GPS Novo - Dakota 10

O último grito em tecnologia... Novos Firmwares...

Moderadores: hulkman, migueis

Geocoin
Geocoin

Registado: domingo 31 jul 2011, 19:54

Mensagem Post: #11 a quarta 01 ago 2012, 13:09 

Re: GPS Novo - Etrex20?

David Santos 87 Escreveu:Podes sempre vender o dakota ao Rui e o oregon fica te mais batato que se o tiveres que pagar todo [;)]

Sim David, é um facto.
Mas o grande problema nestes equipamentos é que desvalorizam muito e o meu está rigorosamente novo, com pouco uso...e muito bem estimado. Tem inclusive uma protecção em silicone que só deixa mesmo o ecran à mostra.
E para vendê-lo a um preço que acharia justo...por pouco mais se compra novo :)
Então olha...ando com ele até rebentar e depois logo se vê. Acho que ainda vai demorar uns aninhos.
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: quinta 05 mai 2011, 10:44

Mensagem Post: #12 a quarta 01 ago 2012, 13:18 

fizeste bem em comprar essa protecção, o dakota 10 que tive em segunda mão tinha a borracha num estado lastimável, não de mau uso mas do tempo... estava a ficar pegajosa... pode ser que com isso nao fique da mesma maneira...
isso foi um dos factores pelo qual comprei um etrex 30 em vez de um dakota 20.

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: terça 27 abr 2010, 13:57

Mensagem Post: #13 a quarta 01 ago 2012, 13:19 

Pronto... pronto... vou buscar o dacota10...

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Mensagem Post: #14 a quinta 02 ago 2012, 10:14 

GPS Novo - Dacota10

Ai está, o Dacota10.
Para o que pretendo parece dar e sobrar.
Agora, como tirar partido do bicharoco?
Já percebi que se tirar um GPX da listing de uma cache directamente para o GPS, e como não sou PM, passa o nome, dif/terr, GCcode e pouco mais. Se o fizer passando primeiro pelo BaseCamp (um gpx do GCTour) e exportando para o GPS vai com tudo, logs, dica e descrição.
As duvidas referem-se mais ás imagens, nomeadamente do BirdView, não sendo PM dá para passar alguma coisas dessas para a máquina? Como?
A outra é a Cartografia... o GPS veio com Topográfica. Tenho no MapSourse o CityNavigator e o Topolositania. Se eu passar pelo MS, se bem me lembro, aquilo apaga os mapas existentes e instala os novos. Só que não tenho no MapSourse o que vem no GPS, logo, vou perde-lo. Como instalo os outros sem apagar este? Com o Mapinstall via BaseCamp ou MapsSource consigo alguma coisa?

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Mensagem Post: #15 a quinta 02 ago 2012, 10:28 

Re: GPS Novo - Dacota10

RuiJSDuarte Escreveu:Ai está, o Dakota10.
Para o que pretendo parece dar e sobrar.
Agora, como tirar partido do bicharoco?
Já percebi que se tirar um GPX da listing de uma cache directamente para o GPS, e como não sou PM, passa o nome, dif/terr, GCcode e pouco mais. Se o fizer passando primeiro pelo BaseCamp (um gpx do GCTour) e exportando para o GPS vai com tudo, logs, dica e descrição.
As duvidas referem-se mais ás imagens, nomeadamente do BirdView, não sendo PM dá para passar alguma coisas dessas para a máquina? Como?
A outra é a Cartografia... o GPS veio com Topográfica. Tenho no MapSourse o CityNavigator e o Topolositania. Se eu passar pelo MS, se bem me lembro, aquilo apaga os mapas existentes e instala os novos. Só que não tenho no MapSourse o que vem no GPS, logo, vou perde-lo. Como instalo os outros sem apagar este? Com o Mapinstall via BaseCamp ou MapsSource consigo alguma coisa?

Não precisas perder nada nem instalar nada.

copia para o pc os mapas que tens no GPS e assim tens sempre o mapa salvaguardado no pc.

eu com o etrex 30 meti tudo no cartão de memoria que acabei por perder uma vez a trocar as pilhas, por sorte tinha tudo no pc guardadinho.

que mapas queres? topo lusitania? sacas a Versão gmapsup2.img e é só colocar na parta Garmin da memoria do GPS.

http://topolusitania.blogspot.pt/2012/05/topolusitania-v096-em-distribuicao_30.html

o city navigator também consegues "arranjar" pela net e é colocado no GPS do mesmo modo.

se tiveres duvidas pergunta.

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Mensagem Post: #16 a domingo 12 ago 2012, 10:13 

GPS Novo - Dakota 10

Uma pequena review para os próximos interessados e uma comparação com o antigo Etex HCx.

É claramente um boa evolução em termos técnicos e parece-me mais do que o suficiente para qualquer utilização geocachiana,

Paperless geocaching, possível mesmo que não se seja PM da GS, sem entrar em "terrenos pantanosos".
Basta para isso importar o gpx das caches via GCTour (Browser Firefox) e abrir o respetivo GPX com o BaseCamp (programa oferecido pela Garmin no seu site).
Depois, ao exportar as caches para o GPS, é enviada toda a informação necessária, Listing, Registos e Dica.
Para se aceder à parte do Paperless é necessário que depois de se selecionar uma determinada cache a procurar, se volte ao menu, como se se fosse escolher a cache outra vez e aí terá todas as opções, de PaperLess e de registo da cache, etc. O GPS guarda um ficheiro a que se pode aceder, via PC, com os dados de registo das caches, horas e outros.
No Etex HCx não era possível sem utilizar outro tipo de programas e macros. Coisa que acabei por nunca fazer por isso não sei como funciona.

TouchScreen, esta era uma das minhas maiores duvidas pois o GPS é para utilizar na bike e regra geral de luvas com dedos (não aprecio muito as Silvas e cada vez há mais :) )
Passou com distinção, funciona muito bem, mesmo com a pelicula aderente no ecrã, que ainda não retirei.
No Etex HCx o pequeno joystick nunca me deixou ficar mal!

Cores, aqui perde uns pontos... Demasiado colorido para mim o que me causa ainda alguma confusão no mapa, certamente uma questão de hábito.
No Etex HCx as cores eram mais neutras o que permitia uma leitura melhor do mapa e trajetos.

Menus, mais do que muitos para todas as situações, difícil será não se encontrar um que agrade.
Em todos modos de vista, seja com o mapa ativo, com a bussola ou com a computador de viagem, o topo do ecrã tem um pequeno espaço personalizável, para se escolher mais um campo de dado entre o enorme número disponível. Se se estiver com a Bussola ou com o Computador ativos, uma das opções para o referido menu é o "Geocaching ativo" que indica a cache mais perto e a sua direção, mesmo que não a estejamos a procurar, uma opção que me parece mesmo muito útil para quando não temos o Mapa no ecrã.
No Etex HCx, muito menos soluções, e, nunca fez falta.

Bateria, os dois parecem ter boa autonomia.

Ligação USB, aqui acho que o Etrex tinha vantagem. Quando ligava o Etrex ao PC ou ao USB da carrinha, o USB servia de fonte de energia e o GPS ficava ativo, normal, recebia os GPX e afins. Houve até uma vez em que me esqueci de pilhas novas e naveguei (no carro, sem USB) com o bicharoco ligado ao PC... :) . O Etrex só ficava em modo de "armazenamento de massa" quando tal era selecionado. O Dakota10 entra logo em modo de armazenamento e não se pode visualizar mais nada. Até pode ser que dê para alterar essa opção mas a verdade é que não sei como e "de origem" tal não é intuitivo.

Ponteiro do usuário, pontos para o Etrex, o do Dakota10 é muito grande, talvez o dobro do do Etrex e atrapalha um bocado, principalmente em zooms mais afastados... No Etrex geralmente andava aos 120m e no Dakota já me vi a usar o 50m para perceber se estava na estrada certa... e não estava. Mais uma vez, questão de habituação, mas foi coisa desnecessária no antigo.

Registo de Trajetos, mais uns pontos para o Etrex. Os modos de registo do Etrex, por “pontinhos” eram muito mais legíveis e eficazes que o do Dakota, um "risco" ininterrupto. Aqui a "culpa" é certamente das Cores, o risco confunde-se com uma estrada, já que as mesmas são representadas por várias cores. Isto foi coisa que nunca me aconteceu no antigo GPS.

Se um moderador puder alterar o Titulo do topico para "GPS Novo - Dakota10", agradecia. :)

Geocoin
Geocoin

Mensagem Post: #17 a domingo 12 ago 2012, 21:22 

Re: GPS Novo - Dakota 10

Rui...já agora duas perguntas:

:arrow: Qual a versão do teu firmware?
:arrow: Quando estás próximo do GZ, qual o comportamento do ponteiro?
Pergunto isto pq, num versão mais antiga do firmware (4.7), o ponteiro estava sempre a apontar para o GZ, indicando sempre mudanças de direcção da minha parte. Desde que actualizei o firmware que noto que, ao aproximar-me, vejo que a distância em metros vai diminuindo mas o ponteiro fica estático a apontar para cima. Só quando páro é que passados uns segundos o ponteiro aponta então ao GZ.

Acontece-te isso também?

Abraço e obrigado.

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Mensagem Post: #18 a domingo 12 ago 2012, 21:46 

hautamaki Escreveu:Rui...já agora duas perguntas:

Pergunto isto pq, num versão mais antiga do firmware (4.7), o ponteiro estava sempre a apontar para o GZ, indicando sempre mudanças de direcção da minha parte. Desde que actualizei o firmware que noto que, ao aproximar-me, vejo que a distância em metros vai diminuindo mas o ponteiro fica estático a apontar para cima. Só quando páro é que passados uns segundos o ponteiro aponta então ao GZ.

Acontece-te isso também?

Abraço e obrigado.

No dakota 10 é diferente pois para a setinha apontar para o sitio certo tem de estar em movimento devido a falta da bussula triaxial que o dakota 20 tem.

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Mensagem Post: #19 a domingo 12 ago 2012, 21:48 

hautamaki Escreveu:Rui...já agora duas perguntas:

Acontece-te isso também?

Abraço e obrigado.

mas a mim já me tem acontecido o mesmo com o etrex 30

Geocoin
Geocoin

Mensagem Post: #20 a domingo 12 ago 2012, 22:29 

Pois. Já tentei recuperar a versão antiga mas n encontro :cry:

Sent from my Blade using Tapatalk 2
AnteriorPróximo