Tradução de caches

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: terça 27 abr 2010, 13:57

Mensagem Post: #11 a sexta 01 nov 2013, 18:54 

Re: Tradução de caches

Não,
"Saudações a todos.
Recentemente, fiz duas caches em solo nacional que não tinham parte ou a totalidade da descrição da cache em português...
Isto é permitido? Não deveria haver uma regra que impedisse que tal acontecesse?
Não faz muito sentido eu ir para a Moldávia e andar a criar caches com a descrição em português..."
e
"que todas as caches ", e o sublinhado não é meu.
O Joaquim é que referiu as ECs como sendo as únicas que agora têm mesmo de ter a listing na lingua nativa, mas o tópico não é sobre isso e o "todas as caches" não engana.
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: quarta 05 jan 2011, 16:31

Mensagem Post: #12 a sexta 01 nov 2013, 18:59 

Fui eu que falei nas EC...

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #13 a sexta 01 nov 2013, 19:10 

AntMadeira Escreveu:Não faz muito sentido eu ir para a Moldávia e andar a criar caches com a descrição em português... :|

Para que conste, das 13 caches existentes na Moldávia, não há uma única cache com o listing em Moldavo. Todas têm os listings em inglês com a excepção desta que tem o listing em inglês e romeno. Se calhar a Moldávia não é um bom exemplo [:P]

Geocoin
Geocoin

Registado: terça 27 ago 2013, 19:23

Mensagem Post: #14 a sexta 01 nov 2013, 21:28 

Anda por aqui gente muito eriçada. Depois queixam-se que o fórum não é mais frequentado e que o pessoal é acusado de ter o rei na barriga e blá, blá, blá.
Talvez uns sais minerais ou uma noite à luz das velas ajudassem.

Eu não tenho de pedir desculpa por achar que uma listing no meu país deve estar escrita, no mínimo, em português. E se não há nenhuma regra para isso, sou da humilde opinião de que deveria haver.
Comecei por me referir às caches em geral, mas com o exemplo das guidelines das EC, frisei que encontrei recentemente duas nestas condições.

IDILIO49 Escreveu:Só as (earth-) obrigam a texto na língua nativa... Para grande desgosto do
Se essas existem, a culpa é vossa: Sabem quais são e ainda não pediram o arquivamento das mesmas.

Claro, já cá faltava o argumento de a culpa ser toda "nossa". Os revisores e quem publica as caches não têm nada que ver com o assunto.

O exemplo da Moldávia foi apenas um exemplo ao acaso em forma de chalaça. Eu nunca iria lá pôr uma cache com descrição apenas em inglês. Mas isso sou eu.

RuiJSDuarte Escreveu:Não leste acima que não é obrigatório uma listing ter texto?!?!? Ou queres que passe a ser obrigatório? Ou que, caso exista texto, tenha de estar em Português?!
Se não se sabe utilizar a internet como é que se lêem as listings?

Em primeiro lugar, o facto de não ser obrigatório uma cache ter listing, não invalida que quando tiver, esta esteja traduzida na língua do país em questão.
Em segundo lugar, eu não quero nada. Eu sei ler perfeitamente inglês e não tenho dificuldade nenhuma em usar tradutores automáticos se for necessário.
Para mim, bastava que esta questão beneficiasse uma pessoa para passar a ser passível de discussão. Algo que me parece que nem todos estão dispostos a fazer.
Por último, uma coisa é vir um estrangeiro a Portugal e pedir ajuda numa cache com descrição em português, outra muito diferente é eu estar no meu país e ter de ler descrições apenas em inglês.

Eu sou sempre apologista de facilitar ao máximo as coisas, desde que seja algo de razoável exequibilidade. O que me parece ser o caso da questão que levantei neste tópico.
Lamento se dei trabalho o fiz perder tempo a alguém com esta palermice.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #15 a sexta 01 nov 2013, 21:30 

AntMadeira Escreveu:Eu sou sempre apologista de facilitar ao máximo as coisas, desde que seja algo de razoável exequibilidade. O que me parece ser o caso da questão que levantei neste tópico.

100% de acordo!

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: terça 27 abr 2010, 13:57

Mensagem Post: #16 a sexta 01 nov 2013, 21:40 

Peço desculpa, a sério. Nunca foi minha intenção dar a entender que estou de alguma forma contra o que disseste. Estou totalmente de acordo até... tenho uma série de caches e acho que apenas uma não está em Português, porque a dita para mim não fazia sentido se estivesse. Adiante.

O que eu queria demonstrar que estou contra é, se as guidelines permitem, está bom! Ponto! Porque é que os revisores se haveriam de preocupar com isso? Se a GS não faz questão que assim seja e permite... existe o fórum deles, onde podemos e devemos colocar a questão, como sugestão. E depois sim, divulgar aqui e noutros lados... não é ao contrário, julgo eu. Se achas mesmo que é uma falta de respeito para com os outros geocachers, devias mesmo chamar a atenção a esses owners e ver a reacção.

Agora, "Anda por aqui gente muito eriçada. Depois queixam-se que o fórum não é mais frequentado e que o pessoal é acusado de ter o rei na barriga e blá, blá, blá. Talvez uns sais minerais ou uma noite à luz das velas ajudassem.", são tudo coisas que se aplicam a mim em concreto, mas não, não tenho nada a ver com o fórum, só aqui venho mesmo mandar uns bitaites! Mas mando aqui, noutros fóruns e nos logs das caches por onde passo... para poder dizer que a culpa não é minha se as ditas não me parecem conformes as guidelines e/ou o bom senso.

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: quinta 09 dez 2010, 13:38

Mensagem Post: #17 a sexta 01 nov 2013, 22:32 

AntMadeira Escreveu:Claro, já cá faltava o argumento de a culpa ser ... "nossa". Os revisores e quem publica as caches não têm nada que ver com o assunto.

Qual argumento, qual carapuça! É a verdade dura e crua!
Se os revisores nada fizeram é porque não deram pela coisa...se os owners nada fizeram é porque desconheciam....
Ora temos aqui quem conhece a guideline e deu com a cache portanto está a compactuar com o "crime" ao nada fazer para mudar isso.
Imagem Imagem Imagem
Anterior

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes