TiagoGH Escreveu:...Vou pedir informações sobre o assunto ao PNPG e, se a resposta for relevante, partilho aqui as conclusões.
Eu já ouvi numa das várias portas do parque quando questionei quem lá atendia quais eram os locais restritos e por onde podia andar: "pode andar por todo lado, tem experiência..." e eu sei que isto está absolutamente errado.
A resposta varia, se vier dos serviços centrais, de quem o parque nacional é uma miragem e lá longe e só visitado através de relatórios ou fotografias vistas na secretária a resposta é que é preciso uma autorização, paga, e que pode ser muito bem indeferida. Se for no local há outras interpretações.
O melhor mesmo é consultar o mapas ZPT e ver por onde não se pode andar. Mas a título de exemplo, as "piscinas" do Rio Homem perto da "estrada" que vai para os Carris estão algumas em ZPT e ninguém é multado por lá estar. E aquilo fica uma lixeira. A estrada asfaltada para a Portela do Homem actualmente não está na ZPT mas forma em alguns locais um corredor livre dentro da mesma.
No local é andar discretamente e ver as melhores horas para lá passar. Há determinados locais que não se vê ninguém em quilómetros.