Montana/Oregon (650)

O último grito em tecnologia... Novos Firmwares...

Moderadores: hulkman, migueis

Small
Small

Registado: segunda 06 set 2010, 13:48

Mensagem Post: #1 a terça 07 jan 2014, 12:55 

Montana/Oregon (650)

Boas
Estou comprador de um novo GPS e a considerar entre um Montana 650 ou um Oregon 650.
A minha opção é o Montana, mas estou ligeiramente, muito ligeiramente, indeciso, pelo preço e pela idade.

A utilização será para Geocaching/TT. (ou TT/Geocaching...)
Tanto quanto sei, o Montana tem o ecrã maior mas é mais antigo, o que terá consequências nível de rapidez. Certo?
Bugs parece ser mato, tanto num como no outro. Certo? Mas no Montana estão mais corrigidos ou já desistiram?
Não me interessa o Whereigo, por isso é irrelevante. O Glonass parece ser desnecessário. Certo?
O Oregon tem o encaixe do Dakota, (a calha anterior), o Montana não, Certo?
Ambos funcionam bem com o GSAK, (ou o Gsak funciona bem com ambos...)?
Ambos podem utilizar spoilers e fotos, Certo? E ficam funcionais, (rapidez, coordenação, entupimentos)?

Há alguém que tenha utilizado os dois e que possa dar uma comparação mais afinada?

Segundo percebi, a opinião mais avisada diz para deixar os 60GSx em standby como backup, pois ainda dão, muitas, cartas. Só como exemplo, não me desfaço do meu SPIII, é um pouco lento e não aceita os mapas NT, estou pendurado num CN2009, mas ainda não encontrei nada mais preciso e user friendly! Qual é a opinião dominante?

Já alguém testou o Monterra? É tão mau como as noticias dizem, (montrampa), ou o preço é mesmo um roubo?
Os actuais GPS tem assim tantos problemas de crashs e bugs, ou há uma nova classe de bugfinders a despontar ultimamente, (assim tipo "nedds maitenance" versão picagarmin)? Quem já desenhou aplicações sabe que nunca esta bom ou pronto...

Geocoin
Geocoin

Registado: terça 27 ago 2013, 19:23

Mensagem Post: #2 a quinta 09 jan 2014, 18:55 

Re: Montana/Oregon (650)

Eu posso falar apenas do Oregon 600. A única diferença para o 650 é a ausência de câmara e a menor capacidade de armazenamento. Duas coisas que para mim não justificam a diferença de preço (cerca de 100 euros). Hoje já toda a gente tem uma câmara e a diferença de espaço pode resolver-se facilmente com um cartão microSD.
Quanto ao desempenho, confesso que fiquei surpreendido pela positiva. Ainda não encontrei bugs após mês e meio de utilização, todo o sistema é rápido, com a precisão e velocidade de actualização do GPS à cabeça. Eu uso o GSAK e o GeoPT Tools com o aparelho e tudo funciona como seria de esperar, incluindo fotos spoilers. Tem ainda ferramentas muito úteis e para quem nunca tinha tido outro GPS, aprende-se rapidamente a utilizá-lo.
Relativamente à autonomia, tenho sempre para 15 horas de utilização com duas pilhas AA recarregáveis.

Quanto ao Monterra, não te posso ajudar muito... :roll:

Talvez já o tenhas feito, mas podes sempre fazer esta comparação. Pelo que vejo aqui, a grande diferença está nos mapas, que já vêm incluídos no Monterra. Sendo que hoje já podes arranjar mapas gratuitos na Web... O Monterra tem mais acessórios multimédia, como microfone, leitor de mp3 e de vídeo. Para mim, há uma falha no Monterra, que é a ausência de calendário lunar e solar e respectivas posições no céu e ainda o mapa das marés. Algo bastante útil e que, ao que parece, só os Oregon trazem.
Cabe a ti decidires qual o uso que lhe vais dar e decidir a partir daí.

Voltar para GADGETS & GIZMOS

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante