Garmin Oregon N00/N00t/N50/N50t

O último grito em tecnologia... Novos Firmwares...

Moderadores: hulkman, migueis

Large
Large

Registado: segunda 23 ago 2010, 01:34

Mensagem Post: #51 a quarta 26 jun 2013, 02:31 

Re: [Novo] Garmin Oregon 600/600t/650/650t

Tudo o que quiserem ver sobre os 600 incluindo fotos tiradas com o 650: http://garminoregon6xx.wikispaces.com/

Aconselho a não actualizar para o actual firmware ou caso o façam a ignorar criação de perfis, existem vários tópicos sobre o assunto.

De resto para Geocaching aconselho a deixar a linguagem em Inglês ou os filtros não vão funcionar, os stats das caches vão passar aleatoriamente de terreno x, dificuldade y e container z normalmente para valores 5 - 5 - BIG.

O acelerador do compasso neste ultimo firmware é quase inexistente pelo que quem está habituado a esse modo (como eu) pode encontrar discrepâncias mas com a distância indicada correcta ou seja só o indicador falha o ponto de localização e envia-nos para onde lhe dá na real gana (acontecia isto nos 62S faz tempo...)

De resto a velocidade, transição de perfis por atalhos possibilidades de filtragem e a qualidade do vidro (o meu GPS andou aos trambulhôes e ao fim de dias ganhou as primeiras dentadas no corpo, o vidro nem um risco!) tornam este aparelho muito bom, peca pelas actualizações mal testadas de firmware, e atenção que neste modelo ao contrário de outras algumas destas actualizações são irreversíveis.
Imagem

Geocoin
Geocoin

Registado: quinta 21 jul 2011, 16:12

Mensagem Post: #52 a quarta 26 jun 2013, 11:03 

Olá Gumble,

Então é altamente desaconselhável instalar a última actualização do firmware a 2.7 uma vez que é irreversivel a sua desinstalação e, esta está a dar problemas !

Relativamente á exportação de gpx do GSAK que podem dizer ! Existem problemas ?

E em relação ás Field Notes continua como na série anterior ?

Com o Gamin connect e base camp está tudo normal !?

Nos foruns li que o aconselhável pelo crashs era colocar tudo no cartão SD, pois assim se o GPS crashar, pode-se retirar as pilhas, e após reboot o index das caches é reconstruido ! Já alguém teve que fazer isto !

No forum da Grounspeak existem muitos comentários de crashes com geocaches, independentemente de estas serem descarregadas do geocaching.com ou do open caching.

Da Vossa experiência de campo, que podem comentar !

abcs e boas cachadas,
ImagemImagemImagem

Small
Small

Registado: terça 18 set 2012, 20:00

Mensagem Post: #53 a quarta 26 jun 2013, 12:37 

Comprei o Oregon 600 à +/- 1 mês, não posso comparar com o 450 ou 550 porque tinha o etrex 30.

Então é altamente desaconselhável instalar a última actualização do firmware a 2.7 uma vez que é irreversivel a sua desinstalação e, esta está a dar problemas !

Com o webupdater está atualizado, em relação a crashes, freezes e parentes próximos nunca apareceram.
Normalmente uso ligado ao alimentador do carro (não carrega as pilhas se não for o pack da garmin), desligo e comuto de auto para navegação direta junto à cache... aqui algumas vezes é necessário calibrar a bússola (ainda não percebi bem porquê). Dentro da tolerância

Relativamente á exportação de gpx do GSAK que podem dizer ! Existem problemas ?

Nenhum problema, nem do gsak nem com GPX de tamanho elevado.

E em relação ás Field Notes continua como na série anterior ?

Não sei como era a série anterior, só tive um Etrex30 e um Etrex10
Com o Gamin connect e base camp está tudo normal !?

Sim está tudo normal.

Nos foruns li que o aconselhável pelo crashs era colocar tudo no cartão SD, pois assim se o GPS crashar, pode-se retirar as pilhas, e após reboot o index das caches é reconstruido ! Já alguém teve que fazer isto !

Eu uso os mapas diretamente no aparelho, os GPX no cartão, nunca "parou", "congelou" ou teve alguma "dor de barriga", coisa que acontecia com pouca frequência com o Etrex30 precisando de 5 minutos para carregar o GPX novamente.

Problemas encontrados:
1-Ao alterar as coordenadas de uma multi para o ponto seguinte, coloca tudo a 5, dificuldade, terrain etc etc. (não tem a ver com a linguagem en ou pt)
2-Não vai buscar a cache até ao carro, temos de abrir a porta e ir lá.

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: terça 27 abr 2010, 13:57

Mensagem Post: #54 a quarta 26 jun 2013, 12:47 

bitpt Escreveu:2-Não vai buscar a cache até ao carro, temos de abrir a porta e ir lá.

Ainda não?!?! [:o)]
Imagem Imagem Imagem Imagem

Large
Large

Mensagem Post: #55 a quarta 26 jun 2013, 16:00 

O maior problema aparenta estar num bug relacionado com a gestão de perfis, alguns dos erros acontecem sem muita explicação por isso por vezes pode ser uma dor de cabeça até se acertar.

A minha unidade só me bloqueou uma vez em que tive de retirar a bateria e isso foi com o 2.0, se esta unidade bloquear carrega-se 3 segundos no botão de power e 2 segundos no botão de funções e o aparelho reinicia.

Alguns dos problemas também estão associados ao tipo de ficheiros colocados, se for tudo em GPX não dá tantos erros nem "se passa" tanto da cabeça, o problema de alteração das caches apenas ocorre (pelo menos ainda ninguém reportou algo mais) em caches enigma ou de tamanho "unknown" o problema do "next step" nas multis é totalmente diferente e não ocorre em todas, simplesmente porque a Garmin tem o sistema baseado no opencaching onde não existem "unknown" através do GSAK isso não acontece devido a uma correcção usando a Garmin Export Macro.

Agora um dos pontos a ter em atenção, alguns dos problemas podem ser evitados tendo a linguagem em Inglês, relacionado ao Geocaching se usarem GPX também evitam problemas com os stats das caches, foi-me pedido para ajudar a dar feedback para o Português e é isso que tenho feito por isso só uso Português excepto em depurações e o formato comprimido (GGZ) que esse sim é a magia da velocidade quando se enfia por exemplo Portugal inteiro lá para dentro.

AS field notes continuam exactamente como na versão anterior, tenho um cartão uSD para evitar um problema do plug & play do aparelho ao PC e apenas o uso para mapas e POI personalizados de resto está tudo no GPS, nem na versão 2.2 que tinha imensos crashes me recordo de perder quaisquer caches, o que acontece mas é uma vez mais aleatório é no contador de caches encontradas aparecer um valor errado, à uma semana numa multi saltei de mil e poucos founds para 32mil por ex. não é algo que me incomode, já os atalhos e perfis personalizados é algo que adoro neste aparelho mas que está frequentemente a alterar definições ou faz reset ao perfil.

Para finalizar, acho esta unidade excelente mas precisa ainda de bastantes afinações, quando adquiri o 62S (que tinha dias em Portugal) tive exactamente problemas semelhantes, curioso apenas o problema do compasso ser exactamente o mesmo problema, foi um ponto em que fiquei desapontado existiram vários reports de bugs que foram ou mal testados ou não entenderam o que se reportava, erros de gerações anteriores numa unidade que sai para a rua pessoalmente acho-o algo lamentável, isto ainda é um "brinquedo" caro e espera-se fiabilidade desde o inicio e não ter de esperar por correcções constantes.

Tudo o que está a vermelho nos Bugs são os problemas mais comuns por resolver http://garminoregon6xx.wikispaces.com/Common+Issues

Os erros das versões anteriores não são públicos mas tem vindo a ser corrigidos e isso é o que interessa.
Imagem

Micro
Micro

Registado: segunda 15 abr 2013, 01:17

Mensagem Post: #56 a segunda 09 set 2013, 01:34 

OREGON 600
Boas,

Estive a ler os diversos problemas relatados, acerca do Oregon 600, e também eu passei um bocado com, os bloqueios alguma falta de precisão, falta de informação nas caches, como as dicas que não abriam etc, etc.

Mas seguindo a dica, fiz um Reset, ao GPS e desde então não tive mais problemas, não bloqueia e até é relativamente certeiro na maior parte dos trajetos.

Tenho no entanto um problema e gostaria de saber se alguém me poderá ajudar.

Nem sempre utilizo o GPS, para fazer caches, ou faço com o Iphone ou quando chego a casa faço o registo no PC,

quando atualizo o GPS com as pocket queries e também com o ficheiro MY FINDS, as caches que fiz com o iphone ou no Pc, continuam como não tendo o FOUND, no GPS.

Não faz sentido, ter de entrar no BASECamp e ter de fazer manualmente found a cada cache que faço com o Iphone ou no PC.

Há alguma maneira de ultrapassar esta situação ???

Tive um Dakota 20 e não tinha este problema, quando fazia o download do ficheiro My Finds ele atualizava o conteudo do GPS.

Obrigado

JBFLAG

Large
Large

Mensagem Post: #57 a segunda 09 set 2013, 21:04 

O formato para as PQ e para os founds é o mesmo?

É que a única coisa que me ocorre assim de repente +e as PQ's serem carregadas como GGZ e os founds como GPX.

Como só trabalho com o GSAK e todos os dias as não encontradas levam com um refresh pode-me estar a escapar algo.
Imagem

Micro
Micro

Mensagem Post: #58 a segunda 09 set 2013, 22:18 

Olá boa noite,

Eu utilizo as PQ do site do Geocaching, para download para o GPS e são em formato GPX.

Quando faço um found atraves do TLMV ou no PC é diretamente no site do Geocaching.

Sempre que coloco a PQ no GPS, não apago a informação anterior que está no GPS, será por isso que ele mantém a mais antiga, ou seja ainda sem FOUND ?

Micro
Micro

Mensagem Post: #59 a segunda 09 set 2013, 22:35 

Tenho uma outra questão mas esta penso que deverá ser simples, digo eu.
O Oregon 600 tem possibilidade de carregar fotos de Spoiler das caches ?

Se sim como posso fazer isso ?
Quando carrego uma cache para o GPS, mesmo sem ser através de PQ, a foto, ou as fotos não passam, é preciso fazer algo ou utilizar alguma aplicaçaõ especifica ?

Obrigado

Large
Large

Mensagem Post: #60 a segunda 09 set 2013, 23:50 

Não apagas a informação mas sobrescreves o ficheiro? Experimenta apagar antes de copiar só para ter a certeza.

Quanto ao carregar as fotos spoiler é possível com o GeoPt Tools mas nunca o usei, tenho um processo diferente para o fazer via GSAK, decerto por aqui no fórum aparece algo sobre como o fazer.

Pessoalmente independentemente de ser um processo automatizado, antes de ser enviado o novo ficheiro o anterior é sempre eliminado e só depois o novo ficheiro é escrito.

Quanto às imagens spoiler creio que basicamente dá para fazer o mesmo que eu faço de um modo mais ou menos automático, o pior é descarregar os spoilers pela primeira vez que vai demorar muito tempo a partir daí é só actualizar a pasta de spoilers com os novos GPX.

Aconselho vivamente a usar o formato GGZ, é muito mais rápido a carregar e a manipular os filtros.
Imagem
AnteriorPróximo

Voltar para GADGETS & GIZMOS

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes