[AJUDA] Garmin Oregon 450

O último grito em tecnologia... Novos Firmwares...

Moderadores: hulkman, migueis

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: terça 27 abr 2010, 20:30

Mensagem Post: #1 a domingo 26 dez 2010, 01:52 

[AJUDA] Garmin Oregon 450

"Visitaram-me" o carro uma noite destas e levaram-me o GPS (GPSmap 60Cx) e a máquina fotográfica (Canon 350 D), o polícia disse que iria estar à venda no Mercado da Maia ou do Porto, deve de estar a bom preço ;)

Então, tive de comprar outro GPS, um geocacher sem GPS, não dá! Aproveitei e comprei um GPS mais dedicado ao Geocaching, o Oregon 450. Só que, a forma de trabalhar é completamente diferente do que estava habituado. A maior parte das coisas são de aprendizagem fácil, mas há algumas que ando à nora.

Quando ligo o cabo de alimentação mini usb, mesmo sendo proveniente do carro e não ter nada de dados, ele desliga e volta a arrancar como se estivesse ligado ao computador, depois volta a ligar como GPS, mas entretanto perdeu o que estava a fazer. Isto não dá para alterar? É que, de cache para cache, costumo ligar o GPS à corrente para poupar as pilhas, mas assim prefiro não o fazer e levar mais pilhas suplentes.

Mais grave é o que se passou com os gpx's, depois de ver como parecia funcionar, copiei as PQ's para a pasta "gpx", dentro da "Garmin", e aquilo funcionou 100%. Só que, agora copiei para lá as mesmas (actualizadas) e umas novas, e as novas não aparecem, nem as actualizadas [:-(] Aparecem os pontos das PQ's antigas e mesmo essas quando se "clica" bloqueia. O que me leva a pensar que o Oregon terá feito uma base de dados com as primeiras PQ's e agora tem a mesma base de dados, mas tem os conteúdos diferentes. Alguém pode ajudar?

Nos "perfis" acontece-me algo parecido. Criei um perfil novo, a ver como era, mas o novo não tem a opção de apagar como os que vêm de origem. A partir do computador apaguei o ficheiro existente na pasta "perfis", só que quando liguei o GPS, ele continuava lá [:(!] Não que incomode muito, mas gostava de o conseguir tirar, alguém sabe como?

Desde já o meu obrigado.
Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: quinta 25 mar 2010, 05:07

Mensagem Post: #2 a domingo 26 dez 2010, 03:42 

Re: [Ajuda] Garmin Oregon 450

Vamos ver no que é que posso ajudar.

Paulo_Domingues Escreveu:Quando ligo o cabo de alimentação mini usb, mesmo sendo proveniente do carro e não ter nada de dados, ele desliga e volta a arrancar como se estivesse ligado ao computador, depois volta a ligar como GPS, mas entretanto perdeu o que estava a fazer. Isto não dá para alterar? É que, de cache para cache, costumo ligar o GPS à corrente para poupar as pilhas, mas assim prefiro não o fazer e levar mais pilhas suplentes.

Para resolver isto segue estes passos:
Setup
System
Interface -> Garmin Spanner

Paulo_Domingues Escreveu:Mais grave é o que se passou com os gpx's, depois de ver como parecia funcionar, copiei as PQ's para a pasta "gpx", dentro da "Garmin", e aquilo funcionou 100%. Só que, agora copiei para lá as mesmas (actualizadas) e umas novas, e as novas não aparecem, nem as actualizadas [:-(] Aparecem os pontos das PQ's antigas e mesmo essas quando se "clica" bloqueia. O que me leva a pensar que o Oregon terá feito uma base de dados com as primeiras PQ's e agora tem a mesma base de dados, mas tem os conteúdos diferentes. Alguém pode ajudar?

Quanto a isto aconselho-te a apagar tudo o que está dentro da pasta GPX. Mesmo as subpastas.

Paulo_Domingues Escreveu:Nos "perfis" acontece-me algo parecido. Criei um perfil novo, a ver como era, mas o novo não tem a opção de apagar como os que vêm de origem. A partir do computador apaguei o ficheiro existente na pasta "perfis", só que quando liguei o GPS, ele continuava lá [:(!] Não que incomode muito, mas gostava de o conseguir tirar, alguém sabe como?
Desde já o meu obrigado.

Ok, vai a:
Setup
Profiles
Selecciona o que queres apagar e escolhe a opção Delete
Life would be so much easier if we just had the source code.
Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: terça 27 abr 2010, 20:30

Mensagem Post: #3 a domingo 26 dez 2010, 20:13 

migueis Escreveu:Vamos ver no que é que posso ajudar.

Obrigado, ajudas-te em muito :)

migueis Escreveu:
Paulo_Domingues Escreveu:Quando ligo o cabo de alimentação mini usb, mesmo sendo proveniente do carro e não ter nada de dados, ele desliga e volta a arrancar como se estivesse ligado ao computador, depois volta a ligar como GPS, mas entretanto perdeu o que estava a fazer. Isto não dá para alterar? É que, de cache para cache, costumo ligar o GPS à corrente para poupar as pilhas, mas assim prefiro não o fazer e levar mais pilhas suplentes.

Para resolver isto segue estes passos:
Setup
System
Interface -> Garmin Spanner

Resolvido, agora quando ligo, pergunta o que quero.

migueis Escreveu:
Paulo_Domingues Escreveu:Mais grave é o que se passou com os gpx's, depois de ver como parecia funcionar, copiei as PQ's para a pasta "gpx", dentro da "Garmin", e aquilo funcionou 100%. Só que, agora copiei para lá as mesmas (actualizadas) e umas novas, e as novas não aparecem, nem as actualizadas [:-(] Aparecem os pontos das PQ's antigas e mesmo essas quando se "clica" bloqueia. O que me leva a pensar que o Oregon terá feito uma base de dados com as primeiras PQ's e agora tem a mesma base de dados, mas tem os conteúdos diferentes. Alguém pode ajudar?

Quanto a isto aconselho-te a apagar tudo o que está dentro da pasta GPX. Mesmo as subpastas.

Na pasta GPX só tinha os meus gpx's, fiquei "desconfiado" mas não tinha nada a perder. Apaguei tudo, voltei a ligar o GPS, já não encontrava Caches, voltei a copiar o mesmo lá para dentro, voltei a ligar o GPS e estavam lá todas, desta vez certinhas :)

Deduzo, que o GPS ao não ter gpx's, refaça a base de dados que fica a zero, depois ao colocar de novo os gpx's ele detecta-os e faz nova base de dados. Se for assim, quer dizer que deverei fazer sempre que queira alterar as caches, apagar os gpx's, ligar o GPS para ele "limpar" a base de dados e depois copiar tudo (o que já tinha e o que quero acrescentar) de uma só vez e ligar. Será isso?

migueis Escreveu:
Paulo_Domingues Escreveu:Nos "perfis" acontece-me algo parecido. Criei um perfil novo, a ver como era, mas o novo não tem a opção de apagar como os que vêm de origem. A partir do computador apaguei o ficheiro existente na pasta "perfis", só que quando liguei o GPS, ele continuava lá [:(!] Não que incomode muito, mas gostava de o conseguir tirar, alguém sabe como?
Desde já o meu obrigado.

Ok, vai a:
Setup
Profiles
Selecciona o que queres apagar e escolhe a opção Delete

O problema é esse, é que o criado por mim não tem a opção "apagar". Os que vinham de origem sim, mas este não. Só tem "subir", "descer" e "mudar o nome". Já testei "mudar o nome" e não colocar nada no nome, mas mesmo assim continua lá, com um "botão" sem nada escrito.

P.S. Enquanto escrevia isto, lembrei-me de uma coisa e fui testar. O problema é que o perfil que criei ficou como o utilizado, por isso é que não permitia apagar, escolhi outro e assim já o consegui apagar.

Fica cá tudo escrito na mesma, porque pode ser que apareça mais algum aselha além de mim [:I)] e assim fica com os passos todos ;)

Mais uma vez, muito obrigado.
Imagem Imagem Imagem

Large
Large

Registado: terça 11 mai 2010, 03:51

Mensagem Post: #4 a quarta 12 jan 2011, 12:47 

Estou aqui com um problema ou duvida.
Será que alguém me pode ajudar?

Comprei um oregon 450.
E quando seleciono a opção fora de estrada ele continua a tentar sempre encontrar percursos por estrada em vez vez de dar aquela linha a direito.
Já experimentei criar um novo perfil mas mesmo assim acontece a mesma coisa.
Será que alguém me pode dar uma luz?

Desde já muito obrigado.

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:04

Mensagem Post: #5 a quarta 12 jan 2011, 13:36 

Renatojfsantos Escreveu:Estou aqui com um problema ou duvida.
Será que alguém me pode ajudar?

Comprei um oregon 450.
E quando seleciono a opção fora de estrada ele continua a tentar sempre encontrar percursos por estrada em vez vez de dar aquela linha a direito.
Já experimentei criar um novo perfil mas mesmo assim acontece a mesma coisa.
Será que alguém me pode dar uma luz?

Desde já muito obrigado.

E o tipo de veiculo ? Escolheste peão? É que também tive esse problema este fim de semana. E só quando mudei o tipo de veiculo é que ele me indicou a linha a direito.
Imagem Imagem Imagem Imagem

Imagem

Garmin Oregon 450 / Magellan Triton 200 / Magellan Sportrak Pro / Magellan Explorist 100 / Garmin Etrex Vista / NDrive G250 / Asus P320 / Garmin Nuvi 250w / Bluebelt / Kingman GPS KM11 / Navigon 3310 max / Garmin Nuvi 1410 / ZTE Vodafone 945 / Iphone 3GS

Large
Large

Mensagem Post: #6 a quarta 12 jan 2011, 16:09 

Pois é capaz de ser isso Valter...
Mas agora como se eu fosse uma criança de 5 anos... onde é que vou mudar isso??
eheh

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Mensagem Post: #7 a quarta 12 jan 2011, 17:27 

Renatojfsantos Escreveu:Pois é capaz de ser isso Valter...
Mas agora como se eu fosse uma criança de 5 anos... onde é que vou mudar isso??
eheh

Perguntas difíceis a esta hora?? Não tenho o bicho á minha frente. Mas deve ser algures dentro do menu da configuração. Percorre todas as opções. :D [:P] :lol:

Imagem

Garmin Oregon 450 / Magellan Triton 200 / Magellan Sportrak Pro / Magellan Explorist 100 / Garmin Etrex Vista / NDrive G250 / Asus P320 / Garmin Nuvi 250w / Bluebelt / Kingman GPS KM11 / Navigon 3310 max / Garmin Nuvi 1410 / ZTE Vodafone 945 / Iphone 3GS

TB
TB

Registado: segunda 26 abr 2010, 01:45

Mensagem Post: #8 a quarta 12 jan 2011, 18:47 

boas...

aqui fica como alterares...
se tiveres em português:
configurações >> encaminhamentos >> calcular rotas para...

se for em inglês:
Setup >> routing >> calculate rout for...

espero ter ajudado...

Large
Large

Mensagem Post: #9 a quarta 12 jan 2011, 22:05 

Problema resolvido!
Já está a funcionar.
Quem não sabe é como quem não vê! eheheh
Muito obrigado aos dois.

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Mensagem Post: #10 a segunda 14 fev 2011, 14:54 

Bem... ando com uma dúvida existencial!

A situação é a seguinte: Faço "IR" numa multi-cache! Vou à bússola e aponta-me para a coordenada inicial! Tudo OK. Conto as gaitinhas todas; paro a navegação; insiro a coordenada final e ... "IR". Vou à bússola e continua a apontar-me para a coordenada inicial da cache.
Há umas semanas ainda consegui criar um ponto de passagem com a coordenada final e a seta a apontar para lá. Mas este fim de semana não. Simplesmente a "porca" da seta aponta sempre para a coordenada inicial da cache.
O que ando a fazer mal?? É que já ando a ficar aborrecido de ter de andar atrás do pionés no mapa (acho que existe um geocacher com este nick. Por isso se leres isto, não é nada pessoal :D ) !!

Imagem

Próximo

Voltar para GADGETS & GIZMOS

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes