Dúvida sobre GPS

O último grito em tecnologia... Novos Firmwares...

Moderadores: hulkman, migueis

Regular
Regular

Registado: quinta 10 mar 2011, 19:18

Mensagem Post: #1 a quinta 30 ago 2012, 20:26 

Dúvida sobre GPS

Boas tardes a todos. A minha dúvida tem por base um GPS Garmin Dakota 20.

Acontece que há uns tempos emprestei o meu GPS a uma pessoa que se ausentou para o estrangeiro e queria fazer umas caches por lá então emprestei-lhe o GPS.

O aparelho enquanto lá esteve segundo essa Geocacher, nunca apanhou satelites tendo nunca sincronizado enquanto esteve ausente de Portugal.

A minha preocupação é que em breve poderei também me ausentar para o estrangeiro e gostaria de fazer algumas caches, mas tenho receio que volte a acontecer o mesmo problema.

É normal ter acontecido isto, voltará a acontecer? Que posso fazer para corrigir a anomalia se for caso disso?

Obrigado.

Cruz Jr

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #2 a quinta 30 ago 2012, 20:34 

Re: Dúvida sobre GPS

Já me aconteceu no passado com um GPS antigo. Ele não captava satélites porque andava a tentar localizá-los na zona onde tinha sido desligado pela última vez. O que fiz foi aceder ao menu reiniciar ou actualizar (já não me lembro bem) e inserir as coordenadas aproximadas do local onde me encontrava. Em menos de 5 minutos já tinha encontrado os satélites.
Agora que uso tecnologia mais recente deixei de ter esse problema :)
Imagem Imagem Imagem Imagem

TB
TB

Registado: segunda 16 jul 2012, 21:29

Mensagem Post: #3 a quinta 30 ago 2012, 20:39 

O GPS tem dois elementos que lhe permitem ser relativamente rápido a encontrar os satélites:

- Uma tabela com as localizações de todos os satélites da rede GPS;
- A sua "última posição conhecida" (onde estava quando foi desligado).

Se for ligado perto da sua última posição conhecida, é rápido a descobrir onde está agora.

Se, por outro lado, for ligado longe da sua última posição conhecida, é lento, porque tem de tentar descobrir quais os satélites que estão perto.

O que pode ter acontecido é que a pessoa que se ausentou no estrangeiro não tenha esperado o tempo suficiente para o GPS descobrir quais os satélites daquela área.

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #4 a quinta 30 ago 2012, 20:40 

A rede GPS cobre todo o planeta, sem fronteiras.
Um GPSr que é desligado e ligado muito longe do mesmo local poderá demorar algum tempo a apanhar sinal mas dando-lhe tempo, se estiver tudo bem, ele deverá começar a receber sinal dos satélites...

O que pode ter acontecido é que ele não apanhou sinal rapidamente e depois ela aceitou quando ele perguntou se queria continuar em modo de demonstração...

Regular
Regular

Registado: quinta 10 mar 2011, 19:18

Mensagem Post: #5 a quinta 30 ago 2012, 22:08 

Pois então só pode mesmo ter sido isso. Sendo assim fico descansado.

Obrigado.

Geocoin
Geocoin

Registado: domingo 31 jul 2011, 19:54

Mensagem Post: #6 a quinta 30 ago 2012, 22:12 

Em Maio fui a Paris e, apanhar sinal GPS junto à Torre...esquece, nunca consegui.
E estive seguramente mais de meia hora à espera. Afastando-me um pouco, para a zona dos jardins...lá consegui, mas passados uns 10 minutos só.
Depois fui novamente para as imediações da torre e...perda de sinal outra vez...sem nada à volta que o impedisse...apenas a torre :)

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 09:08

Mensagem Post: #7 a sexta 31 ago 2012, 03:14 

hautamaki Escreveu:Em Maio fui a Paris e, apanhar sinal GPS junto à Torre...esquece, nunca consegui.
E estive seguramente mais de meia hora à espera. Afastando-me um pouco, para a zona dos jardins...lá consegui, mas passados uns 10 minutos só.
Depois fui novamente para as imediações da torre e...perda de sinal outra vez...sem nada à volta que o impedisse...apenas a torre :)

Isso provavelmente aconteceu porque existem uns aparelhos que servem para inibir o sinal gps proveniente dos satélites... terrorismo e tal... 8-)
It's not always the find that brings the smiley... Imagem
It's not about the number you've found.
It's about the fun you had along the way.

The only numbers that matter are the friends you make!
It's all about the journey, the challenge, and enjoying the outdoors!

Geocoin
Geocoin

Registado: domingo 31 jul 2011, 19:54

Mensagem Post: #8 a sexta 31 ago 2012, 10:34 

paulohercules Escreveu:
hautamaki Escreveu:Em Maio fui a Paris e, apanhar sinal GPS junto à Torre...esquece, nunca consegui.

Isso provavelmente aconteceu porque existem uns aparelhos que servem para inibir o sinal gps proveniente dos satélites... terrorismo e tal... 8-)

Será?? O facto é que ao lado dela...sinal é mentira. Já aconteceu a mais alguém?
Foi o 1º local onde liguei o GPS durante a viagem e até pensei: Querem ver que tenho uma oportunidade destas de cachar no estrangeiro e isto não vai funcionar?? Mas depois lá consegui fazer 2 ou 3 micros, bem piores que as nossas micro-tugas [8D]

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #9 a sexta 31 ago 2012, 11:47 

hautamaki Escreveu:Será?? O facto é que ao lado dela...sinal é mentira. Já aconteceu a mais alguém?

Nunca me aconteceu. Já lá encontrei caches em duas épocas diferentes, a última foi em Janeiro deste ano e nunca tive qualquer problema. Inclusivamente encontrei uma cache que está escondida a uns 100 metros da Torre e a precisão foi impecável.

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quarta 27 jun 2012, 17:22

Mensagem Post: #10 a sexta 31 ago 2012, 17:10 

Daqui a 15 dias vou testar lá perto. Depois dou feedback. :)

Voltar para GADGETS & GIZMOS

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante