Pteles Escreveu:Olá pessoal.
Ando a pensar adquirir um gps porque cada vez me sinto menos à vontade de levar o meu telemóvel para cachadas com medo que ele caia e não sobreviva ao impacto.
Pois, de facto muitas vezes os GPS são mais caros que os telemóveis mas estão preparados para a guerra das quedas e sobrevivem mais facilmente.
Pteles Escreveu:Primeiro, tem de ter cartografia.
Boa. Um GPS sem cartografia é uma opção válida para quem quer reduzir o custo ao mínimo dos mínimos e está disposto a abdicar de tudo ficando apenas com uma setinha que aponta as coordenadas.
Pteles Escreveu:Depois, gostava que tivesse aquela funcionalidade de apontar para as caches com uma setinha (isso leva-me a outra questão: é necessário um gps com bússola para que essa função esteja disponível, ou o sinal gps basta?).
Ora aí está uma questão pertinente.
Em principio qualquer GPS no mercado tem a "função da setinha".
A diferença entre ter ou não bússola electrónica incorporada é a seguinte:
-Sem bússola electrónica: o GPS não sabe para que lado está o Norte e por isso precisa que estejas em movimento para que consiga detectar o Norte e para que a seta aponte na direcção certa. Quando paras ao fim de uns segundos começa a parvejar à força toda.
- Com bússola electrónica: Mesmo parado a seta aponta-te a direcção certa porque sabe onde está o Norte.
Pteles Escreveu:Enfim, não peço muito mais. Robustez e prova de água, mas isso penso que a grande maioria sejam.
Uns mais que outros, alguns modelos mais antigos da Garmin (os eTrex mais antigos) têm problemas com a borracha que se descola quando apanham muito calor e lá se vai a resistência à água.
Pteles Escreveu:Ah! E claro que me premita ver todo o conteúdo das caches.
Paperless é uma qualidade muito apreciada hoje em dia, dá muito jeito não ter que andar com uma resma de folhas atrás.
Pteles Escreveu:Quanto ao orçamento, não está definido, mas quanto menos melhor
Ora, esse é o argumento de mais peso na escolha de um GPS. É ver qual o orçamento disponível e comprar o melhor que se chegue lá.
Vou dar a minha opinião, outros darão as deles.
Eu compraria sempre um Garmin. Dizem que os Magellan são tão bons ou melhores, mas também dizem que a assistência é como se não existisse e os mapas que disponibilizam são do século passado, por isso estou bem servido e sou fiel à Garmin.

eTrex 20
cartografia: sim
bússola electrónica: não
altímetro barométrico: não
visualização imagens: não
ligação wireless com semelhantes: não
touchscreen: não
tamanho ecrã: 3,5 x 4,4
visualizador imagens: não
câmara fotografica: não
Wherigo: não

eTrex 30
bússola electrónica: sim (3 eixos)
altímetro barométrico: sim
ligação wireless com semelhantes: sim
cartão dados: microSD
touchscreen: não
tamanho ecrã: 3,5 x 4,4
câmara fotográfica: não

Dakota 10
bússola electrónica: não
altímetro barométrico: não
cartão dados: não
touchscreen: sim
tamanho ecrã: 3,6 x 5,5

Dakota 20
tamanho ecrã: 3,6 x 5,5

Oregon 450 / 450T
cartografia: sim (a versão T traz mapas topográficos incluídos de origem, mas a versão não-T também os suporta)
visualização imagens: sim
tamanho ecrã: 3,8 x 6,3
visualizador imagens: sim
Wherigo: sim

Oregon 550 / 550T
cartografia: sim (a versão T traz mapas topográficos incluídos de origem, mas a versão não-T também os suporta)
visualização imagens: sim
tamanho ecrã: 3,8 x 6,3
visualizador imagens: sim
câmara fotográfica: sim 3.2 megapixel
Wherigo: sim
Todos são paperless, a prova de água e pó e parece que não me falhou assim nada.
Eu tenho um Oregon 450 e seria o modelo que voltava a comprar em detrimento de todos os outros.
Uma versão T não compraria, mais depressa comprava mapas topográficos à parte para lhe meter.
Um 550 também não, para tirar fotos compraria uma máquina fotográfica ou tiro com o telemóvel...
Pteles Escreveu:Obrigado.
De nada, espero ter ajudado