Vandalismo? Ou ignorância?

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #51 a quinta 11 out 2012, 19:27 

Re: Vandalismo? Ou ignorância?

venator Escreveu:
jasafara Escreveu:
venator Escreveu:...
Quanto aos devaneios... eu também vejo um mundo degeocachers sensatos e responsáveis... geocaches de qualidade, com containers imaginativos, em sítios lindos, descritos em listings bem elaboradas... mas geralmente bato com a cabeça numa garrafa de compal e acordo pá vida... [}:)]

Estás a ver. Tens as ferramentas disponíveis para filtrar as caches e evitares os compals e mesmo assim não as utilizas e passas a vida a bater com a cabeça.
Acredita que com o que se tem se pode fazer muito mais...
O Rui percebeu bem a coisa.

Tenho uma resposta para isso: sou pobre. :lol:

Não posso andar a fazer grandes viagens para conseguir ir até às caches míticas e sublimes. Vou procurando as "normais" perto de casa... são um motivo pa tirar o cú do sofá e ir dar uma volta. Agora claro que a minha reacção a um compal é totalmente dispar da minha reacção a uma cache bem pensada e elaborada...

Má resposta :)
Temos tantas caches neste momento que mesmo que se forem filtradas 75% das caches estou convencido que ainda sobram caches suficientes para a maior parte dos geocachers se entreterem sem se afastar muito de casa.
Tu entre Setúbal e Lisboa tens muito com que te entreter até esgotares as caches sublimes, boas ou boazinhas ;)
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #52 a quinta 11 out 2012, 19:54 

Vendo bem...Em Setúbal estás quase na quota dos 25%...Tens de passar o rio :)
Imagem Imagem

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: quinta 09 dez 2010, 13:38

Mensagem Post: #53 a quinta 11 out 2012, 20:23 

jasafara Escreveu:Vendo bem...Em Setúbal estás quase na quota dos 25%...Tens de passar o rio :)

Mas olha que passando O Rio fica nos concelhos de Grândola ou Alcácer do Sal e esses são aqueles com um rácio bastante baixo... [:D]
Imagem Imagem Imagem

TB
TB

Registado: quinta 07 out 2010, 11:31

Mensagem Post: #54 a quinta 11 out 2012, 20:41 

Lá está a questão tão querida ao Einstein... a relatividade... O que é afastar muito de casa? Para mim, por fazer, sem me afastar de casa só tenho uma cache (activa)... O gasóleo tá caro e o tempo ainda mais caro está. para mim, ir para Setúbal fazer caches é longe. Tudo depende da motivação do dia, da companhia, do tempo disponível, do orçamento... Tenho algumas aqui relativamente perto na Caparica... Mas são compais... vou fazendo uma ou outra quando vou até à praia passear o cão... não me desloco de propósito para as ir procurar... Não uso as ferramentas porque não quero... Talvez um dia use, ainda bem que existem.

O facto de não apreciar as caches "compal" nao quer dizer que, por agora, as queira ignorar de todo...

Ultimamente tenho dedicado mais tempo a planear e preparar caches do que a procurá-las... :roll:
Imagem Imagem Imagem Imagem

TB
TB

Mensagem Post: #55 a quinta 11 out 2012, 20:44 

IDILIO49 Escreveu:
jasafara Escreveu:Vendo bem...Em Setúbal estás quase na quota dos 25%...Tens de passar o rio :)

Mas olha que passando O Rio fica nos concelhos de Grândola ou Alcácer do Sal e esses são aqueles com um rácio bastante baixo... [:D]

Passando O RIO fica o concelho de Odemira, Idilio...

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: quinta 09 dez 2010, 13:38

Mensagem Post: #56 a quinta 11 out 2012, 20:52 

venator Escreveu:O facto de não apreciar as caches "compal" nao quer dizer que, por agora, as queira ignorar de todo...

Bem visto. Quando começares a encontrar muitos ovos kinder e saquinhos com folhas ou folhas magnéticas vais começar a apreciar mais os compais [:D]

venator Escreveu:Ultimamente tenho dedicado mais tempo a planear e preparar caches do que a procurá-las... :roll:

E tá quase? Olha que eu estou quase a passar por lá... [:P]
Imagem Imagem Imagem

TB
TB

Mensagem Post: #57 a quinta 11 out 2012, 21:00 

IDILIO49 Escreveu:
venator Escreveu:O facto de não apreciar as caches "compal" nao quer dizer que, por agora, as queira ignorar de todo...

Bem visto. Quando começares a encontrar muitos ovos kinder e saquinhos com folhas ou folhas magnéticas vais começar a apreciar mais os compais [:D]

venator Escreveu:Ultimamente tenho dedicado mais tempo a planear e preparar caches do que a procurá-las... :roll:

E tá quase? Olha que eu estou quase a passar por lá... [:P]

:lol:

A mais simples tá para breve...

Depois tou com outras ideias que vão requerer mais planeamento...

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: terça 27 abr 2010, 10:52

Mensagem Post: #58 a quinta 11 out 2012, 23:36 

venator Escreveu:Informar, ensinar, ajudar... Dar o exemplo. Transformar o geocaching num desporto de competição não será o melhor exemplo a dar, mas essa é só a minha opinião. Já vi barbaridades cometidas por gente com anos e anos de "casa", em nome dos números e das contabilidades... Claro que a geração mais nova (que, genericamente, não prima pela educação) vai tender a copiar alguns desses comportamentos e até a exacerbá-los...

O geocaching não é um desporto e muito menos uma competição! O problema é que a maioria continua a insistir que sim e faz disso uma batalha, mas para isso estão cá eles próprios que algum tempo depois acabam por se cansar e verem a asneira que fizeram.
Concordo em absoluto que as novas gerações de geocachers cada vez mais copiam os maus exemplos em vez dos bons, nomeadamente porque os bons dão trabalho.
Vivemos numa época em que o consumismo de bens materiais e serviçõs é a prioridade, e quem mais tem é o maior. Felizmente que chegámos ao limite do sustentável e a partir de agora a tendência irá inverter e as pessoas vão passar a consumir menos. Sempre é melhor que cortarem de repente e rebentar uma nova Guerra Mundial sem as pessoas perceberem porquê. Quer dizer, até percebem, mas acham que a culpa é sempre dos outros.
Bem, não me vou alongar mais, desculpem a divergência de assunto. É da idade... :|
Imagem
Imagem Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Mensagem Post: #59 a quinta 11 out 2012, 23:37 

Vandalismo, com certeza.
Desde à muito tempo que se assiste a actos menos dignos de geocachers, mas o que me espanta mais agora é estarem preocupados imensamente com o que foi escrito a carvão numa cantaria de pedra de uma janela e não ouvir ninguém falar dos estragos feitos na flora que os geocachers pisam quando procuram caches, por exemplo. Isso preocupa-me mais ainda devido à dimensão que tem, pois se agora vimos UM geocacher a escrever em propriedade alheia (e o acto é irresponsável e é vandalismo, sem dúvida) todos os dias vemos QUASE TODOS os geocachers a pisarem arbustos, ervas, plantas, flores, jardins, musgos, etc etc para chegarem às caches e quando lá chegam reviram tudo.
Em 2004 encontrei uma cache numas ruínas ali para os lados de Queluz (cache à muito arquivada) e na altura houve um enorme "sururu" porque uns geocacher pisaram mato e silvas dentro das ruínas à procura da cache. A comunidade revoltou-se porque na altura havia uma grande sensibilidade da comunidade para as questões ambientais e por as visitas às caches serem bem menos porque haviam menos geocachers haviam os devidos cuidados de deixar tudo como se encontrou, incluindo os muros de pedra :) E outra coisa: como não andávamos à pressa a correr de cache em cache, havia tempo para isto tudo e ainda tirar fotos, escrever um texto de jeito no logbook, visitar todos os waypoints recomendados pelos owners, fazer picnics na zona das caches, fazer CITO,etc etc. Tempos que não voltam mais, pelo menos para a maioria.
Outra coisa que deixei de ver foi os geocachers andarem com um saco para recolherem o lixo que fazem a caminho da cache e no seu regresso. Ainda existem dois ou três que o fazem que eu saiba, mas porque sempre o fizeram. E hoje ainda por cima à geocachers que escolhem locais propositadamente cheios de lixo para esconderem caches, parace que à espera que os outros geocachers retirem todo o lixo ou organizem um CITO para o fazer. [8D]

A destruição dos locais onde estão as caches ou as próprias caches é outro assunto já aqui discutido, nomeadamente por causa do "boom" e da "massificação".
Podem mandar as boquinhas que quiserem sobre os "ambientalistas" que faziam CITO quando ia procurar uma cache, mas na altura em que só haviam "ambientalistas" não houve relatos destes. Tristemente, é a evolução natural que tantos aprovam e acham natural. Então agora não se queixem p.f. Tal com os antigos diziam "quanto mais coisa boas e valiosas tens, mais dissabores poderás ter" ou " quanto mais sobes mais podes cair" ou ainda "quem tudo quer tudo perde".

E para terminar, a criação de círculos fechados de geocaching. Parece que é inevitável que vá acontecer, dentro ou fora do geocaching. Um "jogo" só para "amigos". Os de confiança, claro. Há muito que defendo que o Geocaching devia à muito ter separado as categorias, tal como fez com o Waymarking. Caches Tradicionais e Multis para um lado, as Mistério e Letter para outro, Eventos e CITOs para outro. E ainda separar as caches "natureza" das caches "urbanas", e aí sim ficava perfeito. Tudo em páginas diferentes, com "rankings" separados. Acabava-se a desgarrada corrida a todo o tipo de números e mais alguns, ou então deixava isso no site dos puzzles e letters, porque essa gandaia gosta dessas coisas. [:D]
Imagem
Imagem Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Mensagem Post: #60 a quinta 11 out 2012, 23:47 

Também já deixei alguns projectos "na gaveta" por não querer que seja o Geocaching a "destruir" os locais. No entanto, corre-se o risco de que se eu não avançar, outro geocacher provavelmente em alguma altura irá colocar uma cache nesse local, e aí já não poderei fazer nada. Então, a solução passa por eu avançar com o meu projecto e assim posso adaptá-lo às condições de salvaguarda necessárias a esse espaço.
Imagem
Imagem Imagem Imagem
Anterior

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 22 visitantes