[Ajuda] na escolha de um gps

O último grito em tecnologia... Novos Firmwares...

Moderadores: hulkman, migueis

Micro
Micro

Registado: quarta 28 mar 2012, 12:40

Mensagem Post: #1 a quarta 25 abr 2012, 13:44 

[Ajuda] na escolha de um gps

Olá pessoal.

Ando a pensar adquirir um gps porque cada vez me sinto menos à vontade de levar o meu telemóvel para cachadas com medo que ele caia e não sobreviva ao impacto.

A questão é que quanto mais procuro mais confuso fico :shock: Então lembrei-me de vir perguntar a quem sabe quais as opções que mais se justificam tendo em conta os (poucos) requisitos mínimos que eu peço a um gps :D

Primeiro, tem de ter cartografia. Depois, gostava que tivesse aquela funcionalidade de apontar para as caches com uma setinha (isso leva-me a outra questão: é necessário um gps com bússola para que essa função esteja disponível, ou o sinal gps basta?). Enfim, não peço muito mais. Robustez e prova de água, mas isso penso que a grande maioria sejam. Ah! E claro que me premita ver todo o conteúdo das caches.

Quanto ao orçamento, não está definido, mas quanto menos melhor [:D]

Obrigado.

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #2 a quarta 25 abr 2012, 17:06 

Re: Ajuda na escolha de um gps no mar de opções existentes

Pteles Escreveu:Olá pessoal.
Ando a pensar adquirir um gps porque cada vez me sinto menos à vontade de levar o meu telemóvel para cachadas com medo que ele caia e não sobreviva ao impacto.

Pois, de facto muitas vezes os GPS são mais caros que os telemóveis mas estão preparados para a guerra das quedas e sobrevivem mais facilmente.

Pteles Escreveu:Primeiro, tem de ter cartografia.

Boa. Um GPS sem cartografia é uma opção válida para quem quer reduzir o custo ao mínimo dos mínimos e está disposto a abdicar de tudo ficando apenas com uma setinha que aponta as coordenadas.

Pteles Escreveu:Depois, gostava que tivesse aquela funcionalidade de apontar para as caches com uma setinha (isso leva-me a outra questão: é necessário um gps com bússola para que essa função esteja disponível, ou o sinal gps basta?).

Ora aí está uma questão pertinente.
Em principio qualquer GPS no mercado tem a "função da setinha".
A diferença entre ter ou não bússola electrónica incorporada é a seguinte:
-Sem bússola electrónica: o GPS não sabe para que lado está o Norte e por isso precisa que estejas em movimento para que consiga detectar o Norte e para que a seta aponte na direcção certa. Quando paras ao fim de uns segundos começa a parvejar à força toda.
- Com bússola electrónica: Mesmo parado a seta aponta-te a direcção certa porque sabe onde está o Norte.

Pteles Escreveu:Enfim, não peço muito mais. Robustez e prova de água, mas isso penso que a grande maioria sejam.

Uns mais que outros, alguns modelos mais antigos da Garmin (os eTrex mais antigos) têm problemas com a borracha que se descola quando apanham muito calor e lá se vai a resistência à água.

Pteles Escreveu:Ah! E claro que me premita ver todo o conteúdo das caches.

Paperless é uma qualidade muito apreciada hoje em dia, dá muito jeito não ter que andar com uma resma de folhas atrás.

Pteles Escreveu:Quanto ao orçamento, não está definido, mas quanto menos melhor [:D]

Ora, esse é o argumento de mais peso na escolha de um GPS. É ver qual o orçamento disponível e comprar o melhor que se chegue lá.

Vou dar a minha opinião, outros darão as deles.
Eu compraria sempre um Garmin. Dizem que os Magellan são tão bons ou melhores, mas também dizem que a assistência é como se não existisse e os mapas que disponibilizam são do século passado, por isso estou bem servido e sou fiel à Garmin.

:arrow: eTrex 20
cartografia: sim
bússola electrónica: não
altímetro barométrico: não
visualização imagens: não
ligação wireless com semelhantes: não
touchscreen: não
tamanho ecrã: 3,5 x 4,4
visualizador imagens: não
câmara fotografica: não
Wherigo: não

:arrow: eTrex 30
bússola electrónica: sim (3 eixos)
altímetro barométrico: sim
ligação wireless com semelhantes: sim
cartão dados: microSD
câmara fotográfica: não

:arrow: Dakota 10
cartão dados: não
touchscreen: sim
tamanho ecrã: 3,6 x 5,5

:arrow: Dakota 20

:arrow: Oregon 450 / 450T
cartografia: sim (a versão T traz mapas topográficos incluídos de origem, mas a versão não-T também os suporta)
visualização imagens: sim
tamanho ecrã: 3,8 x 6,3
visualizador imagens: sim
Wherigo: sim

:arrow: Oregon 550 / 550T
cartografia: sim (a versão T traz mapas topográficos incluídos de origem, mas a versão não-T também os suporta)
câmara fotográfica: sim 3.2 megapixel

Todos são paperless, a prova de água e pó e parece que não me falhou assim nada.
Eu tenho um Oregon 450 e seria o modelo que voltava a comprar em detrimento de todos os outros.
Uma versão T não compraria, mais depressa comprava mapas topográficos à parte para lhe meter.
Um 550 também não, para tirar fotos compraria uma máquina fotográfica ou tiro com o telemóvel...

Pteles Escreveu:Obrigado.

De nada, espero ter ajudado
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: quinta 05 mai 2011, 10:44

Mensagem Post: #3 a quarta 25 abr 2012, 17:48 

MightyReek todos esses modelos tem visualização e visualizador de imagens.

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Mensagem Post: #4 a quarta 25 abr 2012, 17:55 

Vi pelas caracteristicas da Garmin. Se assim é, melhor ainda.

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Mensagem Post: #5 a quarta 25 abr 2012, 17:58 

foram actualizações "recentes", já a uns meses.

mas o etrex sempre deu desde que o comprei, ainda antes dos dakotas terem essa funcionalidade.

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Mensagem Post: #6 a quarta 25 abr 2012, 18:04 

Ah, boa. Então não actualizaram as caracteristicas dos modelos online.
reparei que o nº de caches suportadas também não corresponde à verdade (o Oregon 450 tem declaradas 1000 e o meu suporta 4000 ou 5000, nem sei ao certo) por isso optei por não referir isso, mas os restantes dados não tenho como confirmar.

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: terça 27 abr 2010, 20:30

Mensagem Post: #7 a quarta 25 abr 2012, 20:14 

MightyReek Escreveu:
Pteles Escreveu:Quanto ao orçamento, não está definido, mas quanto menos melhor [:D]

Ora, esse é o argumento de mais peso na escolha de um GPS. É ver qual o orçamento disponível e comprar o melhor que se chegue lá.

Ora aí está a única coisa com que não concordo. Já aprendi que muitas vezes o não comprar aquilo que realmente queríamos por ser mais barato, nos acaba por sair mais caro, porque compramos o mais barato e mais tarde acabamos por comprar o que realmente queríamos ;)

Agora, quando quero comprar algo, dou importância às características que faço questão de ter, se for mais caro do que posso, espero para arranjar mais uns trocos. No caso do GPS, como queria Wherigo, fiquei limitado aos Oregon's.

MightyReek Escreveu:Vou dar a minha opinião, outros darão as deles.
Eu compraria sempre um Garmin. Dizem que os Magellan são tão bons ou melhores, mas também dizem que a assistência é como se não existisse e os mapas que disponibilizam são do século passado, por isso estou bem servido e sou fiel à Garmin.

100% de acordo, tive um Magellan, era um bom GPS, mas faltava-lhe o resto, despachei-o logo.

MightyReek Escreveu:Eu tenho um Oregon 450 e seria o modelo que voltava a comprar em detrimento de todos os outros.
Uma versão T não compraria, mais depressa comprava mapas topográficos à parte para lhe meter.
Um 550 também não, para tirar fotos compraria uma máquina fotográfica ou tiro com o telemóvel...

Mais uma vez, 100% de acordo, também comprei o 450 pelas mesmas razões. Ah, os mapas topográficos (Topolusitânia) são grátis, e os outros há quem diga que também são ;)

Se não pretendesse Wherigo, acho que compraria o mais barato, o Oregon foi o primeiro que tive com bússola e dispenso completamente, acho que demora mais tempo a actualizar do que dar dois passos com os que não têm, para mim isso não me faria pagar mais, outras opções eventualmente sim.
Imagem Imagem Imagem

Micro
Micro

Registado: quarta 28 mar 2012, 12:40

Mensagem Post: #8 a quarta 25 abr 2012, 22:32 

Muito obrigado a todos os que se dignaram a responder :)

Levamtaram uma questão que eu considero pretinente: o facto de nem sempre ser boa ideia comprar o mais barato. Concordo a 100%, porém devemos considerar até que ponto é que devemos ir, e comprar apenas o necessário. Por exemplo, não vejo interesse de comprar um equipamento com capacidade para o Wherigo, por este ser um modelo de cache que para além de raro pode ser feito com recurso ao telemóvel (apesar de querer evitar usá-lo, não significa que não o possa utilizar). A câmara é outra funcionalidade que não me interessa.

Estava também a franzir o olho ao facto de não poder visualizar imagens, mas já vi que isso não é um problema.

Com a minha análise excluí todos os modelos excepto o Etrex 20 (penso que não se justifique o 30) e o Dakota 20. Estou mais inclinado para o Etrex, mas gostava de ouvir a vossa opinião.

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Mensagem Post: #9 a quarta 25 abr 2012, 22:36 

se queres comparar etrex com dakota entao tens de ir para o etrex 30 e o dakota 20.

Geocoin
Geocoin

Registado: sábado 09 out 2010, 13:28

Mensagem Post: #10 a quarta 25 abr 2012, 23:56 

MightyReek Escreveu:
Pteles Escreveu:Olá pessoal.

Pois, de facto muitas vezes os GPS são mais caros que os telemóveis mas estão preparados para a guerra das quedas e sobrevivem mais facilmente.

Pteles Escreveu:Primeiro, tem de ter cartografia.

Boa. Um GPS sem cartografia é uma opção válida para quem quer reduzir o custo ao mínimo dos mínimos e está disposto a abdicar de tudo ficando apenas com uma setinha que aponta as coordenadas.

Pteles Escreveu:Depois, gostava que tivesse aquela funcionalidade de apontar para as caches com uma setinha (isso leva-me a outra questão: é necessário um gps com bússola para que essa função esteja disponível, ou o sinal gps basta?).

Ora aí está uma questão pertinente.
Em principio qualquer GPS no mercado tem a "função da setinha".
A diferença entre ter ou não bússola electrónica incorporada é a seguinte:
-Sem bússola electrónica: o GPS não sabe para que lado está o Norte e por isso precisa que estejas em movimento para que consiga detectar o Norte e para que a seta aponte na direcção certa. Quando paras ao fim de uns segundos começa a parvejar à força toda.
- Com bússola electrónica: Mesmo parado a seta aponta-te a direcção certa porque sabe onde está o Norte.

Pteles Escreveu:Enfim, não peço muito mais. Robustez e prova de água, mas isso penso que a grande maioria sejam.

Uns mais que outros, alguns modelos mais antigos da Garmin (os eTrex mais antigos) têm problemas com a borracha que se descola quando apanham muito calor e lá se vai a resistência à água.

Pteles Escreveu:Ah! E claro que me premita ver todo o conteúdo das caches.

Paperless é uma qualidade muito apreciada hoje em dia, dá muito jeito não ter que andar com uma resma de folhas atrás.

Vou dar a minha opinião, outros darão as deles.

:arrow: eTrex 20
ligação wireless com semelhantes: não
câmara fotografica: não

:arrow: eTrex 30
cartão dados: microSD

:arrow: Dakota 10
cartão dados: não

:arrow: Dakota 20

:arrow: Oregon 450 / 450T

:arrow: Oregon 550 / 550T
câmara fotográfica: sim 3.2 megapixel

Todos são paperless, a prova de água e pó e parece que não me falhou assim nada.
Eu tenho um Oregon 450 e seria o modelo que voltava a comprar em detrimento de todos os outros.

Pteles Escreveu:Obrigado.

De nada, espero ter ajudado

O Dakota 10 não tem ligação.wireless... E tem visualização de imagens.

Quanto à melhor escolha, na relação qualidade/preço, para mim é o Dakota 10, não podendo ir para um Oregon

Sent from my GT-S5830 using Tapatalk 2
ImagemImagemImagem Imagem
Próximo

Voltar para GADGETS & GIZMOS

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante