[Trackables] Dúvidas & Ajuda

Geocoins, TravelBugs, Tags & Pathtags.

Moderadores: hulkman, prodrive

TB
TB

Registado: quarta 13 jun 2012, 09:32

Mensagem Post: #181 a sexta 18 jan 2013, 18:12 

Re: Coleccionismo de Geocoins?

não sou coleccionador, mas gosto bastante de geocoin's e já possuo algumas. na minha opinião, o valor de uma geocoin activa tem de ser manifestamente inferior ao valor de uma inactiva, além que por exemplo eu para comprar uma geocoin ela tem que cumprir este requisito (estar inactiva). respondendo à tua pergunta penso que uma geocoin está na tua colecção se estiver activa, é este o meu ponto de vista. este é um bom tópico, vou gostar de ler a opinião dos coleccionadores :)

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #182 a sexta 18 jan 2013, 18:33 

Bom tópico!

O meu gosto pelas Geocoins começou enquanto viajante. Comecei por activar as minhas Geocoins, basicamente para as colocar em circulação, para as ver viajar de cache em cache e também para proporcionar a outros Geocachers o prazer que eles me proporcionaram com as Geocoins que colocaram em circulação e que eu tive o privilégio de poder apreciar.

Na altura, uma Geocoin era um objecto raro e pouco vulgarizado ao contrário de hoje, e era comum alguns Geocachers deslocarem-se propositadamente a determinada cache na expectativa de as poderem lá encontrar.

Hoje em dia, face à esperança média de vida de uma Geocoin em circulação, e ao elevado valor que Geocoins relativamente recentes e vulgares têm atingido em leilões, diria que é pouco rentável colocá-las em circulação.

Nos últimos tempos tenho-me abstido de o fazer, e só ocasiões especiais como o arranque das corridas de Trackables me têm feito soltar uma ou outra, e praticamente apenas Geocoins repetidas.

Desta forma virei-me mais para o coleccionismo, e obras de arte como a mais recente Portugal 2012 têm aguçado esse apetite. Inconscientemente já dei comigo a olhar detalhadamente para elas, apreciando cada pormenor, e valorizando-as como nunca tinha feito até aqui. Também pode ser da idade [:D].

Quanto ao valor, admito que "no mercado" uma Geocoin por activar possa ser mais valorizada. Pessoalmente não faço grande distinção, mas tenho visto owners que se desfazem das Geocoins activadas a ter valorizá-las com o argumento que depois da adopção o histórico pode ser apagado, dando uma ideia que tem 0 kilómetros. Acho isso injusto para quem as movimentou ou descobriu legitimamente. Eventualmente tão absurdo como apagar os Founds numa cache depois de a terem recebido como adoptiva :)
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: terça 02 out 2012, 23:18

Localização: Venda do Pinheiro; Santarém; Praia das Maças; Guarda

Mensagem Post: #183 a sexta 18 jan 2013, 18:35 

Pois, pelo que estou a perceber vou as manter inactivas por agora e ter algumas para viajar...xD...está na altura de ir procurar uma para soltar na milestone 100, essa vai ser activa.

Abraço, Daniel Branco!
Abraço, Daniel Branco & Saphira!

Imagem Imagem Imagem Imagem

TB
TB

Registado: quarta 13 jun 2012, 09:32

Mensagem Post: #184 a sexta 18 jan 2013, 18:45 

não ponho geocoin's minhas a circular em caches, se o fizesse estaria a deitar dinheiro fora, já tb's me ficam com eles quanto faria geocoin's :D assim estão comigo em eventos e cachadas e estão seguras :D

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 09:08

Mensagem Post: #185 a sexta 18 jan 2013, 20:09 

Daniel Branco Escreveu:(...) quando adquirimos uma geocoin, se a quisermos coleccionar, pode-mos activa-la ou não?

Sim, podes activá-la.

Daniel Branco Escreveu:(...) O seu valor diminuirá se for activada?

Sim, diminuirá muito, em média para um terço do seu valor original.
Se for das mais "valiosas/famosas/procuradas" poderá não diminuir tanto, dependendo da geocoin, estimo que diminuirá em média para metade do seu valor original.

Todas as geocoins da minha colecção estão activadas e, não lhes atribuo valor comercial.
Apesar de não circularem nas caches, têm sido partilhadas em vários eventos e encontros.
Se estivessem a circular nas caches, creio que ainda não teriam sido vistas e apreciadas por tantos geocachers... ;)
It's not always the find that brings the smiley... Imagem
It's not about the number you've found.
It's about the fun you had along the way.

The only numbers that matter are the friends you make!
It's all about the journey, the challenge, and enjoying the outdoors!

TB
TB

Registado: sexta 02 set 2011, 16:27

Mensagem Post: #186 a sexta 18 jan 2013, 20:44 

Ao activar as coins, perdem valor sem dúvida, mas a activação pode evitar alguns problemas.

Na minha opinião se as coins são para serem vistas e levadas aos eventos, devem ser activadas, se são para guardar em casa a sete chaves ou para vender mais tarde, não devem ser activadas para não perderem valor.
Já me aconteceu e pode acontecer a qualquer um, que por erro ao digitar alguém active as coins que temos em casa sem nós sabermos. Tenho como exemplo um Geocoin do Algarve que foi activada por acidente, um geocacher encontrou uma coin qualquer numa cache e ao retirar o código trocou uma das letras, recebeu a mensagem que a coin não estava activada e decidiu activa-la e esperar que alguém (o dono) reclama-se a moeda como sua. Para resumir a história tenho uma coin que veio do autor para mim, que nunca saiu da minha gaveta nem foi activada, mas que para todos efeitos era propriedade de um geocacher no outro lado do mundo e que até tinha sido descoberta por alguém que tinha feito o mesmo erro ao digitar o código. Dei provas que tinha a coin e que era minha e solicitei o envio do pedido de adopção.

No meu caso trocaram o O pelo Q da minha coin. :shock:

Isto levou-me a verificar todas a minhas coins para ter a certeza se estavam mesmo por activar. :?
Imagem

Large
Large

Registado: quarta 20 jul 2011, 19:32

Localização: Marinha das Ondas - Figueira da Foz - Coimbra - Portugal

Mensagem Post: #187 a sexta 18 jan 2013, 21:07 

Na verdade apercebo-me que uma Geocoin activa desvaloriza significativamente, contudo, no meu caso concreto não é o facto de estar activa ou por activar que me faz decidir entre o comprar e o não comprar.

Sempre que possível uso essa desvalorização a meu favor optando por adquirir coins já activas para poupar uns euritos, a verdade é que em 4 ou 5 coins, para não dizer menos, poupa-se para outra e assim se aumenta a coleccao.

Tenho uma colecçãozinha ainda muito jovem e só agora comecei a não activar as ultimas aquisições.

É de facto tudo uma questão de opção sendo que cada uma da opções terá os seus prós e os seus contras.

A partir de agora só activo coins banais, com maiores tiragens, etc

As obras de arte, principalmente as ultimas portuguesas, vão ficar inactivas por enquanto.

---
I am here: http://tapatalk.com/map.php?ooq3pv
Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quinta 02 set 2010, 13:09

Mensagem Post: #188 a sexta 18 jan 2013, 21:10 

Ora bem,

Não tendo uma colecção gigante, tenho na minha colecção cerca de 150 geocoins.
Na verdade quando li o post do Paulo pouco me sobrou por dizer.

Estão todas activas e partilho-as em alguns eventos - não em todos, pois já são uns Kgs!
Não lhes atribuo valor comercial. Na verdade nem gosto de pensar no dinheiro que ali tenho [:)]!

Quando me aventuro em outros voos, como foi o caso da 12-12-12 Braga e agora com a parceria no projeto do Plnauta, aí, a primeira coin fica activa e vai para a colecção. O resto, bem, para o resto não tenho ainda uma estratégia, mas é claro que vendo [:)]!

Escrito com o iPad em cima do colo, a manta por baixo do iPad, o chocolate quente de um lado e alguém a berrar "Muito Viciado!" do outro.

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: sábado 20 nov 2010, 12:40

Mensagem Post: #189 a sexta 18 jan 2013, 21:59 

madventure4x4 Escreveu:Ao activar as coins, perdem valor sem dúvida, mas a activação pode evitar alguns problemas.

Na minha opinião se as coins são para serem vistas e levadas aos eventos, devem ser activadas, se são para guardar em casa a sete chaves ou para vender mais tarde, não devem ser activadas para não perderem valor.
Já me aconteceu e pode acontecer a qualquer um, que por erro ao digitar alguém active as coins que temos em casa sem nós sabermos. Tenho como exemplo um Geocoin do Algarve que foi activada por acidente, um geocacher encontrou uma coin qualquer numa cache e ao retirar o código trocou uma das letras, recebeu a mensagem que a coin não estava activada e decidiu activa-la e esperar que alguém (o dono) reclama-se a moeda como sua. Para resumir a história tenho uma coin que veio do autor para mim, que nunca saiu da minha gaveta nem foi activada, mas que para todos efeitos era propriedade de um geocacher no outro lado do mundo e que até tinha sido descoberta por alguém que tinha feito o mesmo erro ao digitar o código. Dei provas que tinha a coin e que era minha e solicitei o envio do pedido de adopção.

No meu caso trocaram o O pelo Q da minha coin. :shock:

Isto levou-me a verificar todas a minhas coins para ter a certeza se estavam mesmo por activar. :?

Só não percebi como se sabe que uma coin nossa foi activada, por outro, não tendo registo dela ?

Todas as Coins que tenho são activadas menos as duplicadas que servirão para troca ou venda mais tarde. Custumo as levar comigo para os eventos de forma a mostrar e partilhar com outros as belezas delas.

Ja comprei algumas activadas e mantive o historial dela. Em termos de valor talvez não tivesse pago um terço do preço mas mesmo assim penso que fiz bom negocio.
Imagem Imagem
Imagem Imagem
«Devido às quedas de bancos, queda nas bolsas, cortes no orçamento, à crise
nos combustíveis e pelo racionamento mundial de energia, informamos que a
famosa "luz ao fundo do túnel", está temporariamente desligada».

TB
TB

Registado: sexta 02 set 2011, 16:27

Mensagem Post: #190 a sexta 18 jan 2013, 22:15 

P@v@r0tti só se sabe ao meter o código da coin.
Imagem
AnteriorPróximo

Voltar para TRACKABLES

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante