Cascata do Tahiti encerrada!

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: sábado 26 fev 2011, 00:05

Mensagem Post: #11 a sexta 26 ago 2016, 11:56 

Re: Acesso Cascata Tahiti

prodrive Escreveu:Segundo este log feito no dia 15 de Agosto:

E não é que ao passarmos pela cascata do Tahiti já se encontravam (às 9:30h) mais de 50 carros estacionados.

Creio que bastará seguir o rebanho e sem problemas encontrarás o melhor acesso que estará muitíssimo trilhado.

Que pena! Se realmente for assim, vais ser igual à 15 dias, quando visitei a Levada das 25 Fontes/Levada do Risco na Madeira... Nem dava para mergulhar nem para tirar fotos, era tanta gente...
Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #12 a sexta 26 ago 2016, 12:16 

Carlytos Escreveu:

E não é que ao passarmos pela cascata do Tahiti já se encontravam (às 9:30h) mais de 50 carros estacionados.

Creio que bastará seguir o rebanho e sem problemas encontrarás o melhor acesso que estará muitíssimo trilhado.

Que pena! Se realmente for assim, vais ser igual à 15 dias, quando visitei a Levada das 25 Fontes/Levada do Risco na Madeira... Nem dava para mergulhar nem para tirar fotos, era tanta gente...

Isso é uma coisa que eu tenho grande dificuldade de entender. Há milhares de lugares fantásticos, com lagoas e cascatas fantásticas e muita gente teima em embicar para o mesmo local. Parece que há uma atracção quase natural em ajuntamentos de multidões.
Mesmo na praia é o mesmo fenómeno. O pessoal arreia a toalha o mais próximo possível do vizinho quando basta andar 300 escassos metros para ter uma "praia inteira" só para si. Gostos :)
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Registado: sábado 19 fev 2011, 16:38

Mensagem Post: #13 a sexta 26 ago 2016, 15:12 

Podemos considerar 4 patamares/lagoas nessas cascatas. O acesso aos 2 primeiros faz-se como sempre se fez, pelo lado direito (terreno baldio). Para os patamares inferiores o acesso pelo lado direito foi vedado (terreno particular). Estando no 2º patamar, para chegar à última lagoa (4º patamar) é necessário passar para a outra margem e descer pelo trilho. Ao 3º patamar parece-me que não é possível aceder com o mínimo de segurança.

Machado445 Escreveu:Por acaso este mês num espaço de 1 semana houve uns 5 feridos em quedas, será que tem alguma coisa haver?
Estive lá na semana passada e foi na boa, aliás estava cheio de pessoas.

Tendo em conta a mistura de fatores como: ausência de estruturas de apoio, inclinação, rocha escorregadia e desatenção ou falta de cuidado das pessoas, o local é bastante perigoso. Enquanto não forem tomadas medidas, os acidentes vão continuar. É inevitável...

Nestas férias passei lá às 9h30 e ainda consegui tirar fotografias sem apanhar pessoas :)

prodrive Escreveu:Isso é uma coisa que eu tenho grande dificuldade de entender. Há milhares de lugares fantásticos, com lagoas e cascatas fantásticas e muita gente teima em embicar para o mesmo local. Parece que há uma atracção quase natural em ajuntamentos de multidões.

Também não consigo compreender. Muitas vezes é só preguiça...

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #14 a sexta 26 ago 2016, 15:20 

Valente Cruz Escreveu:Também não consigo compreender. Muitas vezes é só preguiça...

Isso com um misto de: se a malta está toda ali é porque é o melhor lugar...

Large
Large

Registado: segunda 03 set 2012, 20:13

Mensagem Post: #15 a sábado 27 ago 2016, 07:59 

prodrive Escreveu:
Valente Cruz Escreveu:Também não consigo compreender. Muitas vezes é só preguiça...

Parece estranho dizer isto, mas ainda bem que vão todos para o mesmo sítio, pelo menos só se estraga um local.

Infelizmente é verdade, vai tudo para os mesmos locas, Tahiti, Arado e Portela do Homem... e os rebanhos que não saiam muito dessa zona, porque a última vez que estive no Gerês vim para casa com lixo que não era meu... enfim.

Small
Small

Registado: quarta 22 fev 2012, 23:22

Mensagem Post: #16 a quinta 08 set 2016, 04:33 

joca.18 Escreveu:
prodrive Escreveu:

Parece estranho dizer isto, mas ainda bem que vão todos para o mesmo sítio, pelo menos só se estraga um local.

Infelizmente é verdade, vai tudo para os mesmos locas, Tahiti, Arado e Portela do Homem... e os rebanhos que não saiam muito dessa zona, porque a última vez que estive no Gerês vim para casa com lixo que não era meu... enfim.

Pois, infelizmente e cada vez mais se vê lixo feito por quem vai para estes locais. O lixo que fazem devem ocupar imenso espaço no bolso, ou na mochila, e o melhor a fazer é deixa-lo por lá espalhado. A malta não tem um pingo de consciência !

E os acidentes? Os "acidentes" acontecem porque a malta quer. Não se metam a subir as cascatas feitos otários para saltarem para dentro de água... Depois dizem que escorregam e tiveram um acidente.

No decorrer da minha semana de férias no gerês, presenciei todo o tipo de peripécias, que cada vez mais tenho a certeza que nós humanos não merecemos o planeta que nos foi dado.
Fotografia | BTT | Viajar | Geocaching

Large
Large

Registado: segunda 03 set 2012, 20:13

Mensagem Post: #17 a quinta 08 set 2016, 07:46 

Re: Cascata do Tahiti encerrada!

Há menos de 12 horas estive nas Cascatas do Tahiti (Fecha das Barjas) aquela hora local já deserto ou quase deserto, infelizmente aquilo mete impressão a quantidade de lixo que fica para trás... Chego à conclusão que as cascatas deveriam ser mesmo encerradas para bem da natureza.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #18 a segunda 19 set 2016, 12:06 

Estive este fim-de-semana nas Cascatas dos Tahiti e não vi vedação nenhuma de arame farpado, nem acessos interditos nem nenhum indício que possa dar veracidade a essa notícia. Usei o mesmo acesso de há dois anos atrás e tudo me parece exactamente igual, excepto no lixo, que tem mais...

Small
Small

Registado: terça 28 abr 2015, 16:58

Mensagem Post: #19 a terça 20 set 2016, 18:32 

prodrive Escreveu: excepto no lixo, que tem mais...

Honestamente não é a noticia de não haver acesso às Cascatas que me preocupa. O que me fode o juízo é ainda haver FILHOS DA PUTA (ia chamar animais mas os animais não têm culpa) que ainda largam lixo no Geres e não só.

Desculpem o desabafo.

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: sábado 04 set 2010, 02:01

Mensagem Post: #20 a terça 20 set 2016, 23:58 

O lixo abandonado pelos "turistas" é um problema em muitos locais, não só no Gerês.
Infelizmente não vejo melhorias na educação ambiental, para mim a única forma que vejo de controlar essas situações é encerrar não os locais mas sim as estradas que dão acesso aos mesmos. Basta ser necessário uma pequena caminhada (por exemplo 3 km) e a pressão sobre estes belos sítios diminui de uma forma esmagadora.
Anterior

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante