[Dúvida] Erro entre dois receptores GPS

O último grito em tecnologia... Novos Firmwares...

Moderadores: hulkman, migueis

Large
Large

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:13

Mensagem Post: #1 a terça 12 out 2010, 15:18 

[Dúvida] Erro entre dois receptores GPS

Recentemente, ao procurar uma cache usei o meu velhinho Etrex Vista Cx que tantas e tantas caixinhas me permitiu encontrar. Chegado ao GZ, procurei, procurei... e nada. Fui então buscar o meu Oregon 200 que estava quase sem pilhas e inseri as mesmas coordenadas, que me levaram a um local bem diferente do inicial, onde estava realmente a cache. A distância entre os dois pontos ainda era assinalável (entre 15 a 20). EM campo aberto, até pode não dar grandes problemas, mas em terrenos acidentados, pode ser bem complicado. Reparei também que em algumas caches que escondi há menos tempo, alguns geocachers queixaram-se do erros nas coordenadas, o que até aqui raramente acontecia. Depois do sucedido relatado acima, cheguei a uma conclusão: estas situações começaram a aparecer a partir do momento em que fiz o upgrade do firmware do Etrex. Actualmente o aparelho está com o firmware mais recente (v 3.40), e pelo que encontrei neste site, o software que o aparelho trazia à data da compra (março 2007) devia ser a versão 2.60.
Estou a pensar fazer o downgrade do firmware, no entanto, após ver a quantidade de actualizações que surgiram entretanto, pergunto-me se não irá ficar pior...
O que recomendam os entendidos?
Fazer downgrade ou não?
Obrigado por alguma dica que possa ajudar.
Daraopedal
ImagemImagem
Imagem
Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: terça 27 abr 2010, 20:30

Mensagem Post: #2 a terça 12 out 2010, 18:09 

Re: [Dúvida] Erro entre dois receptores GPS

Já viste se com o upgrade, as configurações do datum não foram alteradas, se continuas com wgs84?
Imagem Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Registado: quinta 25 mar 2010, 22:46

Mensagem Post: #3 a terça 12 out 2010, 18:38 

Existe uma "máxima" que é algo do género:

Se tiveres 1 gpsr, sabes sempre onde estás. Se levares 2, já não.

Mas a dica do Datum é porreira.

Mas o erro pode ser normal.São máquinas distintas.
Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #4 a terça 12 out 2010, 19:00 

Não sei se será o caso, mas o meu Magellan (mesmo em campo aberto) demora sempre cerca de um minuto até estabilizar e a indicar o ponto 0. Já aprendi a perceber os seus timmings e a jogar com esse delay. Normalmente, assim que ele me indica o ponto 0, sei que a cache está 6 metros para trás (na direcção de onde vim). Comecei a prestar mais atenção ao número 6. Quando me indica 6 metros para o ponto 0, começo a ter mais cuidado onde pôr os pés, para não pisar a cache. Deve ser por isso que encontro mais caches... levo sempre 6 metros de avanço [:P]
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quinta 25 mar 2010, 16:44

Mensagem Post: #5 a quarta 13 out 2010, 16:24 

Infelizmente temo que o problema seja mesmo do firmware do Etrex.
Fazes o dongrade e ficas com isso certinho. A v2.60 é garantida.

Em tempos escrevi isto:
http://geocaching-pt.net/waasegnos-e-os-garmin

EDIT:
Versão 2.60 disponível aqui:
http://www.tramsoft.ch/gps/garmin_etrex-venture-cx-firmware-upgrades_en.html#V0260
Of all the things I've lost, I miss my mind the most. Let see if I can find it with a GPS.

Voltar para GADGETS & GIZMOS

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante