedras é sempre uma má ideia. Sim, um muro/parede de pedras costuma ter muitos sítios onde albergar uma cache sem que desapareça facilmente. No entanto, as constantes buscas por dezenas e dezenas de geocachers vão acabar por provocar danos na estrutura. Mesmo aquelas pedras que parecem sólidas acabam por ser remexidas. E se num muro desses as pedras estão sólidas, nesse ponto, a 5, 10, 15 metros já não estão.

Por outro lado, há que ter em em consideração que a cache - que até pode ter sido colocada com muita consciência, como acredito que muitas o são - funcionará como um mau exemplo para quem queira esconder outra, partindo do princípio que pode utilizar um muro como esconderijo.

Com as diferenças de precisão de alguns GPS, alguns geocachers vão-se encontrar a 3, 5, 10 metros de distância do ponto zero real e é aí que vão procurar, acabando por destruí-lo, mesmo que hoje isso lhe pareça impossível. Mesmo com spoilers, dicas, etc. Só alguém muito ingénuo por opção acreditará que um spoiler (que tipicamente fica em casa) chega para encontrar a cache numa estrutura dessas.

Estamos a querer enganar quem? Só quem não fez o número suficiente de caches para avaliar o impacto negativo da nossa actividade neste tipo de estruturas! TODOS já passámos por isso.

E, sim, era interessante ter uma lista de imagens, preferencialmente do Antes e Depois da cache nos imensos muros, moínhos em ruínas, construções, etc. Seria muito pedagógico demonstrar como é que tudo ficou.
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer
Coloque as dúvidas, perguntas e respostas ao revisor
Work with the reviewer, not against him.

Imagem Imagem Imagem
Pecador e Geocacher normal, como quase todos. A esmagadora maioria das minhas participações são realizadas sem o chapéu de reviewer.

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:01

Mensagem Post: #19 a domingo 04 set 2011, 12:11 

Stig Group Escreveu:Bem seguras ou não o que indigna é que já tinha retirado de lá o primeiro ponto e colocado no poste ao lado com a dica ''Não está no muro'' no entanto neste momento temos uma cache ativa no mesmo buraco do muro onde tinha deixado a minha cache inicialmente, o muro é o mesmo o buraco é o mesmo , até o nome da cache é o mesmo, só muda o contentor...Enfim...

Não lhe indigna ter dito que tive uma atitude de criança? Não lhe indigna o tempo que gastei consigo, nas suas caches, para que fossem possíveis de serem publicadas ter sido gasto em vão e que agora esteja aqui a responder?

Não entende que a sua cache foi arquivada por não foi uma, nem duas, mas três situações que estão CLARAMENTE descritas nas guidelines, aquelas que afirmou ter lido e compreendido ao enviar uma cache para revisão? Eu tenho que ter ainda mais paciência? Lamento, informe-se, dedique-se e faça um esforço! Não tenho que lhe dar a mão continuamente à espera de o "salvar" por cada disparate que faz. A sua cache foi arquivada porque você, depois de TUDO, resolve ENTERRAR um container.

Consegue entender agora e acabar com o discurso do Calimero?

Mais uma vez, se foi injustiçado, contacte a Groundspeak.

Quanto à outra cache, o reviewer que a publicou já solicitou a alteração de esconderijo. E você? Encontrou-a, não foi? Já sugeriu ao proprietário a alteração do mesmo, tendo em conta tudo o que agora sabe? Ou prefere continuar a escrever aqui sobre a sua tamanha injustiça?

Paciência, irra.
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer
Coloque as dúvidas, perguntas e respostas ao revisor
Work with the reviewer, not against him.

Imagem Imagem Imagem
Pecador e Geocacher normal, como quase todos. A esmagadora maioria das minhas participações são realizadas sem o chapéu de reviewer.

Regular
Regular

Registado: domingo 25 abr 2010, 12:24

Mensagem Post: #20 a domingo 04 set 2011, 12:17 

SUp3rFM Escreveu:
manelov Escreveu:A minha dúvida continua sem resposta.

E se num muro desses as pedras estão sólidas, nesse ponto, a 5, 10, 15 metros já não estão.

No caso desta foto são mais de 300m de muro em excelente condição.
Atenção: não está lá nenhuma cache (acho eu).
Imagem Imagem
Imagem Imagem
AnteriorPróximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante