*/2013 - Novo Recorde de Caches Publicadas em Portugal

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #1 a sexta 28 jan 2011, 12:30 

*/2013 - Novo Recorde de Caches Publicadas em Portugal

O mês ainda não chegou ao final, mas já bateu o anterior recorde mensal de caches publicadas, passando pela segunda vez a barreira das 400 :o

Segundo o IAAN, até ao dia de hoje foram publicadas em Janeiro 434 caches, batendo o recorde de 402 caches de Setembro de 2010.

A tendência anual de crescimento tem-se mantido e pela amostragem de Janeiro, é possível que em 2011 se ultrapasse a barreira das 5000 caches publicadas num só ano :shock: .

Em conversa com o SUp3rFM, e olhando para os níveis de crescimento de países um pouco mais maduros em termos de Geocaching, como é o caso dos Estados Unidos, Alemanha ou Reino Unido, chegámos à conclusão que é bastante provável que os tempos mais próximos nos tragam meses com o número de publicações de caches novas a rondar as 1000.

Que pensam destes números e das implicações que poderão ter no Geocaching (unknown-) Quais serão as implicações da Quantidade vs. Qualidade (unknown-) Perder-se-ão as caches boas no meio de tanta palha (unknown-) Teremos que começar a quantificar as estatísticas de Founds em KiloFounds, MegaFounds, GigaFounds e TeraFounds (unknown-) Qual a vossa opinião acerca desta evolução/revolução (unknown-)
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #2 a sexta 28 jan 2011, 12:49 

Re: Janeiro 2011 - Novo Recorde de Caches Publicadas em Port

Uma coisa é clara e já tinha sido referida pelo Paulo Domingues. É necessário selecionar as caches existentes, de forma a não nos deixarmos engolir por tanta cache.

Ou deixamos ao critério de cada um manipular o excel e fazer as suas próprias seleções ou o IAAN se chega a frente e torna oficial uma seleção o mais consensual possível...Uma discussão interessante para os próximos tempos.

Grande parte dos rankings existentes do IAAN podem ser criados por cada um (ficam de fora aqueles que implicam o cruzamento de caches/founds/geocacheres) mas a facilidade de análise e de simulação pelo IAAN será sempre muito mais frendly e segura do que cada um fazer e repetir as suas seleções. Se não for pedir muito ao João, poder-se-ia criar uma seção no IAAN em que cada ranking seria da responsabilidade do proponente. O João teria o papel inestimável de verificar a viabilidade das propostas e fazer as continhas por trás a partir das fórmulas que cada um fornecesse... Fica a proposta...Também não acredito que hajam assim tantas propostas diferentes ;) Acho que três ou quatro rankings que ponderassem os que já existem por fórmulas mais ou menos esotéricas, satisfarão grande parte dos geocachers. Em alternativa a uma 'poluição' do IAAN, os resultados das fórmulas poderiam constar nos excel's e depois cada um faria os seus próprios acertos...

PS. Para fazer a minha fórmula ideial, preciso da frequência de palavras em cada cache :mrgreen: Eu hoje tenho mesmo de ir ao doutor porque estou com um bocado de febre ;)
Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Registado: domingo 28 mar 2010, 20:55

Mensagem Post: #3 a sexta 28 jan 2011, 12:58 

Sinceramente acho muita cache... principalmente porque tem crescido em sítios onde já há muitas....se ainda fossem em sítios que não se conhece.....

Cada vez mais faço o TPC e tento escolher caches que valem a penar visitar, é óbvio que depois fazemos as que estão à volta.

É uma questão de cada um ver o que gosta mais, se de fazer muitas ou se de só fazer 2 que encham a barriga :D
Imagem

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: terça 27 abr 2010, 13:57

Mensagem Post: #4 a sexta 28 jan 2011, 13:15 

Este post vai-se tornar numa repetição da discução que provoquei quando disse "Miséria" num outro sobre os Favoritos.
Para mim que ainda só descobri 350 e poucas caches acho demasiadas, exagerado mesmo.
Tambem gosto de partilhar locais interessantes (subjectivo) mas não assim.
Tenho algumas ideias para "plantar" umas poucas, umas melhores que outras, mas é para ir fazendo durante o ano. Por este andar e aqui na zona, não tenho duvidas que pelo menos duas localizações (para uma delas tenho um belo projecto) vão ao ar. Paciência.
Estou a tentar "melhorar" o meu geocaching, procurando caches boas (identificadas como tal) e para as dezenas que vão aparecendo por Loures e arredores, faço uma voltinha de bike mais puxada e limpo-as todas de uma vez. Talvez uma boa volta de bike para um dia de Geocaching mais ou menos.

Geocoin
Geocoin

Registado: quinta 01 abr 2010, 01:36

Mensagem Post: #5 a sexta 28 jan 2011, 13:43 

Esqueces-te duma diferença entre Portugal, Alemanha e EUA a dimensão do país.

Ou seja, estamos a crescer talvez a um ritmo maior do que deviamos. Mas como não posso fazer todas as caches novas que aparecem penso que não me posso prenunciar de forma imparcial. :(
Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #6 a sexta 28 jan 2011, 13:50 

Kinder Escreveu:Esqueces-te duma diferença entre Portugal, Alemanha e EUA a dimensão do país.

Não, não me esqueço, senão estaríamos a falar na publicação mensal de 5.000 caches ;)
O número de 1.000 publicações mensais salvaguarda a devida proporcionalidade, levando apenas em linha de conta a taxa de crescimento dos últimos anos.

Geocoin
Geocoin

Registado: sexta 28 mai 2010, 13:55

Mensagem Post: #7 a sexta 28 jan 2011, 13:58 

Eu tento não praticar geocaching para os números, embora vá fazendo todas as caches que se cruzam no meu caminho normal de casa – trabalho / trabalho – casa.

É verdade que por vezes, para ficar com mais umas caches (para os números[até parece contraditório]), confesso que vou fazendo aquelas de que gosto menos, mas não tenho por regra tal atitude.

Creio que o meu “problema” foi ter começado a fazer geocaching em Sintra, local que me proporcionou bons momentos, contacto com a natureza (como gosto) e boas caches!

De certo modo como já foi referido, acaba por ser um pouco exagerado o número de caches que vão surgindo a torto e a direito, seja porque que motivo for!
Mas como em tudo, tudo tem o seu lado bom e mau. Umas caches agradam mais a uns do que a outros. Caches urbanas (que creio serem as que crescem em maior número), em casos de cachadas familiares com crianças pequenas (como é o meu caso) sempre são as mais acessíveis!

Cada vez terá que ser feita uma selecção e, como já li algures num post do Jasafara, as caches que qualidade reconhecida darão para ocupar muito e bom tempo daquele que tiramos para a prática desta actividade!

As outras creio que ficarão para quando estivermos para aí virados e apeteça acrescentar mais uns números redondos ao nosso curriculum pessoal de geocaches encontradas!
Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Registado: segunda 05 abr 2010, 21:58

Mensagem Post: #8 a sexta 28 jan 2011, 14:36 

Janeiro 2011 - Novo Recorde de Caches Publicadas em Portugal

Tenho notado bastante actividade por parte do SuperFM.
Todos dias têm sido publicadas imensas caches.

É bom para os números.
Caberá depois a cada um fazer a triagem.

Provavelmente o número de caches publicadas terá a ver com o acréscimo do número de geocachers.
A popularidade do jogo tem dessas coisas.

Já agora, será possível fazer um racio do aumento de publicações no ultimo ano vs número de novos geocacheres inscritos?

Isso permitira extrapolar o aumento nos próximos tempos.

Sent from my iPhone!
The Chase Is Better Then The Catch!
Imagem

Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 29 mar 2010, 17:23

Mensagem Post: #9 a sexta 28 jan 2011, 14:47 

tens dois excels que te permitem fazer isso... ou então pegas nas tabelas da evolução de caches e de geocachers e fazes uma relação directa...

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #10 a sexta 28 jan 2011, 14:49 

Mikron Escreveu:Já agora, será possível fazer um racio do aumento de publicações no ultimo ano vs número de novos geocacheres inscritos?

Isso permitira extrapolar o aumento nos próximos tempos.

Curiosa essa analogia, mas por incrível que pareça tem havido uma correlação inversamente proporcional. O número de novos praticantes abrandou nos últimos meses enquanto o número de caches publicadas cresceu bastante.

O SUp3rFM defende (pode ser que ele apareça aí para falar na 1ª pessoa, se lhe derem tréguas na submissão de caches novas [:D] ) que a grande explosão se deve à moda das séries de caches e powertrails (Where The Streets Have No Name, GeoCapelas, Projecto VG, Presidentes, etc.).

Eu acho que, aliado a isso há também uma luta um pouco desenfreada para ver quem é o primeiro a destronar o EterLusitano.
Próximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante