WAAS/EGNOS

O último grito em tecnologia... Novos Firmwares...

Moderadores: hulkman, migueis

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: quinta 05 mai 2011, 10:44

Mensagem Post: #1 a segunda 06 mai 2013, 17:06 

WAAS/EGNOS

Tenho uma duvida nos GPS da Garmin, o modo WAAS/EGNOS no nosso pais é preferível estar ligado ou desligado?

Que diferença faz estar ligado ou desligado? alem de gastar mais bateria...

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #2 a segunda 06 mai 2013, 18:58 

Re: WAAS/EGNOS

Isso são sinais de correcção fornecidos tanto por satélites geo-estacionários como por bases terrestres.
A ideia é corrigir o sinal posicional que os aparelhos recebem do sistema GPS.
Imagina que tens uma base terrestre a quem o sistema GPS está a dizer "olha, estás em N38 00.000 W008 00.000" e a base responde "vai-te encher de moscas porque eu estou fixa e sei muito bem que estou em N38 00.002 W008 00.002, portanto vê lá que andas a espalhar falsos testemunhos". Ao receber esse sinal (na Europa é EGNOS) estás com uma melhor precisão porque tens essa correcção.

No meu trabalho a marca fornece vários tipos de precisão. 30cm é de borla. 10cm são 600€/ano. 3cm compras uma antena para montar como base de correcção e com correcção via rádio e estás governado para o resto da vida... e até podes "vender precisão" aos vizinhos que estejam ao alcance do rádio...

Edit: Se compensa ou não, eu uso. Podes experimentar gravar umas coordenadas com isso ligado e no dia seguinte desliga e vai ao mesmo local para ver onde dá...
Imagem Imagem Imagem Imagem

Voltar para GADGETS & GIZMOS

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante