As minhas sugestões:
- Camera+ - apesar de não permitir ajustes finos, tem um conjuntos de filtros que permite facilmente processar minimamente as fotos sem ficar no "estilo instagram"
- Snapspeed - para quando o Camera+ não chega lá, mas é uma app mais para fotógrafos, e menos para fotografias
- Simplenote - para notas, textos, etc. que funciona em simultâneo com o
http://simplenoteapp.com e se usares um Mac podes sincronizar com o Notational Velocity. Há outras coisas que fazem este papel, e usam a Dropbox, eu tenho-me mantido com o Simplenote...
- Reeder - para ler RSS, sincroniza com o Google Reader e envia automáticamente para o ...
- Instapaper - para "guardar para ler mais tarde". Só o tratamento que ele faz aos artigos para tirar os anúncios vale o preço da subscrição de $1 por mês, mas pode-se usar de forma completamente gratuita. O $1 por mês dá-te mais uns pozitos, que vais achar interessantes se tiveres um Kindle
- A App Oficial - muita gente diz que é cara (é) e que não vale o preço que custa... talvez não, mas ainda acho que é a que tem o interface mais amigável. Mas admito que experimentei poucas
- RunKeeper - uso-a para contar os Km que faço na Geobicla, mas serve para muito mais
- Phases - sou astrónomo amador, uma app simples que me diz a que horas o Sol e a Lua nascem e se põem é útil. E pode dar jeito para nightcaching :-)
- Sleep Cycle - para não acordar com o apito ensurdecedor do despertador da mesa de cabeceira
- Dropbox - principalmente pela função de Camera Upload
- Timer - para contar o tempo que o café fica na Aeropress de manhã, ou para o chá de tarde (mais no inverno)
- G-Spot - Leitura simples de coordenadas e velocidade
- Starmap - aplicação de planetário
- Ambiance - quando no trabalho preciso de silêncio para me concentrar, meto o Ambiance a passar chuva em telhado de zinco... ajuda a não ouvir as conversas dos colegas ou o tipo que toca os mesmos 2 acordes horas a fim no átrio do prédio
Jogos uso pouco, mas
- iFighter
- Tiny Wings
- Cananbalt
- Temple Run
- Sudoku
Muitas destas apps são pagas, mas eu prefiro gastar os 0.79€ a gramar constantemente com os anúncios que me gastam dados e bateria... são opções.
Espero ter ajudado!