por Necas
Já frequentei, e ainda frequento, vários tipos de fóruns, dos mais variados temas (desportos, auto, das mais variadas actividades, relacionados com a minha actividade profissional, ect...).
Um fórum, qualquer que seja, proporciona a criação de tópicos mais polémicos, onde irão surgir divergências de opiniões. É por isso mesmo que se chama fórum, um local de debate e contra argumentação.
Nalguns, mais que outros, e nos tópicos mais polémicos existe malta malta mais nervosa, que parece que não permite que contrariem as suas ideias. Existe tanto neste, como noutros foruns do mesmo temos, tal como nos dos mais variados temas. Com uma diferença: ainda não assisti, especialmente no GEOPT.ORG ( no qual sou mais assíduo), às injurias, ameaças e faltas de educação que se vêem, diariamente, noutros fóruns. Talvez fruto da "nossa" geekisse.
Na minha opinião deve-se, ao facto desta ser uma actividade praticada, maioritariamente e independentemente da faixa etária, por pessoas educadas e bem formadas, com valores acima da média desses seres ignorantes, que preferem optar pela critica e insulto fácil em vez de se tentarem informar e tomar conhecimento da matéria em questão antes partirem para essa baixeza.
Mas piores que os fóruns, são os comentários dos leitores dos jornais on-line. Passem os olhos pelo correio da manha, record, público, etc. Existem utilizadores que nem sequer lêm a noticia em questão, limitam-se a insultar outros leitores, só porque não concordam com a opinião por eles expressada. Enfim...
Contudo, acho que os fóruns são uma ferramenta poderosa e bastante importante . Independentemente da qualidade dos utilizadores que os frequentam, hoje em dia podemos escalrecer qualquer tipo de dúvida, acerca dos mais variados temas, sem sair de casa. E em qualquer um deles, independentemente da quantidade dos energúmenos que o frequenta, há pelo menos sempre uma passoa disposta a ajudar e a esclarecer, só por isso já compensa o registo. Quanto aos outros, basta ignorar...